Mitsubishi ATD-X pode realizar o seu primeiro voo em 2014

http://www.asyura2.com/bigdata/up1/source/8097.jpgSugestão: Barca

Texto Plano Brasil- E.M.Pinto


Segundo o FlightGlobal, o demonstrador do caça de 5ª Geração Japonês Mitsubishi ATD-X poderá realizar o seu rimeiro voo em 2014.

A informação teria sido confirmada pelas autoridades japonesas que apontam o ano fiscal de 2014 como a data para execução do programa.

O ATD-X é a proposta japonesa de um caça de quinta geração com capacidade de supermanobrabilidade e que pode vir a sero seu futuro caça no programa FX japonês.


Saiba mais sobre o ATD-X

Mitsubish ATD-X, será que voa?

ATD-X


O Mitsubishi “Advanced Technology Demonstrator – X”, ATD-X (Shinshin) é o protótipo de um avião  demonstrador de tecnologia para um caça furtivo que está em  sendo desenvolvido pelo Ministério da Defesa japonês, e que está sobre a responsabilidade de construção da Mitsubishi Heavy Industries. O primeiro vôo da aeronave está previsto para 2011.


Desenvolvimento


A Força de Auto defesa do Japão deseja substituir uma gama de aeronaves que estão perto do fim de suas vidas operacionais, e após infrutivos contatos com o governo dos Estados Unidos para a aquisição do caça  F-22  Raptor ( cuja exportação é vetada a todo e qualquer país), o governo do Japão decidiu a partir de 2005 se aventurar em um programa autóctone para desenvolvimento das tecnologias necessárias para um caça de 5G.

O programa seguiu o andamento segundo os cronogramas desejados, tendo um mock-up do avião em escala 1:1 efetuado testes de exposição a ondas de radar de forma a caracterizar a sua RCS (radar cross section) sendo estes ensaios efetuados na França.

Já em 2006, um modelo em escala reduzida 1:5 remotamente pilotado foi avaliado em voo de forma se obter dados sobre o desempenho em voo sobre diversas condições.

Supõe-se que a empresa dos EUA,  Lockheed Martin tenha prestado suporte técnico ao desenvolvimento do ATD-X. Inicialmente o voo do primeiro protótipo do ATD-X estava previsto para ocorrer por volta de 2014 entretanto os avanços no programa determinaram um adiantamento para já 2011.

Entre as tecnologias desenvolvidas no programa ATD-X estão os materiais radar absorvente RAM (em inglês), porjeto e desenho de uma aeronave de geometria radar-refratante, bem como o de um novo e revolucionário sistema de vetrorização de fluxo dos escapes dos motores (TVC) muito semelhante aos do projeto Rockwell X 31, porém com 4 sistemas de direcionamento de fluxo

O ATD-X será dotado ainda de um também revolucionário sistema de controle de voo fly-by-optical, que em suma trata-se de um sistema de controle de vôo que substitui os tradicionais sistemas de cabos elétricos por cabos de fibra óptica.

Esta solução permite que os dados sejam transferidos mais rapidamente aos transdutores, é mais leve e virtualemente imune as interferências electromagnéticas.


A aeronave servirá de base para o desenvolvimento de inúmeros sistemas eletrônicos como sistemas de contra medidas eletrônicas e ainda de um radar de varredura eletrônica ativa.

Sumário.

Porém apesar de aparentemente ser uma aeronave revolucionária e que poderia colocar o Japão na linha de frente dos caças de 5ª Geração hoje disputada apenas por EUA, Rússia e Índia ( O modelo chinês ainda não voou), o ATD-X pode não chegar a evoluir para um programa de um caça geração Japonês.

A Razão é a existência do rival Norte Americano F 35 Lightning, que conta com um peso considerável da diplomacia e política de Washington.

O F 35 parece assim a cada dia estar mais próximo de voar com o lendário círculo vermelho, símbolo da força aérea de auto defesa do Japão, uma pena se isto s econfirmar, pois o ATD-X poderia vir a ser mais uma aeronave a reescrever a história da aviação mundial.

