Índia e Alemanha planejam exercícios aéreos conjuntos

http://www.armybase.us/wp-content/uploads/2009/02/a-eurofighter-typhoon-aircraft-performs-during-the-inauguration-ceremony-of-the-aero-india-2009-at-yelahank.jpg

Financial Express – Tradução: Cavok

Ao mesmo tempo em que olha para a Índia como um mercado para o caça europeu Eurofighter Typhoon da EADS, a Alemanha está interessada em elevar a sua cooperação militar com o país indiano num outro nível, realizando exercícios conjuntos com a Força Aérea Indiana (IAF).

O chefe da Força Aérea Alemã (Luftwaffe) Lt Gen Aarne Kreuzinger-Janick disse que seu país estava explorando opções para um exercício conjunto de combate aéreo com a Força Aérea da Índia num futuro próximo. “Estamos em conversações com a Índia sobre exercícios conjuntos. Quando o novo chefe da Força Aérea da Índia, Air Marshal NAK Browne, visitar o país em setembro, os exercícios conjuntos serão o ponto mais importante da agenda”, disse Janick, acrescentando que os dois lados já haviam discutido a possibilidade de treinamento conjunto.

Enquanto a Índia vem realizando regularmente exercícios militares com países como os EUA, França, Reino Unido, Rússia e até China, houve apenas uma interação militar limitada com a Alemanha até agora. Atualmente, os oficiais estão passando por cursos de formação específica. “Nós temos um piloto realizando intercâmbio com os caças SU-30MKI,” disse o chefe da Força Aérea Alemã.

A Índia realiza exercícios de combate combinados com países aliados de vez em quando e é uma nação muito procurada pelos países da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para realização de jogos de guerra. O planejamento de cooperação celebrado com a defesa da Alemanha em 2006 é a base para a expansão da cooperação entre os dois países. Sob ele o intercâmbio regular de oficiais, incluindo o de chefes das forças armadas, consultas e de formação estão sendo realizadas.

O negócio da venda de 126 aeronaves Eurofighter Typhoon no programa MMRCA (MediumMulti Role Combat Aircraft ) no valor de 10,4 bilhões dólares é visto por muitos como um possível aprofundamento das relações entre os dois países. O chefe da Luftwaffe também disse que o consórcio Eurofighter está pronto para compartilhar tecnologia com a Índia num grau que ninguém jamais ofereceu.

A fim de vencer o desafio contra a francesa Dassault e o caça Rafale, a gigante de defesa europeia está transferindo algumas de suas operações para a Índia. A EADS já criou um centro de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia militar em Bangalore.

Fonte: Cavok

3 Comentários

  1. No aspecto político, o Typhoon leva vantagem, afinal são 4 contra 1. 🙂

    Vamos ver o que sai desse MMRCA.

    []’s

  2. Putz!! Esta é umas das notícias mais importantes de início de século: mostranos o começo da investida alemã sem os europeus na Ásia, sendo que os dois são candidatos ao CS. Um derrotado na segunda guerra e o outro que era colônia no século XX. Com o declíneo estadunidense vamos ver cada vez mais uma Alemnha autonoma por aí.

Comentários não permitidos.