O Iran Avança e o Brasil Dorme em Berço Esplêndido

http://www.missilethreat.com/repository/imgLib/20080208_080204iranrocket.jpgPor Duda Falcão

Vale lembrar leitor que o “Programa Espacial Iraniano” a dez ou quinze anos atrás se encontrava bem aquém do “Programa Espacial Brasileiro” e hoje apresenta resultados que o nosso programa jamais alcançou em 50 anos de existência.

Hoje o Brasil faz parte do grupo econômico conhecido como “BRICS”, formado também pela China, Rússia, Índia e a África do Sul, sendo que dentre os programas espaciais dos países do grupo o brasileiro é o único que não decolou até hoje (já que o “Programa Espacial Sul-Africano” só prevê o desenvolvimento de satélites de pequeno porte (microsatélites e tecnologias associadas) e de forma até agora bastante exitosa), apesar de ser o segundo mais antigo de todos, só atrás do da Rússia.

Infelizmente apesar da luta inglória de grandes profissionais brasileiros (técnicos, engenheiros e pesquisadores civis e militares) em 50 anos de programa não conseguimos sequer nesse período colocar por nossos próprios meios um simples “parafuso em órbita”, apesar da área de satélites ter alcançado alguns resultados através de foguetes estrangeiros.

É extremamente frustrante além de preocupante para toda comunidade espacial do país (composta por menos de 3000 integrantes e diminuindo rapidamente por falta de reposição – a Índia tem 16 mil) que após esse tempo todo o resultado alcançado seja “pífio” se comparamos com os resultados alcançados por outras nações do mundo em um período bem menor de tempo.

Desde o início da década de 90 do século passado que essa comunidade vem se mobilizando ingloriamente para esclarecer aos “d…loides” de governos subseqüentes a importância do programa espacial para um país das dimensões territoriais do Brasil. Durante esses período foram realizadas reuniões reservadas com autoridades, audiências públicas, seminários, workshops, congressos, visitas oficias de autoridades do governo e do Congresso as instalações das instituições envolvidas com o programa e elaboração de documentos que até hoje não resultaram em nada, a não ser muito blá-blá-bla e promessas mirabolantes.

Assim sendo leitor, o resultado não poderia ser outro, e em nossa opinião o PEB vive hoje o pior momento de toda sua história (apesar da melhora dos recursos financeiros durante a segunda metade do Governo LULA, ainda que insuficientes) já que a classe política brasileira se recusa a entender o grande erro histórico e estratégico para nossa sociedade que esta sendo cometido por “omissão”.

Certamente isso gerará grandes conseqüências no futuro de nossa sociedade, já que o país está perdendo a competência tecnológica que resta adquirida nesses 50 anos num programa não só crucial para o país como para toda a humanidade.

O mundo já identificou há décadas que a tecnologia espacial é crucial para o desenvolvimento de suas sociedades, bilhões de dólares são investidos anualmente e outros bilhões são gerados por esses investimentos que trazem benefícios incalculáveis em todas as áreas do conhecimento humano.

Infelizmente só mesmo os “d..loides de Brasília” não enxergam ou se recusam enxergar (o programa espacial devido a ignorância da sociedade brasileira não dá voto, e sendo assim não é interessante para a classe política) o caminho adotado por esses países em direção dessa nova fronteira.

Países como a Argentina, que mesmo com grandes dificuldades financeiras, literalmente já ultrapassou o Brasil na área de desenvolvimento de satélites e se confirmadas as ultimas notícias divulgadas pela mídia, caminha seriamente para nos ultrapassar na área de foguetes.

Vale lembrar leitor, que desde o início da década de 70 (1971) os argentinos já tinham colocado um ser vivo (um macaquinho) no espaço em um vôo suborbital (veja o vídeo:

e se não fosse pelo inconseqüente ex-presidente argentino Carlos Menem que cedeu as pressões do governo americano cancelando o “Projeto Condon” (hoje isso não ocorre no governo da Cristina Kirchner que tem apoiado incondicionalmente o programa espacial do seu país) a Argentina hoje certamente faria parte do fechadíssimo clube espacial, formado por países que detém a tecnologia espacial de acesso ao espaço.

