Segundo ministro francês, os EAU devem ser o primeiro cliente estrangeiro do Rafale

Sugestão: Ozeias Neves da Rocha

Tradução: Fernando Valduga : Cavok

Os Emirados Árabes Unidos estão sendo considerados a melhor aposta da França num curto prazo para conquistar um acordo de exportação para o caça a jato Dassault Rafale, disse o Ministro da Defesa da França, Gerard Longuet, nesta quarta-feira.

A fabricante francesa ainda não encontrou um comprador estrangeiro para o caça multimissão Rafale, anunciado como um dos mais eficazes, mas também um dos caças mais caro do mundo.

O avião de caça do fabricante tinha chegado perto de conseguir um acordo de vários bilhões de dólares com o Brasil, mas o governo brasileiro adiou sua decisão até 2012 e a Presidente Dilma Rousseff parece estar favorecendo a rival norte americana Boeing com o caça F-18.

A Índia já definiu seus finalistas, com o Rafale dividindo espaço com o Eurofighter Typhoon num contrato de 126 jatos, e as negociações estão em andamente, embora Longuet pareça sugerir que pode ter atingido um obstáculo.

“Alguns países têm problemas de orçamento, como no caso do Brasil. Eles também podem ter problemas políticos, como no caso da Índia. Isso deixa os Emirados, onde as conversas estão avançadas”, disse ela a repórteres em Paris.

O ministro disse que os Emirados Árabes Unidos já não estava exigindo um motor mais potente, anteriormente uma condição para um acordo, e disse que acredita que as missões dos Rafale nos ataques aéreos na Líbia podem ter ajudado a influenciar o governo dos Emirados.

“As capacidades operacionais e de multi-função do Rafale estão sendo comprovadas diariamente com estes ataques”, disse ele. “O conflito da Líbia é uma demonstração clara de que a atual potência do motor é suficiente.”

Os Emirados Árabes Unidos tem estado em conversações com a Dassault desde 2008 sobre a compra de 60 jatos Rafale, um acordo estimado em 10 bilhões de dólares, para substituir sua frota de Mirage 2000 que adquiriu em 1983.

As conversas com o Brasil vêm acontecendo há anos, e a Dassault chegou perto de um acordo com o ex-presidente Luis Ignácio Lula da Silva. Mas que foi posta em dúvida por sua sucessora a Presidente Dilma Roussef, que exigiu uma revisão das propostas de todos os finalistas, quando ela assumiu o cargo no início de 2011.

Na semana passada, o Ministro da Defesa brasileiro Nelson Jobim disse que o governo não vai reexaminar as propostas até o início de 2012, uma vez que precisava se concentrar em sua agenda doméstica.

“O Rafale não foi descartado, mas esta decisão não é a prioridade principal da Presidente Dilma Roussef no momento”, disse Longuet em Paris.

Em relação à negociação com a Índia, Longuet disse estar confiante de que o governo preferiu o Rafale e que a decisão final será mais técnica do que política.

“As coisas parecem ter um bom cenário”, disse ele, acrescentando que no caso da Índia, também a Líbia parece ter tido um efeito positivo.

Fonte: ReutersTradução: Cavok

14 Comentários

  1. Se a adoção de um motor mais potente foi descartado pelos EAU, fica mais fácil para os franceses atenderem as solicitações.

    Agora vai! 🙂

    ps.: Na Índia parece que as coisas não indo bem….

    []’s

  2. É mesmo é rsrs rsrs Eu duvido rsrs rsrs A unica esperança,a unica possibilidade é esta celebre frase virar profecia “ELES AINDA NOS DARÃO ESSE CAÇA DE GRAÇA” rsrs rsrs

  3. Todos sabemos que o governo esta é só perdendo tempo e agora é dinheiro tamben, que seria economizado com pechincha como disse o carlos argus. E a hora que esse caça vender o primeiro os próximos vão ser como os seus antecessores, o mirage, sucesso de vendas.