E.M.Pinto


Fonte: Flightglobal

29 Comentários

  1. Acredito que este projeto tem boas chances de seguir em frente.
    .
    Me lembro de outra reportagem, na qual fala sobre os subsídios que o japão resolveu dar a sua indústria aeronáutica, cujo teor estaria sendo disputado na OMC.
    .
    Pelo visto este segmento de aeronaves virou recurso estratégico do Japão. Lá existe uma cultura de inovação muito forte e me parece que estão restabelecendo uma cultura belicista com as ameaças da China e Coréia.

  2. O Japão apesar dos Tsunamis, Crises Econômicas, Usinas Nucleares vazando radioatividade, mantém esse programa, que poderá resultar em um caça com capacidade e furtividade até superior aos 5ª geração.

    Um bom exemplo para um país que vive postergando suas decisões.

    []’s
    Isso é Vontade política.

  3. Deveríamos nos aliar é a países pequenos mas de excelente tecnologia como o Japão por exemplo. Estão doidinhos por recursos naturais.. mais terras.. E não com estes países continentais que só querem sugar mais ainda.

  4. JAPAO+BRASIL+MAIS ESSE CAÇA, meeeeu deus, que parceria…
    Embaer+mitsubishi, outro grande negocio.
    Tecnologia japonesa + Vontade e criatividade brasileira, perfeito

  5. , o ATD-X pode não chegar a evoluir para um programa de um caça geração Japonês.
    A Razão é a existência do rival Norte Americano F 35 Lightning, que conta com um peso considerável da diplomacia e política de Washington
    Ai e di mais deixa de leva um projeto perfeito dese por causa de um porcaria que so comE DIN DIN.ser colonia de Washington tem QUE engoli as tranqueras deles
    BRAVO JOBIM quando tiro agente desa furada .seriamos mais um dos trouxas pra beneficiar eles so .tranqueira pesada .e ainda gastadora,
    quem acredita o contrario vive na DISNEY da INLUSAO com DR Pardal 🙂

  6. Olhem esse video,vejam como é o sistema o sistema de vetorização,está em 2:30s

    Eu torço para esse caça sair,seria a volta de um dos 4 grandes nações fabricantes de caças da Segunda Guerra,um novo caça Mitsubishi.

  7. Se o nipos chegaram até aki devem ir pra frente, e será uma boa alternativa de mercado p nós no futuro..alramanobrabilidade, e uma grande velocidade ; gostei.Sds.

  8. E isso que eles sofrem com uma restrição que os impede de vender armamento… imagina se pudessem lucrar com essa indústria…


  9. santa ignorancia batman….

    o japa mostra um R/C … dando voltinhas ja dizem ser uma maravilha…rsrsrsrs

    quero ver fazer isso 2x acima da velocidade do som…ta vai vou ajucar 1x…rsrsrsrs

    com meu helicoptero R/C faço looping direto… agora …rsrsrsrs.. um original …rsrsrs

  10. Extremo um protótipo em em escala reduzida 1:5,não é helicoptero R/C,é algo 5 vezes menor que o original,com toda a eletronica em menor escala,motor em menor escala,cálculos da aerodinamica no protótipo,não é apenas um avião em RC.

  11. Que façam como os alemães, vá efetuar pesquisas em outros países q tenham = interesses, venham p o BRASIL, temos uma EMBRAER p isso , eles poderam “SE” ajudar e nos ajudar, td ganhamos c isso, menos os ianks, claro; será?…sds.

  12. Acho que é mais uma jogada política do Japão para conseguir comprar o F 22, coisa que os EUA já negaram, mas…


  13. motor em menor escala nao desenvolve a velocidade necessaria para mostrar falhas …… é um R/C professional..rsrsrs

    sem mencionar a falta de armamentos no mesmo..etc etc… esse avião japa 5ª geração é que nem o Godzilla…so em filme…rsrsrsrsrsrs

  14. Uma questao cultural,enquanto uns pensao no futuro,outros se divertem inocentemente no circo do presente e, que venha a copa 2014 e dispois a olimPIADAS 2016,vaselina no povao faminto de pao e circo.

  15. Caro Fabio ASC,

    Talvez seja mais do que isso. Com o fim da produção dos F-2(F-16 Japas), existe por trás desse Demonstrador uma série de empresas que precisam se manter atualizadas e claro produzindo. Além disso, ver 2 de seus vizinhos desenvolvendo caças de 5ª geração(PAKFA e J-20) deve estar ferindo o orgulho japonês. E acredite, eles são extremamente orgulhosos.

