China: Brasil não tem capacidade de liderar

http://1.bp.blogspot.com/_Iy-3533vLy8/TJPbFURqbQI/AAAAAAAAARU/j3GFr9eOgaY/s1600/895440_25440966.jpg

Documentos obtidos pelo Wikileaks e revelados pela agência A Pública mostram que, na avaliação do ex-embaixador chinês em Brasília, a China acredita que o Brasil não tem “capacidade e influência” para ser líder e que as ambições do país excedem seu verdadeiro peso no cenário internacional.

Telegramas de agosto de 2008 registram diálogo dos então embaixadores da China, Chen Duqing, e dos Estados Unidos, Clifford Sobel. O representante asiático considerou que o Brasil não possuía qualificação para pleitear assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e estava “interessado apenas em algumas áreas, e não em paz ou em segurança”.

“Em outro telegrama, os Estados Unidos ponderavam que a principal relutância chinesa quanto à reforma no Conselho de Segurança dizia respeito à possível entrada do Japão no conselho. Para os diplomatas, se a China apoiasse o Brasil em seu antigo anseio por uma inserção mais profunda no principal organismo multilateral, estaria por tabela beneficiando os rivais asiáticos”, conta a agência.

O embaixador chinês ainda classificou o porto de Santos como “o pior do mundo”. E reclamou que a burocracia brasileira é muito confusa, com uma sobreposição de funções. Ainda observou que, por não ter consolidado suas bases para garantir desenvolvimento prolongado e mais crescimento econômico, fica comprometida a meta de reduzir a desigualdade social. Em várias correspondências, os diplomatas americanos consideram que o Brasil considera a China como um aliado fundamental, mas que não recebe o mesmo tratamento.

– O governo Lula considera a China um parceiro para contrabalancear a influência de nações mais ricas em instituições multilaterais – afirmou a embaixadora americana, Donna Hrinak, em despacho de 14 de maio de 2004 vazado pelo Wikileaks. – Para o Brasil, mesmo um casamento de conveniência é preferível a um eterno encontro.

De acordo com A Pública, o embaixador Thomas Shannon previu, em telegrama de 22 de abril de 2008:
– A China será uma forte concorrente, para os Estados Unidos e para o Brasil.

Fonte: Luiz Nassif

50 Comentários

  1. Não é só a China que tem essa percepção do Brasil, eu mesmo tenho essa percepção, pois somos governados por corruptos e ladrões, temos uma carga tributária totalmente confusa, a corrupção rola solta no porto de santos, não temos poder militar e o todos os governos civis que já passaram não estão nem aí para a defesa do país, dentre o BRIC temos o menor efetivo militar e somos os mais fracos militarmente, vamos liderar o que???? ninguém aceita ser liderado por alguém mais fraco, imagine o Brasil liderando a ONU, liderando a China ou os EUA, eles até ririam de nós, tempos potencial para nos tornarmos o país mais poderoso do mundo, a grande praga desse país se chama políticos corruptos, e a grande solução seria Educação de qualidade, mas isso é algo que não interessa para quem governa esse país, infelizmente.

  2. Wikileaks é uma bênção. Se bem que até agora país nenhum falou ou desejou o bem ao Brasil. E tome economia de mercado. Um colega aqui disse que o que manda nessas relações são os interesses de cada nação, portanto a China tem mais que ver o lado dela e o Brasil o nosso.
    Acho que temos que rever algumas coisas, fortalecer o Mercosul, estabelecer políticas de fortalecimento de nossas economia, nos moldes que estão planejando lá no Paraguai. Agora que há uma gigantesca inveja do Brasil isso há.
    Brasil no CS da Onu, imagina só – pensam eles, pensam todos eles.

  3. É bom que o Brasil perceba que paises não tem amigos mas sim interesses!E dessa forma devemos nos conduzir salvaguardando os nossos interesses, mesmo porque, os amigos de hoje certamente serão os inimigos de amanhã!Assim é na vida das pessoas como nas das nações basta vermos a história!Agora, que nesse país chamado Brasil tem cada mazela que é inaceitável, isso tem!…. os portos são exemplo disso, e um se números de circunstancia, e efetivamente quem quer ser lider global deve fazer a lição de casa realmente, senão meus amigos deixa o lugar pra Argentina…pelo menos ela vai concorrer conosco nas mazelas…

  4. Falou tudo Daniel Nascimento,com os impostos que recauda o Brasil,o nosso pais tinha que estar em primeiro lugar de los paises mais ricos.Mais está essa doença que é a CORRUPÇÃO.