  4. Pechincha não se faz de pronto e sim aguardando o melhor momento para expo-la ao vendedor.Se o Brasil agisse impulsivamente como a maioria dos blogs do genero e os frequentadores sugerem estariamos com essa JACA na mão de manutenção operativa,reposição e serviços fora do orçamento da FAB.O ST tambem é um recordista de vendas.O F18 tambem é um recordista de vendas.Existem muitos vetores versateis.Parece que ate agora ninguem ainda não entendeu que não priorizamos caracteristicas ou performances mas sim autosuficiencia e independencia tecnologica e nesse contesto o vetor que vier a ser adiquirido é o fator menos importante.Quem de voces garante e atesta que a Dessault e seus associados cumprirão na integra tudo o que estão prometendo?Vejam o programa EC725,as Forças Armadas estão torcendo o bico para ele pois não se encaixa na integra como eles desejariam alem dos Franceses alegarem que determinados sensiveis não podem negociar pois pertencem a parcerias deles.A Dilma não é Lula que impulsivo e sugestionado por um MD-X9 e Lobbysta quase fez cagada.Ela é exigente,detalhista e esta no caminho certo.E não pensem que porque ela sinaliza com intenção de entendimento com os EUA que isso signifique que esteja inclinada ao F18 ou voces tambem pensam que incorreriamos neste erro e viveriamos por uns 50 anos revitalizando-o???Acalmem-se dondocas,poderemos ter aeronaves de reforço,muito boas e novas de pronta entrega mas a cada instante se evidencia a concretização de um sonho,a fabricação de um caça 5.0 nacional e o DNA dele não é de nenhum dos 3 do falecido FX.Atravez de vazamento de informação de um alto militar Russo chegou a ser noticiado no New York Times e depois sumiu da midia GDA que a Russia desenvolveu em segredo um caça de quinta geração que estava sendo oferecido somente ao Brasil e a India.Não é o PAK.Pode ser uma variante do SU35BM e eles tambem ja ofereceram ao Brasil assessoria para projetarmos,desenvolvermos,fabricarmos um 5.0 totalmente nacional e isso foi dito publicamente e deve ter sido endosado na correspondencia sigilosa que a Dilma recebeu de Medvedev antes de embarcar para Pequin.Essas coisas correm em segredo de estado.Enquanto vivemos trocando especulações sobre essa ou aquela preferencia de vetor para a FAB algo secreto esta sendo acordado e lhes garanto que o MD-X9 Yankee ta boiando.Quem confiaria que ele não repassaria essa informação para seu patrão Tio San??????????Os Americanos ja entenderam nossas posições diplomaticas e ja as aceitam pois somos um pais independente,estrategico logistico e geopoliticamente tambem a eles e não tem mais essa de que não podemos comprar o SU35BM ou ate o J20 por impossição deles.Esse tempo acabou e so ainda vive na mente dos borra-botas e dos baba-ovos.

  5. Adriano amigo, ninguem aqui esta operdendo tempo, Olhando do lado politico e total a favor do povo devemos cair do lado da Dilma, pois antes de propostas militares temos de ver o povo, na adianta fazermos igual os indianos, que o povo morre e eles investem em arms. Claro que eles tem o motivo e as brigas deles. Ja nos nao temos brigas entao porque tanta presa. Claro, precisamos investir em nossas forcas, pois e uma prioridade do povo tambem estar protegido, mas isso para 2012 fioca otimo se nos formos pegar aquele ano para investir seriamente, como iniciar a compra de mais 1 tipo de subs nuclear, de outro pais ou sendo construido nosso, pois seria muito bom termos uma diversidades no arsenal. Mas como maluquinho disse o Rafale vai vir sim, muito mais barato do que eles pensam. tanto porque nos aproximarmos dos Franceses e uma prioridade a nosso pais. tanto porque eles investem em arms e vamos imbalados. sem dizer que sao muito mais confiaveis do que os Russos ou os EUA…

