Krugman: para os EUA e Europa, ou crise ou crise

Em seu artigo publicado no The New York Times e republicado aqui pela Folha, o Prêmio Nobel de Economia Paul Krugman diz hoje que EUA e Europa não estão diante “de uma crise iminente, mas de duas, com riscos de desastre global”.

Uma seria  se a direita mais radical no Congresso dos EUA conseguir  bloquear a elevação  do teto da dívidapública do país. Ou se o plano que recém-adotado pelos chefes de Estado europeus não acalmar os mercados mundiais. Diz que qualquer das duas situações  ” semeariam o caos”.
Mas Krugman adverte que “é praticamente garantido”  que as “soluções” econômica que estão sendo encontradas nos EUA e na Europa  vão ” perpetuar (…)o período prolongado de desemprego alto que começou com a Grande Recessão de 2007-2009 e continua até hoje.”

Embora tenha aberto as arcas dos tesouros nacionais para socorrer as instituições financeiras tecnicamente quebradas pela crise, os Estados nacionais, inclusive os EUA, não tiveram poder ou vontade de se lançarem em um política anticíclica – estimulando renda, consumo e produção, como fizemos aqui – optaram por políticas de contração econômica.

Europa e EUA terão, agora,  que apertar estas medidas de arrocho. Na Europa, com a queda da grécia e os desastres potenciais na Irlanda, Portugal e, sobretudo, Itália e Espanha; nos EUA, com o inevitável corte dos gastos socais – certamente muitíssimo mais amplo que as elevações de impostos sobre os mais ricos, por razões político-eleitorais  – ou agravarão ou prolongarão por muito mais tempo a estagnação de suas economias.

Krugman fala no “grande erro de 1937: a opção prematura por contração fiscal que fez a recuperação descarrilar e garantiu que a Depressão continuasse até que a Segunda Guerra”.

Os países emergentes, como é o Brasil, não podem se ver prisioneiros deste “ou perde ou perde” dos centros econômicos mundiais.

Temos de ter a coragem de romper internamente  o ciclo de contração econômica externo, como fizemos nos tempos da “marolinha”, estabelecendo controles cambiais mais rígidos, fixando regras de endividamento empresarial no exterior e criando mecanismos que, sem interromper o momento virtuoso que nossos produtos minerais e agrícolas encontram com a alta das commodities, financiem o setor industrial – para exportação e para o mercado doméstico – sem tamanho desequilíbrio do câmbio.

Seja para importar capital ou para exportar commodities, o Brasil está numa situação tão privilegiada  que seria um desperdício de oportunidades não tirar daí os fundos que nos permitam desenvolver nossa economia.

Fonte: Tijolaço

14 Comentários

  1. Essa de financiar o setor industrial pelo repasse de impostos aplicados à exportação de commodities e pelo repasse dos impostos sobre ganhos de investimentos obtidos com a alta taxa de jurus/câmbio brasileiro seria, a meu ver, interessante.

  2. É temeroso quando se fala em caos, a presença dele é a ausência de estabilidade. Imagine um avião que perde a estabilidade.
    De fato isso não é bom pra eles nem pra ninguém, o caos na Alemanha gerou a 1.a e 2.a guerras mundiais, a crise no Egito e tudo mais no oriente médio. Estamos no Haiti para evitar um caos maior e as instituições funcionando, ou seja : polícia, justiça, luz, internet, tv. rádio,etc, toda comodidade que usufruímos hoje é a presença da estabilidade econômica e portanto social. No caos , adeus democroacia, as pessoas irão as ruas, se unirão em gangues armadas, assassinatos, saques , estupros em série …, as autoridades na tentativa de conter o sistema virado tomarão atitudes desesperadoras ao caos, ou seja , violência no sentido mortal da palavra. Você não estará protegido dentro de casa, eles virão atráz de você, seus bens, comida, qualquer coisa .
    Lembrem-se dos ataques da facção criminosa PCC em SPaulo, tudo parou, a avenida Paulista fechou, o medo e o pânico tomando conta de tudo ,é a morte presente e justiça ausente, e não pense que o problemas deles não é nosso, o efeito borboleta chegará aqui, e não é marolinha.
    Seja qual for o motivo , econômico, racial, religioso, não importa, o caos é o INFERNO.

    DIGITE TEORIA DO CAOS NA WIKIPEDIA.

  3. Se a America entra em crise a Europa entra em crise,se a America e a Europa estao em crise fica o resto do mundo em crise; a nao ser claro, que tenhao um padrao de vida tao baixo em que a crise nao tenha qualquer efeito.

