Os donos do GPS

http://img1.loadtr.com/b-410743-GPS_Satellite_System.jpgQuem são as pessoas que, em uma sala no interior dos EUA, controlam o sistema que orienta aviões, encontra endereços e torna possível acertar um míssil numa formiga a 2 mil km

Por Edson Franco

Cada um dos 32 satélites utilizados pelo GPS (Sistema de Posicionamento Global) custa cerca de R$ 100 milhões. Se as informações que eles passam não forem interpretadas corretamente, aviões podem cair, navios a caminho da Índia correm o risco de parar na América e, em vez de cavernas no Afeganistão, os mísseis americanos podem acertar o Vaticano. O responsável por operar máquina tão cara e evitar tragédias dessa magnitude pode ter pouco mais de duas décadas de vida. É o caso do aviador classe A do Segundo Esquadrão de Operações Espaciais da Força Aérea dos EUA Jareo Brumfield. Ele tem apenas 22 anos.

Jareo é um dos três operadores de sistema de satélite, fundamentais para a saúde do sistema que orienta nossos passos, voos e cruzeiros pela Terra. Ele controla satélites viajando a 14 mil km/h e repletos de peças que, a essa velocidade, seriam destroçadas caso fossem atingidas por uma meia de astronauta solta no espaço. “Toda informação que chega até os satélites passa por quem ocupa essa posição”, disse à ISTOÉ Marie Denson, segundo-tenente responsável pelas relações públicas na Base Aérea de Schriever, Colorado. É ali que fica o complexo de 16 km² onde é controlado todo o sistema.

Além de três profissionais como Brumfield, a sala de controle tem mais cinco cadeiras: uma é a do operador de rede, que cuida da comunicação entre a central e sistemas em terra; outra é a do analista de dados do sistema, responsável por checar e corrigir informações vindas do espaço; há ainda a do operador de veículos, profissional que entra em ação caso algum satélite saia da rota. Completam o time um chefe e um comandante. São três equipes que se alternam em turnos de oito horas.

Não é nada fácil ocupar uma dessas cadeiras. Os candidatos começam os testes 1,5 mil km distantes delas, na base aérea de Vanderberg, Califórnia. Durante seis semanas, recebem noções sobre GPS e como operá-lo. Os que passam por essa primeira peneira vão até Schriever. Dependendo do posto com o qual sonham, passam por treinamentos que duram entre 60 e 140 dias. E aí vira um funil. “Um teste final define os pouquíssimos aprovados”, afirma a segundo-tenente Marie.

Tanto critério na seleção se justifica. Esses profissionais têm nas mãos a responsabilidade de controlar os mais precisos relógios feitos por mãos humanas. Toda operação do GPS depende do sincronismo e da precisão absoluta dessa constelação de satélites bailando no espaço. Graças ao controle do horário, é possível aos operadores coordenar as máquinas para que, a todo tempo, seja possível “ver” quatro delas ao mesmo tempo em qualquer ponto da Terra (leia quadro abaixo). Um milésimo de segundo no espaço pode significar dezenas de milhares de quilômetros na superfície.

A escolha dos candidatos também passa por um processo que evita, por exemplo, a entrada de um sabotador. Mas a maior preocupação com segurança está longe do departamento de recursos humanos. Tudo no GPS é controlado por PCs, e computador é sinônimo de vulnerabilidade. As vacinas digitais mais poderosas do mundo têm dado conta desse recado, mas há outros perigos. Em um estudo publicado no começo deste ano, o professor Martyn Thomas, da Universidade de Oxford, mostrou que uma gambiarra numa antena poderia desordenar o serviço de GPS em todo o sul da Inglaterra, fechando aeroportos, interrompendo operações bancárias e, claro, levando motoristas para o lado errado. “A probabilidade de algo assim ocorrer é baixíssima. Parte dos satélites GPS hoje tem como funcionar independentemente do controle terrestre por até 180 dias”, pondera o professor-doutor João Francisco Galera Monico, do Grupo de Estudos em Geodésia Espacial da Unesp.

Na Base Aérea de Schriever são controlados dois tipos de GPS. Além desse cujos resultados aparecem em qualquer táxi, há um outro mais preciso, mas de uso restrito aos militares. Com ele, um destróier faz um míssil entrar numa chaminé há 2 mil km de distância. Essa versão mais completa não dá nem para comprar. Mas a primeira é de graça. E isso não significa falta de qualidade. Neste exato momento, há oito homens e mulheres empenhados em garantir isso.

Fonte: Istoé

18 Comentários

  1. Os sistemas de armas brasileiros devem operar com sistemas de orientação diferentes (Glonass, Galileu e GPS) para ter a disposição sempre um redundante para manter o funcionamento do equipamento em condições adversas, incluindo evidentemente um inercial. É tb necessário desenvolver equipamentos para interferir nos sinais destes sistemas para defender regiões de ataques.

