Análise: a ameaça da extrema direita na Noruega

Suspeito de 32 anos de idade, Anders Behring Breivik

O homem preso por causa dos ataques na Noruega, Anders Behring Breivik, se descreve como um”nacionalista”, segundo a polícia.

No sentido mais puro da palavra, ele não está sozinho. Neste dia de luto, os noruegueses estão unidos sob a bandeira nacional, jurando permanecer firmes contra o terror.

Entretanto, o suspeito não parece ser um simples nacionalista, mas sim um extremista de direita do tipo que as polícias do Ocidente vem temendo há tempos.

Segundo o jornal norueguês Aftenposten o medo é aumentado pela mistura potencialmente explosiva de recessão econômica, aumento do racismo e um sentimento anti-islâmico ainda mais forte.

A polícia norueguesa notou um leve aumento da atividade de grupos extremistas de direita no ano passado e previu que ela continuaria a crescer este ano.

Mas sugeriu também que o movimento seria fraco, sem um líder e tinha pouco potencial de crescimento.

Embora membros do movimento de extrema direita norueguês tenham cometido ataques no passado, eles são historicamente uma comunidade pequena, segundo grupos que monitoram a atuação de neonazistas.

O escritor sueco falecido Stieg Larsson era um destes especialistas. Na década de 1990 ele criou a publicação anti-racista Expo, após o aumento da violência causada por tais grupos.

Entrevistado para um documentário que eu fazia à época, ele me disse que a Suécia era o maior produtor da chamada música White Power e outros instrumentos de propaganda racial, com um movimento neonazista crescente e violento.

Por outro lado, os neonazistas noruegueses eram desorganizados e caóticos, disse ele, citando o exemplo de encontros organizados pela extrema direita sueca, que contaram com uma pequena presença de visitantes noruegueses.

Os suecos eram articulados, organizados e bem vestidos, disse ele. Já os noruegueses vinham de ônibus, bebendo e chegavam incoerentes e mal-vestidos.

Desde então, grupos de extremistas de direita noruegueses parecem ter criado laços com a comunidade de criminosos, assim como grupos similares no exterior, na Europa, Rússia e EUA.

A Suécia, ao contrário, viu uma grande diminuição da atividade extremista desde seu auge em meados dos anos 90, quando seus jornais publicaram fotos de todos os neonazistas conhecidos do país.

Mas, ao mesmo tempo, a Expo relata como a repulsa mostrada pelos suecos nos anos 90 vem se transformando cada vez mais em curiosidade sobre a suavizada retórica da extrema direita.

Sentimentos parecidos tem aflorado na Noruega, onde políticos discutem abertamente preocupações sobre como a cultura do país seria diluída pela imigração vinda de países com valores e religiões diferentes.

Mas após os ataques em Oslo e Utoeya, será interessante observar se muitos no país vão desenvolver uma visão mais sofisticada a respeito de onde vêm as maiores ameaças, em meio ao entendimento de que o extremismo pode ser mortal, independente de nacionalidade, etnia ou religião.

Mais informações sobre Anders Behring Breivik

BBC News : Scores killed in Norway attacks http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-14259989

Homem mata ao menos 91 em ataques a tiros e com bomba na Noruega

Neonazistas suspeitos dos atentados na Noruega

Por Walter Gibbs e Anna Ringstrom

Reuters) – Um atirador suspeito de pertencer à extrema direita usando uniforme policial matou pelo menos 84 pessoas num encontro de jovens do governista Partido Trabalhista norueguês, horas depois de uma bomba em Oslo matar sete pessoas.

Testemunhas disseram que o atirador, identificado pela polícia como um norueguês de 32 anos, disparou contra os jovens que estavam na ilha de Utoeya, a noroeste de Oslo, causando pânico e levando alguns dos jovens a nadar para fugir dos disparos.

A polícia prendeu o suspeito, um homem alto e loiro, identificado pela imprensa local como Anders Behring Breivik, e o indiciou pelas mortes no encontro de jovens e pelo ataque a bomba na capital norueguesa.

O primeiro-ministro Jens Stoltenberg, expressando a perplexidade que tomou conta do geralmente pacífico país de 4,8 milhões de habitantes, disse: “Uma ilha paradisíaca foi transformada em um inferno”.

O vice-chefe da polícia, Roger Andresen, disse que não especulará sobre os motivos do ataque, apontado como o mais sangrento realizado por somente um atirador nos tempos modernos.

“Ele descreve a si mesmo como um cristão, com inclinações para o cristianismo de direita, em sua página no Facebook”, disse Andresen.

A imprensa norueguesa afirma que a bomba em Oslo foi feita de fertilizante e que o suspeito é dono de uma empresa, a Breivik Geofarm. Uma outra companhia informou que ele teria usado essa empresa para comprar o material.

“Esses são bens que foram entregues em 4 de maio”, disse à Reuters Oddny Estenstad, porta-voz da empresa de abastecimento agrícola Felleskjoepet Agri. “Foram seis toneladas de fertilizante, que é uma encomenda pequena e normal para um produtor agrícola.”

Não estava claro se Breivik, membro de um clube de tiro segundo a imprensa local, carregava mais de uma arma ou se tinha munição estocada na ilha. A polícia também encontrou explosivos no local.

A especulação inicial após os ataques se concentraram em grupos militantes islâmicos, mas aparentemente somente Breivik –e talvez outras pessoas associadas a ele e ainda não identificadas– está envolvido.

Fonte: UOL Análise: a ameaça da extrema direita na Noruega

UOL Homem mata ao menos 91 em ataques a tiros e com bomba na Noruega


45 Comentários

  1. Não existem radicais apenas entre os islãmicos. O mundo cristão também tem os seus. Ronald Reagan era um deles.

  2. A Europa está em crise, ela é economica e tambem de identidade é o fim melancolico do neoliberalismo. Crise (seja economica ou politica) é um terreno fertil para o extremismo seja ele de direita ou de esquerda.

  3. BRASIL X NORUEGA: esse mundo é engraçado mesmo; lá, os de extrema direita, estão usando taticas de terrorismo iguais os que os de extrma esquerda, como o Carlos Marighella usou no Brasil… e o nosso governo hoje quer implementar a “comisssão nacional da verdade”… será que irão levantar esses terriveis casos de terrorismo nacional? Será também, se um dia a direita norueguesa tomar o poder também se inspirarão na comissão da esquerda brasileira para fazer valer sua ideologia, massacrando seus inimigos e enaltecendo seus “heróis”?