  5. A mais pura verdade! Realmente não temos condições de liderar nada no cenário mundia. Pelo menos ainda não. Ainda temos que fortalecer muito nossas forças armadas e e a educação escolar e profissional no país. Ainda bem que não nos querem..pois CS da ONU é uma grande besteira para o Brasil.

  6. O pior é que os comentários do Embaixador Chinês só diz a verdade, não disse nada demais.

    – O Brasil é o país que vive “em-cima-do-muro”. Não toma iniciativas, e quando toma são vexames como no caso do Iran e um certo país da América Central.

    – O Brasil quer uma cadeira no CS, mas não tem capacidade de projetar força nem mesmo no continente Sul Americano. E os Chineses não podem mesmo abrir uma vaga exclusivamente para o Brasil.

    E no mais, o Brasil vive pararicando a China, como um modo de mostrar que o mundo é multipolarizado. E os Chineses só rindo….

    []’s

  7. Esses chineses sao uns covardes. So pelas costas falam, o rasil devia cortar totalmente os lacos com os chineses e deixa-los comprar nada daki e nem nos compramos nada deles. Para vendermos a esses olhos puxados cobrariamos o dobro. Mas para isso precisamos investir para produzir tudo que compramos aqui, tendo assim mais empregos e crescimento. mas n podemos tmb entrar em momento de guerra fria sem ter arms…

  8. A China esta certa primeiro temos que fortalecer nossa economia e forças armadas depois amadurecer nas decisoes da politica externa os nossos politicos acham que o mundo vive igual a ilha da fantasia tudo é bonito se continuar com essa mentalidade eles vam nós oferecer sao as privatas da ONU para sentamos

  9. Belos comentarios de todos aqui no blog.
    O principal interesse da China com o Brasil e se servir de produtos basicos; comida, petroleo e minerio. Isso e o que movimenta a China e o Brasil. Manufaturados eles fazem la e a preco de banana.
    De um sistema colonial/capitalista aproveitador que muitos sao contra e vindo de um EUA, Inglaterra ou Europa, temos agora a China que parece ter piores intencoes que os mesmos acima citados.
    Nao se interessam em montarem fabricas no Brasil. Podem vender suas bugigangas que nao passam inspecao do primeiro mundo ai mesmo no Brasil. Ate mesmo em forma de dumping, desde que as fabricas na China nao armazenam todas essas porcarias sem comprador.E exatamente isso que vejo quando vou ao Brasil. Lojas cheias de porcarias Chinesas, nao feitos para o mercado Brasileiro mas rejeitados por importadores americanos ou Europeus; acabando de vez com a industria brasileira.
    Notem os produtos chineses aqui nas lojas dos EUA e sao de qualidade superior, porque para entrar aqui tem que passar por controle de qualidade, o que nao fazem no Brasil. E o fim da picada como diria meu finado pai.

  10. O Brasil não tem capacidades para entrar no Conselho de Segurança da ONU e ponto. O que os chineses afirmaram nada mais é do que a verdade. O Brasil precisaria ao menos resolver seus problemas internos antes de querer ser o que não é.
    Não conseguem resolver problemas com imigração ilegal, porque o que eu vejo de outros sul-americanos tentando alugar casa sem ter documentos não é brincadeira.
    Não conseguem controlar fronteiras para o tráfico, já que é muitíssimo mais fácil comprar uma arma ilegal do que conseguir uma consulta num hospital público.
    Não conseguem nem ao menos controlar corte ilegal de madeira no próprio território. Nem acabar com a fome aqui dentro. Nem colocar todas as crianças na escola, e mesmo que conseguissem, não seriam capazes de dar um ensino de qualidade.
    E as forças armadas! Por mais trágico que seja, o que salvou o Brasil do fiasco que se meteram em liderar no Haiti, foi o terremoto que teve.
    Poderia passar um dia inteiro aqui citando problemas.
    .
    Ao que parece, o Brasil acha que vai contribuir para ajudar os outros países problemáticos do modo que fazem aqui: Se tem corrupção, constrói estádios de futebol; se tem fome ou violência, faz carnaval. O importante é manter o povo entretido.