  6. 1maluquinho queira Deus que vc esteja certo,o Rafale é bom,mas o preço é deveras salgado,o F-18 é velho e virá míope e desdentado o Sueco é apenas um avião de papel que quando pronto atenderá as exigências operacionais de um país pequeno como a Suécai e não um país continental como o nosso.
    Com relação as informações sobre um possível novo projeto de caça Russo ofercido ao Brasil e ìndia,se esta notícia se confirmar tenho a intuição que este caça será um caça leve,talvez a versão siberiana do F-35.
    Ainda lembro que os Russos estavam preocupados com a MIg e precisariam fazer alguma coisa para salva-la,então tenho a intuição que este projeto fique a cargo do OKB Mig e assim se manteria a velha doutrina soviética para caças:os maiores e melhores caças para a Sukhoi e os menores para a Mig.
    Acho que este pode ser “Pakinho”.

    PS: isto tudo é chutômetro.

  7. LUCAS a Dilma não é problema e muito pelo contrario é a solução mas esta atrelada a ratazanas e coligações.Te garanto meu amigo que todas as noites que ela deita para dormir ela reflete em tudo e creio ate num piripaque momentaneo de TPM de alta intensidade com ela jogando tudo pro alto e fazendo um governo realmente com sua cara.O simples fato dela assumir o poder no Brasil calou as Ratazanas Morales e Chavez.Percebam como estão sumidinhos em suas arrogancias.Eu creio que tudo aquilo que ela um dia sonhou poder fazer para o Brasil e o povo Brasileiro em sua juventude cresceu e amadureceu em seu interior.Se não bastasse somente as pressões coligacionais e partidarias existem as forças ocultas que são o sistema que se enriquece e manipula e que no fundo sempre deu suporte para quem esta no poder.Ou se faz o jogo dos especuladores e oportunistas ou não se tem governabilidade.A historia ainda nos reserva a maior de nossas glorias,nos libertarmos desta escravidão politica.

  8. VOVOBRAZUK meu amigo essa informação vazou num jornal local Russo atravez de um reporter que a recebeu de um militar.Chegou a ser citada no The New York Times mas foi abafada.Pode ser isso que voce falou,pode ser uma variante do SU35BM/S.Com certesa não é o PAK-FA pois o mesmo ja esta com a participação dos Indianos.A pergunta de Medvedev a Dilma em pequim se ela tinha recebido a correspondencia secreta e a confirmação da mesma gerou euforia no Russo.Posterior declarações de nossa comitiva indagada sobre o assunto foi so pra disfarçar.Não se esqueçam tambem do ultimo 7 de setembro com a visita inesperada e as pressas do comandante militar Chines ao Brasil passando primeiro por Bogota para disfarçar.Os Americanos ja sabem e aceitam que perderam o FX.Os Suecos contam com a sorte.Os FRanceses se desesperam pois veem em nós a unica esperança real da sobrevivencia do projeto.Jamais contestei ser o Rafale um excelente vetor mas não é o melhor.A turma se apega muito em hora voo mas o mais essencial é manutenção,reposição e serviços e ele esta muito alem do orçamento da FAB.Jamais se disse tambem publicamente que o preferido do alto comando no FX1 era o SU.Seu cancelamento foi por impossição Americana justamente para o SU não ganhar.Que bom Tio San valeu mesmo,agora o teremos bem mais sofisticado e muito mais mortifero.

  9. Concordo comtigo,desde de o FX1 o SU era sem a menor dúvida um caça extra-classe,sem contar com o pacotão oferecida ao ex-ministro Mangabeira Unger,mas forças ocultas nos sabotaram de novo,e ainda tem gente masoquista que defendem esses miseráveis.Respeito e admiro muito a tecnologia americana,mas tenho repúdio por sua classe política,que considero pior que a nossa.
    Rezo para que Dilma jogue uma pá de cal no FX2 e mande Jobin passear pela torre eiffel.No mais é só torcer.

Comentários não permitidos.