  4. A Europa na sua cruzada junto com os EUA,se descuidou-se e assim como nos atentados de Oklahoma nos EUA,o terror dessa vez não era de origem muçulmana,como a mídia costuma mostra !
    ”A polícia prendeu o suspeito, um homem alto e loiro…”
    Os partidos de extrema direita europeia são um verdadeiro perigo,que tende a crescer nos momentos de crise,se as autoridades não agirem agora com pulso firme,esses atos de terror tenderão a aumentar !

  5. .
    .
    Grande nacionalismo esse de matar os próprios compatriotas… pois a nação que gera o “Nacionalismo” é baseado em sua população em seu povo, e matar membros do próprio povo demonstra que de nacionalista não tem nada, pois elimina a base da nação, os próprios civis!
    .
    Tipico dos nazistas mesmo, matar, perseguir e censurar quem discorda, lembrando que o Nazismo era de direita, e foi um dos regimes direitistas mais infames da História, superando até o Stalinismo!!
    .
    Terrorismo interno, extrema direita que não aceita o governo do partido trabalhista( o PT de la) esquerdista no poder!
    .
    Natural, pois como vemos muito estão sempre pregando o ódio por ai somente colocando a culpa no governo esquerdista de forma cega através de fofocas, calunias, difamações mil que somente pregam o ódio e a intolerância politica e social, NORMAL QUE NASÇAM EXTREMISTAS INTERNOS(TERRORISTAS POLÍTICOS)
    .
    Com isso não digo que o governo esquerdista seja santo, no fim todos roubam, mas ficar por ai pregando ódio leva a isso mesmo, TERRORISMO por parte de pessoas frustradas que precisam acreditar em algo!!
    .
    Essa pessoas normalmente precisam acreditar nas mentiras que são ditas por ai por patrulheiros de direita capazes até de pregar mentiras descaradas somente para fazer oposição, mas que cegamente não veem que a intolerância politica disfarçada de direito de palavra somente levam a atos de extremismos, vemos isso principalmente em países ditatoriais, mas tem também em democracias!!
    .
    Vemos que tudo o que acontece tem que ser jogado no colo do governo atual somente por questões de oposição politica, não pregam soluções aos problemas, somente incitam à violência dizendo que toda decisão é fruto da corrupção do governo no poder, quando sabemos que a máquina do estado funciona mais por critérios técnicos, e a corrupção é fator presente em todos os países do mundo, mas não a razão pela qual o governo toma a maioria das decisões!!
    .
    Mas para a oposição mentirosa quando o fato é a eles contrario, somente prega-se o ódio politico interno, tentando não resolver as diferenças que geram conflito, mas tentando calar e censurar o que fala diversamente, usando para isso até mesmo rótulos diretos, como ele é isso ou aquilo, um dos mais utilizados no Brasil é o Petralha e o Anti-Americano, e ainda pregando que o outro lado deve ser “odiado”… é justamente esse tipo de intolerância do livre arbítrio contrario à crença de alguns que leva a esse tipo de ato terrorista com aconteceu na Noruega!!
    .
    O mais interssante é que muitos destes elementos que pregam a censura politica e o ódio exarcebados se auto definem contra o terrorismo, mas no fim das contas levando em conta a comunicação humana, somente estão favorecendo-a, aumentando o nível de conflito politico interno que um dia vai ter que chegar a algum lugar, a alguma “Decisão” e alguns cegos por este ódio deverão fazer algo para mudar as coisas através de algum ato direto, pois está tudo “Dominado”, e muitos chegam a esse ponto extremista que vemos agora em um país avançado do primeiro mundo, imagina tudo isso acumulando-se em 3° mundo como o Brasil no que pode dar!!
    .
    E a culpa será não somente dos praticantes diretos destes atos terroristas, mas também dos pregadores de ódio, que vemos muitos por ai, principalmente na internet!!
    .
    Valeu!

  6. Nada está claro nesta ocorrência, tem que saber tudo da vida desse assassino covarde (?), saber da vida de cada uma das vítimas, telefones,emails, amigos, endereços , vinculaçãoes políticas, parentescos, amigos,religião, sexualidade real e obscura, remédios que toma, drogas, tudo.
    Quem era o alvo real desse ataque? Os outros foram de laranja?
    Se a situação é política, por que matar a população, por que não a cabeça da cobra em vez de dar paulada no rabo, se é que podemos dizer assim.
    Está faltando informação.

  7. O que realmente ameaça a noruega e´a proliferaçao epidemica dos imigrantes no pais,uma reaçao da direita seria a salvaçao para os paises nordicos,o risco de extinçao da populaçao nativa em um futuro nao muito distante e´reconhecido,so acredito que uma reaçao utilizando de violencia ira criar uma antipatia contra a direita,ha meios mais civilizados de demostrar que o nacionalismo e´benefico para a populaçao.

  8. Caro Francoorp, onde o sr. ouviu que o partido nazista era de “extema direita”? o “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (em alemão: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei – NSDAP), mais conhecido como Partido Nazista (fonte Wikipedia), repito SOCIALISTA, tinha o mesmo viés absolutista que o regime de Lenine… mas não era bem isso que queria enfatizar… há um movimento orquestrado pelo oriente contra o ocidente para minar as bases tradicionais da cultura helenista-judaico-cristã… primeiro a de cunho cultural e a outra usando a bomba demografica… os vermelhos da Russia, utilizando modelos de seus teoricos como Antonio Gramsci, que se pautava pela luta silenciosa através da contra-cultura e o relativismo moral e o imperio maometano, que se entranhou no seio da europa, através da emigração e alta taxas de fecundação de seus compatriotas… esses são os fatos… mas não quer dizer que eu concorde que os fins justifiquem os meios, com nesse deplorável caso na Noruega, pelo menos para mim que advogo a fé cristã… já os materialistas e maometanos, que a historia fale por si só… como pregava o filosofo: “o homem é aquilo que sabe”… então que saibamos mais…
    ai vai uma dica para nos ilustrarmos mais: http://www.youtube.com/watch?v=ACh1xUd7lng

  9. =/ Poxa! tinha planos de ir pra suécia por causa das suecas! Heuehe, agora não vou com medo de ser espancado. Melhor aguardar as turistas mesmo.