  2. RESUMINDO… Estamos na mão dos Estados Unidos., se não.. “aviões podem cair, navios a caminho da Índia correm o risco de parar na América….”

  3. Uma observação, seria muito interessante que o erro citado acontecesse, os misseis poderiam errar as cavernas no Afeganistão, e cair no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e nos ministérios, tenho certeza que esse erro seria perdoável e nós brasileiros saberíamos entender tal erro.

  4. David, nós e o restante do mundo.
    Me pergunto como o exército brasileiro faria para acertar u míssel numa chaminé a 2K kms, se a versão de gps capaz de fazer isso é restrita aos americanos.

    Quer dizer que não temo essa capacidade simplesmente…

  5. Cada vez mais a globalização força a eficiência e consequentemente o uso de tecnologias sensíveis. Estas que somente países avançados tecnologicamente possuem. Ou seja, índios somos nós! Por isto estamos em uma posição boa de revanche! Com mercado consumidor em alta, e muito à crescer, de acordo com os erros da dependencia tecnologia, poderia-se desenvolver um sistema não tão dependente à tecnologias de ponta, mas sim utilizando sub-sistemas híbridos. Mais ou menos como, existir infra-estrutura em cidades, de radio-escuta como é com a internet.

  6. Os hackers brasileiros,a alguns tempos atrás,davam uma dor de cabeça a essa raziadas.polícia federal que o diga;provavelmente essa garotada devem ter menos de 22 anos de idade e muita espinhas na cara e pouco juízo na cabeça_rsss….

  7. FRANCOORP voce acreditaria que ja a algum tempo estavamos criando um sistema de navegação proprio e independente????Que orienta-se por si mesmo.Ou seja,um missil,um foguete,ma aeronave,embarcação,qual veiculo orientaria-se por si mesmo e ainda poderia tambem usar o GPS e o Glonauss.Isso estava em um estagio adiantado e revolucionaria a navegação.

  8. Texto relacionado a matéria, tradução automática feita na Web:

    ———————————————
    08 March 2011
    .
    Relatório da Royal Academy of Engineering adverte de excesso de confiança em sistemas globais de navegação por satélite

    ——————————————–
    Sociedade já pode ser perigosamente over-dependente de radionavegação por satélite sistemas como o GPS, a Academia Real de Engenharia adverte em um relatório publicado hoje (08 de março de 2011) . A gama de aplicações usando a tecnologia agora é tão ampla que, sem backup independente adequado, a insuficiência de sinal ou interferência poderia afetar os sistemas de segurança e outras peças críticas da economia
    .
    Sistema Global de Navegação Space:. Dependência e vulnerabilidade parece para o aumento do uso de sistemas globais de navegação por satélite (GNSS) para obter dados precisos para localização, navegação e tempo (PNT). O US-operado Sistema de Posicionamento Global (GPS) é mais conhecido como o primeiro grande implementação desta tecnologia, mas outros sistemas GNSS estão sendo planejados e construídos, incluindo o russo GLONASS e Galileo Europa.
    .
    Relatório da Academia centra-se na nossa crescente dependência de GNSS e do uso atual limitado de GNSS independente de backups de dados PNT. As vulnerabilidades de GNSS à interferência deliberada ou acidental, tanto pelo homem (como jamming) e naturais (como erupções solares) também são destacados.
    .
    Dependência GNSS agora é generalizada em todo o Reino Unido. Bem como a satnav onipresente, os sinais são utilizados por redes de dados, sistemas financeiros, transporte marítimo e aéreo, agricultura, ferrovias e serviços de emergência. A Comissão Europeia, na sua revisão intercalar dos programas de rádio por satélite europeu de navegação (18 de Janeiro de 2011) estimou que uma 800.000.000.000 € pedaço da economia europeia já está dependente de GNSS.
    .
    Todas as aplicações GNSS são vulneráveis a ruptura de falha, e interferência e o relatório analisa uma gama de possíveis conseqüências dessas, desde o inconveniente (como falhas de passageiros do sistema de informação) para uma possível perda da vida (tais como as interrupções de serviços de comunicações de emergência).
    .
    A gravidade dos erros pode ser tão grande quanto a dar resultados visivelmente suspeitar que pode ser imediatamente identificada pelos usuários, mas a verdadeira ameaça reside na “perigosamente enganosa” resultados que não podem parecer obviamente errado – um navio dirigiu um pouco fora do curso por defeito dados poderiam conduzi-la em perigo
    .
    Há também uma preocupação com o uso criminoso de equipamento de interferência para contornar sistemas GNSS -. tecnologias facilmente disponíveis podem ser usados ​​para bloquear rastreamento de remessas de mercadorias ou a fraudar sistemas que cobrar receitas utilizando GNSS (como pedágio de tarifação ).
    .
    Dr. Thomas Martyn FREng CBE, Chairman do GNSS da Academia grupo de trabalho, diz: ‘GPS e GNSS outros são tão úteis e tão barato para construir em equipamentos que tornaram-se quase às cegas dependem os dados que eles nos dão.
    .
    “Uma falha significativa de GPS poderia causar muitos serviços a falhar, ao mesmo tempo, incluindo muitos que são pensados ​​para ser completamente independentes um do outro. O uso de não-ups GNSS volta é importante em todas as utilizações críticas de GNSS.” [ #]
    relatório da Academia olha para a conscientização da segurança e recomenda que os serviços essenciais incluem vulnerabilidades GNSS em seu registro de riscos e que estes são revistos regularmente e atenuados de forma eficaz. Ele diz que a prestação de um serviço PNT amplamente disponível como uma alternativa para GNSS é uma parte essencial da infra-estrutura nacional –
    .
    “um sistema de navegação terrestre de rádio chamado eLORAN já está em desenvolvimento para esse fim”
    .
    A Academia também sugere política. respostas, incluindo o fechamento de uma brecha legal que permite a importação de publicidade, e de posse de dispositivos de bloqueio. O governo do Reino Unido poderia julgamento da interferência deliberada de sinais por um período limitado para permitir aos usuários avaliar o impacto da perda de dados e PNT a eficácia dos seus planos de back-up.
    .
    Finalmente, a Academia recomenda a criação de um programa de P & D focado em antena e melhorias receptor que aumentaria a resistência dos sistemas GNSS dependente contra as ameaças naturais ou provocadas pelo homem
    .
    Dr. Thomas acrescenta: “. A implantação do Galileo Europa sistema irá melhorar muito a resiliência do sistema GPS / Galileo combinado, mas muitas das vulnerabilidades que temos identificadas neste relatório permanecerá. Ninguém tem uma imagem completa das muitas maneiras em que nós nos tornamos dependentes de sinais fracos 12.000 milhas acima de nós .”

