Texto Plano Brasil- E.M.Pinto
Segundo o FlightGlobal, o demonstrador do caça de 5ª Geração Japonês Mitsubishi ATD-X poderá realizar o seu rimeiro voo em 2014.
A informação teria sido confirmada pelas autoridades japonesas que apontam o ano fiscal de 2014 como a data para execução do programa.
O ATD-X é a proposta japonesa de um caça de quinta geração com capacidade de supermanobrabilidade e que pode vir a sero seu futuro caça no programa FX japonês.
Saiba mais sobre o ATD-X
Mitsubish ATD-X, será que voa?
ATD-X
O Mitsubishi “Advanced Technology Demonstrator – X”, ATD-X (Shinshin) é o protótipo de um avião demonstrador de tecnologia para um caça furtivo que está em sendo desenvolvido pelo Ministério da Defesa japonês, e que está sobre a responsabilidade de construção da Mitsubishi Heavy Industries. O primeiro vôo da aeronave está previsto para 2011.
Desenvolvimento
A Força de Auto defesa do Japão deseja substituir uma gama de aeronaves que estão perto do fim de suas vidas operacionais, e após infrutivos contatos com o governo dos Estados Unidos para a aquisição do caça F-22 Raptor ( cuja exportação é vetada a todo e qualquer país), o governo do Japão decidiu a partir de 2005 se aventurar em um programa autóctone para desenvolvimento das tecnologias necessárias para um caça de 5G.
O programa seguiu o andamento segundo os cronogramas desejados, tendo um mock-up do avião em escala 1:1 efetuado testes de exposição a ondas de radar de forma a caracterizar a sua RCS (radar cross section) sendo estes ensaios efetuados na França.
Já em 2006, um modelo em escala reduzida 1:5 remotamente pilotado foi avaliado em voo de forma se obter dados sobre o desempenho em voo sobre diversas condições.
Supõe-se que a empresa dos EUA, Lockheed Martin tenha prestado suporte técnico ao desenvolvimento do ATD-X. Inicialmente o voo do primeiro protótipo do ATD-X estava previsto para ocorrer por volta de 2014 entretanto os avanços no programa determinaram um adiantamento para já 2011.
Entre as tecnologias desenvolvidas no programa ATD-X estão os materiais radar absorvente RAM (em inglês), porjeto e desenho de uma aeronave de geometria radar-refratante, bem como o de um novo e revolucionário sistema de vetrorização de fluxo dos escapes dos motores (TVC) muito semelhante aos do projeto Rockwell X 31, porém com 4 sistemas de direcionamento de fluxo
O ATD-X será dotado ainda de um também revolucionário sistema de controle de voo fly-by-optical, que em suma trata-se de um sistema de controle de vôo que substitui os tradicionais sistemas de cabos elétricos por cabos de fibra óptica.
Esta solução permite que os dados sejam transferidos mais rapidamente aos transdutores, é mais leve e virtualemente imune as interferências electromagnéticas.
A aeronave servirá de base para o desenvolvimento de inúmeros sistemas eletrônicos como sistemas de contra medidas eletrônicas e ainda de um radar de varredura eletrônica ativa.
Sumário.
Porém apesar de aparentemente ser uma aeronave revolucionária e que poderia colocar o Japão na linha de frente dos caças de 5ª Geração hoje disputada apenas por EUA, Rússia e Índia ( O modelo chinês ainda não voou), o ATD-X pode não chegar a evoluir para um programa de um caça geração Japonês.
A Razão é a existência do rival Norte Americano F 35 Lightning, que conta com um peso considerável da diplomacia e política de Washington.
O F 35 parece assim a cada dia estar mais próximo de voar com o lendário círculo vermelho, símbolo da força aérea de auto defesa do Japão, uma pena se isto s econfirmar, pois o ATD-X poderia vir a ser mais uma aeronave a reescrever a história da aviação mundial.
E.M.Pinto
29 Comments