  11. O o Chines ta errado em dizer que não temos capacidade para liderar?E notem que o Americano aproveita e insita o Chines dizendo que se a China apoiar o Brasil estaria indiretamente favorecendo o Japão…É uma idiotice essa busca desenfreada pela possibilidade de botarmos a bunda em uma cadeira no CS.Se um dia realmente houver reforma os que entrarem terão restrições,jamais eles permitirão poder de veto.Deviamos aproveitar nosso momento economico e nossas reservas e energeticos e desenvolvermos a tue de caixa nossa nação em tecnologia,infraestrutura,beneficiamento e capacitação.Em pouco tempo a Europa e os EUA serão palco de disturbios populares,eu venho a muito tempo falando isso.Hoje é na Grecia,daqui a pouco começa na Italia,na Espanha e etc…Eles vão parar as guerras deles para tomarem folego.Eles não tem saida,estão a beira do abismo e necessitam de rapida resposta a seus mercados.E onde esta a mais rapida resposta ao mercado deles?No desprotegido,pacifico e tolo Brasil.Deviamos focar no fortalecimento BRICS e aprofunda-lo tambem em defesa e segurança,é a unica forma de nos escudarmos e prosseguirmos.A propria França que muitos exaltavam como parceira estrategica tambem é suspeita na sobotagem de Alcantara e quem diz isso sou EU,EUZINHO QUE AFIRMO ISSO E TO DIZENDO PRA VOCES.Não foi so a escorregada do Sarcozy e a CRUZEX que esfriaram as negociações do Rafale mas o que ninguem diz,a inveja de nossa base tendo eles uma na Guiana.E se não bastasse todas essas coisas ainda temos entre nós muitos em todas as camadas de nossa sociedade que direta e indiretamente trabalham como verdadeiros espiões dos caras.Quando o Brasileiro tomara vergonha na cara e tera orgulho na honra de habitar no lugar mais lindo e prospero da Terra?Nossa mentalidade ´pe tão pequena e ridicula que nos dividimos em um mundo em duas cores de visão canina.Temos hoje a oportunidade de fazermos a diferença sem precisarmos de ninguem e sim todos precisarem de nós e não sabemos jogar com isso e o pior de tudo ainda nos vendemos barato ou nos subjugamos de propria vontade.O Brasil nas mãos de politicos e dividido entre reacionarios de direita e extremistas de esquerda e encomum o entreguismo voluntario em prol da ideologia…REPUBLICA DE RATAZANAS VENDILHÃS E PROSTITUIDAS.

  12. É triste mas é verdade oque os chinas estão dizendo. Eles fizeram muito bem o dever de casa, mandaram chinas pra tudo quanto é canto pra estudar e absorver conhecimento, estão formando doutores em tudo quanto é área, e estão colhendo os frutos! E no nosso país do futuro, um futuro que nunca chega. Apenas passeatas…

  13. Nunca fiz questão do Brasil no CS não só pelas nossas condições nos problemas sociais mais como também pela a situação de nossas forças, e mesmo que o Brasil venha resolver de fato seu problemas e ter forças armadas realmente armadas,continuaria não fazendo questão pois a onu está falida e sem moral é só olhar pro que está acontecendo no mundo árabe o intrigante é que ela foi feit pra selar a PAZ no mundo,mais pra entrar nela tem que ter arsernal nuclear

  14. A onu não tem moral é capacho e está falida e depois eu quero ver gringo dizer que o Brasil não é um país sério,e com políticos corruptos e que não sabem nem o que significa Bovespa o país vai demorar anos pra resolver seus problemas sociais

  15. Eu tenho a seguinte opinião,se ficarmos reclamando dos problemas que temos,nos deixarmos levar por opiniões de outros,e vem um Chinês representante de um Governo que não preza pelo respeito,amizade,que é uma nação arbitraria,e diz isso mas pela frente fala de amizade cooperação e que apóia o Brasil,e diz isso e muitos brasileiros concordam,me causa espanto,vejam quando a China entrou no Conselho de Segurança contou com um amplo apoio na época do chamado terceiro mundo,e tendo o Brasil um forte aliado nos bastidores da ONU,a china era uma Nação miserável,pobre militarmente rídicula,sua força era mandar chineses para serem bucha de canhão,ou seja mandar 100 mil morrerem,numa guerra mas ajuda os aliados a ganharem,na época do Conflito Árabe Israelense,MAO ofereceum ao Presidente do Egito na época 30000 Chineses,mal armados,mas que seriam usados como Bucha de canhão,mas foi negado,pois eles precisavam de equipamentos,ai MAO retrucou dizendo que esses soldados ajudariam mesmo mal armados.Esse governo matou mais de 300000 num cerco dos comunistas a uma cidade dominada pelos Nacionalistas,deixando essas pessoas morrerem,seja homem,mulher e criança.Quem é esse Governo porco que faz Tiro ao Alvo com Tibetanos,mas muitos brasileiros vão dizer,eles estão com a Razão,não podemos isso ou aquilo,enquanto não formos igual ao outros,parece aquela história do rapaz que não pode ser de uma suposta faculdade de ricos por ser pobre,se fosse:

