Rumor: militares estariam testando lentes de contato de visão noturna

Uma tecnologia para deixar o soldado mais poderoso (Foto: Divulgação)

Sugestão: Neves

Uma tecnologia para deixar o soldado mais poderoso (Foto: Divulgação)

A tecnologia para uso militar é algo impressionante e, a cada dia que passa, é desenvolvida de forma mais eficiente para tornar os soldados pessoas com poderes além do natural. A tecnologia pode ser aplicada na criação de armas mais potentes ou até exoesqueletos que suportam pesos absurdos.

Depois da captura e morte do Osama Bin Laden, um dos homens mais procurados do mundo, as técnicas militares estão cada vez mais presentes nas discussões da opinião pública.

Entre os equipamentos, teve grande destaque o helicóptero especial, quase silencioso e totalmente ligeiro. Mas algumas pessoas disseram que os soldados que vieram por terra não usavam máscaras para visão noturna. Então, como enxergavam à noite? Segundo rumores, foram projetadas lentes de contato que proporcionam visão noturna para os soldados.

Essas lentes conseguiriam sua potência através de indução magnética. Antes de colocar a lente, o soldado é orientado a colocar um gel especial que, com o atrito de pestanejar ou abrir e fechar os olhos, geraria a indução magnética necessária para se enxergar no escuro. Mas, por que projetar uma lente de contato para fazer o que os óculos já fazem?

A principal resposta seria devolver a visão periférica do soldado. Com os óculos ele perde destreza, o que numa batalha pode ser desfavorável. Ainda não há nenhuma confirmação desse rumor, mas seria uma tecnologia interessante não apenas para soldados, mas para policiais que monitoram nossas ruas de madrugada e bombeiros que entram em lugares sem luz para salvar vidas.

Fonte: TECH TUDO

19 Comentários

  1. Por enquanto apenas Rumores!!! E o tal helicóptero…foi abatido ou caiu por falha técnica??? SDS.

  2. Eu sinceramente tenho minhas dúvidas, mas não descarto o fato dos soldados terem usando um sistema de visão implantado no olho.
    Em teoria este sistema de lentes teria graves limitações, sendo uma delas o do ajuste a capacidade luminosa e nitidez.
    A menos que service de filtro para uma frequencia específica.
    Ou seja, todo o alvo estaria sendo iluminado por uma fonte de luz fora do visível e esta lente fosse o filtro que só deixava passar esta frequência específica.
    Ainda sim, isto traria limitações operacionais pois não traria nitidez e capacidade de identificação dos alvos.
    Outro fator limitador é o colírio.
    O uso por um período prolongado forçaria o seu esgotamento e absorção pelo organismo, a menos que o soldado tivesse uma fonte provedora deste colírio, pois não o vejo parando para pingar nos olhos, assim, não vejo como ele poderia funcionar por longo período (algumas horas).
    Porém, como disse, há outra tecnologia que considero mais possível, aliás, ela é perfeitamente factível.
    A instalação de microsensores ligados aos olhos.
    estes sensores são sencíveis às luzes fora do espectro visível, eles detectam e lançam um sinal ao transdutor que codifica e envia o impulso elétrico ao nervo óptico e assim ao cérebro.
    Este sitema é estudado e não é ficção, e já pode até estar em prática.
    Ele permite o ajuste da imagem quanto a capacidade de nitedez tal como o fazemos na nossa visão atual. Basta o cérebro aprender e isto requer tempo. Esta tecnologia é esperada a muito pois daría aos cegos a capacidade visual.
    Acho mais provável que sistemas como estes, tenham sido implantados nos soldados e que ao longo dos meses eles tenham conseguido aprender a ver no escuro também.
    Outra hipótese é que os demais da tropa de terra sem óculos de visão estivessem assim “desaparelhados” pura e simplesmente pois o clarão das explosões e tiros lhes atrapalharia caso etsivessem com estes aparelhos, ficando apenas os elementos essenciais equipados para os fins específicos.
    de qualquer forma, o tema é interessante.
    Saudações ao estimado Neves e o obrigado pela sugestão.
    E.M.Pinto

  3. Tudo não passa de especulações ou rumores, até essa ação que supostamente culminou na morte de Bin Laden é uma especulação que não se tem provas algumas,nem aqueles destroços de um helicóptero caído, perto da ”MANSÃO” que parecia mais um muquifo, pode se dizer que é uma prova !

  4. A maior parte dos soldados que executaram Bin Laden, sabe que a visão nocturan artifical é importante, mas leva o soldado a não ter noção dos lugares escuros, por onde deve andar para evitar ser visto pelo enimigo. O reconhecimentos desses lugares só é possivel sem aparelhos de visão.

