BLINDADOS BRASILEIROS

http://1.bp.blogspot.com/_WxMhL-nCZBI/S8eRP9BcaKI/AAAAAAAABTs/yN4whbDGBjc/s320/EE-9+Cascavel+1.jpgSugestão: Cel Paulo Ricardo Paiva

Autora:Aileda de Mattos Oliveira

Prof.ª universitária, membro da Academia Brasileira de Defesa

Certamente, está na memória dos que praticam a cívica arte de defender a indústria nacional o sucesso alcançado, em várias partes do mundo, dos blindados brasileiros, Urutu, Sucuri II e Cascavel, fabricados pela ENGESA. Também não se pode esquecer o aparecimento, sempre, de “forças ocultas”, no trabalho sorrateiro de solapar o desenvolvimento tecnológico e científico do país, quando começa a se destacar em algum setor de atividades. Não se pode e não se deve esquecer de Alcântara!

Infelizmente, não são sobre novos blindados adquiridos para reabilitar as Forças Armadas da sua penúria de equipamentos que se digita este artigo. Não há suficientes verbas destinadas ao ato de defesa territorial nem mesmo à alimentação adequada na caserna e às regimentais exigências dos treinamentos militares, já que a dinheirama arrecadada sai em disparada para outras forças e outros exércitos.


Não se vai, infelizmente, divulgar, com satisfação, a fabricação, pelas indústrias nacionais, de novos veículos de combate com as exigências de blindagem, conforme o disposto pela tecnologia atual. Seria utopia desejar notícia boa num governo que considera as Forças Armadas, instituições supérfluas, por total falta de estudos políticos, por total horror à leitura da história político-militar brasileira, por total ausência de planejamento, por total ignorância do que seja Bem Comum. Vive, apenas, das oscilações do mercado. Vive, apenas, do mascaramento de dados que a imprensa amiga divulga.


Entretanto, continua-se a fabricar blindados no governo para o exército particular da presidente, continuando, assim, o trabalho incessante de blindagem do “ex-“, extasiado com o amazonas de dinheiro que podia manipular.


É evidente que a blindagem dos “aloprados”, incluindo ministros envolvidos, exige uma verba espetacular para a compra de consciências, para a manutenção do silêncio. Diante da passividade de um povo, paradoxalmente não coletivo, não será surpresa se a claudicante presidente determinar que haja sigilo eterno para os blindados da república de falsete e permanecer, também, eternamente, a impunidade sem limites. O exército dos blindados lulistas e dilmistas não para de crescer.


Como, então, desejar, ó cidadãos que praticam a arte cívica de defender as Forças Armadas, como, então, desejar que os blindados para fins de defesa nacional sejam fabricados, se a verba está destinada à blindagem do exército de corruptos e corruptores que jamais (e aí Lula tem razão) foi vista na história deste país?


O Brasil, dentro do setor político, tem o maior número de blindados, do mundo. Não há outro país que possa competir com tanta desfaçatez.


Depois, dizem que “pego pesado”. Pesado é o ônus que os contribuintes têm que pagar por tamanha falta de escrúpulos governamental.


50 Comentários

  1. naum entende direito… li e re-li e achei o texto confuso ….
    vou tentar entender com os comentários…

  2. Amigos, isso e ridiculo, nos submeter a esses m., precisamos do povo do Brasil na elite, pois so se elegem os politicos e deles estamos cheios. Eles sao politicos nao brasileiros e com isso pensam em si proprios em vez da populacao e de sua defesa. Uma grande falha foi a ENGESA ter falido, mais que fabrica era…
    #############
    Lucas modere o linguajar, termos inapropriados e palavrões não são aceitos no blog, solicitamos o respeito aos demais leitores.
    E.M.Pinto

  3. Caro General Paiva com referencia a blindagem dos nossos politicos uma delas a do sigilo eterno dos documentos oficiais ainda temos o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor (PTB-AL), que têm obstruído a votação.
    As nossas Forças Armadas de forma inteligente em um momento histórico e de defesa a democracia através do seu Ministro da Defesa anunciam que não têm objeção ao projeto, já que as informações de caráter tecnológico, como é o caso das centrífugas de enriquecimento de urânio, continuarão preservadas.
    Qualquer tentativa de modificar a inércia ( ou blindagem ), ela reage, opondo séria resistência.
    Abs

  4. Caro Gabriel Lima leia o que ela diz neste trecho e talvez
    ajude a compreender.
    …Infelizmente, não são sobre novos blindados adquiridos para reabilitar as Forças Armadas da sua penúria de equipamentos que se digita este artigo….
    Ela quer se referir a blindados fazendo alusão ablindagem de políticos corruptos que se perpetuam no congresso, no governo, nos orgãos públicos.
    infelizmente daqui a pouco os comentarios estarão tomados
    por comentarios dos pro e os contra o governo – o partidarismo tirando o foco da discursão.
    Abs

  5. A autora esta descontente porque seu grupo político certamente não esta mais no poder! É um texto politico que não diz nenhuma novidade, a não ser imputar ao governo LULA todos os problemas da nação,mas o leitor sabe muito bem que esses desmando teimam em sobreviver na democracia brasileira e desde a época da colônia o povo sofre com essa politicagem!
    Agora não sei se é maldade o ingenuidade acreditar que o governo Lula transformou o país que era um paraíso num inferno.

