Defesa & Geopolítica

Entrevista: AKAER Engenharia

Posted by
Durante a LAAD 2011 o Plano Brasil e seus parceiros, Geopolítica Brasil e Defesa Aérea, visitaram o estande da AKAER Engenharia LTDA, na ocasião o enviado do Plano Brasil Luiz Medeiros, teve a oportunidade de conversar brevemente com Kenzo Takori da empresa, que gentilmente nos concedeu uma breve explanação sobre a atuação da AKAER e de seus interesses no mercado nacional e internacional.
Agradecemos a AKAER e ao seu departamento de Marketing pelas informações e pela amigável recepção.

E.M.Pinto
Plano Brasil

Plano Brasil: Boa Tarde Kenzo e muito obrigado pela oportunidade, primeiramente gostaria de saudar a AKAER pela participação na LAAD 2011. Gostaria de fazer algumas indagações sobre a empresa. Recentemente temos publicado informações acerca da parceria entre a SAAB Defense e a AKAER, nossos leitores gostariam de saber, como surgiu esta parceria?

K. Takatori: Boa tarde Luiz, nós é quem agradecemos a oportunidade. Quanto a questão, a  SAAB estava em busca de parceiros que pudessem ajudar no desenvolvimento do Gripen NG e aí chegou a AKAER ,  uma empresa hoje com 19 anos no mercado de engenharia aeronáutica que  já atua no segmento de estruturas aeronáuticas em quase todos os programas da EMBRAER .

O programa com a SAAB vai chegar a quase dois anos, já tivemos alguns funcionários da AKAER baseados na SAAB, na Suécia e hoje temos 4 famílias internas na AKAER desenvolvendo o projeto. Com toda a certeza e o projeto que mais se adequa as necessidades e está dentro do Planejamento Estratégico de Defesa do Brasil por conta da versatilidade da aeronave e é um programa sólido que independe do resultado do F-X2 ou seja, se um dos quesitos mais importantes do F-X2 é a transferência de tecnologia, isso já está ocorrendo a quase 2 anos.

Plano Brasil: Qual é a relação entre as duas empresas?

K. Takatori: São excelentes clientes, a gente está muito satisfeito com essa parceria e a AKAER se orgulha muito desse projeto, principalmente por estar desenvolvendo este novo conceito de aeronave, essa nova aeronave. Não é pelo fato da AKAER estar nesse projeto, mas é pelo contexto todo do conceito do avião que temos certeza que é a melhor opção hoje.

Plano Brasil: Além deste programa a AKAER tem alguma participação num outro programa fora do Brasil que vise  algum mercado além do mercado brasileiro?

K. Takatori: Sim, a gente tem alguns projetos, como o A400M o qual já desenvolvemos projetos, a porta do trem de pouso e parte da asa, temos outros projetos internacionais que não são da parte de defesa. Temos parceirias com a Boeing, Airbus e outras empresas, algumas vezes como contratada. O ano passado 70% do nosso faturamento veio de mercado externo. Hoje a gente está com a SAAB, estamos na concepção do KC-390, participamos de outros projetos comerciais da EMBRAER, como o EMB-190, tanto que 80% de toda a engenharia foi da AKAER, tivemos muito trabalho no EMB-170 e 190.

A participação da AKAER no mercado aeronáutico é bastante concreta, com muitos trabalhos com a EMBRAER, estamos também com a Aeroeletrônica na modernização do C-95 Bandeirante transformando todo o painel dele que é analógico em digital, mais um segmento da AKAER que é a modernização de aeronaves.

Plano Brasil: A AKAER tem pretensão de trabalhar também na modernização de helicópteros, como os da família Pantera do EB?

K. Takatori: É provável que sim, o segmento aeroespacial como um todo é de interesse da AKAER, não só a questão de aviões como helicópteros também é do nosso foco, tendo a possibilidade de participar de uma concorrência a gente vai estar lá.

Plano Brasil: Com relação ao Gripen o que já houve de concreto até o momento?

K. Takatori: Houve em Março a entrega do primeiro desenho para produção, foi entregue isso, o programa está tendo continuidade, tanto que a alocação de equipes suecas dentro da AKAER hoje já é uma coisa concreta, então já começou desde lá até aqui já são constantes as entregas dos desenhos, desenhos já aprovados para a fase de produção. Aos poucos, com o tempo a gente vai fazendo a entrega e daqui um pouco a gente tem o avião todo pronto aí para a fase de produção.

Plano Brasil: Muito obrigado pelas informações e sucesso na feira.

K. Takatori: Somos igualmente gratos a vocês do Plano Brasil.

Mais informações sobre a AKAER no site
www.akaer.com.br

14 Comments

shared on wplocker.com