Venezuela ultrapassa Arábia Saudita em reservas de petróleo, diz Opep

http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2008/04/29/oil10c.jpg

Sugestão: Edu Nicácio

Reservas chegaram a 296,5 bilhões de barris em 2010, alta de 40,4%.
País passa a ser o detentor da maior reserva do mundo, segundo boletim.

As reservas confirmadas de petróleo cru da Venezuela ultrapassaram em 2010 as da Arábia Saudita, segundo boletim anual divulgado nesta segunda-feira pela Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep). Até 2009, a Arábia Saudita aparecia com o maior volume de reservas.

PAÍSES COM MAIORES RESERVAS, SEGUNDO A OPEP
Em bilhões de barris
Venezuela 296,5
Arábia Saudita 264,5
Irã 151,1
Iraque 143,1
Kuwait 101,5
Emirados Árabes Unidos 97,8
Rússia 79,4
Líbia 47,0
Casaquistão 39,8
Nigéria 37,2

Fonte: Organização do Países Exportadores de Petróleo

De acordo com a Opep, as reservas confirmadas da Venezuela chegaram a 296,5 bilhões de barris em 2010, o que representa um crescimento de 40,4% em relação ao ano anterior. A Arábia Saudita registrou reservas de 264,5 bilhões de barris, mantendo o mesmo nível de 2009.

O Irã aparece no boletim como o detentor da terceira maior reserva (151,1 bilhões), alta de 10,3% em relação a 2009. As reservas do Iraque registraram alta de 24,4%, alcançado 143,1 bilhões de barris.

Reservas do Brasil atingem 12,85 bilhões
Segundo os dados da Opep, as reservas do Brasil chegaram em 2010 a 12,85 bilhões de barris, alta de 0,4% frente em relação ao ano anterior. Nas Américas, as reservas brasileiras só são menores que as da Venezuela e dos Estados Unidos (19,1 bilhões). O México aparece em 4º lugar, com 11,6 bilhões de barris.

Analistas têm dúvidas se todas as descobertas de petróleo da Venezuela são economicamente viáveis, já que a maior parte é de petróleo pesado e extrapesado da Bacia do Orinoco, cuja extração é considerada mais difícil e mais cara. As estatísticas venezuelanas, que anteriormente eram controvertidas, agora são consideradas mais confiáveis, depois de a Agência Internacional de Energias (AIE, da ONU) revisar seus critérios de cálculo, no mês passado.

Segundo a Opep, as reservas de petróleo bruto de todos os países membros totalizavam 1,193 trilhão de barris no fim de 2010, com um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior.

Fonte: G1


9 Comentários

  1. Para os puxa saco falando que a Venezuela tem su-30, tem melhores avioes olhem essa noticia: Três em cada quatro helicópteros militares venezuelanos estão encalhados por falta de peças de reposição e dificuldades de pessoal na realização da inspeção e manutenção, de acordo com um documento que reflete as principais deficiências operacionais da organização militar.

    O documento obtido pelo The Miami Herald revisão apenas 13 das 52 aeronaves atribuído ao Exército foram capazes de ser pilotado no final de maio, enquanto os outros estavam à espera de ser reparados ou foram armazenados pendentes as inspecções necessárias.

    A maior parte da unidade defeituosa ou manutenção é aguardando unidades tecnologia russa foram recentemente adquiridos pelo governo de Hugo Chávez, de acordo com o relatório para o comandante do batalhão de helicópteros do Exército.

    Forças Armadas da Venezuela enfrentam maiores dificuldades em incorporar compras maciças de armas russas e chinesas pelo governo venezuelano, devido à falta de treinamento de pessoal e manutenção para uso desta tecnologia e por problemas no fornecimento de peças sobressalentes e componentes, disseram especialistas.

    Estas equipas, já adquiridos ou estão em processo de ser adquirido como parte de uma onda de compra de armas especialistas colocam em cerca de $ 15,000 milhões, inclui também dezenas de tanques, aviões, barcos, sistemas de radar e baterias de mísseis antiaéreos .

    Muitas dessas aquisições, no entanto, têm-se revelado difícil de se adaptar ao Exército venezuelano disse Joseph Hill, um exílio tenente venezuelano que tem acompanhado de perto.

    Isso é o que está sendo refletida no caso de novos helicópteros, disse ele.

    “Aeronaves russas estão mostrando um monte de falhas que têm levado muitos deles para estar no estado para baixo e permanecer assim, porque existe um sistema logístico adequado para manter essas unidades”, disse ele.

    Algumas das unidades afetadas não passar de ano e meio de serviço.

    Apenas quatro dos 20 Mi-17V-5 que a Venezuela comprou em um contrato assinado em 2006, são capazes de tomar o vôo. 20 destas aeronaves, dois foram perdidos em acidentes no ano passado e os 14 restantes são presos pela falha e falta de inspecções, disse o documento.