Fonte: Brazilian Space

44 Comentários

  1. O Brasil, só vai ter é assento de faxineiro na ONU. Sarney,Collor,Itamar,FHC,Molusco,Dilma..e continua a mesma porcaria. Analfabetismo,Favela,Crimes, Pobreza…Mas não se desesperem teremos Copa do Mundo e Olimpíadas, e todos os nossos problemas acabarão…rsrs. Lembram que o molusco até chorou quando o Brasil foi escolhido?? Na próxima eleição vamos eleger o Tiririca, e aí sim seremos potência de vez.

  2. Concordo plenamente quando se diz que nossos politicos não veêm a importância de um programa aéreo espacial, mais precisamente , estão preocupados com seus bolsos. No entanto, não acho que estejamos deitados em berço esplendido, muito pelo contrário, se observarmos as notícias relacionadas a area espacial e nuclear, veremos que um quebra cabeças está sendo montado, e temos a maioria das peças, faltando tão somente a montagem final. É importante dizer que tais projetos não podem ser divulgados sob pena de sanções sérias que poderiam levar o Brasil ao abismo, esta preocupação os iranianos não teêm pois pouco estão se preocupando com as condições sociais de seu povo. Da mesma forma, o regime norte coreano se comporta, sendo que esses dois regimes tiveram avanços rápidos em função da ajuda da china. O nosso programa neste ponto está a frente deles, pois estamos efetivamente dominando as tecnologias sensíveis. Acredito que até 2020 estaremos com nosso VLS operacional em estado de arte e com completo dominio brasileiro, o mesmo digo já hoje, e não daqui a nove anos em relação a nossa nuke. Não se admirem se houver uma revelação conjunta destas tecnologias entre Brasil e Argentina, já estamos em parcerias com eles no tratado de fiscalização mútua, em 2 centros de pesquisa nucleares e tb em relação a VLSs. A argentina tem uma espinha na garganta (malvinas) e nós o pré-sal, no atlântico sul, uma parceria é providencial às duas nações.

  3. Nem macaquinho a gente coloca em orbita. Claro ne, um macaco não pode colocar um outro em orbita. Somos todos uns macacos hahahahahahaha…

  4. Não é apenas questão de recursos, é principalmente gestão.
    Milhões foram aportados na Cyclone e qual o resultado? Nada.

    Recentemente fomos alarmados pelo apagão de engenheiros que temos no Brasil de hoje e será dramático no de amanhã.

    Pesquisa e tecnologia são primordiais pra nossa independência científica.

    Sinceramente, sou muito esperançoso no Governo Dilma, principalmente pelo trabalho que o Mercadante está se propondo. A presidenta já deixou claro que quer independência tecnológica, e produção local de valor agregado.

    As 75 mil bolsas de estudo no exterior, que serão concedidas até 2014, com foco primordial em exatas, significará algo positivo no esforço pela capacitação de cientistas no Brasil.

  5. E Parabéns ao Irã. Quem quer fazer arregaça as mangas vai, faz e pronto quem não gostar, chora na cama que é lugar quente.. O resto é papo.

  6. Povo esquece que Yankes tbm boicotarao muitos dos nosso projetos
    weak leaks is nothing, o que os yankes vem fazendo por baixo da mesa na diplomatica com Brasil
    Brasil se nao fosse os Yankes ja poderia TER ATE MANDADO O KING KONG PRO ESPACO
    quem acredita NO contrario vive na Disney da Inlusao com Doutor Pardal e COMPANIA
    🙂

  7. Impressionante como as notícias se somam.

    Da década de 70 para cá tivemos uma série de oportunidades de nos tornarmos mais capazes e autônomos em termos de tecnologia espacial e militar. Mas paramos. E em alguns casos retrocedemos.

    O Brasil perdendo o bonde dos VLS… dos Helis… dos Caças….dos MBTs….

    Difícil ser um entusiasta nessa área no Brasil.

