O primeiro pouso realizado de forma autônoma de uma aeronave, realizada por um caça F/A-18D Hornet da U.S. Navy, utilizado como plataforma de testes do novo Sistema Aéreo Não-Tripulado de Combate (UCAS) X-47B. (Foto: U.S. Navy).
Texto: Fernando Valduga- Cavok
A bordo do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69) no dia 2 de julho, uma equipe do programa PMA-268 do Sistema Aéreo Não-Tripulado de Combate da Marinha dos EUA realizou o primeiro pouso histórico embarcado de uma aeronave F/A-18D sendo utilizado como plataforma de teste de um veículo não tripulado desenvolvido como parte do programa de Sistema Aéreo de Combate Não-Tripulado Embarcado de Demonstração (UCAS-D).
Esta é apenas a segunda vez em 54 anos que a nova tecnologia foi demonstrada para automatizar pousos embarcados; a primeira vez que ocorreu uma demonstração de pouso foi realizado pelo programa de Sistema Conjunto de Pouso e Aproximação de Precisão em 2001, usando uma forma primitiva de precisão do Sistema de Posicionamento Global (PGPS).
O programa UCAS-D continua a integração entre o porta-aviões e a aeronave não-tripulada X-47B, com atividades de vôos de teste, como preparativos para testes embarcados em 2013. Os testes de vôo estão sendo realizados na Base Aérea de Edwards, California, e a transição para a Estação Naval de Patuxent River deverá ocorrer ainda este ano.
6 Comments