NASA vai substituir ônibus espaciais por projeto soviético

NASA tenta substituir ônibus espaciais usando projeto soviético O Dream Chaser nasceu da engenharia reversa de uma nave de testes soviética. [Imagem: NASA]

Espionagem espacial

Tudo começou no dia 3 de Junho de 1982, quando um avião australiano fotografou um navio soviético recuperando uma espaçonave no Oceano Índico.

Muitas reuniões secretas depois, as imagens foram parar na empresa norte-americana do ramo aeroespacial Sierra Nevada Corp.

Os engenheiros da empresa construíram uma versão em madeira da nave, que hoje sabe-se tratar de um BOR-4, um protótipo de testes das tecnologias do Buran, o ônibus espacial soviético, cujo projeto foi abandonado por ser caro demais.

A NASA chegou a construir um modelo da nave, batizada de HL-20, onde o HL significa Horizontal Lander, indicando que o veículo pousaria em uma pista, como um ônibus espacial.

NASA tenta substituir ônibus espaciais usando projeto soviético
Projeto interno do “táxi espacial”, que se destinará ao transporte de astronautas – praticamente sem bagageiro. [Imagem: NASA]

Engenharia reversa

Agora, a agência espacial norte-americana está repassando US$80 milhões para a Sierra Nevada, para que ela transforme essa história de espionagem em uma nave de verdade, capaz de levar e trazer astronautas da Estação Espacial Internacional.

Rebatizado de Dream Chaser, o veículo poderá ser uma versão tripulada do micro-ônibus espacial não-tripulado, que o governo norte-americano está usando para espionagem.

“Nós levamos muito tempo para descobrir do que se tratava,” disse Del Freeman, um dos engenheiros que trabalharam na análise das fotos originais da nave soviética.

“Nós fizemos uma engenharia reversa dela. Finalmente, conseguimos informações suficientes para construir um modelo e o colocamos em um túnel de vento. Quando o testamos, nos demos conta de que tínhamos algo [importante] nas mãos,” contou ele.

O projeto soviético passou por testes no túnel de vento e mostrou-se confiável em velocidades desde 0,3 até 4,6 Mach.

Difícil de explicar

“Depois que aposentarmos os ônibus espaciais, passaremos a depender de nossos parceiros internacionais para nos levar e trazer para a Estação Espacial Internacional. Em um futuro não tão distante, nós acreditamos que os Estados Unidos terão a capacidade de levar e trazer astronautas para a Estação, como havíamos vislumbrado mais de 20 anos atrás,” discursou Lori Garver, da administração da NASA.

NASA tenta substituir ônibus espaciais usando projeto soviéticoO reconhecimento de que a futura nave da NASA é fruto de engenharia reversa dá farta munição para o cada vez maior grupo de críticos da NASA e do programa espacial do presidente Barack Obama. [Imagem: NASA]

E, se tudo correr bem, farão isto com o fruto de uma espionagem da derrubada União Soviética. Farta munição para o cada vez maior grupo de críticos da NASA e do programa espacial do presidente Barack Obama.

O projeto principal de nave espacial da NASA atualmente é uma “releitura” da nave Apollo, dos anos 1960.

A empresa Sierra Nevada pretende lançar uma versão do Dream Chaser em 2012, ainda não-tripulada, para testar sua capacidade de pouso.

Fonte: Inovação Tecnológica

31 Comentários

  1. Se os Sovieticos naquele tempo tinhao esa Tecnologia Imagina hoje se
    tive sem din din pra tira do papel ou desenvolver melhores Prototipos
    eo Caso do Jakacale F 35 um projeto falido , Povo tem dinheiro la eo que CANSO de Ouvi mAIS EXP nota se que nao
    no Caso dos Russo eles tem Exp SO FALTA O DINHEIRO ,
    que bela copia sera esa Nave

  2. Engenharia reversa a partir de fotos? [2]
    Deve ser assim que os americanos devem conseguir tecnologia dos ovnis… huhahaha

    Se isso for verdade eles estão pior que os chineses, pois estão fazendo a cópia de uma cópia de um de seus próprios projetos…:p

  3. Que eu saiba os americanos fizeram N modelos parecidos com esse antes do Onibus Espacial. E como o Bosco disse, fazer engenharia reversa a partir de fotos, só os chineses, e olhe lá. 🙂

    []’s

  4. Bosco disse:
    05/07/2011 às 12:45
    Engenharia reversa a partir de fotos?
    Menos!!!
    Rsrsssss
    __________________________________________________________

