Adaptação e tradução: E.M.Pinto
Plano Brasil
A DCNS realizou em Saint-Tropez, uma série de testes do seu novo sistema anti-torpedo Contralto V. Os testes foram efetuados em 5 de Maio passado e utilizaram sistemas simulando navios de superfície, o sistema destina-se a contrapor a ameaça dos novos torpedos da próxima geração.
Comparados com os seus antecessores, estes torpedos são mais rápidos, têm maior alcance, têm maiores acuidades acústicas e sobre tudo, são dotados de sistemas de contra medidas defensivas. Para responder a estas ameaças fez-se necessário o desenvolvimento destes novos sistemas.
Com base na sua experiência no desenho de torpedos, incluindo o Black Shark MU90, a DCNS desenvolveu uma solução inovadora que pode trabalhar tanto num navio de superfície como num submarino.
Denominado Contralto V, o novo sistema anti-torpedo integrado de combate constitui-se num torpedo de alerta, que propõe a implementação de táticas, incluindo manobras evasivas para o navio e ao mesmo tempo desencadeando o lançamento das contra-medidas através de transmissores acústicos de banda larga.
O Contralto V opera no sistema ilusão e confusão emitindo um “canto” que gera sinais de dezenas e dezenas de alvos virtuais, credíveis o suficiente para ser analisada pelo torpedo. O resultado é um efeito de saturação.
O Contralto tem a vantagem de reduzir significativamente a quantidade de rajadas de contra medidas tomadas. O sistema, foi projetado para ser facilmente instalado tanto nem navios de grande porte como fragatas e submarinos quanto pequenas embarcações como avisos de apoio a contra minagem. O sistema é perfeitamente compatível com os atuais sistemas de “iscas” eletrônicas.
11 Comments