Airbus Military e IAI unem-se para desenvolver o C295 AEW&C

A companhia europeia Airbus Military e a israelense Israel Aerospace Industries (IAI) estão unindo esforços para desenvolver e comercializar a variante AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle) do avião de transporte C295, cuja eletrônica embarcada será produzida pela Elta Systems, subsidiária da IAI. O principal sensor do C295 AEW&C será um radar AESA (Active Electronically Scanned Array) de 4ª geração integrado a um avançado sistema IFF (Identification Friend or Foe).

O memorando de entendimento entre a Airbus Military e a IAI foi assinado na última terça-feira (21) durante o Paris Air Show, em Le Bourget, França. Com esse acordo, a Airbus Military expandirá seu portfólio de produtos na área de AEW&C e a IAI sua gama de equipamentos dedicados a esse tipo de plataforma aérea.

O C295 AEW&C está sendo projetado para proporcionar uma acurada capacidade de vigilância aérea num raio de 360º em torno da aeronave, além de integrar em tempo real o cenário tático situacional aéreo e de superfície (incluindo marítimo), tanto no aspecto de visualização de dados quanto no eletrônico. Esse quadro tático será compartilhado com forças amigas através de comunicações digitais por enlace de dados (datalink).

Uma aeronave C295 dotada do radomo que irá receber a antena do radar AESA da Elta já está sendo submetida a ensaios de voo em Sevilha, na Espanha, desde o dia 08 de junho. Segundo a Airbus Military, os testes iniciais estão demonstrando que a nova configuração da aeronave é aerodinamicamente adequada para a função. Elta e Airbus Military estão agora desenvolvendo estudos para a integração dos sistemas de missão, incluindo o radar AESA.

Fonte:  Airbus Military ,via Teconologia & Defesa

6 Comentários

  1. Sem querer ser chato,mas esta seria uma boa aquisição para nós.Porque já operamos o C295 e não possuimos um radar AESA.Seria um opção muito bem vinda.Os israelenses tem se mostrado muito bons parceiros no setor de tecnologia militar para conosco.
    Se o grande irmão do norte não melar esta parceria pode render bons frutos.
    SEM esquecer que a melhor tecnologia é sempre 100% essa sim longe de embargos e malweres.

  2. Qual é a vulnerabilidade dessa aeronave ?
    e quanto tempo ele consigue ficar no ar sem abastecer?
    os aviões desse tipo de sistema são maiores que ele e a altitude que ele consegui chegar e velocidade que ele tem não é lento comparado os outros modelos que se usar para esse tipo de sistema.
    eu pensei que não se usa esse tipo de antenas, mais sim em embutida na fuselagem do avião. e turbinas uma aeronave em uma batalha de caças é primeira a ir pro chão.

  3. Pelo visto já chegou alguém pra desbancar o alerta aéreo da Embraer. Já passou da hora que criarem um modelo desse baseado nos E-jets ao invés dos ERJ-145.

  4. A EMBRAER agora tem um grande comcorrente, o C295 é uma boa plataforma mais o EMB-145 AEW&C tem a vantagem de voar mais rápido e chegar em menos tempo na área que irá vigiar so falta colocar um sonda REVO nele e sem esquecer que a EMBRAER tem a família E-190/95 que pode ter suas versões militares AEW&C e ASW e conta com uma linha de suprimentos e simuladores de voo em todo o mundo.

Comentários não permitidos.