Pelo menos dois mortos no atentado de Oslo

Uma forte explosão no centro de Oslo causada por uma bomba danificou vários edifícios governamentais, incluindo o gabinete do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, onde os vidros das janelas ficaram partidos. Pelo menos duas pessoas morreram, de acordo com informações da polícia citadas pela agência NTB.

O atentado atingiu o edifício de 17 andares, onde fica o gabinete do primeiro-ministro norueguês e afectou também as instalações de outros ministérios, adiantou a AFP. A polícia já confirmou que o rebentamento foi causado por uma bomba.

Para além dos dois mortos já confirmados, pelo menos oito pessoas ficaram feridas. A explosão provocou um incêndio nas instalações do Ministério do Petróleo.

Uma jornalista da estação de rádio pública NRK relatou que a explosão causou vários estragos. “Vejo que as janelas do edifício do VG [o principal tablóide norueguês] e da sede do Governo ficaram partidas. Há pessoas ensanguentadas na rua”, adiantou, citada pela AFP.


O primeiro-ministro norueguês não se encontrava no seu gabinete na altura da explosão. Segundo a rádio NRK, o estrondo ocorreu junto ao Ministério das Finanças, muito próximo do gabinete do chefe de Governo e das instalações da redacção do VG. “Há vidros por todo o lado, é o caos total”, contou a jornalista da NRK, Ingunn Andersen, que adiantou ter sentido inicialmente “um tremor de terra”.

As imagens colocadas no site da rádio mostram escombros, vidros partidos e a fachada danificada do edifício do VG.

O rebentamento ocorreu pelas 15h30 (14h30 em Lisboa), e nos primeiros instantes não foram dadas quaisquer informações sobre as causas. “Deve ter sido uma bomba”, disse à Reuters Kjerti Vedun, enquanto deixava o local do incidente. “As pessoas corriam, em pânico”.

A estação de televisão Al Jazira sublinhou, no entanto, que o incidente ocorre poucos dias depois de a procuradoria norueguesa ter interposto uma acusação por terrorismo contra Najmuddin Faraj Ahmad, ou mullah Krekar, fundador do grupo islamista Ansar al-Islam, do Kurdistão.

Apesar de estar na Noruega desde 1991, depois de ter fugido do Norte do Iraque, mullah Krekar não tem nacionalidade norueguesa, ao contrário da sua mulher e dos seus quatro filhos. No passado dia 12 foi formalmente acusado por ter ameaçado de morte uma antiga ministra norueguesa, Erna Solberg. “A Noruega pagará um preço elevado pela minha morte”, terá dito então, citado pela Al Jazira. “Se, por exemplo, Erna Solberg me deportar e eu morrer na sequência disso ela terá a mesma sorte”, ameaçou. Não se sabe, no entanto, se a explosão estará relacionada com este caso.

Na Noruega a violência por motivos políticos é muito pouco comum, ainda que o país seja membro da NATO e tenha sido por vezes referido por líderes da Al-Qaeda devido ao seu envolvimento no conflito no Afeganistão.

“É muito difícil dizer o que aconteceu”, disse à Reuters David Lea, analista do grupo Control Risk especializado na Europa. “Não há certamente nenhum grupo terrorista interno na Noruega, ainda que tenha havido algumas detenções por ligações à Al-Qaeda, de tempos a tempos”, adiantou. “Há o envolvimento no Afeganistão, mas é cedo para tirar qualquer conclusão”.

“Isto parece uma zona de guerra”, contou ao diário espanhol “El País” o jornalista do diário norueguês “Dag Bladet”. O responsável de comunicação da Cruz Vermelha na Noruega, Oistein Mjarum, adiantou à BBC que os escritórios da organização ficam muito próximo da zona da explosão que foi ouvida em toda a cidade. “Esta é uma área muito movimentada e numa tarde de sexta-feira havia muita gente nas ruas, e muita gente a trabalhar naqueles edifícios”, disse. “Nunca houve um ataque terrorista como este na Noruega – se é que foi esse o caso – mas é claro que há receio entre os noruegueses, por aquilo que têm visto acontecer noutras partes do mundo”.