    Verdade Bosco, como eles fizeram essa façanha, nem os chineses conseguem fazer isso. Nessa história tem alguma coisa errada.
    __________________________________________________________

    KLM disse:
    05/07/2011 às 13:03
    Se os Sovieticos naquele tempo tinhao esa Tecnologia Imagina hoje se
    tive sem din din pra tira do papel ou desenvolver melhores Prototipos
    eo Caso do Jakacale F 35 um projeto falido , Povo tem dinheiro la eo que CANSO de Ouvi mAIS EXP nota se que nao
    no Caso dos Russo eles tem Exp SO FALTA O DINHEIRO ,
    que bela copia sera esa Nave
    __________________________________________________________

    KLM, pelo amor de deus escreva como menos erros de português, eu quase que não entendo o que vc escreveu, lembre-se que ser nacionalista também exige falar e escrever bem no idioma de seus país, e se o F-35 é um projeto falido como é que muitos países estão interessados nele.

  5. Se isso tudo for verdade, só vem corroborar a minha idéia de que o futuro da tecnologia brasileira depende de muita espionagem industrial. Mais um argumento para reforçar a minha teoria: desenvolver tecnologia própria demanda muito tempo e dinheiro. Com a espionagem, à parte o gasto com os agentes, gasta-se menos tempo e dinheiro decifrando a tecnologia já desenvolvida pelos outros. Com a possibilidade, ainda, de melhorar bastante os inventos…

  6. Bom o que interessa é que os americanos se basearam e estão usando o conceito sovietico,eles fIzeram o mesmo com projetos Nazistas,basta ver o B1.
    Não há nada demais nisso,os sovieticos faziam os americanos tb,algo normal.


  7. deixa o chefe dos aloprados e Mercadante..rsrs;; saber disso..

    vai mandar o Genuino-mensalão para Russia tirar fotos…rsrsrsrs

  8. Esse conceito de nave não é bom, mas no formato de módulo lunar, e descendo de paraquedas guiado, com amortecedor de impacto, caso desça na terra.

  9. Na década de 60 os EUA já testavam o conceito de veículos aeroespaciais com características “lifting body”, semelhantes a esse veículo russo.
    Que o diga o “Homem de Seis Milhões de Dólares”. rsrsss
    Quem copiou de quem?

  10. carlos argus disse:
    05/07/2011 às 13:49

    Se os ianks fazem engenharia reversa, pq ñ fazemos o mesmo ?Nos seus caças e td equipamentos militares deles; e p ontem

    a diferença e que nosso pais so tem mercenarios não pensam na nação e sim e seus bolsos grandes empresarios,politicos,banqueiros

  11. Não acho improvável que tenham adquirido os planso de projeto da nave russa através da aquisição, perfeitamente normal e plausível.
    As pessoas se esquecem que nos EUA e especialmente a nasa está atenta a tudo que é projeto científico e tecnológico despontado mundo afora.
    Também é comum que empresas privadas apresentem seus produtos em concorrências específicas, o que pode ser o caso.
    Numa concorrência destas,= como é tipo nos EUA, participam várias empresas e projetos e no final escolhe-se aquilo que deseja. Do meu ponto de vista, a empresa entrou na corrida comprando o projeto (ou mesmo espionando, clonando, ou outro ando que também é comum) e pretende assim vencer a concorrência para o futuro space shuttle da NASA.

    E.M.Pinto

    PS: O primeiro space Shutlle que se tem notícia e história é do projeto alemão dos anos 30 que coincidentemente não difere em conceito de nenhum outro que tenha sido desenvolvido até então.
    A nave tinha desenho futurista para a época inclusive asa delta e levaria sua tripulação no interior como um avião.
    Os farnceses chegaram a levar cápsulas em balões para testar a resitências dos materiais, mas a guerra paralisou todo e qualquer sonho de ambos os lados.
    Os vencedores da guerra apartir daí clevaram seus programas pós guerra
    Rússia e Esatdos unidos somente criaram seus programas a partir do final dos anos 50.