  6. LULA, FILHO DO BRASIL – AILEDA DE MATTOS OLIVEIRA

    Chega-nos ao conhecimento mais uma demonstração de desequilíbrio psíquico do pífio representante da nação brasileira. A partir de sua ascensão, foram-se perdendo valores que cultivávamos como habituais normas de conduta.
    Caro Gabriel como disse o partidarismo – o linguajar planfetario das partes pros e contra já deu partida conforme artigo apresentado pelo Sr. Over posso ter como um artigo racista e preconceituoso contra, levando em consideração que os antigos bons costumes enormas de condutra jogava a maioria da população brasileira no ostracismo em sua grande parte mestiços e negros desse pais que viviam como paria ” as boas normas era a exclusão “.
    A carga de preconceito e racismo dos bons costumes e normas de conduta dizem quem não pertence a elite intelectual ou endinheira sofre de deformação intelectual incapacitado pelo uso da cachaça um produto nacional – como a elite só usa uisque escoces não sofre desse mal.

  7. O texto tem um certo sentido, mas peca quando direciona a crítica ao atual governo como se esse fosse o responsável pelas mazelas do país, se incluíssem os governos anteriores inclusive os militares , deixaria uma visão próxima da realidade, mas optou-se claramente por uma crítica puramente politico/partidária, o que leva a autora ao descrédito pelo simples fato de não se portar de maneira imparcial.

  8. Precisamos de reforma do Estado, mas que ninguém quer fazer porque toca no status quo dos reformadores!Vc não pode imaginar um país desenvolvido com esse modelo de EStado que está aí, que não incorpore tecnologia massivamente, a soluçao estã em incorporar a tecnologia do final do seculo 20, senão meus amigos, vamos continuar nessa balela fisiológica de sempre!Pra isso precisamos romper com o modelo, que não é fácil, só se algum milionario altruista promover a revolução da plebe, que somos nós, possibilitando meios que a mesma ocupe o Estado via eleição, que tamém não é factivel, porque seria utópico!Logo, paciência, temos que esperar a morte da velha geração, pra que a nova, com outra mentalidade e nova educação faça o que até agora não conseguimos!Agora, tenham certeza de uma coisa, com esse modelo de EStado que está ai, estamos fadado ao fracasso social e economico!!!

  9. Qdo eu falo de reforama do Estado, falo da transformação pra um modelo que nos permita controlá-lo!Esse modelo aí, meramente eleitoreiro, não funciona, vc dá um cheque em branco pros eleitos, e depois amarga a frustração esperando nova eleição pra corrigir o erro, enqto isso o cara fica lá reinando e se locupletando!Nós prcisamos saber qto nos custa a máquina pública, qto se arrecada, onde está sendo gasto e por aí vai! Hoje nós não temos isso, esse modelo de orçamento congressual é piada, e só piora com esses tribunais de conta, que nada mais são do que um antro de privilegiados, raposa vigiando raposas!è preciso valorizar mais do que a cidadania, é preciso valorizar o cidadão, que diante do Estado atual não é ninguem!Vá vc numa delegacia pra sentir o drama, num posto de saúde, numa repartição publica qualquer, no judiciário, ou seja, o cidadão que sustenta o Estado é insignificante pro próprio EStado e pro seus dirigentes!Tanto que se mata brasileiros oficialmetne ano a ano e o que se faz?Nada, literalmente nada!Só existe uma razão pro Estado e assim da própria máquina publica servir a nação, o povo, só que no Brasil o Estado existe pra servir quem se apropria dele…infelizmente!Vc vê isso no cotidiano, se vc tem um amigo em qualquer lugar na máquina publica conseque facilidades, senão vai pra fila longa dos mortais comuns, dos cidadão que sustentam o EStado via imposto, diretos e indiretos! Mas apesar de tudo temos que ter esperança…eu tenho…dia melhores virão para os brasileiros como nós, que se conduzem honestamente na vida e almejam aquilo que é honrado e digno diante de todos!!

