30 mil pessoas compareceram ao evento realizado no Engenhão, que contou com as presenças da presidenta Dilma e de Pelé
Rio de Janeiro, 18/07/2011 – Foi uma festa da qual o Rio de Janeiro não esquecerá. Nas arquibancadas, um público estimado em 30 mil pessoas coloriu, com camisas e bandeiras, cada canto do Engenhão. Fora delas, banda de músicos, esquadrilha da fumaça e coreografias arrojadas fizeram a plateia comemorar cada instante do espetáculo como se fosse um gol de seu time.
Foi assim, na presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, que se deu a abertura, no último sábado (16), dos 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011, na capital fluminense. “Declaro aberta a 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar. Desejo boa sorte a todos. Muito obrigada”, pronunciou a presidenta Dilma, da Tribuna de Honra.
Antes mesmo de sua fala, o desfile das delegações, sob efeitos especiais, marcou a entrada triunfal dos competidores militares no estádio. Silvia Nobre, primeira mulher indígena a ser oficial das Forças Armadas brasileiras, hasteou a bandeira nacional. E o já consagrado atleta Jadel Gregório, instantes depois, iniciou a condução da tocha que Pelé, o eterno rei do futebol, usou para acender a pira e coroar o espetáculo.
Outro momento que arrancou entusiasmados aplausos do público foi a apresentação da canção Aquarela, pelo cantor e compositor Toquinho, com seus versos sobre desenho, sol, chuva e papel, que inspiraram a realização de coreografias e a exibição de figuras na parte central do estádio.
Artistas da música também cantaram no espaço de 5 mil metros quadrados montado no setor Norte do Engenhão. O grupo Paralamas do Sucesso entoou “Tropa da Paz”, enquanto Arion, mascote dos Jogos, e os integrantes de sua turma desceram do alto do estádio por uma corda. Zizi Possi interpretou a canção “A Paz”.
Competições em 20 modalidades
Em oito dias de competição, mais de 4 mil atletas se dividirão em provas no próprio Engenhão, no Parque Aquático Maria Lenk e no Maracanãzinho, entre outros locais, para representar o Brasil e mais 112 países inscritos no evento. Além de ser o maior acontecimento esportivo militar, os chamados Jogos do Paz são o terceiro maior evento esportivo do mundo, depois das Olimpíadas e da Copa.
Ao longo das competições, o Brasil será representado por 268 atletas que disputarão todas as 20 modalidades dos jogos: atletismo, boxe, basquete, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tiro, triatlo, vela, vôlei, vôlei de praia, orientação, paraquedismo, pentatlo naval, pentatlo militar e pentatlo aeronáutico.
Além de Dilma Rousseff, a solenidade de abertura dos Jogos da Paz contou com as presenças do Ministro da Defesa, Nelson Jobim; do Ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do Presidente do CISM (Conseil International du Sport Militaire), Coronel Hamad Kalkaba Malboum; do Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, Presidente da Comissão Desportiva Militar Brasileira; e do coordenador geral do Comitê de Planejamento Operacional do Rio 2011, General-de-Brigada Jamil Megid Júnior.
Saiba mais sobre os 5º Jogos Mundiais Militares no sítio oficial do evento:
http://www.rio2011.mil.br/
Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070
7 Comments