    []’s

  16. “BRAVO JOBIM quando tiro agente desa furada .seriamos mais um dos trouxas pra beneficiar eles so .tranqueira pesada .e ainda gastadora,
    quem acredita o contrario vive na DISNEY da INLUSAO com DR Pardal”

    Impressionante como os Cybertiriricas, usurpando siglas de prestigiosas companhias aéreas, abusando de seu português ruim e demonstrando sua incrível falta de leitura(fato até compreensíveis pois é sabido que semianalfabetos se cansam ao ler textos com mais de duas linhas), teimam por tumultuar e poluir o blog.Pior ainda quando elogiam nosso viralata ministro Jôban, que em (mais um) dos seus lances infelizes sentenciou: “O F-35 é demais para nós”

  17. hms_tireless eu acho o F-35 um vetor com um futuro promissor,tenho algumas críticas quanto a sua redução de superioridade aérea mas isso não vem ao caso,mas acho que vc poderia moderar o tom,nos seus ataques ao colega KLM,ele tem o direito de ter a opinião dele,e de ser respeitado.
    Ele já postou muita coisa boa,é um colega que colabora,merece ser respeitado.Veja não estou atacando vc ou qualquer coisa do genero apenas manifestando algo que é normal aqui,o respeito aos colegas.

  18. nao sei nao mas acho que 50% deste aviao e norteamericano, o japao nao construi um aviao por si so desde o fim da 2guerra mundial, e agora vem com esse super aviao mas furtivo doque o f22, t50, os chinese tem o j-20 mas eles gastam bilhoes a mais no orçamento e sem falar na copiagem espionagem industrial que eles fazem.

  19. Aos Ilustres colegas, não morro de amores pelo Jobim…Más quando ele disse aquela frase à respeito do f35 ser demais para nós…Querendo ou não ele disse tudo…Todos nós sabemos do que estou falando, desde a dificultade da compra dos FXs,da falta de mão-de-obra para recebermos essa tecnologia, ou melhor acho que eles não deixariam agente nem sentar no avião rsrs, a não ser para tirar foto.E vamos respeitar a opinião dos colegas,blog mais democrático do quê esse tá difícil,onde experts opinam juntamente com leigos e intusiastas onde me incluo nesses 2 últimos.KLM respeito sua opinião.Abraços à todos.

  20. silva disse:
    01/07/2011 às 23:50
    Sugiro pesquisar sobre a industria aérea japonesa,já fabricaram sob-licença e por desenvolvimento próprio mais variedades de modelos de aeronaves do que a nossa Embraer fabricou até hoje….(isto apos perder a guerra)
    Os fabricantes de aeronaves japonês são, Mitsubishi, Kawasaki,Fuji,Honda, a Subaru também já fabricou aeronaves, esta industria fabricam partes das aeronaves da Boeing por varias décadas asas, estabilizadores, fuselagem central, traseira,mecanismos hidráulicos, até o cockpit do famoso C-17 é fabricado no Japão por estas empresas.
    Não sei se sabem mas o radar AESA do f-2 foi o primeiro radar do tipo desenvolvido e a entrar em operação no mundo antes do Eua…desenvolvido pela Melco/Nec
    As tecnologias desenvolvidas no projeto F-2 foram transferidas para o Eua foram estas tecnologias aplicadas nos projetos americanos, os tipos de tecnologias transferidos foram na parte eletrônica, radar, materiais compostos de carbono e cerâmicas.
    Da mesma forma que os americanos são orgulhosos em bater no peito e dizer Maid in USA os japoneses ficaram put.s com os americanos porque muitas das tecnologias aplicadas no F-22 foram desenvolvidas por japoneses sendo algumas empresas até fornecedoras, e mesmo assim negaram a venda para seu aliado…(busque no google Kadena F-22 chips japan)
    Não sei se sabem mas o primeiro radar terrestre 3D do mundo foi desenvolvido no Japão por exemplo.
    Sobre o Shinshin ele vai ser a base de desenvolvimento de um novo vetor previsto para substituir os F-15 e F-2 por volta de 2027, o projeto visa amadurecer novas tecnologias para ser aplicadas em novo projeto aproveitando a industria que fabricava o F-2 que deve ficar sem ter o que fazer por alguns anos até começarem a fabricar o futuro substituto dos F-4.
    Se o Japão necessitar de ajuda americana no desenvolvimento sera contratada alguma empresa americana para auxiliar no projeto ninguém faz nada por caridade….principalmente industria privada.