    []’s

  8. Relembrando:
    :::
    SÃO DEZESSEIS ANOS DE GOVERNANTES DE ORIENTAÇÃO MARXISTA!
    :::
    Marxistas são APÁTRIDAS, INTERNACIONALISTAS, etc.
    :::
    Quando vai cair a ficha dos “especialistas” em assuntos militares que o sonho dos fanáticos do Foro SP é implantar a tal de U.R.S.A.L. Brasil e nada é a mesma coisa para essa turma de esquerda.
    :::
    Um dos principais pilares de qualquer nação é a capacidade de autodefesa. Alguém acha que eles vão investir nisso?
    :::
    Esperem sentados!

  9. Taí, uma matéria que mais uma vez nos faz lembrar que esses porcos desses políticos de Brasilia nunca tiveram uma visão estratégica para nosso país. Ao invés disso, ficam quebrando o pau pra ver quem pega o melhor cargo, e quem rouba mais! E o nosso Brasil fica vulnerável para sabotagens estrangeiras de tudo quanto é tipo! Com certeza os políticos ganham nisso também! Ver o exemplo de nosso exclusivo minério chamado NIÓBIO, cujas mineradoras estão nas mãos de políticos e gringos! A mídia sensacionalista e vendida,(entupida de gays) só piora a situação, e o povão continua votando nos mesmos! Temos que mudar isso!

  10. Infelizmente só a corrupção avança no Brasil.
    Aqui se gasta muito dinheiro em um projeto, mas nada aparece finalizado.
    È vergonhoso, mas é a realidade.
    O Bobim, por sua vez, quer comprar produtos acabados e quer que, de quebra, venha a tecnologia junto, ou seja, quer comprar o bolo e quer que a receita venha junto. Fácil assim. Nada de pesquisa e nada de desenvolvimento de tecnologia 100% brasileira.

  11. Misseis balísticos são inúteis hoje….
    Não servem para fazer ataques bem planejados..
    além do mais, não tem bom desempenho!!!!]

    Essa é a verdade!

  12. Vou explicar.
    Precisamos de:
    1) Massa crítica de cientistas;
    2) Recursos financeiros;
    3) Motivação;
    4) Gerência.
    Desenvolver o foguetão, aprende-se com tentativa e erro.
    Tenta, explode, tenta, explode … Não pode ter medo de tentar.

  13. Iran 30 years of space technology progress since revolution
    Um Super-Foguete Para O Brasil (Artigo submetido em 15-10-97 à Folha de S. Paulo, que decidiu não publicar)
    19/08/2002: FHC entrega Base de Alcântara a Tio Sam
    24/11/2002: Alcântara desafia governo Lula. Acordo neocolonial de FHC com EUA tem apoio de Sarney também
    02/07/2003: Congresso Brasileiro suspende votação sobre a Base de Alcântara
    22/08/2003: Incidente em Alcântara: um alerta
    Setembro de 2003: A sabotagem do VLS-1
    Setembro de 2003: Terrorismo Ianque em Alcântara
    Face ao covarde e criminoso ataque terrorista perpetrado contra o Brasil às suas Forças Armadas e a 21 cidadãos civis no dia 22 de agosto de 2003 na base aeroespacial de Alcântara
    Setembro de 2003: Ingerência militar do imperialismo. A maior de todas as sabotagens
    Outubro / 2005: Sabotagem do Tio Sam
    Os caças militares e as bóias de Alcântara
    26/10/2010: O dia em que tentaram implantar um crachá para brasileiro andar no Brasil. O dia em que FHC decidiu alugar um pedaço do Brasil
    02/02/2009: ALCÂNTARA – ESPIONAGEM E SABOTAGEM
    28/06/2011: Brasil irá rever acordo com Ucrânia sobre Alcântara

  14. O “problema” é que contamos com um local privilegiado para lançamentos, que é o nordeste do Brasil. Com isso, o lobby de companhias estrangeiras corre solto e com muito dinheiro pronto para comprar as consciências desses politicos de mer… que temos.

  15. KLM disse:29/06/2011 às 23:36
    Povo esquece que Yankes tbm boicotarao muitos dos nosso projetos
    weak leaks is nothing, o que os yankes vem fazendo por baixo da mesa na diplomatica com Brasil
    Brasil se nao fosse os Yankes ja poderia TER ATE MANDADO O KING KONG PRO ESPACO
    quem acredita NO contrario vive na Disney da Inlusao com Doutor Pardal e COMPANIA.

