Fincantieri lança a primeira fragata italiana da Classe FREMM

Aconteceu neste sábado (16), no estaleiro Riva Trigoso, localizado em Genova, Itália, o lançamento da primeira fragata da Classe FREMM destinada à Marinha da Itália,  construida pela Fincantieri.

Batizada com o nome de Carlo Bergamini, em homenagem ao almirante italiano que teve destacada atuação durante a II Guerra Mundial, a embarcação é produto de um acordo de cooperação franco-italiano de desenvolvimento conjunto. A contratista principal do programa de construção dessas fragatas na Itália é a Orizzonte Sistemi Navali, joint venture formada pela Fincantieri (51%) e Finmeccanica (49%). Na França, a contratista principal é a Armaris, joint venture composta pela DCNS e Thales.

A fragata, cuja entrada em serviços está prevista para os primeiros meses de 2012, reunirá um alto grau de flexibilidade operacional, permitindo sua atuação dentro de uma vasta gama de situações táticas. Medindo 139 metros de comprimento e 19,7 metros de largura, o navio terá um deslocamento de 5.900 toneladas quando totalmente carregado. A Carlo Bergamini foi projetada para navegar a uma velocidade máxima de 27 nós e operada por um efetivo de 145 tripulantes.

Os planos da Marinha da Itália prevêem a incorporação de 10 fragatas FREMM para substituir as das Classes LupoMaestrale, construídas pela Fincantieri nos anos de 1970.

Fonte: Tecnologia&Defesa

4 Comentários

  1. Já disse que nos tempos de hoje , marinha boa é a que voa ou está submersa e já estamos cuidando disso.
    Quanto ao policiamento ostensivo fardado, que é a marinha que flutua projetando força, sou 100 % a favor de fazermos acordo com a Itália. Temos antecedentes juntos na segunda guerra mundial, estamos forrados de descendentes deles, inclusive eu, mais o Xavante o AMX e por aí vai.o Terrorista que se lasque.

  2. Seja a FREMM à parmegianna ou com scargot, ou até mesmo as Type 26, que venham logo, porque as Niterói já devem estar beirando os 40 anos comissionados, deveriam ter dado baixa já.

    Não acredito que teremos mais de 18 Escoltas, 6 FREMM e os restante poderão ser versões maiores das Barroso.

    []’s

Comentários não permitidos.