O FBI, serviço secreto americano, revelou que agentes de inteligência paquistaneses financiavam campanhas políticas nos Estados Unidos em troca do incentivo americano contra a Índia na questão da Caxemira – cujo controle do território é disputado pelos dois países.
De acordo com a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira 21, o FBI entregou na terça-feira 19 um dossiê à Justiça americana com detalhes sobre a investigação e prendeu Syed Gulam Nabi Fai, 62, diretor do Conselho Americano da Caxemira. O outro cidadão americano envolvido é Zaheer Ahmad, 63. Ambos são responsáveis pelo conselho, uma entidade dedicada ao lobby em defesa da independência da Caxemira. Eles podem pegar até cinco anos de prisão, de acordo com o site do jornal New York Daily News. Mais 18 pessoas estão com ordem de prisão decretada.
Governos estrangeiros são proibidos de fazer contribuições para campanhas EUA e qualquer um que trabalha em favor de um governo estrangeiro deve se registrar com o Departamento de Justiça dos EUA.
Fai, o seu grupo sem fins lucrativos, e Ahmad nunca registraram que eles estavam trabalhando para o governo paquistanês, as autoridades dos EUA.
De acordo com a documentação preparada pelo FBI, o Conselho Americano da Caxenira vem sendo financiando desde 1990.
8 Comments