  10. Nazismo de Direita ?!hahahahahahaahahaha

    Qual é a proxima Ateu Cristão?

    Cada uma Hein.

    Agora o José CArlos p está certo tem que mandar os muçuns embora mesmo mas não mata-los.

  11. .
    .
    Blue Eyes, Na Resistência:
    .
    Então os nazistas eram de esquerda porque tinham o nome “Socialista”… bem, bem, e quem foram os primeiros a serem perseguidos e internados nos campos de concentração nazistas?? Os inimigos políticos… e quais foram os partidos que primeiro foram internados nestes campos e colocados fora da lei no país??? O PARTIDO COMUNISTA E O PARTIDO SOCIALISTA!!!
    .
    Para o nazismo ninguém deveria ser pior que os judeus e os bolcheviques leninistas… e o senhor tem a coragem de dizer que o Partido Nazista era com o de Lenin… realmente vejo o nível do debate, a verdade é relativa certo??
    .
    Nenhum partido que teve algum poder de governo foi tão anti-comunista e anti-socialista do que o Nazismo, e nos anais da história eles são e sempre foram considerados de extrema direita por todos os autores, e ainda hoje são assim, até os neo- nazistas são considerados por todos os movimentos políticos como de EXTREMA DIREITA!!
    .
    O nome nem sempre indica a verdade, para todo o mundo e todo o planeta o nazismo é considerado um movimento de extrema direita, sempre foi reconhecido assim, mesmo que tenha no nome socialismo.
    .
    Mas tem sempre o revisionismo Histórico de alguns para puxar a marmelada… o inteiro sistema economico do Nazismo era capitalista, também funcionava assim em todos os meios de produçào, até no escravismo pois assim economiza-se na mào de obra e aumenta-se os lucros, como era no periodo romano e colonial, isso era maximizaçào de capitais, tudo no nazismo era de direita, mas para enganar a classe operaria, sendo que quem financiava o nazismo eram os grandes bancos e os grandes industriai(fatos historicos) colocaram essa palavra “Socialista”, aludindo à um estado social aos mais pobres.
    .
    Mais uma mentira do regime, considerado um dos regimes mais mentirosos da história humana, mas as ações não mentem, basta ver tudo o que fizeram, educação de qualidade privatizada somente para as grandes famílias da alta sociedade podiam matricular( No Socialismo a inteira educação é Publica), mas tinha também a educação pública do regime, mas era para os filhos da classe operaria, teve também incremento da produção industrial de base Privado como a Krupp, Bosch, Siemens, Basf, etc (industria pesada e quimica, que no Socialismo é estatal)e de capitais através da guerra e do endividamento publico com bancos privados(No socialismo não existem banco privados, são públicos como o BB, Caixa, etc!), o extermínio de esquerdistas que foram os primeiros a entrar nos campos de concentração, alias os primeiros campos de concentração foram construídos justamente para isso, para a “Re-Educação” dos esquerdistas ainda durante os anos 34-35, muito antes dos judeus e demais perseguidos chegarem.
    .
    Basta ver os fatos históricos, o movimento nazista era e ainda é considerado por todos os historiadores e acadêmicos como um movimento de direita!!
    .
    Valeu!!

  12. jose carlos p disse:
    23/07/2011 às 15:09
    Michel Lineker GM88 disse:
    23/07/2011 às 16:13
    Motivo para Expulsão: porque são mulçumanos.
    Idéias facistas – nazista – estou no site errado?
    Agora espera o proximo comentario que atenuem tamanha sandice.

  13. .
    .
    Blue Eyes, Na Resistência disse:
    23/07/2011 às 13:22
    ———————-
    “os de extrema direita, estão usando taticas de terrorismo iguais os que os de extrma esquerda, como o Carlos Marighella usou no Brasil… e o nosso governo hoje quer implementar a “comisssão nacional da verdade”… será que irão levantar esses terriveis casos de terrorismo nacional? ”
    ——————-
    Creio que o senhor seja muito novo para recordar que durante a ditadura militar os militares também cometiam atentados terroristas em lugares públicos, o caso mais vergonhoso foi o do fracassado atentado terrorista do regime militar na Cinelândia, onde a bomba explodiu dentro do carro antes que dois militares da ativa a instalassem dentro do prédio onde tinha uma festa… as mortes poderiam sem muitas com esse atentado terrorista fracassado feito pela direita militar no poder!E adivinha quem levaria a culpa pela bomba??? Isso mesmo, os vermelhos!! Mas foram os militares que colocaram… seria um ataque de falsa bandeira!
    .
    Durante o nazismo também teve atentados terroristas feitos pelo regime para justificar a luta contra os “Vermelhos”, o mais famoso foi o incêndio do Reichstag onde foram culpados os comunistas e socialistas para justificar a perseguição destes grupos e a internação nos campos, e o banimento destes partidos na Alemanha, além obviamente de justificar um maior controle do regime na sociedade para poder pegar os “Terroristas Vermelhos”, mas no fim foi comprovado que foram eles mesmos que meteram fogo no Reichstag, era somente mais uma mentira!!
    .
    Então se a tal comissão da verdade tiver que descobrir quais foram os ataques terroristas dos vermelhos e quais foram os ataques terroristas do regime, que bem venha, pelo menos saberemos um pouco mais da verdade, pois como sabemos o regime dominava a imprensa na época, então suas informações não eram muito confiáveis!
    .
    Somente fatos eu relatei aqui… à parte a comissão da verdade, era somente uma minha esperancia para que a verdade viesse a publico, mas isso não vai ocorrer, nenhum dos lados vai querer que a verdade venha a publico com essa comissão ai, por isso não teremos comissão da verdade!
    .
    Valeu!

  14. Os jornais online dos Estados Unidos estampavam ontém que um grupo islâmico teria detonado essas duas bombas na Noruega.