  9. O Linux foi criado por Hackers para levar independencia gratuita a todos fora da orbita do monopolio Microsoft.Muitos avanços em segurança de rede e sistemas,assim como salvamento de muitos sistemas e redes aconteceram tambem graças a eles.Existe muita contribuição Hacker em muitas coisas em muitos setores.Muitos governos,muitas empresas e industria usam tecnicas e conhecimentos Hacker………………………………………………………………………………………………..Assim como defesa antiaerea e antimisseis,comunicação propria e segura são as maiores deficiencias Brasileiras em defesa e segurança.Guerreiros o dia que precisarmos de satelites,GPS e Internet para defendermos o Brasil ficaremos as cegas na escuridão e mal armados lavaremos com o nosso sangue esta sagrada terra Brasil ungindo-a de gloria.Preparem-se,dediquem-se e entreguem-se a adoração do Deus do guerreiro Brasileiro o DIABO OLUBI que transforma o simples no mais indestrutivel exercito de imortais soldados.Voce ja se nutriu da carne e fresco sangue dele?Foi batizado e eternizado neste sangue que imuniza?

  10. Não percam seus tempos em pesquisarem na NET qualquer referencia ao DIABO OLUBI,não esta cadastrado no banco de dados dele.Esse segredo é guardado no intimo do guerreiro Brasileiro que leva consigo para a eternidade.

  11. Tonimex, não precisa ficar preocupado. O Brasil não tem míssil de alcance superior a 300Km portanto não precisa desta tecnologia para jagar um um missil a 2mil Km. Fácil, não é verdade. Por isso que nossos presidentes gloriosos, tipo FHC, assinam esses acordos, para facilitar nossa vida. Hehehehe

  12. Paralelo ao GPS é necessário possuir um sistema redundante e mesmo países como EUA, “dono do GPS”, se preocupam com isto:
    ——————————
    LORAN (LOng RAnge Navigation[1]) is a terrestrial radio navigation system using low frequency radio transmitters in multiple deployment (multilateration) to determine the location and speed of the receiver.
    ——————————
    www*en*wikipedia*org/wiki/LORAN
    .
    [PDF]
    Enhanced Loran (eLoran)
    .
    www*loran*org/ILAArchive/eLoran%20Definition%20Document/eLoran%20Definition%20Document-1.0.pdf
    …………………….
    *
    Trocar asteriscos por ponto.

  13. O segredinho que orientasse por si mesmo é real e rovolucionario.Ja venho tocando surperficialmente a mais de um ano nisso>Guardado a sete chavez,falta pouco para que se concretize mas talvez…quem sabe…sera…não sera exibido porque a existencia dele significa sobrevivencia e bate de frente com muitos interesses.

Comentários não permitidos.