    Um americano se estivesse desejando uma Vaga no Conselho de Segurança diria: GO USA
    Um Inglês despresaria essa opinião.
    Agora não vamos ser por causa disso ou aquilo,ou pelo que outros falam é o fim.
    E aos que defendem o rearmamento do Brasil,vcs acham que vamos ter um rearmamento digno do Brasil,caso não sejamos menbros do CS,vc estão enganados,porque:

    1º-Não vamos poder nos rearmar numa escala desejável por causa dos nossos vizinhos,pois qual seria a desculpa para termos uma força considerável,criaria um medo no equílibrio de Forças na Região,o que é natural,nenhum país quer ver um vizinho com uma ampla vantagem militar,e com isso não haveria um rearmamento Digno.
    2ºTudo no Brasil funciona no meio das coxas,independente de Governo,vcs acham que os políticos vão se preocupar em rearmar o país sem um motivo,vão preferir aqueles programas sociais que dão mais visibilidade e proporcionam desvios de verbas,pois eles podem tirar dividendos,agora com o Brasil sendo Membro do CS,logo vai aparecer aquele grupo de deputados defendendo o rearmamento do brasil,pois eles vão ganhar dividendos pois o brasil membro do CS,organismo internacional,gere notícia,e eles passariam a defensores da nossa soberania.
    3°Atrairia mais ainda grandes Industrias para o nosso país,quem não quer vender armas para um Membro do CS,e os nossos recursos minerais,hidricos,teriamos segurança Juridica,pois em caso de uma Sanção contra o Brasil,bastaria um voto apenas 1 voto para barrar a Sanção,mas isso só vale para os membros permanente.

    Existe mais de 1000 motivos,para sermos Membros,e essa ambição não é do governo Lula,mas da Diplomacia Brasileira e ela já é antiga,muito antiga,ficou esquecida pelo Governo FHC e voltou a TONA AGORA.

    Que moral esse Governo Porco tem para dizer isso,manda a china respeitar os direitos Humanos,manda ela acabar com o Tráfico de Orgãos,muito deles de presos,inumeras outras atrocidades cometidas contra o povo desse país.

  16. Vamos consertar as nossas falhas mas sem desistir de objetivos claros,hoje esses foruns são usados para se criar tratados que visam a manipulação do desenvolvimento das nações,um exemplo recente foi a disputa no G20 AGRICOLA.

  17. Sem querer levar para o lado político, mais foi esses últimos governos que vinheram com essa estória de CS…Somente 2 coisas, a ONU é uma instituição político-militar… ou seja política externa nossa é só a de ficar em cima do muro, política interna roubalheira e corrupção…Militarmente é pior ainda, nossas forças armadas são comparáveis as das nações africanas…além do México e da nossa vizinha Argentina não nos apoiarem nesse pleito, dizer mais o quê!!! SDS.

  18. Lucas:

    Atualmente China ultrapassou os EUA em relação ao saldo da abalança comercial brasileiro, mesmo sendo importador exclusivo de commodities. O que você propõe é impensável, puro raciocínio infantil. Isso explica o tom pejorativo que você os denomina, “olhos puxados”. Puro racismo, seria como chamar os africanos de “negros”. Alô moderação, quem cala consente.

  19. …Porto de Santos “pior do mundo”, BURROcracia muito confusa, alguém discorda do que ele disse, não conseguimos nem comprar 36 aviões, quanto mais liderar alguma coisa, triste sim, mas a mais pura verdade.

  20. ESSE CHINES ”IDIOTA”POR UM ACASO CONHECE O PORTO DE SANTOS? CARAMBA É O PORTO MAIS IMPORTANTE DA AMERICA LATINA,OU SERA QUE ESSE CHINES IDIOTA ESTA COM MEDO DO BRASIL PASSAR POR CIMA DELES????

