Cadetes do 4° Esquadrão da Academia da Força Aérea visitam Amazônia Ocidental

Cadetes com soldados da 2° Bda Inf SlO Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) recebeu, do dia 27 de junho a 4 de julho, o 4° Esquadrão da Academia da Força Aérea (AFA), Turma Zyon, em uma viagem de estudos na Amazônia Ocidental. O principal objetivo foi mostrar o trabalho desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB) na região. A turma Zyon, composta por 174 cadetes, ingressou na AFA em 2008.

Durante o período da visita os cadetes assistiram palestras sobre a Amazônia Ocidental, as Bases Aéreas de Porto Velho e Manaus (BAPV, BAMN) com suas unidades sediadas, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), o Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (DASG) e a 2° Brigada de Infantaria de Selva (2° Bda Inf Sl). As apresentações para os cadetes tinham como um dos objetivos auxiliá-los na escolha das unidades onde irão servir depois de formados.

Em Porto Velho dois cadetes puderam realizar um voo na aeronave AH-2 Sabre do 2°/8° GAv, Esquadrão Poti. No CINDACTA IV eles conheceram como é realizado o controle do espaço aéreo e a estrutura que foi desenvolvida desde a criação do Projeto SIVAM. Na cidade de São Gabriel da Cachoeira, os cadetes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que a 2° Bda Inf Sl desenvolve na cidade e como é feita a proteção da fronteira brasileira visitando o 5° Pelotão Especial de Fronteira, na localidade de Maturacá. Em Maturacá a comitiva pode ver de perto a necessidade do apoio da Força Aérea no transporte de militares e dependes, gêneros alimentícios e combustíveis para os Pelotões onde o acesso só é feito de meio aéreo ou fluvial.visita ao cindacta iv

Durante a visita os cadetes ficaram impressionados com a estrutura do CINDACTA IV e de como são mantidos os diversos destacamentos, apesar das dificuldades impostas pela região amazônica.  “Se não fosse a viagem eu não conheceria a região da Amazônia Ocidental e está auxiliando todos nós na escolha das unidades que será realizada daqui a poucos meses”, disse o cadete Guidone, Líder do 1° Esquadrão.

“É uma grande satisfação receber os cadetes do 4° Esquadrão da Academia da Força Aérea e apresentar o trabalho desenvolvido pela Força Aérea na região da Amazônia Ocidental”, ressaltou o comandante do VII COMAR, Major Brigadeiro do Ar Nilsn Soilet Carminati.

Fonte: Força Aérea Brasileira