Drones (aviões não tripulados): Agora Também na Rússia!

O consórcio russo “Vega” começará a construir aviões não tripulados para as Forças Armadas. No momento, os líderes mundiais nesse segmento são Israel e os Estados Unidos. Entretanto, os entendidos indicam que os resultados das buscas realizadas nessa área na Rússia são comparáveis aos internacionais e que num futuro já não distante poderá o País ocupar um lugar digno no mercado.

O primeiro passo importante nesse sentido já foi dado. O Ministério da Defesa decidiu que o fornecedor principal de aparelhos voadores não tripulados para o Exército será um produtor russo. Durante muito tempo, essa secretaria havia estado coordenando os parâmetros requeridos; portanto, essas buscas não haviam sido realizadas em série – contou em entrevista à nossa emissora Igor Korotchenko, membro da Mesa Diretora do Conselho Não Governamental junto ao Ministério da Defesa e redator-chefe da revista “Natsionalnaia oborona” (“Defesa Nacional”). E prosseguiu:

“Até o momento não foi adotada uma concepção harmoniosa de emprego de drones para as necessidades das Forças Armadas. Havia, portanto, umas dificuldades no referente aos requisitos por que as indústrias hajam de se pautar no desenvolvimento de uns produtos concretos. De uma maneira geral, o pensamento dos engenheiros russos sempre foi adiante dos aspetos práticos os quais têm estado gerando uns problemas.”

Algum tempo atrás, o Ministério da Defesa esperava poder preencher as necessidades em construção de drones por intermédio de fabricantes israelenses. Essa situação, entretanto, era devida em grande parte à “fuga de cérebros” a partir da União Soviética – assinala Igor Korotchenko. E continua:

Presentemente, Israel vai adiante de todos, graças à enorme experiência acumulada ao longo das décadas anteriores. E também por ter juntado um potencial científico e tecnológico colossal desde que um nutrido grupo de engenheiros e projetistas russos emigrou para Israel de posse de um know-how respetivo. Uma vez naquele país, passaram a desenvolver atividades no mesmo terreno.

Outros componentes importantes do mercado são os Estados Unidos e a Europa. Até o momento, a Rússia vai ficando atrasada – constata o especialista. – Todavia, logo num futuro imediato poderão os resultados das buscas nacionais alcançar o nível mundial. Atualmente, o emprego de drones já ultrapassou o âmbito exclusivamente militar. Eles são usados nas indústrias do petróleo e gás, para monitorar a situação ao longo de tubulações transportadoras, assim como para controlar o que se passa nas regiões suscetíveis a incêndios e para as necessidades do serviço meteorológico. Sabe-se também da experiência internacional positiva criada no emprego de tais aparelhos para o serviço policial.

Fonte: Voz da Rússia

10 Comentários

  1. Embora alguns meios midiáticos digam o contrário ,todos sabemos do potencial tecnológico russo,na aeronáutica,espaço,militar entre tantos outros,a fabricação de um vant de qualidade para Rússia não será nenhum bicho de 7 cabeças!

  2. Concordo com o Cesar Pereira e ainda digo que em breve os VANTS dos Vodkas estarao ao mesmo nivel senao superiores aos de Israel e EUA.

  3. Hummmm os Iranianos haviam abatido 4 drones da mais alta tecnologia Americana.A Russia pediu ao Irã para ve-los e para la enviou uma equipe especializada que os examinaram.O Irã desenvolveu tecnologia reversa encima desta contribuição involuntaria Americana rsrs Sera que os Russos pegaram carona rsrs rsrs

Comentários não permitidos.