  21. Galera, eu não estou acreditando, A MAIORIA DEFENDO A CHINA? É ISSO MESMO???
    E se fosse um americano que tivesse dito????
    Ah… iriam cair em cima…
    Eu não defendo nenhum lado, seja americano ou seja chinês, eles só querem se dar bem, e nós também!
    DEFINITIVAMENTE, não temos amigos algum, é apenas um jogo de interesses. Então o que nos resta é nos fortalecermos internamente.
    Realmente o que o chinês falou é verdade, mas o que os americanos, europeus… falam também é! TODOS SABEMOS DISSO! Mas que vão cuidar de suas vidas, e lutar as suas guerras, deixem o Brasil por conta dos brasileiros.
    Não devemos nos preocupar com o que pensam e com o que falam. QUE SE DANEM TODOS. DEFINITIVAMENTE TODOS! Eles dependem de nós…
    Como eu disse em um comentário esses dias, devemos perder esse porcaria de pensamento sofista, e deixar de lado toda essa retórica que norteia o “jogo de interesses”. Devemos AGIR, + educação, – corrupção, + poder… isso é que deve ser o foco e o combustível do BRASIL POTÊNCIA!
    Tenho 21 anos, mas confesso ter medo de não ver isso…
    Tenho raiva dos políticos corruptos, mas não deixo me iludir, pois sei que eles simplesmente representam uma sociedade corrupta! ou alguém aqui nunca ouviu algum mané dizer “ah a moça do caixa errou o troco e me deu alguns reais a mais, sai quietinho…” e ainda acha que isso o máximo… “me dei bem”. Isso é a imbecilidade de uma sociedade hipócrita, que acha “maneiro” esse maldito “jeitinho brasileiro”.
    A única coisa que vai mudar o Brasil são os próprios brasileiros, mas não esse tipo que relatei acima, e que infelizmente são o espelho da sociedade, mas o brasileiro educado! EDUCAÇÃO é tudo! tendo o cuidado de não confundi-la com alienação ou espécie de controle…
    Atenciosamente..

  22. Eu tenho um certo receio de crer nesses supostos documentos que o Wikileaks diz possuir!e já estou com o pé atrás dessa organização há tempos! ela surgiu como uma guardiã da verdade absoluta,mas poderá ser mais um órgão de contra informação para nos desestabilizar,criar intrigas,fazer com que fujamos do nosso foco principal!
    Hoje o BRASIL vive um bom momento econômico, crescimento esse que disseram que nunca ia chegar,a nossa dívida externa já era chamada de dívida eterna por alguns,no entanto está equacionada!
    Nossos problemas políticos são desafios para serem vencidos,como tantos que já vencemos, e acreditem não há nenhuma nação melhor que nos no C.S da ONU !
    Temos muitos desafios e vamos superá-los e não será China,EUA, Europa quem vai nos barrar!
    NÃO VAMOS DEIXAR DE CRER NO BRASIL,PORQUE ALGUM ESTRANGEIRO MAL INTENCIONADO DIZ UMA VERDADE QUE JÁ SABEMOS, NOS ENVERGONHAMOS E VAMOS SUPERÁ-LAS!

  23. Concordo com você Barca, uma nação sem obejtivos não é e nunca será nada. Não é um chinês qualquer que vem falar mer.da sobre o Brasil e por isso vamos desistir.
    Esse embaixador chinês qualificou o porto de Santos como “o pior do mundo”. Assim também como a qualidade de vida na China é uma das piores do mundo!

  24. Esta página parece estar repleta de sonhadores e de vaquinhas de presépio concordando com tudo, e ainda por cima caindo na onversa destes Chineses? O medo destes países em relação ao Brasil faz com que tomem essas atitudes desesperadas, é tudo jogatina de política, todo mundo olhando apenas o seu lado.
    Acordem, o Brasil não é a maravilja 5 estrelas, mas nem por isso vamos entregar de bandeja.
    Continuo dizendo que nosso principal problema está no voto obrigatório, tem de acabar com essa baboseira logo,é a única forma de acabar com a continuidade cançerosa imposta pelo políticos de carreira, dos impérios familiares.

  25. Que se dane a CHINA e sua DITADURA de desprezo ao ser – humano.
    Bandidos disfarçados de socialistas, um governo de poucos que exploram muitos.