  15. E já que estamos falando em “pureza e tradição” , os ataques terroristas de “falsa bandeira” são uma das mais tradicionais práticas da direita ocidental.
    …………………………………
    “A Aginter-press, em Portugal, fundada em Lisboa em Setembro de 1966, era uma agência noticiosa fictícia. Possuía antenas por todo o mundo. Dedicava-se à recolha de informações e actividade subversiva, tendo os seus agentes a cobertura de serem repórteres desta agência.”

    “Um documento desta agência, intitulado “O Nossa Actividade Política”, recuperado em fins de 1974, descreve a sua implicação na “estratégia de tensão”:

    .
    “A nossa crença é que a primeira fase da atividade política deverá ser criar as condições favorecendo a instauração do caos em todas as estruturas do regime (…) a nossa primeira atuação deverá ser a destruição de todas as estruturas do estado democrático sob a cobertura de atividades comunistas e pró-chinesas (…) Além disso, temos operacionais que infiltraram estes grupos (de estrema-esquerda)”.
    .

    “A Aginter press preparava-se, portanto, para realizar operações false flag.”
    .

    “Na operação portuguesa também colaboraram estrangeiros, que, segundo diversas fontes, estariam muito presumivelmente relacionados com o grupo de exilados franceses agregado ao programa “A Voz do Ocidente” e que pertenceram ao núcleo da Aginter-Press/Lisboa, com ligações directas a Otto Skorzeny, em Madrid, e à agência Oltremare, em Itália, e ainda outras, todas elas estudadas hoje no âmbito do que se convencionou chamar «Rede Gládio».

    ——————————————

    Pode ser até este atentado terrorista na Noruega tenha sido uma tentativa falha de “false flag”, se a culpa do atentado fosse imputada aos muçulmanos,
    fortaleceria muito a agenda dos neonazistas noruegueses.
    .

  16. ——————-
    OPERAÇÃO GLADIO:
    ——————————–
    A Operação Gladio foi uma operação secreta de “stay behind” (“ficar atrás”) da NATO e da CIA na Europa do após-guerra, criada pelo Reino Unido e pelos EUA com o objectivo de montar exércitos secretos em todos os países europeus que se oporiam à invasão do Pacto de Varsóvia, bem como à expansão do Comunismo na Europa.
    .

    Era uma organização para-militar secreta, que possuía “combatentes” próprios e depósitos de armas secretos espalhados pela Europa. O objectivo era promover a sabotagem e guerrilha numa Europa eventualmente ocupada pelo Pacto de Varsóvia.
    .

    Exércitos secretos “stay behind” da NATO existiram em todos os países europeus, incluindo a Turquia. Os seus operacionais eram recrutados entre os anti-comunistas radicais, ex-nazis e ex-fascistas.
    .

    Os detalhes de cada operação em cada um dos países são ainda desconhecidos, apesar de três países, Itália, Suissa e Bélgica, terem conduzido comissões de inquérito sobre o assunto.
    .

    Na Itália, muitos membros da Loja Maçónica P2 foram recrutados, incluindo Licio Gelli. A Loja P2 era composta principalmente por elementos do neofascista Movimento Social Italiano. Por uma minuta de uma reunião de 1959, sabemos que Gladio foi construída em torno do conceito de “subversão interna”.
    .

    Nos anos 70, em função do apoio crescente do Partido Comunista Italiano no eleitorado, a estratégia passou a ser “estratégia de tensão” e Gladio quiz fazer parte.
    .

    O fundador da CIA Allan Dulles teve um papel preponderante na criação da Operação Gladio, e a maior parte das suas operações foi financiada pela CIA.
    .

    Segundo o ex director da CIA William Colby, a Operação Gladio era um “programa de primeira grandeza”.
    .

    “Coordenados pela NATO, (os exércitos clandestinos) eram dirigidos pelos serviços secretos europeus em cooperação com a CIA e o SIS britânico (também chamado de MI6). Treinados com os Bóinas Verdes e os ingleses SAS, estes soldados clandestinos da NATO, armados com depósitos subterráneos de armamento, prepararam-se para uma eventual invasão soviética e a ocupação da Europa Ocidental, bem como para um eventual crescimento dos partidos comunistas locais. A rede clandestina internacional cobria os países membros da NATO, incluindo a Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha e Turquia, assim como países neutros na Europa, como a Áustria, Finlândia, Irlanda, Suécia e Suíça.
    .

    A existência destes exércitos clandestinos da NATO manteve-se um segredo bem guardado durante a guerra fria até 1990, quando o primeiro membro desta rede internacional foi descoberto na Itália. Tinha o nome de código Gladio, o termo latino para a espada de dois gumes. Enquanto a imprensa denunciava os exércitos secretos da NATO como “o melhor mantido e mais prejudicial segredo político-militar desde a Segunda Guerra Mundial”, o governo italiano, sob severo criticismo público, prometeu desmantelar o exército secreto.
    .

    A Itália insistiu que exércitos clandestinos idênticos também existiam em todos os países da Europa Ocidental. Isso provou ser verdadeiro e investigações subsequentes descobriram que os exércitos secretos da NATO tinham os seguintes códigos, respectivamente:
    .
    Itália -> Gladio
    Bélgica -> SDRA8
    Dinamarca-> Absalon
    Alemanha -> TD BJD
    Irlanda -> Taca na hÉireann
    Grécia -> LOK
    Luxemburgo -> Stay-behind
    Holanda -> I&O
    Noruega -> ROC
    Portugal -> Aginter
    Suíça -> P26
    Turquia -> Counter-Guerrilla
    .

    Os nomes de código para os exércitos secretos na França, Finlândia e Espanha permanecem desconhecidos.
    .

    Na sequência desta descoberta, o Parlamento da União Europeia emitiu uma resolução criticando duramente o fato.
    .

    No entanto, só foram conduzidos inquéritos parlamentares na Itália, Bélgica e Suíça, enquanto a administração americana se recusou a comentar, estando no meio da preparação para a Guerra do Golfo e temendo potenciais danos para a aliança militar”.
    .

    São atribuídos à Operação Gladio as seguintes operações:
    .

    O rapto e assassinato de Aldo Moro;
    .

    Alguns membros da Junta do General Videla eram também membros da P2, tal como José Lopez Rega, fundador da infame organização terrorista Tripple A, bem como Raúl Alberto Lastiri e Emilio Massera.
    .

