Plano Brasil
E.M.Pinto
Dando um significativo passo e aproximando-se de entrar em serviço na Marinha Real da Noruega a Kongsberg realizou com sucesso no começo de Junho o disparo do míssil anti-navio e de ataque a superfície de 5ª geração Naval Strike Missile (NSM) . O disparo de teste foi novamente realizado nos Estados Unidos a partir do Naval Air Warfare Center Weapons Division em Point Mugu na Califórnia.
De acordo com a Kongsberg, o NSM é o único míssil de quinta geração de longo alcance capaz de efetuar ataques de precisão disponíveis na atualmente.
A Kongsberg, resalta ainda que o míssil é totalmente passivo, é furtivo e provou as suas capacidades Sea skimming com excelentes resultados, segundo a empresa os parâmetros de aproximação e de manobra terminal são “inigualáveis por quaisquer sistemas equivalentes atuais e em desenvolvimento”. O que permite avançar sobre as defesas, inimigas inclusive aquelas dotadas de sistemas multi camadas como defesa de ponto e defesa de médio e longo alcance.
O NSM é dotado de um sistema de reconhecimento autónomo de alvo, que através do data link recebe e pode enviar informações atualizadas do alvo, corrigindo a sua trajetória e enviando informações simultanemante à fonte e permitindo além do acerto preciso, o reconhecimento do preciso dos alvos, seja em terra seja no mar.
A Kongsberg e a Lockheed Martin estão desenvolvendo uma versão multi-função do NSM, apelidado Joint Strike Missile (JSM), que deve ser integrado ao caça F-35 Joint Strike (JSF) o qual será lançado do ar, porém esta versão terá um alcance maior estimado em 240 km. O míssil receberá modificações significativas para caber em baia interna da aeronave, tal como a versão atual o JSM poderá engajar alvos terrestres ou navais com mesma eficácia.
12 Comments