    ————————————————————————————————————————————————————

    Acho que você esqueceu do Irã que sob embargo econômico a mais de 20 anos e está mais avançado que o Brasil. Então meu amigo melhore seu português, leia mais livros, estude mais, porque o Brasil também tem sua culpa pela falta de investimentos em educação e no programa espacial.

  16. De acordo com o último levantamento do estudo da Consultoria Legislativa do Senado, a copa do mundo do BRASIL, terá custo maior que os das três últimas copas somadas US$ 40 bilhões (cerca de R$ 64 bilhões). R$ 33 bilhões anunciados para obras de infraestrutura da Copa, R$ 7 bilhões em estádios e R$ 20 bilhões do trem-bala entre São Paulo e Rio. tirando as obras de infraestrutura, os 20 Bi do trem-bala, deveria ser cancelado e os recursos deveriam ser voltados para o programa espacial. Pq as empresas beneficiadas na construção do trem são de fora e será uma evasão de divisas. já um aporte de 20 Bi no nosso programa espacial geraria novas tecnologias, materiais e especialistas que refletiria na indústria nacional em geral. Portanto, de longe um investimento muito melhor. Ps: não considerei os desvios de superfaturamento.

  17. Lamentável! Realmente, profundamente lamentável. E vamos torrar bilhões numa copa e numa olimpíada, que até sou a favor de promovê-las, mas poderíamos ter mais planejamento, mais parcimônia. Por exemplo, por que 12 sedes para a copa? Oito já seriam suficientes. Mas, nossos políticos e a santa CBF preferem torrar alguns bilhõezinhos a mais em elefantes brancos, ao invés de investir em áreas mais importantes e estratégicas.

  18. DE TODOS… REPITO… DE TODOS… o UNICO que entende de politica e tem o terceiro olho para ver o que é preciso ver foi ele… tham, tham, tham, tham…. BRAZILIANO… parabéns amigo… por sua causa ainda tenho fé no nosso futuro como nação independente e patriota… saudações…

  19. Precisamos de uma guerra-fria, contra a Argentina…
    .
    Do jeito que o foguete subil, não creio que o macaco sobreviveu,kkkkkkk
    , Mas a argentina sempre esteve a nossa frente,,, se o acordo com Hitler tivesse se concretizado, eles estariam super desenvolvidos.
    .
    tadinho de Brasil.

  20. Em tempo… se não acordarmos para o que falou nosso amigo Braziliano e procurarmos estudar o que o marxismo (alguns chamam de social-democracia, que de democrata não tem nada… experimenta SUGERIR que saiam do poder… eles te matam…) trouxe de beneficio a qualquer estado que imprementasse suas ideias de internacionalização das nações e fim dos estados nacionais… é a nova ordem mundial que querem e provavelmente irão implantar… a nossa salvação pode ser os nacionalistas americanos e judeus… vão salvar o mundo novamente como na 2ª guerra mundial… quem viver verá…

  21. Tiraram a ditadura militar, que oprimia os socialistas, que só se preocupam em saquer os cofres do estado e é o que dá!

  22. Acho que ainda que tardiamente teremos o nosso foguete espacial! Agora o duro é ficar esperando o caminhar da burocracia estatal, a leniência dos próprios governantes e por aí vai…o que é relevante destacar que esses desenvolvidos do norte estão sempre se intrometendo em nosso desenvolvimento, e o que é pior, ainda tem liderança que se submete. Qdo o brasil conseguiu assimilar a tecnologia do giroscopio do vetor, os americanos foram os primeiros a dar a noticia ao presidente FHC, que até então nem sabia disso…imaginem o grau de comprometimento do nosso presidente e preocupação deles americanos, esses gringos nos querem ignorantes e dependentes, lamentavelmente, falta da nossa parte nesse quesito a mesma postura adotada com o projeto nuclerar por exemplo, e seguir adiante, mas certamente teremos o dominio dessa tecnlogia no futuro…

  23. Todos od comentários acima estão certos e procedem, parabéns ao Irã, quem ousar a atacar os Persas? NINGUÉM, nem as “Terriveis IDFs” dos judeuSS, sem os iangleses..Palestinos desarmados são mortos as dúzias, esses podem, são miseraveis e nem Exercito eles podem ter…Qto aos BRASIL…nem piadas somos, e mt lamentável, vergonhoso. sds.

