Mais de 3 milhões de brasileiros vivem hoje no exterior

O iG teve acesso exclusivo a levantamento do Itamaraty que mostra onde estão os cidadãos que vivem em outros países.

Mais de 3,1 milhões de brasileiros vivem no exterior, segundo levantamento do Ministério das Relações Exteriores obtido com exclusividade pelo iG. Os números têm como base a apuração feita por consulados e embaixadas em 2010. Do total, quase a metade dos brasileiros fora do país está nos Estados Unidos.

Brasileiros no exterior

O estudo é usado pelo Itamaraty para definir melhor suas políticas públicas e formas de atendimento aos brasileiros fora do país. O entendimento oficial é de que, onde quer que estejam, trata-se de cidadãos e é responsabilidade do Itamaraty receber bem esses brasileiros e atender suas demandas consulares.

Segundo Sueli Siqueira, professora do Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre Desenvolvimento Regional (Neder) da Universidade Vale do Rio Doce, em Governador Valadares (MG), historicamente, os consulados brasileiros não atendem bem quem os procura, mas, nos últimos anos, essa situação melhorou bastante.

Matrícula consular

Recentemente, os consulados já aprenderam a lidar melhor com presos ou deportados, exemplifica Sueli. “Hoje o tratamento é muito bom, com diplomatas treinados a receber bem”, diz ela. Recentemente, o Itamaraty divulgou, por exemplo, uma cartilha de orientação jurídica a brasileiros no exterior.

O histórico, porém, faz com que Sueli acredite serem subestimadas as estimativas do governo. “O receio ainda é muito grande em procurar os consulados e dar informação, principalmente aos ilegais.”

O núcleo Brasileiros no Mundo, do Itamaraty, informa que os consulados jamais denunciam um cidadão brasileiro em situação de ilegalidade no exterior e recomenda que, todo brasileiro vivendo fora do país, procure as representações do Brasil na região onde está para apresentar a chamada “matrícula consular”.

Com essas informações apresentadas assim que chegar no local e sua devida atualização, fica mais fácil, por exemplo, para o governo saber quantos brasileiros foram atingidos por tragédias, como as que atingiram o Japão neste ano, ou pelos conflitos recentes na Líbia. No 11 de setembro, por exemplo, o governo brasileiro tinha uma estimativa inicial de centenas de brasileiros atingidos pelos ataques, mas, após as apurações, foram três os falecidos.

Novas tendências

Com informações melhor apuradas, ano após ano, o Itamaraty quer poder identificar também tendências e fluxos migratórios. Com o crescimento econômico vigoroso do Brasil nos últimos anos e a crise mundo afora, por exemplo, alguns brasileiros no exterior começaram a retornar ao país, em busca de melhores condições de vida.

Para Sueli, do Neder, a migração entre países é motivada principalmente pelo desejo de consumo, que é cada vez mais disseminado no Brasil. “As pessoas hoje emigram para conseguir uma casa grande e um carro bom, diferente dos europeus que vieram para cá (no começo do século passado). Vivemos hoje a era da civilização global.”

Fonte: Último Segundo

10 Comentários

  1. Procurei os serviços consulares do Brasil em Portugal, Marrocos e Rep Tcheca, em todos os casos sempre fui muito bem atendido e me foram d epronto resolvidos todos os problemas.
    Gostaria aqui de deixar o relato de que muitos brasileiros reclamam, mas sem razão, muitos nem sabe o que é que querem mesmo tendo disponível na internet todas as informações, além disso há telefones e atendem ao contrário de consulados de outros países, falo isso pois sei do que estou falando.
    posso contar aqui uma história se quiserem, e se passou comigo em razão de um problema no Marrocos e terão idéia de como funciona, mas vai requerer uma redação daquelas quilométricas.
    posso resumir dizendo que o atendimento sempre foi bom e 24 h, cheguei a ligar no telefone de emergência as 6 da manhã e fui atendido de imediato com as informações devidas.
    Não posso de maneira alguma generalizar a todos os Brasileiros nem a todos os consulados, porém, a minha experiência diz o contrário do que muitos reclamam.
    Já experimentei outros serviços consulares de outros países e em todos os casos posso afirmar, são de péssima atendimento.
    Poucas informações e esperas infinitas, com exceção do da Alemanha que tem um serviço padrão e referencia.
    como disse, posso relatar apenas os casos pessoais e não generalizar, mas acho que o Brasileiro reclama sem razão.
    sds
    E.M.Pinto