  5. As lentes nas vistas, futuramente computadores implantados diretamente no cérebro,exoesqueleto q poderá permitir o cara a erguer grandes pesos, voar,correr acima de 100km e nadar a velocidade de um grande peixe e em profundidades q foge a visão dos satélites e mt bem armado , enfim ,+ um pouco o guerreiro absoluto…o futuro ciborghumano.

  6. Foi forjado sim. Jogaram o corpo no mar?!

    Teve participação da organização dos universos intra-energia escura?…

    Só alguém muito inteligente acreditaria nisto.

  7. E.M.Pinto,
    Os sistemas passivos que eu conheço usam um semicondutor de gap pequeno e direto para receber com máxima eficiência os fótons de IR longíquo, na faixa de dezenas de micron. Em seguida é necessário multiplicar a energia dos eletrons emitidos através de avalanche com tensões elétricas elevadas.
    Como colocar tudo isso na espessura de uma lente de contato?
    Se for do tipo filtro a cena tem que ser irradiada por uma fonte IR, mas aí se o inimigo dispuser de detetores para esse comprimento de onda, detetará a ação.
    Me explique por favor.

  8. E.M.Pinto, é possível … O óculos 3D do game projeta a imagem diretamente no fundo do olho (retina). Quer dizer, vemos uma grande tela de cinema na nossa frente, colocando um simples óculos. A lente de contacto seria a minituarização desse óculos. Ela vei ter que ter uma fonte de energia, por menor que seja. Pode ser uma termo-bateria que aproveita o calor do olho (36 graus C). O olho de gato é possível.

  9. A invisibilidade é possível ? 100% não, pois nada pode iludir os sensores eletrônicos que amplificam o mínimo de energia de radiação. A olho-nu, a invisibilidade é possível. Imaginem um combatente na selva ficar a 2 metros de seu inimigo sem vê-lo. Terrível.

  10. Dandolo,você disse bem.
    .
    No que se refere a visibilidade,os olhos humanos por exemplo,não consegue ver a luz ultra-violeta,já alguns animais sim.
    .
    Contudo para efeito no campo de batalha,existe um coisa chamada de contraste ambiental,isso poderia,…eu disse poderia;denunciar o combatente “invisível” ao inimigo.
    .
    Em um ambiente onde o contraste fosse amenizado,como a noite,a escuridão,na neve,…etc;tal artimanha daria um excelente mimetimo no meio contra o inimigo.
    .
    Abraços.

  11. Dandolo,
    .
    por que você não bola uma roupa que emita raio ultra-violeta_Rsrs….
    .
    Ai eu iria ser a sua cobaia,as testarias nos banheiro femininos_Hehehe….

  12. ISto mesmo, não creio que o sistema pudesse ser adaptado em uma lente de alguns milímetros.
    Porém lhe envio um artigo que escrevi sobre o tema e que aborda as duas formas d evisão noturna existentes
    http://planobrasil.com/2011/03/05/visao-noturna-parte-i-a-origem-tecnologias/
    Está publicada no Blog.

    Para a primeira pergunta creio que já respondemos, já a segunda é exatamente isso mesmo, se o inimigo possuir um detector para a sua “luz” além de enchergara a sua fonte ele o verá de igual capacidade, porém este tipo de sistemas é sism utilizado nos campos de batalha na atualidade.
    Pois pode-se trabalhar numa faixa muito larga o que dificulta ao inimigo acertar o comprimento de onda certo, porém como dissemos é problemático.
    Já o Chip dos olhos não demanda nestas limitações.
    Saudações e obrigado pelas questões.
    E.M.Pinto

  13. Lucena, não havia pensado nessa possibilidade, mas não daria certo, pois o objeto ficaria negro.À noite, tudo bem, mas de dia … O dispositivo de invisibilidade diurno, a frente vai ter que imitar o fundo, como os povos fazem. Sistema de leds, com as 3 cores básicas. A 1 metro de distância, só com a camuflagem e recursos locais, usando adesivos.

  14. A nanoeletrônica é uma realidade. Dentro duma pequena pastilha de silício podemos colocar milhares de transístores, capacitores e resistores.

  15. Os norte americanos sao realmente a nata prima deste planeta,as vezes chego achar que eles possuem um acordo secreto com ETs de uma outra dimensao,ou sera eles mesmos os ETs,com escravos latinos e mundanos trabalhando para eles,seria muito humilhante se eles fossem apenas Homo sapiens anglo-saxoes,isto paderia legitimar a teoria de superioridade racial e, ninguem quer isso.

Comentários não permitidos.