União Africana pede que países não cumpram mandado de prisão contra Khadafi

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/07/03/110703000327_sp_jean_ping_304x171_ap.jpgA União Africana pediu que seus membros não executem o mandado de prisão contra o líder líbio Muamar Khadafi, emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) na última segunda-feira.

No encerramento da cúpula da União Africana, neste sábado, líderes dos países africanos disseram que o mandado de prisão traz sérias complicações aos esforços da instituição de encontrar uma solução pacífica para o conflito na Líbia.

Segundo o correspondente da BBC em Malabo, na Guiné Equatorial, Thomas Fessy, o chefe da comissão africana, Jean Ping, afirmou que os países não estão contra o tribunal.

No entanto, Ping disse que o tribunal parecia estar visando somente oficiais do continente africano e afirmou que o promotor-chefe do TPI, Luis Moreno-Ocampo, é “uma piada”.

Não é a primeira vez que os países da União Africana vão contra uma decisão do TPI.

Os países do continente também optaram por permitir que o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, viaje pelo continente impunemente, apesar de um mandado de prisão contra ele, também emitido pelo Tribunal.

Diálogo

Horas antes, os rebeldes líbios aceitaram uma oferta de diálogo sobre o futuro do país, sem o envolvimento de Khadafi, feita pelos países da União Africana.

Representantes dos rebeldes, que foram convidados para a cúpula, disseram que é a primeira vez que a instituição reconheceu a demanda do povo líbio por democracia e direitos humanos.

O representante do Conselho Nacional de Transição na França, Mansur Saif al-Nasr, disse à BBC que este a proposta de diálogo é um passo à frente.

“O espírito do documento é que Khadafi não terá mais um papel a cumprir no teatro da Líbia”, afirmou.

A União Africana também pediu um cessar-fogo imediato e a suspensão da zona de exclusão aérea aprovada pela ONU, que abriu o caminho para a intervenção militar da Otan no país.

No comunicado, os países dizem que os dois lados do conflito devem fazer um pedido forma à ONU para uma missão de paz na Líbia para monitorar a implementação da suspensão de hostilidades.

Mas os representantes dos rebeldes dizem que pediriam uma série de garantias da União Africana antes de concordar com um cessar-fogo.

Fonte: BBC Brasil

11 Comentários

  1. Diálodo seria ótimo…más depois quem vai pagar o prejuízo? Usa, França, Inglaterra não se contentam com à sobremesa, querem o prato principal.SDS.

  2. QUANDO APAGAR ÀS LUZES…..
    .
    .
    Aos poucos a moribunda ONU vai ficando desacreditada pelos governantes,quer seja de países “ricos”,emergentes,…em fim,tudo que representa a moribunda ONU está sendo questionada por todos,e para os conceitos negativos!

  3. E NOS TRÓPICOS DA AMERICA DO SUL….
    .
    .

    No Islã, as convulsões no mundo árabe tendem a radicalizar o Islam, alterando o equilíbrio de força no Oriente Médio.Tem dois efeitos imediatos: dificultam a hegemonia dos EUA e de Israel e afetam os preços do petróleo que impactam também o dos alimentos.
    .
    O desenvolvimento e a posse de armas nucleares por parte de governos radicais islâmicos levará Israel e os EUA a atacar preventivamente, arrastando o Ocidente, e mesmo a Rússia e a China, que também se sentem ameaçadas.
    .
    Na Rússia há preocupação com distúrbios e tumultos islâmicos, o que a faz aproxima-se dos EUA em seu conflito com os árabes, mas nas sempre tensas relações com os EUA, a Rússia está tentando “reengajar” a Índia, o Sudeste Asiático, a África e também o Oriente Médio, enquanto procura excluir os EUA dos mercados energéticos da Ásia Central, do Cáspio e da América Latina..

    ********
    .
    .
    Rrsrs…..
    .
    “(…) Brasil, terra boa e gostosa
    Da moreninha sestrosa
    De olhar indiferente
    Ô Brasil, verde que dá
    Para o mundo admirá
    Ô Brasil, do meu amor
    Terra de Nosso Senhor
    Brasil,…Brasil! prá mim!… prá mim (…)”

    .
    .
    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/1745/Comentario-Gelio-Fregapani—No-Pais-e-no-Mundo-

  4. Armando Rozário
    Muito bom Texto
    e uma pena que boa parte por ai ainda viven Acreditando numa DISNEY da INLUSAO

  5. Tá certo.
    Ora, o Brasil solta um criminoso e um componente do CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU está fazendo negócio com genocida. O mesmo peso e a mesma medida.

  6. EUA e Rússia aceitam o Islamismo Radical ?
    Olha, o mundo será todo islâmico.
    Deus vai nos castigar coletivamente.

Comentários não permitidos.