  2. Tudo bem, + pq motivos tem tantos BRASUCAS tentando fazer a vida no exterior? Eu mesmo a mt anos atrás , no boom do petróelo Venezuelano quaser imigrava.Razão: MISARABILIDADE,trabalhar tanto e ñ ter nada. Morar em um barraco sem infraestrutura, subemprego,..sou um sobrevivênte. Até o green card eu tentei, confesso. O BRASIL ainda está uma meia-merda,+ já foi uma merda inteira,e precisa melhorar + p o povão, nós negros e filhos em tudo, esses 73% da populalação. Constatação e palavras de um sobrevivênte.P Ontem.

  3. Essa notícia é boa e ruim ao mesmo tempo, pois o Governo Brasileiro gasta muito dinheiro com as nossas embaixadas e consulados. Somos um país rico, né ? Toda fonte de cabide de empregos públicos, eu não gosto.
    Essa cultura de políticos indicarem cargos veio dos EUA. Na França, funcionário público é coisa séria e a população gosta deles.
    Com a Internet, pode-se receber orientação em qualquer país do mundo. Não precisa montar em todos os países estruturas diplomáticas dispendiosas, a não ser que tenha muitos brasileiros no país.

  4. Concordo !!! Sempre fui bem atendido quando necessitei de algo… Na embaixada brasileira em Beirute, Líbano, e no consulado brasileiro em NY, que era um programa e tanto…na época funcionava no 27 andar de um dos prédios do Rockfeller Center…bons tempos !!! SDS.

  5. E.M.Pinto não esta sendo noticiado na midia mas esta ocorrendo conflito entre Indios Isolados Brasileiros com etnias Canibais Peruanas.As poucas noticias informam que existe um numero ainda não oficial de mortos.Foi avistado por pessoas regionais um grande aparato de militares Brasileiros e Força Nacional se dirigindo ao local do conflito.O Peru ja vem a algum tempo permitindo grande madeireiras e multinacionais explorarem sua selva e 75% da Amazonia Peruana esta entregue a essas empresas.Os Indios Peruanos acabam se refugiando em territorio Brasileiro e são seculares rivais de nossas etnias isoladas http://www.acrenoticia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3165:indios-kaxinawas-travam-briga-com-canibais-em-reserva-do-alto-acre&catid=104:geral&Itemid=28 Este problema é grave e a intensificação do mesmo pode prejudicar o Brasil.O problema torna-se ainda mais complexo pois essas nossas etnias são selvagens e nunca interagiram com o homem civilizado. http://montedo.blogspot.com/2011/07/tribos-isoladas-podem-estar-em-guerra.html

  6. CARLOS ARGUS não tem FUNAI e nem ONG,acho que voce não entendeu.Essas Etinias Peruanas e Brasileiras são póvos Selvagens que nunca tiveram contato com o homem branco.Tem ate CANIBAIS.Ate mesmo nossos Soldados com certesa serão recebidos a flexadas e eles não estão indo la para matar ninguem,somente para acabar com o conflito.Dá uma olhadinha nestas fotos da BBC Brasil e leia a materia http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/01/110131_tribosisoladas_pai.shtml O primeiro link que postei acima é de um site local o unico que noticiou um grande contingente do Exercito e Força Nacional se dirigindo ao local.Ninguem adentra esta area da floresta do Acre.Na NET esta cheia de materias desses conflitos que ja se arrastam a muito tempo mas ainda não tinha sido noticiado como foi pelo site local.Estas coisas são segredo de estado pois envolvem muitas outras coisas inclusive segurança nacional.

  7. Eu sei, q à Funai e n FAs ñ vaõ lá p matar, + se necessário se defender…a funai e seus ténicos cabe conctatar e “falar” c os indios canibais…o resto vai ocorrer lentamente, até pq indios ñ tem fronteira, + tem território…Valeu, Sds.

Comentários não permitidos.