  12. carlos argus disse:
    05/07/2011 às 13:49
    Se os ianks fazem engenharia reversa, pq ñ fazemos o mesmo ?Nos seus caças e td equipamentos militares deles; e p ontem
    Meu Caro Carlos
    deixe as tranqueiras deles pra la Agente nao tem DIN DIN pra joga no GARBAGE
    seguindo sua Ideia pq nao os Russos .Ate os Yankes que dizem que tem DIN DIN copiao .COPIANDO DOS YANKES VAMOS TAR COPIANDO UMA SEGUNDA COPIA DO ORIGINAL (RUSSO)

  13. A matéria diz que os caras reconheçem que foi engenharia reversa, de que maneira não diz claramente, por quê os questionamentos se isto vai dar até em questionamentos à NASA? Ou será que é tão difícil aceitar que os gringos copiam tecnologia Russa? Sei não , depois dizem que existe uma disputa direita X esquerda neste forum, eu acho que existe uma disputa de quem gosta de ouvir ou ler apenas aquilo que lhe é conveniente. Eu acho que todo mundo copia todo mundo, Russos, Americanos, Franceses, Chineses, Alemães etc… Todos tem capacidades, e em algum momento histórico estavam na ponteira tecnológica, foi assim com Alemanha na 2 GM, seus foguetes foram copiados por todos, com a Russia na corrida espacial, foram os pioneiros no espaço, com os americanos líderes no pós guerra com excelentes tecnologias e com a china hoje copiando todos os outros(lider no assunto).

  14. KLM vc está certo, ao cogitar tal coisa, eu mostro q eles são capazes de tudo, e, então, pq ñ fazer-mos o mesmo c td eles , vide a atual situação da China. E p chegar-mos lá teremos, em algum momento, de fazer clonagem militar…sds.

  15. Alexandre,
    A matéria é tão sem sentido que há outra logo a seguir nesse blog sobre o mais provável futuro veículo espacial tripulado da NASA, que não tem nada a ver com esse.
    Não é que os americanos não fazem engenharia reversa. Eles fazem e fazem muito.
    O difícil é fazer engenharia reversa a partir de uma foto borrada feita por um avião.
    Se depois eles conseguiram o projeto, não configura “engenharia reversa”.
    Engenharia reversa é pegar o item pronto e acabado, desmontá-lo e aprender como fazer.
    Agora, se pegaram a foto e a examinaram quanto às prováveis características aerodinâmicas do veículo e produziram um demonstrador de tecnologia partindo desse princípio, também não configura engenharia reversa e sim capacidade de análise e bom senso.
    Quanto ao seu comentário que muitos gostam de ler apenas o que lhes interessa ou lhes é conveniente, eu concordo.
    Esse post de uma matéria da “Inovação Tecnológica” é o que eu chamo de “prato cheio” para os anti-imperialistas de plantão, que acham que a Mãe Rússia e o Grande Dragão Chinês são os maiores exemplos de liberdade, justiça e humanismo que há na face da Terra e que dão pulinhos estéricos toda a vez que há alguma informação, por menor que seja, sugerindo que os americanos são os maiores mal-caráter ou incompetentes.

  16. Alexandre,
    E meu comentário não foi por achismo ou baseado apenas e tão somente nesse post.
    Há muito tempo conheço o programa Dream Chaser e acompanho todo o desenvolvimento dos lançadores espaciais americanos, tendo especial interesse nos reutilizáveis, e nunca havia “ouvido”, ou se preferir, lido, sobre esse comentário do suposto engenheiro do projeto a respeita da “tecnologia reversa”.
    Acho o tema do post um absurdo independente de ideologia, mesmo porque, acho as ideologias de Rússia e EUA idêntica.
    Antes de censurar uma das poucas vozes dissonantes do blog, já que a grande maioria é uníssona, e sair logo na defensiva da Mãe Rússia, deveria perder um tempinho indo mais a fundo na estória e conferir as fontes disponíveis.

  17. o Bosco ta certo, como eles iam fazem engenharia reversa a partir de foto, deve ter sido espinogem depois da queda da URSS deve ter ficado mais facil ter acesso, como foi um caso do f35 STOVEL que a lokched comprou teve contratos secretos com yakolev que fez YAK-41

  18. silva disse:
    05/07/2011 às 22:23
    Muito boa esa Silva
    se o caso do yakolev for real
    o JACALE do f 35 e uma copia muito mau feita e um projeto falido 🙂 NAO por falta de DIN DIN mais porcausa DE FALTA DE CONHECIMENTO

  19. Até onde entendi a “cópia” só cobre o design do casco. Além disto a análise das fotos não configura “engenharia reversa.” A informação é traduzida, quais foram as palavras originais?