    Operação Condor – uma campanha de contra-terrorismo implementada por regimes de estrema-direita que dominaram a América do Sul desde os 1950s até aos 1980s, responsável por inúmeros assassinatos políticos;
    .

    O assassinato de Eduardo Mondlane, já descrito atrás;
    .

    Em 1995, O Juíz Giovanni Salvi acusou os Serviços Secretos italianos de terem manipulado as provas do envolvimento da Polícia Secreta Chilena (DINA) no atentado terrorista em 1975 ao ex-vice-presidente chileno Bernardo Leighton em Roma.
    .

    Em 20 de Junho de 1973, o massacre de Ezeiza, em Buenos Aires (Argentina), o massacre de Montejurra em Espanha em 1976 e o massacre da praça Taksim em Istambul (Turquia) em 1977;
    .

    Estes são casos em que se encontra ligações directas entre a Operação Gladio e diversos acontecimentos. Restam inúmeras conjecturas. Considerando que a Operação Gladio era especializada em Operações false flag, quantos mais acontecimentos foram realizados por ela e atribuídos a outros?
    .

    A operação Gladio acabou?
    .

    Pelo contrário. Como é costume, neste tipo de organizações, quando estas atingem certa notoriedade, são oficialmente dissolvidas para renascerem com outro nome quase imediatamente.
    .

    Em 1996, o Jornal belga Le Soir revelou a existência de um plano racista operado pelas agências de inteligência militares.
    .

    Em 1999, indícios levaram à suspeição da criação na Suíça de uma estrutura clandestina paramilitar, alegadamente para substituir a P26 e P27 (as partes suíças da Gladio).
    .

    Finalmente, em 2005, a imprensa italiana revelou a existência do Departamento de Estudos Estratégicos de Anti-Terrorismo (DSSA), acusado de ser “outro Gladio”.
    .

    Quantos dos “Inimigos da Liberdade” são agências governamentais, Gladio ou outras, com o objectivo de abalar a segurança e levar à introdução de mais e mais legislação despotista?
    .

    Pelo menos, identificamos um “Inimigo da Liberdade”: A Operação Gladio, gerida pela NATO e pela CIA.

  17. Os jornais ianks quebram a cara, ao tentar levantar a opinão pública contra os mulçumanos, apontaram o dedo podr deles contra inocwentes..se findaram, bel feito.Mt Bom.

  18. Win32Agent disse:
    23/07/2011 às 18:46
    Os jornais online dos Estados Unidos estampavam ontém que um grupo islâmico teria detonado essas duas bombas na Noruega.
    ——————————————
    Vindo deles tudo é possível, nessa o Hugo Chaves e o Kadaf deram sorte então, vai ver que a Noruega não topou fazer parte da jogadinha.

  19. PROPAGANDA ENGANOSA.
    .
    Francoorp,
    .
    .
    Disse bem,como você pode vê, o fato de ter o nome socialista,democrático,cristão,…etc;não diz muita coisa é pura “falsa propaganda” política em tempo de eleição.
    .
    Basta verificar os regimes que apoiavam os nazistas na época.
    .
    Um dos motivos(bandeiras) que levaram o golpe militar em 64 no meu querido Brasil foi a defesa da democracia,pois os comedores de criancinhas iriam tomar o país.
    .
    Como se vê tem muita gente por ai que acredita em papai noel….não é.
    .
    Se eu pudesse definir os extremista,(direita ou esquerda),seria:
    .
    ÓDIO e INTOLERÂNCIA
    .
    abraço

  20. nazista fasita e tudo farinha do mesmo saco perderam a primeira perderam a segunda e agora estao querendo perder a terceira

  21. Ele matou as pessoas inocentes, porque não aceita o mundo em que vive e por problemas mentais.
    O erro foi o governo não estimular, que as pessoas de bem andem armadas para a sua defesa. O cidadão de bem tem que ter o direito de se defender contra psicopatas.

  22. Nilo disse: “Motivo para Expulsão: porque são mulçumanos. Idéias facistas – nazista – estou no site errado? Agora espera o proximo comentario que atenuem tamanha sandice.”
    Tens razão… mas observe também quantos cristãos são perseguidos nos paises mulçumanos apenas por PREGAR o cristianismo… qndo é daqui para lá, ai é facismo, nazismo… e o Armadinejad, deve ser o exemplo de bom moço…

  23. É incrivel como as pessoas se deixam levar por uma notícia mal contada e vindo logo da Reuteus…
    Como sempre a mídia (des)informando e vindo com toneladas de especulações.

    —————————————-

    Ja que tocaram no assunto sobre o Nazismo ser de ESQUERDA ou direita,voces ja buscaram saber a origem de tal termo?

    Na Revolução Francesa,aqueles que não apoiavam a Revolução ou seja,os Conservadores,sentavam-se à DIREITA e os que buscavão por mudanças ou seja,uma revolução,sentavam-se a ESQUERDA.
    Então podemos deduzir que as pessoas ou doutrinas que tem por sua base mudanças radicais tal qual o nacional socialismo e o comunismo,são de esquerda.

  24. Caro Francoorp, obrigado pelo muito novo, não tão novo assim… rsrsrs, mas de fato, eu me lembro muito bem do “atentado” do Rio Centro… apesar de terem sido vitimados os proprios militares que explodiriam a tal bomba, observe que não eram orientados pelo regime no poder e sim estavam como que, por revanchismo pelo fim do regime, atacando por uma contra-contra-revolução… qnto ao fato do nazismo ser de direita ou esquerda, o caso é complexo e pede um espaço maior que este que dispomos… aconselho, sem demagogias, que acesse o link que postei anteriomente… la vamos ter algumas explicações… a proposito; não há regime sem produção… então não há regime sem capitalismo… o fato do estado deter todos os meios de produção não o caracteriza como comunista ou socialista… fosse assim, o Brasil seria comunista desde a era Vargas, pois nenhum pais ocidental teve tantas empresas com capital estatal como nós… o que caracteriza um estado comunista/socialista é o governo centralizador com uma elite burocrata reinante… o resto é cosmético… dai eu afirmar que os nazistas serem de esquerda, apesar de não seguirem a cartilha marxista… só uma observação: os russos eram internacionais socialistas e os alemães nacionais socialistas… ambos tinham no estado seu maximo divisor comum… a diferença dos liberais é exatamente não darem ao estado o status de provedor total… o mesmo existe apenas para cuidar do primordial; saude, educação e principalmente segurança interna e externa… grato.