    “Nunca antes na história” vcs irão ver bondades em documentos secretos, se não fossem sacanagens, para o quê serem secretos?
    Diante das câmeras, na mídia todos são apenas sorrisos, mas nos bastidores é só a realidade, interesses, nada de bom amigo.

    O Brasil tem que tomar isso como lição, parar com essa besteira de CS que não serve pra nada, é o clube da elite, quem ta lá não larga o osso.
    Quer ter influência?
    Então trabalhe com os mais fracos, a quem vc pode ter como aliado, a presunção das potências não permite relações de iguais.

    Vamos fortalecer o MERCOSUL, jogar duro mesmo, forçar os demais Latinos a aderirem nem que seja à base da pressão, a Venezuela está aderindo, vamos forçar os menores do subcontinente.
    Esqueça (pode até tentar) Chile, México e Colômbia, são Estados Satélites dos EUA, mássss… com a quebra do Norte, nós podemos ser a saída dos mesmos.

    Com um MERCOSUL Latino Americano, teremos um gigantesco mercado consumidor e produtor que podem se complementar, além contrabalancear contra a China, UE e EUA. Com mais peso, podemos capitanear a África que é próxima, aproveitando as oportunidades comerciais da integração entre emergentes.

    Não precisamos ficar choramingando o que os outros pensam de nós, temos que fazer nossa parte para o nosso bem e o resto é que se dane!

  26. ……..A VERDADE DOI……… Brasil não possuía qualificação para pleitear assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas…..CONCORDO PLENAMENTE………E reclamou que a burocracia brasileira é muito confusa…….CONCORDO PLENAMENTE…..Porto de Santos “pior do mundo……CONCORDO PLENAMENTE……o Brasil considera a China como um aliado fundamental, mas que não recebe o mesmo tratamento…..CONCORDO PLENAMENTE….

    BRASIL POTÊNCIA DA Corrupção…CONCORDO PLENAMENTE……((…Willes)) Porto de Santos “pior do mundo”, BURROcracia muito confusa, alguém discorda do que ele disse, não conseguimos nem comprar 36 aviões, quanto mais liderar alguma coisa, triste sim, mas a mais pura verdade…..CONCORDO PLENAMENTE….M disse:
    29/06/2011 às 18:45
    A onu não tem moral é capacho e está falida e depois eu quero ver gringo dizer que o Brasil não é um país sério,e com políticos corruptos e que não sabem nem o que significa Bovespa o país vai demorar anos pra resolver seus problemas sociais…CONCORDO PLENAMENTE….leonardo_sp disse:
    29/06/2011 às 18:24
    falar o que, se o chines tem toda a razao…..CONCORDO PLENAMENTE….NobruRJ disse:
    29/06/2011 às 16:48
    A mais pura verdade
    …..CONCORDO PLENAMENTE….

    Ricardo Pereira disse:
    29/06/2011 às 18:09
    parabéns. falo tudo……CONCORDO PLENAMENTE ,,, BRASIL UM PAIS DE TOLOS

  27. A CORRUPÇÃO AE .. Copa do Mundo de 2014 no Brasil será a mais cara da história, com gastos da ordem de R$ 63 bilhões (cerca de US$ 40 bilhões), segundo levantamento da Consultoria Legislativa do Senado. Alexandre Guimarães afirmou que o país, dono de vários recordes no futebol, também terá “a Copa mais cara”.

  28. Concordo com tudo que você disse, mas tem uma coisa o Brasil nunca se preocupou com suas forças militares seja no período dos militares ou dos civis no poder ou estou errado?
    Se estiver errado, por favor, me mostre quando a ditadura militar investiu em nossas forças armadas… obrigado

  29. E eles estão mentindo por acaso!na éra lula até ameaçamos algumas investidas fracasadas,só que a extrema corrupção deste pais,e balizado com a fraqueza deste atual governo,infelizmente os chinas tem razão.