  10. Parabéns para a autora do texto, prof. Aieda de Mattos Oliveira.
    Infelizmente a classe política (que de classe não tem nada) do Brasil relega as FFAA ao segundo, terceiro plano. Não valorizam o patriotismo, a soberania, lhes faltam orgulho, mas sobram-lhes o orgulho de terem jogo de cintura, da malandragem, de se acharem acima da lei. Como falta também na maioria do povo a noção de cidadania, são apolíticos, o patriotismo só vem de 4 em 4 anos. Pão e circo, é o que queremos e é o que eles nos dão.
    O que falta é somente uma coisa, para termos a esperança de uma mudança bem lá na frente: Investimeto pesado em EDUCAÇÃO. Temos que mudar esse sistema viciado que vem desde a colonização, essa noção feudal de que ser político é estar acima do povo e ter altos lucros, claro que existem exceções; e que nós somos os patrões. Isso também está na cabeça da grande maioria da massa, de que políticos são intocáveis. O que o Sarney está fazendo ainda no Senado, tendo vários indícios de corrupção na sua família, igualmente de collor?

  11. Texto muito fraco, sem pé nem cabeça. Perdi alguns minutos da minha preciosa vida.

    Os comentários dos colegas são de um nível melhor.

  12. Realmente derepente não vamos comparar…Más o governo passado e o atual mostraram que não ficam atrás dos anteriores em nada, absolutamente em nada. SDS.

  13. Que desculpem os defensores de partidos e/ou ideologias, mas no Brasil não existe partido de direita ou de esquerda. Existem sim, partidos que quando são situação, todos, sem excessão, são ladrões institucionalizados.E quando na oposição, são ladrões oportunistas.
    Nós, povo, deveríamos ir as ruas e exigir o fim de todos os partidos atuais e a eterna cassação política de quem é ou já tenha sido, um dia, um dos eleitos. E depois, exigir a criação de leis penais severas para aques que, no futuro, venham a ser corruptos. Lembren-se: político orrupto é o pior dos bandidos que pode existir.
    Só assim nos livraríamos desse ladrões.

  14. Texto muito fraquinho e extremamente direcionado ao governo lulaDilma.
    A professora estava dormindo quando os neoliberais detonaram a industria nos anos 8090?
    Foi nessa época que devassaram a industria naval e de blindados no país.

  15. As pessoas mau informadas acham que é a Venezuela quem vai arrastar a América do Sul para o desastre, já eu acho que é um tal país das bananas e toda a sua macacada.

  16. O poder corrompe,enquanto continuarmos elegendo salvadores da patria ,vamos continuar como alavancadores de patrimonios particulares,a lista de novos milionarios a custa do brasil e´imensa,nosso pais ja nasceu com afinalidade de suprir desejos pessoais de quem estava no poder,mesmo assim ,embriagados com a possibilidade de um futuro honroso,continuamos a culpar estrangeiros pelo fracasso chamado brasil,esta naçao tem apenas um unico inimigo,ele se chama impunidade!

  17. Politicamente nós regredimos à década de 20. O retrocesso foi assustador. A culpa foi de quem ? Do povo.
    Deixa rolar … Agora, todo país militarmente fraco, é um estímulo para ser invadido.

  18. Queria dizer pro colega senta a pua que o objetivo do sarney no senado é ser elevado á categoria de mumia centenaria e ser imortalizado no museu do louvre na frança;pra espanto geral dos franceses e decepção dos brasileiros que terão que pagar o onus da empreitada!!KKKKKKKKK!!!!!Depois de sarney como presidente a politica brasileira virou um eterno far-west,’cheio de bandidos’!!!!!!!

  19. Eu tento falar só quando tenho algo positivo para dizer, ou seja, quando o que eu coloco tende a uma solução.
    .
    soluções viáveis
    o que precisamos são soluções viáveis, falar que vamos tirar todos os políticos e coisas do tipo (ridículo porque não todos são corruptos) não é viável.
    .
    Falar contra o governo, tá bom, vivemos numa democracia e eu também falo, mas, e as soluções???
    Quais são? que voltem os entreguistas?
    Ser governados por um cara que falava que os VANTS eram fruto da imaginação fantasiosa da “mulher”, que eram DISCOS VOADORES???
    .
    Eu li o programa do Partido Militar e é um verdadeiro desastre, no item Soberania nem fala de produzir armas.
    Não sabem absolutamente nada de economia, um desastre.
    .
    Eu quero ouvir um militar demonstrando que sabe de ECONOMIA e de geopolítica, que demonstre que sabe como defender e fazer progredir o Brasil.
    .
    Até agora vejo fatos como a Marinha do Brasil trabalhando com um Brasil potência como objetivo.
    Esse é o caminho, trabalhar trabalhar e trabalhar, nós, o povo, não somos tolos, saberemos reconhecer aquele que faz algo pela defesa do país.
    .
    SOBERANIA SÓ COM PRODUÇÃO NACIONAL
    COM DOMÍNIO COMPLETO DA TECNOLOGIA
    .
    Eu li o outro dia um link que postou o Wi, vamos ver:

    DURANTE a Primeira Guerra Mundial(1914-18) o avião um invento recente (1906) passou de 80 cavalos para 400. Inglaterra DURANTE a guerra fabricou 45mil, França 96mil e Alemanha 50mil.