  25. .
    .

    É inquietante ver o novo vagalhão de partidos de extrema-direita surgindo em toda a Europa. Há dez anos, o problema existia em países como a Áustria. Mas agora, a extrema–direita está se instalando em países onde esse fenômeno não ocorria.
    .
    O motivo? A crise financeira agravou o problema da Previdência Social dentre outros, e agora governos precisam mudar seus sistemas com maior rapidez do que em outros tempos. Isso cria sociedades de vencedores e perdedores e, por tabela, surge um potencial maior para se elegerem partidos populistas.
    .
    Para piorar o quadro, novos líderes como Timo Soini, dos Verdadeiros Finlandeses, recebem suficiente apoio para difundir suas ideias contra a imigração no seio da UE.
    .
    Neste atual clima de insegurança, a situação piora com a chegada de imigrantes do Norte da África, onde as insurreições no contexto da Primavera Árabe parecem intermináveis.
    .
    Em jogo estão, por tabela, regras do acordo de Schengen, que permite a livre circulação de cidadãos, a trabalho ou em viagens turísticas, através de várias fronteiras da zona da UE.
    .
    Em suma, Marine Le Pen, líder da Frente Nacional na França, não está só.
    .
    Na Dinamarca, o Partido do Povo Dinamarquês conseguiu dar maior rigidez às leis migratórias do país. Os Democratas Suecos, por sua vez, tiveram sucesso no pleito geral em setembro. Mas, ao contrário da Dinamarca, outros partidos não aceitaram formar uma coalizão com o partido.
    .
    Motivo: são intolerantes e xenófobos. No entanto, na Holanda, o Partido para a Liberdade (PVV) e seu líder Geert Wilders, gozam de grande influência.
    .
    A paixão de Wilders, diz ele, é o anti-islamismo.
    .
    Todas essas agremiações, entre outras, são contra o euro e a União Europeia, e fazem campanha contra refugiados e a imigração, mesmo aquela de países do Leste Europeu.
    .
    Outro problema a assolar a UE é a falta de líderes fortes. Berlusconi, Sarkozy e Zapatero são apenas três exemplos. Não somente os povos europeus estão exigindo mais de seus líderes, mas houve uma transferência de poder de governos soberanos para Bruxelas.
    .
    Édouard Bailby, ex-correspondente do semanário L’Express na América Latina, hoje freelancer do Le Monde Diplomatique, lembra que os objetivos para se construir uma Europa unida mudaram. Ele tornou-se um dos primeiros sócios da Federação de Estudantes Europeus após a Segunda Guerra Mundial, porque acreditava que “era preciso me unir ao inimigo, os alemães”. Era uma maneira de lidar com os traumas sofridos durante a guerra. O presidente francês François Mitterrand e o chanceler alemão Helmut Kohl foram os últimos a acreditar na integração europeia como forma de trazer paz para uma UE unida. Hoje, diz Bailby, a UE é um centro de especulação para se ganhar dinheiro rápido. “Tenho orgulho de ser europeu, mas esta não é a Europa que quero.”
    .
    Saudações,
    Konner.

  26. Não é direita ou esquerda. São psicopatas que matam em nome de Deus.
    Esse cara tem que ser executado, para servir de exemplo. Caso não seja, outros farão a mesma coisa.
    Quem errou foi o Estado da Noruega, por não permitir que as pessoas de bem se armem para se defenderem de psicopatas. No Brasil, o nosso governo está querendo fazer a mesma coisa, ou seja, desarmar as pessoas de bem. Estão lembrados, que recentemente um rapaz saiu matando estudantes dentro duma escola aqui no RJ ? Se o policial não chega a tempo, muito mais pessoas inocentes iriam morrer nas mãos desse psicopata. Se tivesse algum segurança armado , ou mesmo um professor, poderiam tê-lo neutralizado.

  27. Sinceramente eu estou vendo muita gritaria e pouca racionalidade, o cara teria feito isso fosse de extrema esquerda, extrema cima, extrema baixo… Ele não fez isso por suas visões políticas, fez por apresentar algum quadro de esquisofrenia, depressão aguda ou coisa do tipo, deveria ter problemas com mulheres, etc… As visões político-religiosas que ele alega defender foram uma desculpa sem graça dos verdadeiros motivos “inconscientes” que o levaram a realizar tal massacre.

    MINHA OPINIÃO, não sou dono de verdade nenhuma!

  28. Nero, vc matou a charada… excelente post… não havia me lembrado desse detalhe… abraços…

  29. Sr NILO,nao sou facista,nao sou anti-islamico,se acompanhas meus comentarios veras isso,porem nao agrado desta invasao despistada que ocorre na europa,ha ma´fe´em grande parte dos imigrantes.Vc deve ser alguem bem informado,entao sabes os problemas sociais criados pelos imigrantes na europa,e nao tente comparar este tipo de imigraçao com a que ocorreu nos paises americanos,aqui os imigrantes vieram preencher um espaço que estava ocioso,vieram para cultivar terras,alem doque as culturas eram similares(salvo os japoneses),nao reconhecer isto e´errado,faço resalvas com relaçao ao fato deque os imigrantes europeus nao irao assimilar a nova cultura e, quando deixarem de ser minoria, com certeza sufocarao a cultura nativa,pode ter certeza disto,enquanto minoria aceitam as regras ,quando deixarem de ser ,adeus cultura europeia,adeus avanço tecnologico .Compriendes o meu ponto de vista,apenas sou contra a extinçao dos europeus nativos,a diversidade cultural so fas bem ao homem,esta diversidade corre realmente um risco real.Eu teceria o mesmo comentario se imigrantes europeus ameaçassem um pais arabe,pois gosto das diferentes culturas,mas cada uma deve ficar no seu quadrado!(AONDE HA FACISMO NISSO MEU AMIGO ? A PALAVRA E`SUA,POR FAVOR!)