Fonte: Público

19 Comentários

  1. .
    .
    Falam em terrorismo interno, extrema direita que não aceita o governo do partido trabalhista( o PT de la) esquerdista no poder!
    .
    Natural, pois como vemos muito estão sempre pregando o ódio por ai somente colocando a culpa no governo esquerdista de forma cega através de fofocas, calunias, difamações mil que somente pregam o ódio e a intolerância politica e social, NORMAL QUE NASÇAM EXTREMISTAS INTERNOS(TERRORISTAS POLÍTICOS)
    .
    Com isso não digo que o governo esquerdista seja santo, no fim todos roubam, mas ficar por ai pregando ódio leva a isso mesmo, TERRORISMO por parte de pessoas frustradas que precisam acreditar em algo!!
    .
    Essa pessoas normalmente precisam acreditar nas mentiras que são ditas por ai por patrulheiros de direita capazes até de pregar mentiras descaradas somente para fazer oposição, mas que cegamente não veem que a intolerância politica disfarçada de direito de palavra somente levam a atos de extremismos, vemos isso principalmente em países ditatoriais, mas tem também em democracias!!
    .
    Vemos que tudo o que acontece tem que ser jogado no colo do governo atual somente por questões de oposição politica, não pregam soluções aos problemas, somente incitam à violência dizendo que toda decisão é fruto da corrupção do governo no poder, quando sabemos que a máquina do estado funciona mais por critérios técnicos, e a corrupção é fator presente em todos os países do mundo, mas não a razão pela qual o governo toma a maioria das decisões!!
    .
    Mas para a oposição mentirosa quando o fato é a eles contrario, somente prega-se o ódio politico interno, tentando não resolver as diferenças que geram conflito, mas tentando calar e censurar o que fala diversamente, usando para isso até mesmo rótulos diretos, como ele é isso ou aquilo, um dos mais utilizados no Brasil é o Petralha e o Anti-Americano, e ainda pregando que o outro lado deve ser “odiado”… é justamente esse tipo de intolerância do livre arbítrio contrario à crença de alguns que leva a esse tipo de ato terrorista com aconteceu na Noruega!!
    .
    O mais interssante é que muitos destes elementos que pregam a censura politica e o ódio exarcebados se auto definem contra o terrorismo, mas no fim das contas levando em conta a comunicação humana, somente estão favorecendo-a, aumentando o nível de conflito politico interno que um dia vai ter que chegar a algum lugar, a alguma “Decisão” e alguns cegos por este ódio deverão fazer algo para mudar as coisas através de algum ato direto, pois está tudo “Dominado”, e muitos chegam a esse ponto extremista que vemos agora em um país avançado do primeiro mundo, imagina tudo isso acumulando-se em 3° mundo como o Brasil no que pode dar!!
    .
    E a culpa será não somente dos praticantes diretos destes atos terroristas, mas também dos pregadores de ódio, que vemos muitos por ai, principalmente na internet!!
    .
    Valeu!

  2. Essa gente idiota que estoura bombas, são uns vagabundos, bandidos. Mas umas das causas disso são os efeitos colaterais internos de guerras da OTAN que se arrastam por muito tempo.

  3. Quem mandou formarem em coalizões para massacrarem outros póvos,agora colham do fruto que plantaram pois do fruto da Terra vivera o homem BUMMMMMMMMMMM……

  4. Pensem.Se voces tivessem seus quintais invadidos por alguem muito mais forte e nem mesmo tivessem forças para lutarem por suas possessões e nem tivessem ao menos um governo reconhecido o que voces fariam?Viveriam entoando canticos e salmos esperando que o Espirito Santo discernisse e conscientizasse o invasor a se retirar ou escondidos na calada da noite lhes atirariam pedras e se esconderiam?Violencia não justifica violencia mas são investidos de razão e corretos Israelenses que massacram Palestinos,Americanos que massacram Iraquianos e a OTAN que massacram Afegões?Voces conhecem a realidade do povo Afegão hoje.O governo que la esta é mais corrupto que o antigo governo Taleban.As ruas Afegãns se transformaram em Ópiolandias,o povo se degenera sem perspectiva nenhuma.A Europa e os EUA pagarão um preço muito alto por todas as covardias que fazem mundo afora a mais 60 anos quando a profecia de Nostradamus se fizer realidade “UMA IMPORTANTE CIDADE DO VELHO MUNDO E UMA IMPORTANTE CIDADE DO NOVO MUNDO SERÃO ATACADAS E DESTRUIDAS E OS DOIS IRMÃOS GEMEOS SUCUMBIRÃO”….E para o bem estar geral e felicidade total do Planeta ja vão tarde.

  5. jose carlos p disse:
    22/07/2011 às 22:07

    Interessante:a direita parece que esta acordando de um longo sono,espero que nao seja tarde,os trabalhistas estao cag..do no pais!
    …………………………….
    É…realmente a direita está dando um belo jeito nas “cagadas” da esquerda, metralhando e assassinando a tiros 80 jovens!
    .
    Cara, cag..do, pela boca, está você!