    .
    É óbvio que um país pode-se dizer que está preparado para uma guerra quando tem autonomia na fabricação de armamento, porque o 90% do armamento se fabrica durante a guerra.
    (pelo menos numa convencional, a mais provável, porque os EUA gostam de desgastar e quebrar as economias dos demais países)
    .
    Resumindo, o PRIMEIRO, é produzir no país, mas também, desenvolver no país, fomentar a indústria nacional e não trazer a Iveco por exemplo.
    .
    Vivemos numa democracia tudo mundo fala de política, tudo bem, mas não devemos esquecer de apresentar soluções (viáveis) e como a jornalista coloca, defender a indústria nacional de armamento (principal ato de soberania dum país).

  20. Sei que o tema não é esse, mas o amigo Milton Brás Cabral mencionou a questão do partido militar, e mesmo, apontado que o programa do partido militar é um desastre, que me chama a atenção para com a permissão de todos comentar: Acho que a idéia de se instituir um partido militar já é em si mesma um desastre a priori de qualquer coisa, o último que atrelou a idéia de partido e força militarizada produziu o nazismo e sabemos nós no que deu. Militar não tem que ter partido, militar tem que servir a causa nacional cumprindo seu dever profissional e pelo qual é remunerado pelo povo contribuinte, dentro dos preceitos constitucional. Essa ideia só mostra a indignação deles militares com os governos civis e de que não estão satisfeito por terem perdido o poder com a democratização. O fato de se lançar um partido militar é na minha opinião extremamente nociva e mesmo perigosa para o nosso futuro enqto pais e nação.E nós não devemos alimentar essa idéia por qualquer razão que seja, tenho amigos militares que já me convidaram para participar e naturalmente declinei da idéia!!!

  21. Infelizmente eu assino em baixo. Mas o que fazer? Votar em tucanos? Pioraria a situação. O mais triste neste enredo, é que não temos opções. Está ruim e pode ficar ainda pior.

  22. Milton Brás Cabral disse:
    02/07/2011 às 20:22
    Eu tento falar só quando tenho algo positivo para dizer, ou seja, quando o que eu coloco tende a uma solução.

    A única solução que vejo é uma reforma parcial do atual modelo político brasileiro.
    O Judiciário não pode mais ser o único poder que não presta contas aos outros dois poderes.
    O Executivo se tornou refém dos outros dois que fazem o que querem.
    Logo, o Legislativo deveria prestar contas ao povo e aos outros dois poderes (Executivo e Judiciário).

    Assim abriria-se uma guerra deflagrada entre os três poderes onde a barganha continuaria, mas o desrespeito às instituições acabaria.
    Torço que haja uma forma de mudarmos, mas sinceramente, não vejo como. Afinal, elegemos palhaços, pessoas com mandado de prisão expedido pelo FBI e outros de extirpe duvidosa.

    Só falta passarmos por mais um golpe militar ou um golpe de dito de direita (se é que ainda exista direita e esquerda – acho que o correto seria oposição e situação).

  23. Eu nasci no Brasil do militarismo, era pequeno e já ouvia falar de governo corrupto, não é porque a pessoa usa farda ou tem patente que ela é a alma pura e salvadora do mundo, em geral são eles que mandam seus soldados cometerem as piores coisas das quais a humanidade tem registro, vem desde de os romanos e muitos antes deles.
    Naquele tempo você não podia reclamar do seu salário, do preços, inflação, que você já era o próprio Saci, não é este o Brasil que quero para mim e meus filhos, desejo uma F.A. bem equipada, mas não desejo ela no comando do país.
    Também devem parar de serem orgulhosos e começarem a trabalhar para um bem comum, melhorar os gastos, pois não é possível que cada força tenha um tipo de fuzil, helicóptero, veículos e etc, chega de gastarem nosso dinheiro com coisas para alimentar o ego dos militares, a FAB só usa isto, na EB nós usamos apenas aquilo, vamos comprar com consciência para dar o exemplo e ai sim poder falar dos outros.

