Defesa & Geopolítica

Airbus Military e IAI unem-se para desenvolver o C295 AEW&C

Posted by

A companhia europeia Airbus Military e a israelense Israel Aerospace Industries (IAI) estão unindo esforços para desenvolver e comercializar a variante AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle) do avião de transporte C295, cuja eletrônica embarcada será produzida pela Elta Systems, subsidiária da IAI. O principal sensor do C295 AEW&C será um radar AESA (Active Electronically Scanned Array) de 4ª geração integrado a um avançado sistema IFF (Identification Friend or Foe).

O memorando de entendimento entre a Airbus Military e a IAI foi assinado na última terça-feira (21) durante o Paris Air Show, em Le Bourget, França. Com esse acordo, a Airbus Military expandirá seu portfólio de produtos na área de AEW&C e a IAI sua gama de equipamentos dedicados a esse tipo de plataforma aérea.

O C295 AEW&C está sendo projetado para proporcionar uma acurada capacidade de vigilância aérea num raio de 360º em torno da aeronave, além de integrar em tempo real o cenário tático situacional aéreo e de superfície (incluindo marítimo), tanto no aspecto de visualização de dados quanto no eletrônico. Esse quadro tático será compartilhado com forças amigas através de comunicações digitais por enlace de dados (datalink).

Uma aeronave C295 dotada do radomo que irá receber a antena do radar AESA da Elta já está sendo submetida a ensaios de voo em Sevilha, na Espanha, desde o dia 08 de junho. Segundo a Airbus Military, os testes iniciais estão demonstrando que a nova configuração da aeronave é aerodinamicamente adequada para a função. Elta e Airbus Military estão agora desenvolvendo estudos para a integração dos sistemas de missão, incluindo o radar AESA.

Fonte:  Airbus Military ,via Teconologia & Defesa

6 Comments

shared on wplocker.com