  6. Isso tá parecendo serviço de entidades de informação extrangeiras, como um teatro de guerra… muita coisa para ser ato de um só extremista interno… parece ser coisa muito bem articulada, talvez para desestruturar a politica e a sociedade norueguesa com fins anarquistas…

  7. Francoorp, ainda que alguns que aqui postam achem que não há mais viez de esquerda ou direita em nosso pais, pois o que existe (na opinião deles)é uma elite governamental, politica e empresarial super corrupta, penso que a esquerda brasileira dança a musica do serventualismo e capachismo com o capital até empregar os meios necessários a revolução através da cultura, com fim de tomar DEFINITIVAMENTE o poder, que é isso, e somente isso que querem, mesmo que no momento necessitem de dinheiro, dai os roubos do dinheiro publico, para financiarem a causa maior do PARTIDÃO… por mais que essas denuncias possam parecer despropositadas ou até com fins “odiosos” na perspectiva de alguns esquerdistas, se formos estudar o caso, é assim que ele se revela para mim… uma organização por traz de outras, assegurando a implantação de um modelo absolutista de governo… se não é verdade, porque nos ultimos anos vem se observando a tentativa de amordaçar a imprensa, retirar o direito do cidadão de se defender, implantando o relativismo moral, a quebra do nacionalismo, tudo com o aval do “politicamente correto”, iplantado por grupos e ong’s financiados por capital externo ligados aos globalistas…

  8. .
    .
    Blue Eyes, Na Resistência:
    .
    Obviamente não se fala de um único terrorista de direita em tudo isso, mas de um grupo inteiro de terroristas assassinos direitistas!
    .
    Qual a filosofia politica que não mira em pegar o poder??? E por falar em Partidão vemos que os filiados de direita tentam sempre pregar esse reacionarismo continuo somente para proteger o próprio Partidão de direita, é essa a razão pela qual tem sempre gente com dinheiro e poder de “mídia” nos grandes partidos de direita que são sempre apoiados pela propaganda midiática, obviamente isso não é grátis, serve gente com alto capital para investir nessas campanhas politicas na grande mídia… ou seja até mesmo os partidos de direita parecem que são de alta servidão aos ricos e potentes, pois sem eles não tem Mídia a favor!
    .
    Essas tentativas ai de amordaçar imprensa e tal é mais uma pregação de ódio, pois onde está a real perseguição à liberdade aqui no Brasil??? Cadê as provas??? A imprensa não é a dona da verdade absoluta, se caluniou tem mesmo é que ser punida, se acusou e não provou tem mesmo é ser processada, comigo é assim com outro ser humano, por que com a imprensa não?? Traga provas ai desta perseguição à imprensa nacional!!
    .
    E somente que a imprensa possa dizer e caluniar a vontade sem ser citada em tribunais como acontece sempre na Europa, ja demonstra que aqui não tem nenhuma perseguição à ninguém!!
    .
    E não vi ainda maior quebra do nacionalismo do que o entreguismo que foi realizado no Brasil durante os governos Neo-Liberais do Partidão pronto para se vender ao capital e filosofia estrangeira, isso sim é implantar uma quebra moral na sociedade dizendo que essa é a estrada politicamente correta, pois ficam ai ligados aos globalistas das grandes corporações que compraram as empresas que eles privatizaram, e ainda ficam sempre apoiando, financiando as ONG’s principalmente estrangeiras no Brasil… realmente todos estes atos que a direita realizou no Brasil durante o período FHC confirmam tudo o que o senhor disse, mas tudo isso é coisa da direita!!
    .
    Valeu!!

  9. BLUE EYES Assino embaixo e nessa perpetuação se encaixa tambem a elite chincheira que reune em um mesmo espaço tendencias de direita e de esquerda.Ate mesmo a globo ta nessa ao abraçar a causa da boiolização arquitetada pelo PT e dar enfase na liberação da maconha por FHC.São as novas armas de alienação e aliciamento pois ja se acercaram de simpatizantes de todas as esferas emanipulam o serviço publico e justiça.

  10. Ai oh 1maluquinho… acho que no final de contas, apesar das divergencias de opinião, o que queremos mesmo é um pais mais justo, mais ordeiro, com mais educação, saude, segurança e prosperidade para todos, com muita, mas muita DEMOCRACIA… e “morte” aos que tentarem nos tira-la, seja de que lado for, do alto, do baixo, da esquerda ou da direita… e VIVA o nosso SAGRADO direito de discordar… saudações!!!