  24. Quer um exemplo, porque nós temos SAR na EB e na FAB, porque não ter somente na EB? Para que gastar dinheiro com um SAR na FAB, por tradição? Não seria melhor investir este heli, custos e mão de obra em favor da EB, para deixá-la mais equipada? Alguém teria coragem de falar para FAB abandonar o SAR? Porque os Sabre estão com a FAB e não com o EB? o EB se tivesse os Sabres seriam incapazes de realizar aquela missão? Será que não seria mais negócio para o Brasil que os Sabres fossem para EB? Onde poderiam realizar várias outras missões além dessas? Se estivéssemos vivendo no mundo ideal, tudo bem ai poderíamos ter de tudo para todos, mas não vivemos num país assim, as FA precisam melhorar a distribuição dos seus recursos, quais são as missões com heli que a FAB realiza que o EB não poderia realizar? Poderíamos ter mais bases da aviação do Exército espalhada pelo Brasil a fora.

  25. A compra de material belico para nossas FA e meio confuso.Vejamos o MI-35 poderia estar EB, e existe necessidade de muito mais.ou então o Havoc 28, defesa anti-aerea uma necessidade premissa para EB(TOR-M2)e mais Iglas, Lanchas Fluviais, modelo usado pela Colombia recentemente. Ou mesmo a Sueca que já foi testada.Para FAB provisoriamente J-10( China)quantidade 16 para suprir o FX2 que parece não ter fim.A MB esta no caminho certo!
    O vetor primordial para a FAB é Sukhoy 35 caso saia o FX2, pelo seu raio de ação poderemos ter custo operacionais reduzidos, devido o seu raio de ação ,poderemos reduzir algumas bases.

  26. Essa postagem foi de péssimo nível. Esperava de um editor tão qualificado algo mais interessante do ponto de vista da denúncia, pois o que li são apenas aquelas mesmas e velhas conjecturas em que sempre se ataca os representantes da esquerda por qualquer deslize e nunca se ataca um político conservador que fez coisas dez vezes piores….A autora menciona as mesmas lenga lengas da classe média cansada e não acrescenta um único elemento que possa nos mostrar qualquer fato novo. É o velho cacarejar de sempre, mas o Brasil real está dando passos larguíssimos em favor de sua soberania e a “Dona Maria” aí de cima preocupada com chicanas de advogados…Aécio Neves, Serra, Alckmin, FHC e muitos outros elementos amigos das forças conservadoras estão blindados a décadas e essa senhora não os menciona..Faça-me o favor Sr Edilson! O Olavo de Carvalho pelo menos tem alguma cultura para propor algo novo..

  27. Pois é Over, como falou o Pinto, o judiciário poderia mudar a paisagem de Brasília, em pouco tempo, mas, parece não tem vontade.
    Na democracia representativa o judiciário sempre jogou um papel conservador. No nosso caso já nem sei se é conservador o que é mesmo.
    .
    Regivaldo, o PdoMilitar aparece teoricamente perante a falta de um partido verdadeiramente nacionalista, maaaas eu gostaria de um partido que antepusesse a preocupação pela guerra económica antes de se preocupar pelo dinheiro do Palocci, que priorizasse a produção nacional antes que a importada.
    .
    O fato de ser militares, não fala de saber governar, ou saber de toda a gestão, economia, diplomacia, distribuição de renda, tolerância com alguns atores que se fossem reprimidos virariam guerrilha.
    .
    Hoje a tolerância e a diplomacia são o mais importante, o melhor exemplo foi o conflito com o Evo, o Brasil não entrou na provocação e a Bolívia se ferrou. O BR que comprava até 30mi m³ de gás passou ao mínimo de contrato, acho 21.
    .
    Governar virou uma saia justa permanente, onde o governo tem que estar equilibrando continuamente as pressões de todos, empresários, banqueiros, trabalhadores, etc.
    .
    O Lula foi que falou que ele tentou mas era impossível fazer uma reforma fiscal se não chegavam primeiro a um acordo os interessados, principalmente empresários e sindicatos. Difícil.
    Saci, os Sabres para o EB, blz

  28. Concordo com Carlos Argus, a América do Sul não ficará sem conflitos muito tempo. Temos que começar agora o nosso reequipamento… ops agora não…ONTEM. SDS.

  29. ESSE É O MEU BRASIL
    .
    .

    “(…)Agora as melhores notícias:Gás natural em Minas Gerais. Em apenas um poço perfurado na Bacia do São Francisco, foi identificada uma reserva correspondente a 22% de tudo que tínhamos, e há probabilidade de a jazida ser ainda maior. Geólogos estimam que a Bacia do São Francisco pode ser comparada com a da Sibéria, uma das mais importantes província de gás natural do planeta. A previsão que a produção comece em dois anos. O gás mineiro irá substituir o gás boliviano na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, em Uberaba , e o aumento da oferta deve reduzir o preço do produto.
    .
    Foi também anunciado que o Brasil possui atualmente a terceira maior reserva de potássio do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e do Canadá. A jazida estende-se ao longo do Rio Amazonas e há ainda indícios de outras duas. Em 2008 importou-se 91% do cloreto de potássio consumido, gastando US$ 5 bilhões. A citada mina não é notícia recente, A mina chama-se Fazendinha e foi descoberta há mais de 20 anos por geólogos da Petrobras e cubada pela Petromisa – subsidiária da Petrobras, a qual foi extinta no governo Collor, certamente para deixar nossa produção agrícola dependente do fertilizante estrangeiro . A mina poderia estar explorada há anos, propiciando, além de empregos, aut o-suficiência e economia de uns cem bilhões.