  21. Este projeto não esta sendo desenvolvido em capacidade pela, apenas a Mitsubushi, TRDI e IHI estão trabalhando no projeto, gostaria de ver se fosse feito um empenho nacional entre as empresas japonesas e a Jaxa para ver realmente o potencial que atingiria o projeto, acho isto improvável porque o Japão não tem costume de dar passos maior que a perna e nem desperdiçar dinheiro, mas que seria interessante seria…..

  22. SOU IGUAL A SÃO TOMÉ
    .
    .
    Sou igual ao são Tomé quando estava aqui no Nordeste,“só comendo para crê”.
    .
    Antes de mais nada,ele é um excelente projeto,e não passa disso até o presente momento.
    .
    Me lembro de uma jaqueira,onde muitos fazia uma grande propaganda sobre ela,…se lembram_Hahaaaa….
    .
    Havia gente que até imaginava ela,a “maezona” voando_Haha….!
    .
    _“até os radinhos de pilha irão chiar…”
    .
    Diziam…haaa…!
    .
    Já outros defendia a geringonça higtec com se estivesse defendendo a virgindade de uma donzela da família (com todo o respeito).
    .
    Até o momento todos os caças de 5° Geração são protótipo que tem muito a ser acertado para dai dizermos,tai um caça de 5 geração.
    .
    Até agora a única coisa de 5 geração é a imaginação de muitos por ai _Haaa…..
    .
    CUDADO PARA NÃO CAIR DO CAVALO!_Haaaa….!

  23. Pessoal, os japoneses em eletrônica, mecânica e robótica são muito avançados, provavelmente mais do que os alemães. Bem … Eles não precisam dos americanos para desenvolverem o seu material militar. Claro que eles copiam o que existe de melhor pelo mundo, mas melhoram e criam novas tecnologias em cima. Não querem usar mais fios elétricos nas aeronaves, para que canhões de ondas não torrem os seus circuitos. Muito bom … Fibra óptica.
    Na minha concepção, os japoneses estão fabricando uma aeronave (ainda) obsoleta, apesar de ser a melhor que existe na atualidade. Motivo: Sistema de propulsão não utiliza turbinas virtuais (tenho esse projeto), não adotaram sistema anti-atrito, sistema anti-inercial, sistema blindagem inteligente, sistema de propulsão Dandolo,etc. Uma aeronave moderna tem que navegar dentro d´água e entrar em órbita. Quer dizer, não está boa … Podemos também, criar o voo vertical através de um gás especial e um sistema anti-gravitacional (limitado).
    Se os japoneses quiserem me procurar para desenvolver esse protótipo, estou às ordens. Vamos avançar 200 ou 300 anos na tecnologia dos terráqueos. OK ?
    No Brasil não dá para fazer nada x nada, pois não possui nenhuma mentalidade tecnológica. A mentalidade no Brasil é a seguinte: Tem que ser amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), bajulador (puxa-saco) ou apadrinhado político. Como não me enquadro em nenhum desses casos, estou fora do sistema. É brincadeira.

  24. carlos argus disse:
    01/07/2011 às 17:36

    Se o nipos chegaram até aki devem ir pra frente, e será uma boa alternativa de mercado p nós no futuro..alramanobrabilidade, e uma grande velocidade ; gostei.Sds

    carlos argus disse:
    01/07/2011 às 19:40

    Que façam como os alemães, vá efetuar pesquisas em outros países q tenham = interesses, venham p o BRASIL, temos uma EMBRAER p isso , eles poderam “SE” ajudar e nos ajudar, td ganhamos c isso, menos os ianks, claro; será?…sds

    Seria bom se o brasil fosse um pais de verdade e não uma colonia submissa dos americanos

  25. Até onde eu sei o Japão não pode vender armas
    ___________________________________________

    Quem duvidar da capacidade nipônica estará cometendo um erro terrível, os chineses já aprenderam essa lição e não estão dispostos a repetir o erro.

Comentários não permitidos.