    As últimas quatro dessas unidades vieram para o país sul-americano no ano passado.

    Outras unidades que têm problemas são os dez helicópteros de ataque Mi-35. Um deles é listado como disponível no relatório.

    O documento enumera três helicópteros de transporte Mi-26, nenhum dos quais era capaz de ser conduzido.

    Rocío San Miguel, presidente da ONG Sociais Watch, disse que os problemas que assolam o reset do Exército e da Força Aérea Venezuelana.

    “Aeronaves que acabaram de chegar em casa há apenas um ano estão encontrando nenhuma linha de reposição natural, que trabalhou com o sistema americano, que era muito mais conveniente”, disse San Miguel, cuja organização monitora o setor militar venezuelana.

    As operações também estão sendo afetadas pela maneira como eles estão tomando decisões da manutenção de linha das Forças Armadas, disse.

    “Nós estamos encontrando muitas disfunções diferente”, disse San Miguel. “Atores Speakers muitos fora das próprias instituições. A Força Aérea, por exemplo, uma vez que tinha o controle do processo de manutenção. Hoje, a Força Aérea perdeu o controlo orçamental para manter seus sistemas operacionais. ”

    Muitas dessas decisões são feitas diretamente por entidades que dependem da Vice-Presidência da República e não por suas próprias forças armadas, acrescentou.

    Hill disse que alguns dos equipamentos adquiridos sejam danificados rapidamente no clima quente da Venezuela, porque muitos deles são projetados para operar em países frios e porque o pessoal não tem sido devidamente treinados para mantê-los.

    “Esta é uma tecnologia diferente que nós temos, tradicionalmente empregadas. Muitos de nossos oficiais e sargentos foram treinados em os EUA e, agora, trabalhar com computadores cujas instruções estão em outra língua e usar uma terminologia diferente “, disse ele.

    Mas mesmo American-made helicópteros a maioria dos quais têm muitos anos de serviço amostras, disse o relatório.

    Apenas dois dos 12 helicópteros Bell 412 estavam operando SP, o resto esperava falhas ou supervisão adequada. A unidades Rangers situação semelhante registrado 206 e Sikorsky, que ainda mantém o Exército venezuelano.

    Hill disse que o estado deplorável de helicópteros do Exército são é ilustrativo do estado geral dos outros ramos militares venezuelanos.

    “Este é um retrato exato do que está acontecendo dentro das Forças Armadas Nacionais e particularmente dentro da Força Aérea”, disse Hill, antes de sublinhar que a Venezuela adquiriu recentemente um grande número de aeronaves russas e chinesas.

    “Eles estão enfrentando uma situação semelhante e estimamos que o número dessas aeronaves estão operacionais é inferior a 30 por cento”, disse ele.

  2. Quem dria q o > produtor de petrólwo está na AS…?!?! Agr, cuidado venezuela, é por isso q o Chavito está se armando até os dentes eles já sabiam desse maga poço…coisa q o BRASIL está descuindando: a segurança , c tanto corsários a n volta…p ontem.

  3. leonardo_sp, Não sei se é a maior, mas é muito grande e tem mais a ser descoberta.

    Agora a Venezuela tem petróleo para se tornar país de primeiro mundo e de quebra alavancar todos seus vizinhos, e ainda sobra petróleo para umas 100 gerações!

  4. acordem ter não é o mesmo que produzir a Opep e seus dados errados e venezuela tem petrolio mais não o leve ele tem o chamado petrolio pesado que custa uma fortuna para trasforma ele em leve esse tipo leve é melhor por que se gasta menos pra fazer combustives se a venezuela tem imagina a gente que nunca viu as reservas fica no orinoco só tem grama então vamos pensar só tem grama imaginam que tem de baixo da amazonia.

  5. ..sou seja, no BRASIL, na Amazônia Brasuca tem um pocinho tbm, por extençãoe tabela…temos FAs capazes ie, equipadas p efetuar uma real defesa dos n interesses?!?! Cadê os caças , ò dilma?!?!p ontem.

  6. Chavito com seus petrodólares.
    Mas ficar apenas se armando, e criando uma força paramilitar interna não vai resolver os problemas do seu pais. Deveriam seguir o exemplo dos EAU, onde usam a riqueza do petróleo, para diversificar sua economia, preparando a mesma para uma era sem petróleo.

    []’s

  7. Vamos ver o que a Venezuela irá fazer com todo esse Petróleo.
    Mas Chavez tem que ficar esperto,pois quando a carniça petroleira do Oriente se esgotar,os corvos irão sobrevoar a Venezuela!

Comentários não permitidos.