  24. A,vá! O Brasil apesar de toda a sua lerdeza, burocracia e corrupção está a frente de todos os países da américa do sul na questão espacial e nuclear.
    …”no governo da Cristina Kirchner que tem apoiado incondicionalmente o programa espacial do seu país”… De onde o cara que escreveu esta matéria tirou isso?

  25. Definitivamente eu não estou entendenfo nada, o Irã está mostrando foguetes tipo scuds de tecnologia comunista, primeiro são foguetes sem muita precisão e de projeto antigo, segundo que não foram desenvolvidos pelos persas. Então vem um e diz que o Irã está a frente do Brasil e outro diz que estamos atrás por termos um governo marxista, ora , se somos marxista então tb podereríamos ter alguns scuds, pois os comunistas são mais unidos entre si, vejam as relações da rússia com cuba e com a china, da china com a coreia do norte, esses foguetes foram compartilhados entre eles. Quem não compartilha nada são os capitalistas da OTAN, vide a relação EUA e Brasil, somos sempre sabotados e embargados por eles junto com a CE. A Argentina está a anos luz atrás do Brasil, na verdade as forças armadas de lá estão totalmente sucateadas, são inferiores ao chile, venezuela, colombia e peru, lançar foguete com combustivel sólido com macaco ou não, todo mundo lança, a questão é acertar o alvo, tem que ter tecnologia e isto o Brasil já domina quase totalmente, falta muito pouco, muita gente aqui vai ficar surpreso nestes próximos dez anos com relação a estes temas quando veram o progresso brasileiro na área. Só pra finalizar, é neste governo que nossas FAs estão saindo do fundo do poço, são blindados, estaleiros, subs, centros de pesquisa nucleares, vigilância de fronteiras, fragatas e caças sendo adquiridos dentro de uma END, coisa que não foram feitas antes em outro governo.

  26. É só com um milagre pra vermos um foguete e um satelite brasileiros em orbita…tá osso, nossos politicos não valem nada!

  27. É como eu venho falando e repito,eu não tenho nada contra a pessoa do Sr.Marcos Pontes que me parece ser uma boa pessoa bastante simpático ,mas a sua ida ao espaço foi um verdadeiro fiasco que nada contribuiu com o nosso projeto espacial! e ainda nos custou um milhão de dólares por cada dia que ele esteve no espaço.
    Por mais que me mostrem o imenso currículo desse senhor,eu pergunto em que ele poderá contribuir para o projeto espacial brasileiro?
    Essa viagem ao espaço mostra a falta de profissionalismo da Agencia Espacial Brasileira, e a falta de estrategia para gerir os poucos recursos que lhe são repassados!
    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/o-pais-quer-saber/a-viagem-que-diplomou-o-primeiro-astronauta-do-brasil-custou-1-milhao-de-dolares-por-dia/

  28. Braziliano disse:
    29/06/2011 às 23:54

    Peeeeeerfeeeeito!!!!

    É isso mesmo porem acho que nem uma guerra vai fazer cair a ficha deles.

  29. NobruRJ disse:
    29/06/2011 às 23:08
    O Brasil, só vai ter é assento de faxineiro na ONU.
    BOAAAAAAAAAAAAA D+++++++ ESTA AE …TEM BOBO AE QUE DEFENTE O BRASIL AINDA (((((((( O BRASIL PRA MIN TA RUIN TA PESIMO TA FRACO AINDA OLHA QUE SOU PATRIOTA

  30. O problema é que querem que sejamos sempre empregados/escravos.
    —-
    Vivemos em uma sociedade (a brasileira é claro) que vende seus iguais assim como os irmãos africanos venderam seus irmãos para serem escravizados.
    Só que agora se usa políticos, antes se usava a força.