  30. os China tao se Gabando Muito

    Nosso pais pode ser o que for
    mais agente mostra nossa garra nessa nova fase da Hestoria
    mesmo com ladroes corrupitos e gente vendida aos yankes dentro da nossa politica .Mais nosso povo e forte e obistinado ,nossa industria e um MARVEL PRO MUNDO
    os Chinas que se cuiden pq se ese mundo nao acaba tao cedo eles ainda verao agente invadindo o mercado deles .Ajudando na paz do mundo nao pelo sangue mais pelo dialogo ,Brasil ta entrando na fase de amadurecimento eu acredito que um dia eses canalhas da nossa politica um dia serao uma hestoria que nao iremos mais quere ter no nosso pais .Ese pais e de ferro nossa economia ja foi considerada falida muitas veses mais nem por isso viramos uma nacao sem sen rumo , hoje encontramos o caminho Gracas A Deus ,e EM breve vamos aprender lidar com eses impecilhos que Os Chinas ,e Yankes nos acusao
    nao pelo modo deles mais pelo nosso

  31. so foi um china criticar o brasil e os brasileiros e varios desertaram nao se esqueçam desertar em tempo de paz fica 5 anos preso e 5 anos sem pegar o reservista mas deserçao em tempo de guerra e fuzilamento aos alvos a frente fogo avontade o brasileiro quando um americano falava mal do brasil ficava do mesmo jeito concordando com tudo levou varias decadas para alguns criarem coragem agora vem o china e os brasileiros acreditam que so aqui e assim a primeira arma de uma guerra e a propaganda brasil acima de tudo abaixo somente de deus

  32. Os chineses estão certos. Precisamos melhorar muito, principalmente no nível dos nossos políticos. Temos que desburocratizar a nação, revendo todas as nossas leis. Vamos ter que começar tudo da estaca zero. Os Governos dos Militares de 64 foram brilhantes. Na época, fomos o país que mais cresceu no mundo, apesar da recessão econômica mundial.
    A China serve de modelo pra gente. Há 8 anos que eu vivo dizendo isso.
    Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros, jogando a nossa dívida pública na estratosfera. E agora ?

  33. Essa é a reportagem mais IMBECIL do ano!! Os telegramas são de agosto de 2008, ou seja: ANTES DA QUEBRA DAS BOLSA DE WALL STRETT. Quá quá quá quá quá quá quá, ou seja, dois meses depois mudaram o assunto e a pauta!! Quá quá quá quá quá Só tem duas verdades aí: A porcaria do Porto de Santos e a birra Japão X China, o resto é creme de chantily.

  34. A HIPOCRISIA CHINESA-PARTE I
    .
    .

    “(…)O representante asiático considerou que o Brasil não possuía qualificação para pleitear assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e estava “interessado apenas em algumas áreas, e não em paz ou em segurança”.(…)”
    .
    “(…)O embaixador chinês ainda classificou o porto de Santos como “o pior do mundo”. E reclamou que a burocracia brasileira é muito confusa, com uma sobreposição de funções. Ainda observou que, por não ter consolidado suas bases para garantir desenvolvimento prolongado e mais crescimento econômico, fica comprometida a meta de reduzir a desigualdade social.(…)”

    ******
    .
    .
    Alguém poderia dizer em que estado econômico e social se encontrava a China quando ele entrou na moribunda CS?
    .
    #A Questão social chinesa
    .
    Alguém poderia dizer como a China se encontrava a 10 anos atrás no que se referem as questões sociais,e essa prosperidade chinesa,ela estende-se para toda a China,será que lá ainda os menos desafortunados continuam comendo aquelas comidas exótica,Para não dizer outras coisas,só porque gostam ou porque não tem outra alternativa?
    .
    A desigualdade social chinesa,ela é menor ou maior que a nossa,bem isso o mundo nunca poderá saber pois a democracia de lá, o cara tem que ser muito imaginativo para falar sobre ela….é uma piada de mal gosto,isso se lá existe uma,alguns reclama da nossa,isso por que não conhece a da chinesa _Haha…
    .
    #Os Direitos humano na China
    .
    Nesse tema,o canastrão do Chen Duqing (embaixador chinês),ficaria em maus lençóis se fosse falar sobre ela,isso se ele sabe o que é direito humano,que tenho as minhas duvidas;será que os presídios chineses são melhores que os do Brasil,o tratamento dado aos presos,antes de serem trucidados pelo pelotão de fuzilamento,são decentes para os padrões internacional ou americano(Hillary Clinton que o diga)?_Rsrsss….
    .
    #A política externa chinesa
    .
    Vemos o Oriente médio ser trucidada por uns bandos de governos Sádicos,seja de lá mesmo ou de fora,a população civil de lá ser esmagada por governos fantoches manipulados pelas potências ocidental e provavelmente alguns estão ou serão manipulados pelos chineses ou russos;
    .
    A pergunta é,qual é participação valiosa para esta questão,o que substancioso eles fazem ou fizeram questões neste nível?
    _Eu respondo: nada!…. por que moral para criticar governos masoquistas ,aqueles que adoram ver os outros sofres;visto que eles fazem parte desta categoria,basta ver o que acontecem com os tibetanos.
    .
    Não há interesse de nenhum dos cinco (5) caciques em ampliar o número na moribunda CS,a situação atual está ótimas para eles e péssimas para os demais, para mim o tempo e as circunstâncias é que irá fazer que haja outra instituição que suplante a moribunda ONU, a questão é será que o Brasil está preparado para esse dia?
    .
    Com o mesmo pensamento que escrevi quando me manifestei pela intromissão do governo americano em assuntos interno brasileiro, é a mesma medida e mesmo peso que escrevo com relação a qualquer forasteiro que fale mal do meu país, seja ele chinês ou americano.
    .
    Como brasileiro nato e que mora ele, repito:
    “nós sabemos o número do sapato que calçamos”,por favor,não venham me dizer que UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO,sei dos problema sociais deste país por que sou vítima deles e faço a minha parte para resolvê-los,procuro não ficar com os braços cruzados e esperando o governo faça à parte dele.