    *******
    .
    .
    “(…)Ô, esse coqueiro que dá coco
    Oi onde eu armo a minha rede
    Nas noites claras de luar, Brasil… Brasil,(…)”

    .
    Heheheheh……….
    .
    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/1745/Comentario-Gelio-Fregapani—No-Pais-e-no-Mundo-

  30. Ela começou falando dos blindados brasileiros, da Engesa e depois passou, repentinamente, para os carros dos políticos. Texto estranho, mas que reflete discrepância da classe política em relação ao povo e FA’s.

  31. “Texticulo” no “melhor” estilo Veja de ser.
    .
    E generalizações são sempre burras, coisa de quem não gosta de (ou não consegue) refletir, dizer que “tem que eliminar todos os políticos”, porque são todos corruptos… é uma destas infantilidades toscas.
    .
    Por exemplo, existem os militares que foram torturadores e policiais militares que torturam até hoje,
    no entanto, se eu afirmar que todos os militares são canalhas torturadores por causa disto, estarei sendo um cretino sem noção, este é o perigo das generalizações…
    .
    Mesmo porque a corrupção é um flagelo que atinge a sociedade, dita civilizada, em todos os seus setores e em qualquer país.

    Aqui no Brasil se cultiva uma ideia (estapafúrdia) de que os militares são castos e incorruptíveis e isto também é uma generalização estupida, porque existe corrupção e até traição, no meio militar, más será que porque alguns militares são corruptos, se vai começar a dizer que são todos corrutos e que temos que acabar com as F.A do Brasil? Seria uma imbecilidade…

  32. .
    Notícia de um exemplo recente de corrupção, dentro do Exército:
    ————————————–
    Fraudes no IME: 15 pessoas são denunciadas
    Procuradoria acusa seis militares e nove civis envolvidos em licitações
    .
    O Globo
    .
    A Procuradoria de Justiça Militar do Rio de Janeiro apresentou denúncia contra seis militares do Exército e nove civis pelo desvio de recursos públicos em licitações realizadas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Uma força-tarefa foi criada para investigar o caso depois que uma série de reportagens do GLOBO mostrou que as empresas envolvidas nas fraudes, ocorridas entre 2004 e 2005, pertenciam a laranjas ou a pessoas ligadas a militares da própria unidade.
    .
    O grupo montou um cartel para vencer as concorrências e abocanhar cifras milionárias. Segundo o Ministério Público Militar, o esquema gerou prejuízos aos cofres públicos de R$11 milhões. Os 15 envolvidos foram denunciados por peculato.
    .
    Em 2009, os procuradores receberam as primeiras informações anônimas relacionadas a irregularidades em processos licitatórios e a convênios entre o IME e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O MPM analisou 88 licitações, todas consideradas ilícitas.
    .
    As licitações analisadas tinham sempre a participação das mesmas oito empresas de dois empresários, assessorados por um contabilista. Os investigadores levantaram ainda que os empresários tinham uma relação antiga com um dos oficiais acusados e que já haviam fornecido bens e serviços ao IME, quando o militar era chefe do setor de materiais.
    .
    Segundo o MPM, a denúncia é referente a apenas uma parte das fraudes no IME. Outros quatro inquéritos ainda estão em andamento apurando denúncias semelhantes.
    .
    Suspeitas até no TCU
    .
    Após a série de reportagens feitas pelo jornal, a procuradora-geral de Justiça Militar, Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, criou uma força-tarefa para investigar o caso em janeiro do ano passado.
    .
    Alguns problemas já haviam sido constatados antes numa inspeção do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2005, mas, apesar de o órgão ter sugerido a suspensão das licitações, o IME recorreu e conseguiu reverter a situação. Na época, os contratos diziam respeito a convênios do Instituto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para obras na BR-101 no trecho do município de Osório, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O TCU havia constatado que duas empresas do Rio que participavam da concorrência tinham os mesmos sócios.

  33. Na noticia que postei acima, o MPM está fazendo a coisa certa, ou seja, está combatendo a corrupção dentro do exercito. E não combatendo ou “querendo acabar com o exército”
    .
    Da mesma forma se deve combater a corrupção (e traidores da pátria) dentro da política. E não pretender “acabar com a política”, coisa que é impossível!

