Um ponto que preocupa a Thales

Um ponto que preocupa a Thales em relação ao Brasil é a demora na definição da data de licitação de compra de 36 caças pelas Força Aérea Brasileira (FAB). A concorrência estava prevista para ser realizada neste ano, mas foi adiada pelo governo de Dilma Rousseff para 2012. Até agora, no entanto, não há data definida. O vice-presidente sênior da Thales, Blaise Jaeger, afirmou em entrevista que era “natural” que governos tomassem mais tempo para avaliar suas políticas de defesa, mas fez questão de reforçar sua disposição em transferir tecnologia e em firmar parcerias com companhias que já atuam no mercado brasileiro, incluindo a Embraer, que concorre com a francesa Thales na disputa pelos caças da FAB.

Um executivo de alto escalão de outra companhia francesa, a Dassault, que também participa do consórcio Rafale juntamente com a Thales, foi mais claro. “A demora está tão grande que já não sabemos se a licitação está apenas adiada ou se será cancelada de vez”, afirmou a fonte. O consórcio participa de licitações no Brasil, na Índia, na Suíça, na Malásia e nos Emirados Árabes, para venda de 120 aeronaves. Parte das licitações, segundo a Dassault, deve ser concluída ainda neste ano.

A Thales informou que investirá no Brasil este ano € 5 milhões para a instalação de uma fábrica que produzirá radar militar de defesa aérea. A unidade deverá ser instalada em São Bernardo do Campo (SP), onde a empresa planeja concentrar a produção mundial para esse tipo de produto. A companhia iniciou sua atuação no Brasil por meio dessa cidade.

Fonte: Valor online

13 Comentários

  1. se depender do FX-Brasileiro… Bau-Bau, ele já morreu e esta enterrado a sete Palmos, só não ve quem não quer.
    .

  2. o problema é a falta de compromisso por parte do gov brasileiro com o resto do mundo. q alias, ja é corriqueiro tanto pelos governos, quanto pela maioria da população.
    nao custava nada, desde o ultimo mandato de FHC ele dizer:
    -a questao dos caças sera resolvido no proximo gov, visto q quem ganhou nao foi um aliado nosso.
    simples. mas enfim, pena para os participantes do FX-2, e para o Brasil q nao s mostra como um ‘pais grande’.
    abraços.

  3. O Lula tinha dado como vencedor o rafale, lembram? Mas os entreguistas de Brasilia logo pôs-se a fazer aquele alarde sensacionalista que travou tudo!

  4. Lá em Brasília tá todo mundo de cabelo em pé(governo), devido ao rombo que deixaram…Sabendo que tem que investir pra copa e olimpíadas…O fx2 pode até ser escolhido, mais sair mesmo do papel só em…………….SDS.

  5. Já imaginaram o Brasil comprando um caça, que poderia ser desativado no ar, via satélite ?
    Temos que avaliar muito bem.

  6. A Thales como as outras empresas que esperam uma decisão do governo, deveriam colocar essa venda apenas para depois de 2014. Ou seja depois que o GF torrar bilhões em estádios que ficarão vazios depois da Copa. E em 2016 tem Olimpíada ainda… Mais alguns bilhões do governo indo para vala. Enquanto isso áreas sociais e críticas como a Saúde, agoniza.

    []’s

  7. O Brasil realmente não é um País sério. Lembram da participação brasileira na Estação Espacial Internacional, onde o Brasil fez um papelão, como sempre, não entregando a parte que caberia ao País?

  8. Porque o brasil nao acaba logo com essa novela fala logo para os 3 filanistas que nao vai comprar caça nemhum fica enganando os compedidores e´ hoje e´ amanha e esse dia nao chega nunca o pais fica com uma ma´ reputaçao e perde credibilidade

  9. Quanta desinformação… As forças armadas não fazem LICITAÇÃO para compras e contratos de defesa!!!

Comentários não permitidos.