  31. ahahaha Dandolo essa foi boa rachei de ri “tenta, explode” realmente é triste o andamento em um pais tão rico como o nosso com tantos recursos, na verdade falta a nós cidadãos
    cobrar os resultados, não digo que iremos fazer manifestações, primeiro tentemos com um baixo assinado apoiando o maior investimento no desenvolvimento tecnologico

  32. Caros Michel Lineker GM88 e Blue Eyes:
    Grato pelo apoio e respeito à minha opinião.
    :::
    Seguem links de uma ficção escrita por mim em 2003 e outro embasando minha posição:
    http://jndobrasil.vilabol.uol.com.br/imaajens/komuum/abismo-001b.jpg
    http://jndobrasil.vilabol.uol.com.br/imaajens/komuum/abismo-002.jpg
    http://pt.internationalism.org/taxonomy/term/10
    :::
    Caro SantaCatarinaBR:
    1. Explane melhor tua opinião quanto à minha “viajem”!?
    2. Quanto ao “Z” não vem de “BraZilian” mas de uma proposta de simplificação ortográfica e fonética do nosso idioma, proposta no início do Séc. XX. Pena que não vingou!
    :::
    Caro Alexandre:
    Eu digitei “governantes de orientação marxista” e não governo marxista. É diferente.

  33. Braziliano disse:
    29/06/2011 às 23:54
    Relembrando:
    :::
    SÃO DEZESSEIS ANOS DE GOVERNANTES DE ORIENTAÇÃO MARXISTA!
    :::
    Marxistas são APÁTRIDAS, INTERNACIONALISTAS, etc.
    :::
    Quando vai cair a ficha dos “especialistas” em assuntos militares que o sonho dos fanáticos do Foro SP é implantar a tal de U.R.S.A.L. Brasil e nada é a mesma coisa para essa turma de esquerda.
    :::
    Um dos principais pilares de qualquer nação é a capacidade de autodefesa. Alguém acha que eles vão investir nisso?
    :::
    Esperem sentados!
    =====
    Das duas uma: ou eu não entendo nada de política, ou você.
    Nada tem a ver com marxistas.

    Você não deve estar acompanhando a política brasileira, e se está, deve ser apenas por meio da grande mídia (sim, porque a pequena mídia só sabe repetir o que a grande mídia fala).
    O governo parece estar entrando em guerra com setores do congresso. Mesmo da base de apoio, e ninguém vê. O governo não consegue implantar um programa de banda larga (o PNBL) porque não é interessante para o congresso. O governo não consegue nos libertar do passado abrindo documentos da ditadura porque não é interessante para o congresso. O governo está tendo dificuldade para sair da inércia porque ele só serve para administrar. Quem decide é o congresso.
    Ao Braziliano e aos brasileiros, este congresso não vai mudar e não vai adiantar colocar a culpa no presidente.
    —-
    Quem derrubou o Palloci não foi a mídia, foi o congresso. Um claro sinal que o congresso faz do presidente o que ele quer.
    FHC está na mídia por um motivo muito claro. Alguém está preparando o seu retorno. E talvez nem esperem as próximas eleições.
    —-
    Precisamos entender de uma vez por todas como funciona o nosso regime (presidencialista) e como funciona o presidencialismo comandado pelo nosso congresso.
    E pior, fomos nós que escolhemos este congresso.

  34. Caro Braziliano:
    Ainda assim é confuso, governantes de orientação marxista cabe ao governo da Venezuela e o da Bolívia, que usam dos pilares da democracia (eleições e plebicitos)para se perpetuarem no poder , e tb defendem a revolução socialista. Se nosso governo tivesse esta orientação certamente partiria para o terceiro mandato do Lula e lógico , estaríamos tb com parcerias na área militar com os comunistas, com certeza já teríamos scuds no nosso arsenal, mesmo no governo FHC não tivemos orientações marxista, foram mais entreguistas e vassalos entregando nossos patrimônios e riquezas aos estrangeiros, coisa que um comunista não faria jamais.

  35. Bons artigos Braziliano mas…só acho que os novos colonizadores viriam não da Europa e sim da Asia…apesar que agora teremos que aturar a “Eurasia”.

Comentários não permitidos.