  34. eu acho que o texto é politico pois o governo que mais investiu nas forças armadas foi este que ai esta ,sobre corrupçao no exercito com certesa tem eu pediria aos estrelados que comentasem mais sobre isso fuzil dando incidente de tiro falta de raçao para o soldado desvio de fardamento o soldado desfilando com farda de ralo cuturno de ralo talves nao seja por falta de investimento e sim por desvio ,fale mais sobre a intendencia do eb ai sim vai ser um site militar eu li uma vez aqui nesse site que nao poderia falar de esquerda nem direita mas vejo materias alinhada com a direita estrelados se voçes amam a patria como nos praças denunciem os corruptos de fardas tambem, brasil acima de tudo abaixo somente de deus

  35. caros irmãos, me corrijão se eu estiver errado, pois de que vale o voto???? se em todas as eleições somos obrigados a votar em um bando de ipocritas, sangue sugas que só irão fazer o que os seus antecessores já haviam feito e que vão continuar fazendo, que é roubar e iludir o povo com promessas. está passando da hora de dizermos um: BASTA!!!! a essa pouca vergonha, vamos dizer um NÃO!!! a essa farça que se tornou as eleições e vamos exigir a saida de todos aqueles corruptos, eu digo TODOS, sem exceção de um ou outro, eu me refiro a todos, uma vez que não temos como separar o joio do trigo.
    o unico jeito seria, em primeiro diminuir o numero de politico tanto na esfera federal como na estadual, pois o numero é muito alto, aumentando com isso as chances deles continuarem roubando o país, em segundo criar uma comissão de pessoas vindas do povo para juntos elaborarem e fiscalizarem o andamento destes politicos e assim que achassem algo de errado, seria trazido a publico e seria tirado todos o bens dele e nunca mais ele poderia voltar a vida publica.
    só assim acabariamos com essa raça de corruptos e começariamos a ver tanto o lado do povo como o lado do país no sentido internacional.
    OBS.: essa comissão que eu me refiro seria formada de pesoas do povo como: professores, cientistas politicos, trabalhador comum, trabalhador formados, unifersitarios, etc.. buscando com isso não permitir que os proprios politicos criem leis para si mesmos e fiscalizem a si mesmo, gerando com isso mais impunidade e mais corrupção.

  36. Carlosags,
    .
    Não basta só votar,tem que exercer a sua cidadania antes,durante e depois das eleições.
    .
    Devemos fazer pressão nos políticos todo mês, independente se é ano de eleição ou não.
    .
    Ficar só indignado não é o suficiente,devemos mostrá-los que na próxima eleição eles estão de fora.
    .
    A nosso sociedade ainda não descobriu o poder da cidadania é só isso,e o reflexo dessa falta de conhecimento está ai,em um congresso desmoralizado na opinião pública brasileira.
    .
    abraços.

  37. lucena, vc acha tambem que foi o povo que tirou o color do poder??? isso foi tudo armação, e outra eles saem e depois voltam, eles criaram as brechas nas leis, como vc acha que o povo vai botar pressão para que eles se endireitem, isso é algo impossivel de acontecer, pois é algo que gira em torno de dinheiro e muita corrupção e só um voto não vai mudar nada. ok??? tem que haver muito mais coisa, como uma transformação total, uma limpeza. ok??? olha a historia que vc vai ver, quando o povo faz um barulhinho eles mandam a policia pra cima do povo, como está acontecendo no egito, provando com isso que eles não sairão do poder tão facilmente. ok??? e vc ainda acha que o voto vai mudar algo, só mudaria se eles quizessem. ok???

  38. Atualmente as nossas Forças Armadas contam com um índice de aprovação e confiança por parte da sociedade de + de 80%, enquanto a classe política tem menos de 20% de índice de aprovação e confiança… Então pergunto: À qual dessas instituições o povo brasileiro apoiaria se fosse chamado à luta?!?
    Mas a questão principal que não quer calar é: – E se o povo decidisse se levantar contra o a “máfia estatal”, à quem as nossas FAs dariam apoio?!?
    … E por fim eu pergunto: – Os comandantes das nossas FAs estariam dispostos a orientar suas tropas à auxiliar na restituição do Poder ao Povo brasileiro, caso este se levantasse em massa contra um governo tirano e usurpador?!?… Ou se “renderiam” ao expediente peculiar dos ditadores/tiranos que usam dos recursos usurpados para “agraciar” seus aliados e mercenários para se manterem, a força, no poder?!?
    É evidente que este é o tipo de resposta que só teremos se um dia o povão resolver “DAR UM BASTA”…

