Defesa & Geopolítica

Vídeo: AASM atinge alvo em movimento à 80 Km/h

Posted by

Sugestão: Pedro Rosa

Texto: E.M.Pinto

Na altura gerou muita controvérsia e dúvidas, mas agora a DGA (Delegación General de Armament) apresentou o vído do teste efetuado da arma ASSM que alegadamente acertou um alvo em movimento em alta velocidade.

http://i146.photobucket.com/albums/r279/sampaix/le-demonstrateur-du-aasm-credit-dga.jpgO disparo foi efetuado de um caça Rafale no dia  21 de abril, em Biscarosse, A matéria foi aqui reproduzida gerando bastante controvérsia e descrença.

O disparo da arma foi efetuado no centro de teste  de Cazaux. A AASM foi lançada de um ângulo de mais de 90° e de uma distância superior a 15 km.

Segundo as informações da DGA, o alvo foi “pintado” por um designador laser montado numa torre posicionada no solo, a qual simulava o veículo em movimento a uma velocidade de  80 km/h. A torre disparava um raio laser que se movimentava à velocidade simulada, a arma foi lançada e seguiu a orientação até o alvo.

http://www.sagem-ds.com/IMG/jpg/aasm_02-2.jpg

O impacto ocorreu com uma precisão de 1 m. A arma possui um sistema de guiagem com novos algorítimos mais poderosos e protegidos contra a ECM (contra medidas eletrônicas). estes algorítimos são capazes de corrigir e orientar a arma com maior precisão mesmo após o disparoe durante a sua queda.

O sistema de guiagem da arma lhe confere ainda uma capacidade superior de manobrabilidade que  lhe permite engajar os alvos até mesmo em posições fora do ângulo de visada.

6 Comments

shared on wplocker.com