Defesa & Geopolítica

Fincantieri lança a primeira fragata italiana da Classe FREMM

Posted by

Aconteceu neste sábado (16), no estaleiro Riva Trigoso, localizado em Genova, Itália, o lançamento da primeira fragata da Classe FREMM destinada à Marinha da Itália,  construida pela Fincantieri.

Batizada com o nome de Carlo Bergamini, em homenagem ao almirante italiano que teve destacada atuação durante a II Guerra Mundial, a embarcação é produto de um acordo de cooperação franco-italiano de desenvolvimento conjunto. A contratista principal do programa de construção dessas fragatas na Itália é a Orizzonte Sistemi Navali, joint venture formada pela Fincantieri (51%) e Finmeccanica (49%). Na França, a contratista principal é a Armaris, joint venture composta pela DCNS e Thales.

A fragata, cuja entrada em serviços está prevista para os primeiros meses de 2012, reunirá um alto grau de flexibilidade operacional, permitindo sua atuação dentro de uma vasta gama de situações táticas. Medindo 139 metros de comprimento e 19,7 metros de largura, o navio terá um deslocamento de 5.900 toneladas quando totalmente carregado. A Carlo Bergamini foi projetada para navegar a uma velocidade máxima de 27 nós e operada por um efetivo de 145 tripulantes.

Os planos da Marinha da Itália prevêem a incorporação de 10 fragatas FREMM para substituir as das Classes LupoMaestrale, construídas pela Fincantieri nos anos de 1970.

Fonte: Tecnologia&Defesa

4 Comments

shared on wplocker.com