  20. Agora que já temos as fotos também poderemos fazer engenharia reversa! kkkkkkkkkkkkk Vai Brasil não perde esta oportunidade! rsrsrsrsrs

  21. Engraçado é que “defender” os americanos numa simples matéria com tema tecnológico é crime, já quando se usa o blog para divulgar as mais estapafúrdias teorias antiamericanas baseadas unicamente no achismo e na preferência ideológica, contaminando mentes menos lúcidas com achismos que parecem as mais transparentes verdades, aí pode.
    Um comentarista num outro post colocou que ACHA que foram os americanos que mataram o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello baseado apenas e tão somente no achismo, sem nenhuma base real, e todo mundo aceita numa boa.
    Agora, vai eu falar algo que possa ser interpretado como “pouco caso” com a gloriosa Mãe Rússia.
    É pau na certa.

  22. “(…)Agora, a agência espacial norte-americana está repassando US$80 milhões para a Sierra Nevada, para que ela transforme essa história de espionagem em uma nave de verdade, capaz de levar e trazer astronautas da Estação Espacial Internacional(…)”

    *******
    .
    .
    A tecnologia soviética para alguns é como se fosse coisa do outro mundo,….o que falta é um Expert em assunto MADE RUSSA para nos ajudar entender sobre essas novidades.
    .
    Eu proponho o ET de Vaginha(MG-Brasil),será que ele topa?
    .
    .
    Eles também em engenharia reversa….quem diria…é quem te viu e te vê agora?
    .
    .
    provavelmente no espaço ela está a todo volume.
    .
    “(…)A merencória luz da lua
    Toda cação do meu amor…
    Quero ver a Sá Dona caminhando
    Pelos salões arrastando
    O seu vestido rendado
    Brasil!… Brasil! Prá mim … Prá mim! (…)”

  23. Bosco , vc deve ter algum problema, leia o que escrevi, só acho natural que americanos copiem sovieticos e vice versa, nada além, sinceramente vc se espinha facilmente, e mais uma vez parte para cima, tome maracujina rapaz, esse não precisa ser copiado pelos yanques, tem aqui no Brasil.

  24. .
    Até a maracujina, o Açai e outros produtos derivados que temos aqui ja foram copiados e vendidos nas terras Yankees… heheh.
    .
    Também acho normal que uns copiem dos outros, foi sempre assim em toda a historia da humanidade, e pra isso que existe a repartição técnico-industrial em todos os serviços secretos do mundo, isso é normal, não quer dizer nada de “Ideológico”!!
    .
    Os caras mesmo admitem ser fruto de engenharia reversa, como não dizem por completo como fizeram, e nem vão dizer, mas os Yankees mesmo admitem que isso é fruto de espionagem, não sei onde está o problema… ou será que é o colega que não quer admitir, pois vê a coisa com viés ideológico onde os USA são os “fódias” e não fazem essas coisas pois não precisarem, inventam o que querem e basta, são os outros que devem correr atras dos deuses da engenharia???
    .
    Interessante a crença na propaganda se isso for verdade…
    .
    Relaxa Bosco velho, o mundo e todos os povos deste insignificante planeta são a mesma coisa, so que alguns mentem mais que os outros, e outros acreditam mais que os outros!!
    .
    Quanto as ideologias “Iluministas” como o humanismo, justiça igual para todos e liberdades civis intocáveis, nem Russia, nem China, mas nem mesmo os USA podem ser considerados como paladinos… so que China e Russia mentem menos a respeito disso, quanto aos USA querem ser a imagem disso, o que é uma mentira clara para todos!!
    .
    Pra dizer como vejo isso ai digo somente que nenhum povo da humanidade atual poderia se considerar ou ter moral o bastante para encarnar a imagem destes ideais ai… por enquanto é utopia e retórica ideológica da propaganda!!
    .
    E me incomoda que o Brasil não tenha feito engenharia reversa em nada disso ai, e em quase nada direi!!
    .
    Valeu!!

  25. Esta noticia e´uma piada,deixou os vermelhinhos saltitantes, este post deveria ter saido em primeiro de abril,mas dar uma alegria pra turma tambem e´interessante.Os sovieticos copiavam ate lapis dos americanos,possuiam na decada de 80 tvs cuja suas valvulas representavam 95% do volume do aparelho(palavras de GORBACHOV),vou ate me deitar senao acabo tendo um treco de tanto rir, engenharia reversa kkkkkkkkkkkkkk

Comentários não permitidos.