  4. Estados unidos em crise + Europa em crise = China em crise
    China em crise = emergentes em crise

    NO PIOR DOS PIORES CENÁRIOS:
    Vai haver uma quebradeira GERAL.
    Se a coisa ficar muito feia, as pessoas perderão seus empregos, a previdencia quebrará, os bancos quebrarão, as empresas quebrarão, todo mundo ficará sem dinheiro para comprar itens basicos da sobrevivencia. Morar nos grandes centros se tornará uma grande desvantagem. Tentar achar comida nos grandes centros urbanos, que não produzem nem um pé de alface, será impossível.

    O negocio é comprar um imovel bem la pro interior do brasil, proximo a fontes de agua potavel, com terra boa para plantar e animais que fornecem alimentos, só assim para fugir do grosso da violencia e sobreviver à fome que virá!

  5. Hoje o mundo tem outras economias que embora entrelaçadas podem perfeitamente contornar a ausencia da Europa e Eua, a China memso pode se voltar para seu mercado consumidor interno, que manterá o ciclo de crescimento dos países em desenvolvilmento como o Brasil; hoje vivemos outra realidade que nos faz superar a dependência desse centros economicos que sempre prevaleceram; é bom mesmo que eles afundem Europa e Eua, vamos testar a força dos emergentes; no caos gera-se uma nova realidade abrindo-se novas oportunidades, o Brasil também pode se voltar para seu mercado interno, pros vizinhos e mesmo construir um mercado consumidor na África gerando escala no futuro e superar inclusive a própria china, (temos que investir em infraestrutura na Africa pra esse propósito); o fim deles é o nosso começo; claro que haverá traumas mas pra nós superáveis, pra eles talvez não….

  6. Hoje “eles” aprenderam que não se mata a galinha dos ovos de ouro. Quem vai pagar a conta vão ser todos, menos os ricos. Ou seja, classes B para baixo. Nível de desemprego mais elevado, queda no ritmo de aumento da qualidade de vida e “catch up” dos restardatários fica comprometido.

    Só os tolos se deixam perder nas crises, e os lobos que restam fazem fortunas com os lucros estraordinários da reconstrução.

  7. .
    .
    Esta na hora do Brasil diversificar seus investimentos comprando títulos de estados na A.L, Africa, Asia, ao invés de ficar com esses Bilhões em títulos Yankees e Europeus… e ouro também ajuda, alias garante muita coisa!
    .
    Valeu!!

  8. Eu entendo de economia, pois tenho acertado mais ou menos, 70% do que venho dizendo. Não tenho o diploma de economista, mas cursei 90% do currículo na faculdade e já li vários livros. Hoje, eu não leio mais livro algum sobre economia, para não ficar burro. Se eu entendo, não vou comer pelas mãos dos outros. Economia é muito fácil. Qual o motivo do mundo estar desse jeito ? Concentração de renda, altos impostos e endividamento. Venda e Renda têm que se equilibrar. Temos que limitar a riqueza (tributação); liberar a iniciativa privada; estimular todas as empresas, cobrando impostos apenas na renda pessoal, e criar empresas estatais em setores em que a economia do país seja fraca e pouco competitiva.
    A crise mundial existe ? Não … Alguns países estão crescendo e outros estão estagnados, ou em recessão econômica. Motivo: O espaço econômico tem um tamanho. Se alguns países produzem muito, outros perderão esse mercado. E qual seria a solução para isso ?
    Aumentar o espaço econômico, distribuindo renda pra a população.
    Não pode gerar a inflação, por isso temos que estimular mais a produção dos setores que geram a inflação, para que se atinja o equilíbrio. A prestação de serviços tem que ser tabelada e todos os bancos estatizados. A venda do dinheiro gera distorção na economia mundial, além da especulação nos serviços. Tem que haver uma faixa de lucro, na venda de produtos e serviços.
    Sobre o mercado exportação e importação, é o protecionismo mesmo.

  9. RtadeuR e Toninhex;
    .
    É crise econômica, não é o apocalipse, o fim do mundo com zumbis canibais vagando nas ruas… menos por favor !
    .
    Crise é transformação e contem muitas oportunidades que podem ser aproveitadas pelo Brasil, o qual está em uma situação relativamente resguardada, porém, sangue frio, visão de longo prazo, planejamento e determinação para agir são fundamentais.
    .

  10. Wi, a citação crise e caos é foi citada pelo Prêmio Nobel de Economia Paul Krugman , não fui eu.
    O que eu descrevi é o sentido de caos e como funciona sua mecânica pura.
    Lembre-se da tsunami no Japão, nenhum país do mundo vai conseguir manter aquela ordem e calma no meio do caos.
    Abs.

  11. E q o BRASIL compre ouro, q o fundo soberano seja coinstituido sobre mt lingotes de ouro, p evitar a perda em outro inadiplente no futuro…vai acontecer. Falou Francoorp. Sds.

  12. Krugman fala no “grande erro de 1937: a opção prematura por contração fiscal que fez a recuperação descarrilar e garantiu que a Depressão continuasse até que a Segunda Guerra”. Será que veremos o mesmo filme?

Comentários não permitidos.