A União Africana pediu que seus membros não executem o mandado de prisão contra o líder líbio Muamar Khadafi, emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) na última segunda-feira.
No encerramento da cúpula da União Africana, neste sábado, líderes dos países africanos disseram que o mandado de prisão traz sérias complicações aos esforços da instituição de encontrar uma solução pacífica para o conflito na Líbia.
Segundo o correspondente da BBC em Malabo, na Guiné Equatorial, Thomas Fessy, o chefe da comissão africana, Jean Ping, afirmou que os países não estão contra o tribunal.
No entanto, Ping disse que o tribunal parecia estar visando somente oficiais do continente africano e afirmou que o promotor-chefe do TPI, Luis Moreno-Ocampo, é “uma piada”.
Não é a primeira vez que os países da União Africana vão contra uma decisão do TPI.
Os países do continente também optaram por permitir que o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, viaje pelo continente impunemente, apesar de um mandado de prisão contra ele, também emitido pelo Tribunal.
Diálogo
Horas antes, os rebeldes líbios aceitaram uma oferta de diálogo sobre o futuro do país, sem o envolvimento de Khadafi, feita pelos países da União Africana.
Representantes dos rebeldes, que foram convidados para a cúpula, disseram que é a primeira vez que a instituição reconheceu a demanda do povo líbio por democracia e direitos humanos.
O representante do Conselho Nacional de Transição na França, Mansur Saif al-Nasr, disse à BBC que este a proposta de diálogo é um passo à frente.
“O espírito do documento é que Khadafi não terá mais um papel a cumprir no teatro da Líbia”, afirmou.
A União Africana também pediu um cessar-fogo imediato e a suspensão da zona de exclusão aérea aprovada pela ONU, que abriu o caminho para a intervenção militar da Otan no país.
No comunicado, os países dizem que os dois lados do conflito devem fazer um pedido forma à ONU para uma missão de paz na Líbia para monitorar a implementação da suspensão de hostilidades.
Mas os representantes dos rebeldes dizem que pediriam uma série de garantias da União Africana antes de concordar com um cessar-fogo.
Diálodo seria ótimo…más depois quem vai pagar o prejuízo? Usa, França, Inglaterra não se contentam com à sobremesa, querem o prato principal.SDS.
QUANDO APAGAR ÀS LUZES…..
.
.
Aos poucos a moribunda ONU vai ficando desacreditada pelos governantes,quer seja de países “ricos”,emergentes,…em fim,tudo que representa a moribunda ONU está sendo questionada por todos,e para os conceitos negativos!
Vale a pena ler: “UM MUNDO ESMAGADO PELA HIPOCRISIA OCIDENTAL” de Paul Craig Roberts: http://www.atimes.net/The-Edge/Other-News-Issues/181377-A-WORLD-OVERWHELMED-BY-WESTERN-HYPOCRISY/P.Roberts.html
E NOS TRÓPICOS DA AMERICA DO SUL….
.
.
********
.
.
Rrsrs…..
.
“(…) Brasil, terra boa e gostosa
Da moreninha sestrosa
De olhar indiferente
Ô Brasil, verde que dá
Para o mundo admirá
Ô Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil,…Brasil! prá mim!… prá mim (…)”
.
.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/1745/Comentario-Gelio-Fregapani—No-Pais-e-no-Mundo-
Armando Rozário
Muito bom Texto
e uma pena que boa parte por ai ainda viven Acreditando numa DISNEY da INLUSAO
A África está cheia de ditadores. Ditador protege ditador.
KLM, outro bom texto de Venezuela: “A LÍBIA É O NOSSO FUTURO” de Luís Britto Garcia – http://resistir.info/libia/britto_garcia_25jun11.html
“LIBIA ES NUESTRO FUTURO” de Luís Britto Garcia – http://luisbritto.wordpress.com/2011/06/26/libia-es-nuestro-futuro/
“REFLEXIONS SUR LE NOUVEL ORDRE DU PILLAGE INTERNATIONAL” par Luís Britto Garcia – http://luisbrittogarcia-fr.blogspot.com/2011/06/reflexions-sur-le-nouvel-ordre-du.html
Tá certo.
Ora, o Brasil solta um criminoso e um componente do CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU está fazendo negócio com genocida. O mesmo peso e a mesma medida.
EUA e Rússia aceitam o Islamismo Radical ?
Olha, o mundo será todo islâmico.
Deus vai nos castigar coletivamente.