  30. .
    .
    Blue Eyes, Na Resistência:
    .
    Capitalismo e produção tem nada a ver como sendo “a mesma” coisa, desde que o homem descobriu que poderia usar as mãos para fazer ferramentas e armas de pedra lascada existe a produção em nossa espécie, a agricultura e outros termos vieram das mão do homem, e o estado produzindo os bens que a nação precisa simplesmente não pagando lucros(Ganhos de Capital- Capitalismo) determina que não existem capitalistas(Os que ganham capital da produção) na sociedade!
    .
    E não, o Brasil nunca foi considerado comunista nem socialista, pois para etiquetar serve um Deus supremo julgador que tenha autoridade para definir o que o outro é de preciso, mas no nosso caso o Brasil poderia ser considerado fascista e não nazista, pois o nazismo deixava praticamente tudo nas mãos dos capitalistas, mas os fascistas tinham suas próprias empresas, escolas, hospitais, casas, etc. Mussolini em pessoa declarava sempre, nem tanto ao joio e nem tanto ao trigo, foi ele quem implementou a produção estatal moderna em massa( O Paraguai teve um sistema produtivo estatal, mas não era de produção em massa, era manufatura-feito a mão-tanto que perderam a guerra por falta de produção industrial à maquinas!) como base de um regime politico de extrema direita, disse que não aceitaria ter uma “Nova Roma” onde somente os patrícios(Ricos) teriam o poder como no sistema Yankee, e nem aceitaria a possibilidade de não haver nem mesmo uma propriedade privada à disposição do popular… por isso fez sucesso, prometeu um Mix dos dois sistemas existentes, pegou as partes melhores do capitalismo(Bancos, propriedade privada libera, investidores privados, ganhos livres de capital) e as uniu com as partes melhores do socialismo(Escolas e Hospitais públicos, acesso às especializações) e até do comunismo( controle da sociedade, dos meios de informação, bens de consumo distribuídos gratuitamente para os mais pobres, como comida, roupas, sapatos, tudo produzido pelo estado).
    .
    E isso é o Brasil de hoje derivado de ontem creio eu, escolas publicas, meios de controle restritos, atualmente até bio-métricos sobre a população, empresas e capitais privados de livre circulação… no fim o inteiro ocidente copiou essas formas de governo dos fascistas, pois antes não era assim, antes da 1° GM você viraria o mundo inteiro e não apresentaria nem mesmo de um documento de identidade pessoal, precisaria de $$$, e teria uma educação privada, pois os pobres eram praticamente todos analfabetos… depois da 2° GM, os documentos controlados pelo estado são a regra, existe educação para os pobres, mas o poder do $$$ ficou inalterado!!
    .
    Muitos pensam que seja no mundo inteiro como é aqui no Brasil, e que la fora tudo funciona as mil maravilhas, mas se enganam, la fora alguns países nem possuem sistema público de saúde, como é o caso dos USA, onde somente aposentados(over 65) tem direito à saúde gratuita (Medicare), ao contrario do inteiro ocidente, mas nada de remédio grátis como é na França, Alemanha, Itália, aqui… alias na Itália eu esterilizei meus 4 gatos gratuitamente em clinica privada com convenio com o Estado, so paguei a “Benzina” pra chegar na clinica, tudo grátis, grátis não, dos impostos que na Itália chegam à 45% do PIB, e se for colocar a taxas, como taxa de lixo, de inscrição na escola, diziam eles que chegava a 50%… e agora ainda vão aumentar os impostos e taxas por la!
    .
    Ja falei demais… Valeu!!

  31. Aqui neste blog ja foi criticado por tecer elogios ao IRA,pra mim o IRA se compara ao CHILE em materia de organizaçao e força de vontade,sao objetivos e amantes da tecnologia,valorizam seu passado,sao realmente o diferencial na regiao.(AONDE ESTA O FACISMO ?)Eu manifestaria o meu repudio se tentassem acabar com o pais e a cultura dos persas .

  32. Finalizando ,SR nilo ,isto nao e´um remendao,a europa tem que se livrar desta invasao despistada de imigraçao,se a ameaça sao os muçulmanos, paciencia,poderia ser ate chinesa que minha opiniao e´a mesma.Vesti a carapuça !

  33. Panzertruppe, vejo que o amigo foi o mais coerente aqui.
    vejo neste atendado somente uma coisa, uma pessoa tapada e debil.

  34. Triste é QUASE NÃO VER NADA na nossa imprensa sobre os atentados, em que várias pessoas perderam a vida, e ocupar tanto tempo na mídia para falar sobre a morte de uma cantora drogada.

  35. Willes, a tv brasileira é feita pra retardado. Utilizam de ferramentas emocionais em comerciais e programas. Porque a educação condiciona as pessoas a se graduarem porém como ignorantes, formando abitolados críticos mas excelentes ferramentas funcionais, logo produzindo ignorantes, onde rege o emocional convencional invés da razão crítica. Tudo uma palhaçada só para criar uma suposta falsa identidade brasileira e condicionando as pessoas a se prostrarem perante os acontecimentos e acharem normal.

  36. Já que o assassino invocou as “tradições cristãs europeias”(sic…) para chacinar dezenas de pessoas… é interessante do ponto de vista religioso, constatar que:

    “apenas 20% dos noruegueses dizem que a religião ocupa um espaço importante em sua vida (de acordo com uma pesquisa recente da Gallup), fazendo da Noruega um dos países mais seculares do mundo (só na Estônia, Suécia e Dinamarca os percentuais de pessoas que consideram a religião um fator importante é menor).
    .
    No início de 1990, estimou-se que entre 4,7% e 5,3% dos noruegueses frequentavam a igreja semanalmente. Este valor caiu para apenas 2% em 2008, colocando a Noruega, na parte inferior da classificação da frequência à igreja na Europa. Em 2010, o governo da Noruega informou ainda uma queda adicional na frequência à igreja em 2009.
    .
    Segundo o Eurobarômetro, uma recente, porém um pouco desatualizada, enquete de 2005 dizia que 32% dos cidadãos noruegueses responderam que “acreditam que existe um Deus”. Isso se alinha com outro estudo realizado pela Gustafsson and Pettersson (2002), segundo a qual 72% dos noruegueses não acreditam em um “Deus pessoal”.
    (*Wikipédia)
    .
    Noruega, um país repleto de belas paisagens e com um povo pacifico, o que é refletido no seu hino nacional.
    .