  35. As declarações chinesas servem para fortalecer os governantes brasileiros no que diz respeito a uma postura mais maior melhor e mais digna. As criticas servem tb para por a descoberto erros que devem ser corrigidos.

  36. Só mesmo vocês para dar importãncia a essas fofocas de bastidor. A China e nem os EUA estão tem qualquer moral para julgarem outra nação, é certo que os dois países não querem a reforma do CS ou da ONU, porém, as duas reformas tem que serem feitas, porque o mundo precisa disso, e não só o Brasil, parem de ser colonizados e darem importância ao que não tem!

  37. Nossa como foi a China que disse muitos aqui dizem amém..se fosse um americano, seria o fim do mundo. Todos os países querem só usar o Brasil..eterno exportador de matéria-prima.
    Já falei aqui antes, que o Brasil crie junto a outras nações uma nova ONU, e se EUA, China , esses 5 quiserem podem entrar, desde que com novas regras.

  38. Países ñ tem amigos é sim interesses, um país q ñ sabe e ñ tenta produzir seu próprio caça e ou outros equipamentos militares de auto defesa e ñ tem capacidade de se defender de atakes, vide a Líbia , onde n situação e = ou pior q a mesma…quer pleitear o quê?!?!Será q esse” vazamento” ñ foi de próposito p prejudicar a boa relação entre nós e os Sino?Se Vc tem um tesouro tem de ter meios p o defender, temos!?!?! sds.

  39. falo tudo…realmente o Brasil não tem capacidade de liderança como também o Brasil tem medo de entrar em uma guerra, o Brasil é um país medroso…

  40. Gostei lunece tá de parabens!! falou tudo! com conteudo com argumentos e muito inteligente! quem dera se todos brasileiros tivesse consiencia politica .

  41. Está passando da hora e muito de certos “brasileiros” reverem os seus pré conceitos, basta uma noticiasinha infundada publicada sabe-se lá por quem e um bando de amedrontadas andorinhas inicia uma revoada frenética e caótica como se o mundo fosse se acabar. Que você tenha duvidas quanto a sua brasilidade é, sob certos aspectos até concebível, mas daí você tentar repassar as suas fraquezas, medos, insegurança e falta de fé no seu país para todos os demais, é insuportável.
    Isso é uma vergonha, prá não dizer outra coisa. Brasil, ame-o, confie, trabalhe ou deixe-o. Vá prá China, USA, pro raio que o parta, mas deixe o Brasil para os verdadeiramente BRASILEIROS. Pare de falar mal e tenha uma atitude positiva ao menos uma vez na vida.

  42. Falou tudo Daniel Nascimento,com os impostos que recauda o Brasil,o nosso pais tinha que estar em primeiro lugar de los paises mais ricos.Mais está essa doença que é a CORRUPÇÃO.[2]

  43. E realmente tbm concordo o china ai não disse nada demais, só retratou a verdade, o Brasil não tem condição de liderar nada…mau mau o mercosul e olhe lá…nosso politicos corruptos precisam para de roubar e acordar para a realidade,ai sim quem sabe mandaremos em alguma coisa!

Comentários não permitidos.