  11. Caro Francoorp, acho que vc esta mal informado… FHC não pode ser de direita, uma vez que pertence a um partido de esquerda: “PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira (…)Fernando Henrique Cardoso, seu principal líder, era participante ativo de estudos nos grupos marxistas. (…)” (fonte Wikipedia); até nos EUA, democrata é esquerda, ainda mais socialista… outra coisa… não mais existem partidos de direita no Brasil… o que existem são pessoas mais esclarecidas que professam o ideal da tradicional familia patriarcal burguesa cristã, cujo valores estão amparados na classica filosofia helenista-judaico-cristã que atualmente sofrem todo tipo de perseguição difamatoria, principalmente pelos valores que apregoam… os revolucionarios tem suas raizes bem antes que Marx existisse… desde o iluminismo eles vem destruindo a civilização por onde passam… ai vai um segredinho, meu caro… não existe regime, de direita ou de esquerda sem moeda… e quem lida com moeda? capitou? toda revolução tem por traz os cunhadores de moedas, mais modernamente conhecidos com BANQUEIROS (ou máfia dos cambistas, como é conhecida no oriente e na Russia)… vcs que defendem tanto o nivelamento social, por baixo, diga-se de passagem, deveriam prestar mais atenção em quem está financiando seus “HERÓIS”… ali sim, está a raiz de todo o mau do mundo… “quero o mundo todo e + 10%)… são os filhos de Mamom… os pregadores do fim do sagrado e a instituição do materialismo dialético… esses querem o Leviatã, o grande governo global instituido e adorado por todos… por que vc acha que NENHUM, nenhum governo brasileiro ou estrangeiro se opos aos bancos, inclusive o do apedeuta? vamos estudar criançada… só não na cartilha do MEC… rsrsrs

  12. Assino embaixo de tudo o que você escreveu amigo Blue Eyes. Em que pese as batidas acusações de um suposto patrulhamento de direita nesse e em outros blogs, o que se verifica e exatamente o inverso. Existe sim um patrulhamento levado a cabo por esquerdopatas de plantão que em sua visão maniqueísta, onde eles lógicamente são o lado “bom” ou “legal”, tentam a todo custo desqualificar e rotular aqueles com os quais possui divergência. Adjetivos como “seguidor da cartilha Yankee”, “entreguista”, “vendido”, “traidor” são como doce na boca desse pessoal afinal são incapazes de defender com argumentos críveis e consistentes seus pontos de vista.

  13. HMS Tireless, agradeço o apoio… como disse anteriormente: também o 1maluqinho tem lá suas razões qndo expõe as raizes macunaímicas do caipira brasileiro… isso serve também a classe urbana semi cosmopolita nacional… quem não ouve fank (é assim que se escreve?), ouve corno-sertanejo-brega…rsrsrsrs… Em tempo; procurem saber quem está por traz do movimento de destruição da alma nacionalista brasileira (na verdade, mundial)implantando o fim da familia burguesa cristã tradicional… talvez consigamos ver através dessa cortina de fumaça… ensinam o certo como errado e o errado como certo… exemplos na educação, na saude e na justiça/segurança… o sujeito aprende que familia não é importante, o que importa e ser feliz, mesmo que seja não naturalmente; que falar/escrever errado é “normal”; que usar da lei de gerson é que é certo, uma vez que quem comete crimes tem direito a 4 refeições diarias melhor do que muito trabalhador tem com sua familia; ou seja, a agenda revolucionaria mundial está sendo implantada bem nas nossas fuças e não podemos nem falar nada, quiça protestar, pois os agentes do “politicamente correto” estão ai, como guardas revolucinarios espleitando-nos, não duvidem, talvez até aqui, neste espaço democrático…se não acordarmos e procurarmos estudar o que o marxismo (alguns chamam de social-democracia, que de democrata não tem nada… experimenta SUGERIR que saiam do poder… eles te matam…) trouxe de beneficio a qualquer estado que imprementasse suas ideias de internacionalização das nações e fim dos estados nacionais… é a nova ordem mundial que querem e provavelmente irão implantar… a nossa salvação pode ser os nacionalistas americanos e judeus… vão salvar o mundo novamente como na 2ª guerra mundial… quem viver verá…
    Eu reiterei esse pensamento porque acho muito apropriado ao caso em tela… apenas enfatizo que não possuo qualquer predileção aos norte-americanos, mas fatos são fatos…

Comentários não permitidos.