    “Ja, vi elsker dette landet” (Sim nós amamos este país)
    .
    Hino nacional da Noruega (com tradução simultânea):
    .
    www*pelomaraberto*blogspot*com/2011/07/hino-nacional-da-noruega-traduzido-para.html
    .
    *
    substituir asteriscos por ponto

  37. Afirmar que o partido nazista era de extrema-direita é não conhecer uma vírgula sobre o partido nazista.
    Essa é uma das grandes asneiras propagadas há décadas no Brasil, tanto que já virou uma pseudo verdade.
    O partido nazista era de esquerda – a começar pelo nome, partido nacional socialista dos trabalhadores alemães…
    Todas suas ações sempre foram de esquerda. Estado totalitário, democracia relativa, economia planejada (ou “planificada”), culto ao líder, alternância dos membros do grupo no poder, intervenção do Estado/Governo em todos os setores da economia e em todos os aspectos da vida particular, censura velada, poder judiciário ideologizado, divisão da sociedade em classes e grupos, a partir de conceitos abstratos, mistura do público com o privado, confusão entre o Estado e o Governo, ataque aos setores produtivos, em favor de outros improdutivos, transferência forçada de riqueza de determinados grupos para outros, reprimir com impostos e taxações os investimentos lucrativos e injetar verbas em negócios prejudiciais, impor uma cultura, reprimir regionalismos, exacerbar o nacionalismo, manter uma política de clientelismo e etc…
    Os nazistas somente foram associados a direita na década de 1960, primeiro na França, asneira que veio para o Brasil pela USP e passou a ser repetida segundo a retórica gramsciana, pelos tais intelectuais orgânicos – os bobos úteis.
    São famosas as brigas dos nazistas com os comunistas, tão famosas quanto eram na época as brigas deles com a direita, sindicalistas (os sindicatos autônomos foram extintos no III Reich), católicos, protestantes, judeus, quinta-colunas, enfim, qualquer grupo que não fosse eles próprios (espera aí, e a SD x SS? e os nazistas X Freikorps? Brigavam entre si também? Ora, ora… vejam só…)
    Que nós, leigos e simples mortais, não conheçam a verdade e repitam inverdades, tudo bem – enquanto não conhecem a verdade – mas que pessoas “cultas” caiam nesse erro, é inadmissível.

  38. marcello,
    .
    já que você está dizendo o que NÃO é a direita, defina o que você concebe COMO SENDO a direita
    .
    e água é seca e o fogo é molhado…
    .
    É cada uma!

  39. Transcrevendo para cá o que postei em outro tópico aqui no PB.

    .
    Texto do Vila Vodoo
    ……………………………………..
    o terrorista norueguês é consumado sionista fascista; e NENHUM jornal-empresa ocidental noticiará essa notícia perfeitamente verdadeira e comprovada:
    Israel é a estrela do livro do terrorista norueguês.
    .

    O racismo doentio e pervertido que há no sionismo dos terroristas israelenses e norte-americanos encontra sua alma gêmea no racismo doentio e pervertido que há no sionismo do terrorista norueguês.
    .
    No livro do terrorista norueguês há, no mínimo , 776 referências elogiosas e solidárias ao sionismo israelense (há mais, mas paramos de contar nesse número).
    .
    Não há qualquer dúvida de que o sionismo israelense é sempre apresentado, pelo terrorista norueguês, como arma perfeita para matar árabes. Com que se demonstra que o terrorista norueguês usou o sionismo israelense como um drone ideológico.
    .
    Como aqueles aviões-robôs que matam civis no Paquistão, enquanto os pilotos norte-americanos permanecem sentados em Langley, cidadezinha dos EUA que abriga uma base da CIA, a milhares de quilômetros de distância das pessoas que aqueles pilotos matam, também o sionismo israelense é capaz de matar gente na Noruega… pela mão de um sionista norueguês.
    .
    Paramos de contar as referências elogiosas aos sionistas israelenses quando chegamos à 776ª referência,
    .
    O terrorista norueguês não é, não, de modo algum, simples “doido”, simples “lobo solitário”, simples “fanático”. Nem é verdade que o terrorista norueguês “trabalhou sozinho” – como “informam”, hoje, vários jornais.
    .
    O terrorista norueguês é terrorista sionista declarado; ele trabalha a favor do sionismo israelense, usa vasta literatura sionista, crê profunda e sinceramente nas perversões racistas do sionismo. É um Murdoch, um Netanyahu, um Lieberman…
    .
    De fato, é até melhor entidade humana e política que esses aí citados, porque esses são sionistas e racistas, mas vivem de mentir que não seriam. E o terrorista dinamarquês escreveu, com todas as letras que é sionista, racista, assassino de árabes pobres (na versão EUA-ISRAEL-OTAN do sionismo) e de progressistas trabalhistas dinamarqueses (na versão local do sionismo).
    .
    O direito de matar, sem dúvida, aprendeu de Obama-Netanyahu-Lieberman. Escreveu e assinou esse livro que é mais profissão de fé (arrogante) que testamento intelectual. É serial killer em crime de “assassinatos predefinidos” [targeted assassinations na terminologia das guerrras de EUA-OTAN] e é criminoso confesso.
    .
    Pois nem assim a imprensa ocidental o mostrará como o perigoso terrorista sionista que é. É como se a imprensa-empresa ocidental e seus poderes super arrogantes estivessem garantindo absolvição “preventiva” a esse e a outros terroristas sionistas que se inspirem nesse exemplo (por acaso) norueguês. Até quando?!
    .
    Quem defenderá governos democráticos de todo o mundo, oriente e ocidente, norte e sul, contra o terrorismo do jornalismo sionista racista e reacionário empresarial que reina hoje no ocidente?

  40. .
    .
    marcello disse:
    27/07/2011 às 11:38
    .
    Vejo que descreveu muito bem as ditaduras militares de direita que governaram a A.L. durante os anos 60-70-80!!
    .
    E foi a primeira vez que vejo SINDICATO citado como de direita, o clero até que vai, mas sindicato como sendo de direita eu nunca vi antes!!!
    .
    Como pode um sindicato ser de direita se aumenta os custos da mão-obra e reduz a margem de lucro (capital) para os empresários?? (Capitalistas)
    .
    Aquele que fala isso não tem a minima ideia do que está falando, não conhece uma virgula de ciências politicas!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.