A Embraer Defesa e Segurança anunciou hoje a seleção do motor V2500-E5 para o KC 390

Sugestão Carlos Alberto camargo

EMBRAER Defesa e Segurança

São José dos Campos, 25 de julho de 2011 – A Embraer Defesa e Segurança anunciou hoje a seleção do motor V2500-E5, fabricado pela International Aero Engines AG (IAE), para equipar o jato de transporte militar KC-390.

“A seleção do motor V2500-E5 fabricado pela IAE mescla um produto comprovado com um projeto militar novo e vencedor. A escolha dos principais fornecedores é muito importante para iniciarmos o trabalho conjunto nesta nova fase do programa”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança.

Dados do Motor

Potência 22,000 a 33,000lbs
Modelos existentes V2500-A1, V2500-A5, V2500-D5
Usuários Airbus Corporate Jetliner (ACJ)
Airbus A319, A320 and A321
Boeing MD-90
Entrada em serviço Maio de 1989

As primeiras entregas dos motores V2500-E5 para os protótipos do KC-390 estão programadas para 2013, com os ensaios em vôo iniciando em 2014. A entrada em serviço da aeronave está prevista para 2015.

“Estamos muito satisfeitos em fornecer a plataforma V2500 para esta nova aeronave multimissão que está sendo desenvolvida e produzida pela Embraer”, disse Ian Aitken,Presidente e CEO da IAE. “Esta aplicação militar do nosso motor V2500 abre as portas de um mercado em que nós ainda não havíamos feito negócios anteriormente, oferecendo oportunidades para um expressivo crescimento adicional.

Sobre a IAE

A International Aero Engines AG (IAE) é um consórcio multinacional formado pelas fabricantes Pratt & Whitney, Rolls-Royce, Japanese Aero Engine Corporation e MTU Aero Engines. Com mais de 25 anos de experiência no fornecimento de motores para aeronaves comerciais, já entregou 5.500 motores V2500 para 190 clientes em 70 países.

Fonte: EMBRAER

21 Comentários

  1. Finalmente!

    Esse motor tem uma “cara” mais militar mesmo…

    E continuando a torcer para que esse projeto siga sem maiores atrasos.

    []’s

  2. Estou satisfeitíssimo, quero ouvir o som dessa máquina, e já vou procurar. Poxa cara, o negócio tá andando e as últimas notícias não eram boas, adiame3nto , etc.
    Falar mal de fabricantes Pratt & Whitney, Rolls-Royce, Japanese Aero Engine Corporation e MTU Aero Engines não vai dar.
    Vamos montar o melhor frankstein militar voador de médio porte de todos os tempos. Eu não estou fazendo piada. É uma mão lavando a outra, boas associações não estragam abitos úteis, só as más associações- Do Livro dos livros.
    Avante Brasil.

  3. Vamos aguardar a continuidade do projeto e que nenhum embargo aconteça.
    Vamos aguardar ansiosos pela chegada do KC390.

    Abs.

  4. .
    .
    Montar o melhor Frankestein militar foi boa RtadeuR!
    .
    Agora é seguir avante como projeto antes que a concorrência chegue com tudo… e uma maior participação de fabricantes nacionais e nacionalização de alguns componentes não seria ruim!!
    .
    Vamos em frente!!

  5. Vamos torcer pra que eles passem a fabricá-lo aqui no brasil e nos possibilitando nacionalizar essa tecnologia!

  6. Regivaldo disse:
    .
    “Vamos torcer pra que eles passem a fabricá-lo aqui no brasil e nos possibilitando nacionalizar essa tecnologia!”
    .
    Cara, a se confirmarem os volumes previstos pela Embraer (700 aeronaves até 2030), seriam 1.400 motores… Bem que poderiam MESMO abrir uma linha de produção + manutenção no Brasil com ToT…
    .
    BRASIL!

  7. 1. Também estou nessa fila de cumprimentos. Então, meus parabéns pelo andamento e pela escolha. Como disse o RtadeuR, não dá para falar mal desse time de fabricantes.
    2. Mas, discordando do Rtadeur, não podemos chamar essa máquina de “Frankenstein”, pois é muito bonita.
    2. E, como bem lembraram o Regivaldo e o Edu Nicácio, realmente cabe uma linha de montagem e manutenção no Brasil.
    Vamos continuar nossa torcida.
    Abraços a todos.

  8. Caro RtadeuR,

    Eu não concordo muito com o termo “frankstein” que leva a pensar que o KC390 é uma colcha de retalhos, uma improvisação.

    Eu diria que o KC-390 será na sua classe, imbatível em termos de capacidade x custos, principalmente comparado com o C130-J.

    A Embraer segue a filosofia de não reinventar a roda, e buscar no mercado, os melhores fornecedores/parceiros de risco. Isso diminui dramaticamente os investimentos necessários, e o tempo de desenvolvimento.

    []’s

  9. Amiguinhos não viajem na maionese eles apenas serão fornecedores e a manutenção e serviços tambem por eles sera realizado por isso estão tão alegresinhos.

  10. Interessante…

    … Se fabricásse-mos pelo menos as turbofans dos Supertucanos já estaria satisfeito.

  11. Então podemos chamar o KC-390 de BODESTEIN ,porque o que era pra alavancar o desenvolvimento da industria aeroespacial do Brasil esta tornando o brasil um apertador de parafusos e porcas.O governo deviria criar uma “agencia de pesquisas e aplicações para defesa” e assumir a gerencia de projeto do KC-390 e direciona-lo para atender os interesses da FAB e não os interesses comercias da Embraer ,se a Embraer quiser ela que financie seu cargueiro sem dinheiro publica que deve ser direcionado pra atender as necessidades militares do pais.

Comentários não permitidos.