  39. A unica forma de tentarmos mudar o quadro de banditismo instalado dentro de toda a maquina do sistema Republicano Brasileiro alem de profunda revisão de leis seria a mudança do sistema.Um Parlamentarismo Presidencialista com o poder militar subordinado a Presidencia e o poder civil ao Parlamento.Com a extinção de muitos cargos publicos,alguns ministerios e secretarias se enchugaria a maquina do governo.Revisão de cargos e salarios tambem se faz necessario.Sou totalmente a favor do fim das imunidades e do fim da estabilidade.Aquel que não esta garantido se esmera em aperfeiçoar-se e a produzir.Aquele que tem garantias relaxa e cai na gandaia e gandaia publica é a apropriação indebita do bem publico.O maravilhoso Brasil esta entregue as baratas ou melhor entregue a REPUBLICA DAS RATAZANAS e sempre quem paga o pato é justamente aquele que impulsiona com seu trabalho escravo a nação.Ate quando nós os Brasileiros permaneceremos omissos e acovardados?

  40. MILTON BRAZ CABRAL os entreguistas perderam e os vendilhões ganharam né e se formos viver pensando assim que é melhor termos estes do que aqueles.Veja apos a ditadura quanto tempo a direita esteve no poder e depois veja os nove anos da esquerda no poder e me diga em que tempo ou melhor em que espaço de tempo tivemos o maior indice de roubos publico e olha que a copa e olimpiadas ainda estão começando as oportunidades de falcatruas.Justificarmos com o passado os erros do presente não justifica.A maior de todas as vergonhas é ter vivido na clandestinidade apontando a todos e se dizendo a solução e quando no poder faz igual ou pior do que os que os antecederam.Eu aprendi a adimirar uma pessoa que foi a causadora da ascenção politica de Lula e quando ele ganhou simplesmente a trairam porque são sem escrupulos e compactuaram com sa forças ocultas.E a meu ver essa pessoa deveria ter tido a honra de ser a primeira mulher Presidente do Brasil.Ela chamasse HELOISA HELENA a costureira professora de Alagoas,a responsavel por todas as CPIs que detonaram o governo de FHC.Talvez ela e o Sen.Suplicy sejam as unicas pessoas verdadeiramente honradas dentro do PT.Ela disse esta frase “EU DURANTE TODA A MINHA VIDA LUTEI PARA UM DIA PODER FAZER TUDO AQUILO QUE EU IDEALIZEI PELO MEU PAIS,PELO MEU POVO E AGORA VOCES QUEREM QUE EU FAÇA O JOGO.EU NÃO VOU FAZER”…e simplesmente detonaram a carreira politica dela.Eu acredito que a Dilma tem o perfil da pessoa que o Brasil precisa no poder mas ela é atrelada as Ratazanas do PT e aos Vermes ganaciosos dos partidos que integram sua coligação.Se hoje o povo Brasileiro não confia em politicos,não confia em lideres religiosos e confia em nossos militares é porque o povo reconhece neles o amor incondicional pelo Brasil.Não importa ao Brasileiro essa ou aquela ideologia,o povo quer justiça social e ver o pais desenvolvido e não subjugado.Hoje é praticamente descartada a possibilidade de um golpe militar.Note que as Ratazanas de Brasilia pagam bem suas forças de segurança e fazem de tudo para desarmarem o povo na tola ilusão de que o dia que o povo se revolte eles os defendam.Se o povo Brasileiro sair as ruas e exigir o fim deste banditismo eu duvido que a nossa policia,os nossos militares sairão para as ruas para baterem ou atirarem em nós.Ja brincaram demais com o Brasil e os Brasileiros e serão depostos a qualquer momento sem que seja disparado um unico tiro porque é direito reconhecido em todo o mundo que o cidadão exija seus direitos e que faça cumprir os mesmos.O que vale em uma Democracia é a vontade da maioria e o PT não é essa maioria,nunca foi e nunca sera.Ainda mais aqui no Brasil o pais que não é so importante ao mundo logisticamente mas tambem como mercado.Embora pensem que o Brasileiro é acomodado se iludem pois hoje temos uma visão mais ampla das coisas e embora sendo um povo de naturesa pacifica é sensato que não esperem que tomemos uma atitude.O descaso atinge a todos os Brasileiros.Ninguem esta satisfeito.A prova disso foram as eleições.O PT teve apenas mais 5% dos votos e leve-se em conta que a maioria dos votos foi opcional pois votamos na Dilma para não termos o entreguismo outra vez.Do jeito que a coisa vai serão derrotados de uma forma vergonhosa nas proximas eleições e quem mais vai perder somos nós os Brasileiros.

  41. Os soldos baixos podem revoltar os militares. Deve ter sido o principal motivador do Golpe Militar de 64. Militar não faz greve; faz revolução.

  42. Os soldos baixos podem revoltar os militares. Deve ter sido o principal motivador do Golpe Militar de 64. Militar não faz greve; faz revolução.

Comentários não permitidos.