Começam oficialmente neste sábado os 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011



Presidenta Dilma e ministro Nelson Jobim vão participar da cerimônia de abertura, que deverá reunir 30 mil espectadores no estádio do Engenhão

Brasília, 15/07/2011 – Começam neste sábado (16), com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, os 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011. Batizados de “Jogos da Paz”, eles constituem o maior evento esportivo militar do mundo. Mais de 4 mil atletas de 113 países participarão das competições. A cerimônia de abertura está prevista para começar às 17h, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão.

São esperados mais de 30 mil espectadores, além de autoridades civis e militares. Os portões do estádio estarão abertos já a partir das 14h, a fim de permitir que a população possa assistir ao festival de cores, luzes e música a ser exibido no estádio.

Idealizado pelo cenógrafo e diretor Abel Gomes, o espetáculo de abertura terá cerca de 2.300 participantes, que vão fazer o Engenhão virar mar, floresta e se transformar, também, no mundo imaginário infantil da brincadeira de soldado. O evento será transmitido pelas emissoras de televisão parceiras dos Jogos Rio 2011 no Brasil e do exterior.

A primeira parte da festa será dedicada às belezas naturais do Brasil e sua fauna diversificada. Com alegorias e figurinos assinados pelo carnavalesco Chiquinho Spinoza, entrarão em cena golfinhos, cardume de peixes, tamanduás, formigas e borboletas, entre outros. Um dos destaques é uma sucuri de 22 metros de comprimento, com partes articuladas, que promete impressionar o público no Engenhão.

Na segunda parte, será a vez do imaginário infantil. Crianças e adolescentes vestirão fantasias com as cores da bandeira brasileira – branco, azul, verde e amarelo – durante a apresentação. A maioria foi selecionada no Projeto Forças no Esporte, do Ministério da Defesa, criado em 2003, e que faz parte do Projeto Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes. Ambos promovem a inclusão social de jovens pela prática esportiva.

Durante a entrada das delegações, a bandeira de cada país participante será iluminada. Um telão instalado próximo ao palco dos artistas mostrará todos os detalhes da cerimônia.

A competidora de vela Isabel Swan, da Marinha do Brasil, proferirá o juramento do atleta em nome de todos os esportistas presentes. A pira olímpica, em seguida, será acesa pelo atleta do século XX, o Pelé, em um palco situado no setor Sul do Engenhão. Pelé foi escolhido pelos organizadores por já ter representado as Forças Armadas na seleção de futebol militar no início de sua carreira.

A parte final da festa acontecerá, a partir das 19h30, com fogos de artifício e shows dos artistas Alcione, Dudu Nobre, Diogo Nogueira e escolas de samba.

Prefeitura divulga esquema de trânsito

A Prefeitura do Rio montou um esquema especial de trânsito para as cerimônias de abertura e encerramento da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, marcadas para o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), nos dias 16 e 24 de Julho de 2011. As interdições e desvios funcionarão das 13h até 0h nos dois dias de evento.

A escolha do Brasil para sediar os 5º Jogos Mundiais Militares aconteceu em maio de 2007, em Burkina Faso, na África Ocidental, durante reunião do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) – a entidade que organiza o evento. O Brasil disputou com a Turquia o direito de sediar os jogos. No julgamento final, a infraestrutura esportiva já estabelecida no Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos, a experiência na realização de grandes eventos e o apoio demonstrado pelas autoridades locais ao projeto foram decisivos para a vitória do Brasil.

Saiba mais sobre os 5º Jogos Mundiais Militares no sítio oficial do evento:
http://www.rio2011.mil.br/

Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070