Multinacionais adotam estratégias para suprir falta de profissionais no Brasil, diz jornal

A falta de profissionais qualificados para suprir as necessidades das empresas em meio ao atual boom econômico brasileiro vem levando companhias multinacionais a adotar medidas extraordinárias para conseguir contratar de acordo com suas necessidades, segundo afirma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário americano The Wall Street Journal.

Segundo o jornal, para compensar a escassez de talentos muitas empresas “estão reforçando seus programas de estágios, gastando mais com treinamento e salários e trazendo trabalhadores de mercados em retração”.

A reportagem afirma que gerentes e engenheiros que sabem falar inglês, além de profissionais com experiência em desenvolvimento de negócios, têm uma demanda particularmente forte.

O jornal comenta que as empresas estrangeiras enfrentam no Brasil uma situação semelhante à que encontram na China, onde têm que competir com as companhias locais pela contratação de profissionais.

Segundo a reportagem, as universidades locais “foram pegas de surpresa com o boom econômico”.

“Escolas privadas com fins lucrativos estão tentando preencher a lacuna, mas por ora muitas companhias multinacionais dizem que estão tendo que educar seus próprios empregados”, diz o jornal.

Educação superior em alta

Em outra reportagem publicada também na edição desta segunda-feira, o Wall Street Journal relata o crescimento das faculdades privadas, locais e internacionais, para suprir a demanda crescente no Brasil por educação superior, mesmo que paga.

“A educação na maior economia da América Latina é um problema há muito tempo. De acordo com um estudo da ONU de 2009, o país produziu somente 428 universitários graduados para cada 100 mil habitantes”, diz o jornal.

A reportagem observa que as melhores universidades – estatais, que não cobram mensalidade, e de fundações sem fins lucrativos, que cobram mensalidades altas – são muitas vezes inatingíveis para os estudantes de baixa renda, que estudam no sistema público primário e secundário e são menos bem preparados para os testes de admissão nessas instituições.

“As lacunas na educação pública, combinadas com a crescente demanda por profissionais qualificados, criaram uma oportunidade para instituições privadas recrutarem jovens aspirantes a profissionais que não conseguem entrar nas melhores faculdades, mas conseguem pagar para melhorar suas perspectivas de carreira”, relata o jornal.

A reportagem relata que o “excesso de demanda” por educação superior no Brasil já tem chamado a atenção de investidores estrangeiros, como a americana DeVry, do Estado do Illinois, que em 2009 pagou U$ 40,4 milhões para comprar 82,3% da universidade Fanor, do Ceará.

A britânica Pearson, por sua vez, comprou no ano passado, por US$ 520,1 milhões, a SEB, provedora de educação básica e superior e também de métodos de ensino no Estado de São Paulo.

Fonte: BBC Brasil

18 Comentários

  1. A educação no Brasil sempre foi e é negligenciada a muito tempo,ai o país cresce e tem que importar cerebros.
    A escola pública no Brasil é um LIXO!…como diz no bordão: ISSO É UMA VERGONHA!

  2. Já houve um tempo em que a escola pública foi de qualidade no BRASIL,com bons professores ,e acredito que ainda haja escolas públicas assim! Mas infelizmente no país começou a se banalizar tudo e a dizer que somente oque é pago é de qualidade!
    Um país que teve um educador do nível de PAULO FREIRE,entre tantos outros grandes educadores, tem que se envergonhar dessa situação!
    NÃO HÁ MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA QUE A DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DA EDUCAÇÃO PARA TODOS SEM EXCEÇÃO !

  3. O BRASIL, lêia-se GF peca por ñ investir pesadamente na educaç~sao em td o níveis dos BRASILeiros, e tem de ficar nessa meia-sola, vai chegar um momento q vamos retrocescer se isso continuar…eu ganho mal e ñ posso pagar a faculdade, tranquei a matricula..salário mt mínimo pago pelo gov do estado..recbo R$600,00 desde os anoi 2000AD , se quizer melhor tenho de poirar e ter + 2/3 locais de trabalho…dizeer + o que^.sds.

  4. Vcs não entenderam até agora… o GF e os estados não teem interesse em desenvolver educação universal nesse pais… a educação que interessa é somente alfabetizar o cidadão e ensina-lo a usar o telefone e o caixa eletronico… analfabeto funcional… vide as cartilhas do mec… não precisa ser muito esperto para entender o que se passa em brasilia…

  5. Eu não entendo essa do governo tem muitos empregos disponivel, só qualificar o povo, e ele fica gastando com bolsa miseria; a massa desse dinheiro poderia muito bem reduzir o desemprego, integrar o excluindo e gerar renda!Essa historia de escola de meio periodo com livro grátis não tá com nada…escola tem que ser em periodo integral, que ensine além da educaçao formal, musica, desporto e qualificação profissional, tudo integrado, sem isso, adeus sonho de potencia…sem povo educado e preparado não se constrói pais potencia nunca…nem com gravidade!

  6. Conheco bem essa DeVry University. Tem um edificio aqui pertinho de casa em Miami. Ultimamente estas Universidades “para fins de lucro” estao sob varias suspeitas pela justica americana e tambem o fisco. Operam uma fabrica de estudantes, lhe dao ajuda financeira, mas o jogo e os estudantes aceitarem o dinheiro queiram ou nao estudarem. A Universidade fica com a grana mas o falsario, que nunca gostou de estudar, agora deve uma bolada ao Tio Sam.

    De Vry is shit.

  7. Pô nelore… a coisa ta feia mesmo… pensei que isso só acontecesse nas universidades brasileiras… o mundo tá perdido…rsrsrsr

  8. Ola Senhores !
    Pelo pouco que leio sobre o tema é notorio que existe uma divida historica do País com a educação. Ora o Estado (politicos )por rações escusas abandonou a educação , entregando a iniciativa privada não que seja ruim a iniciativa privada atuar nesse mercado . Portanto, o que pega é que as massas fica fora de uma escola de qualidade , escola esta que não oferece base (semi-analfabeto)e não prepara os jovens para o mercado de trabalho- falando especificamente do estado de são paulo as escolas de nivel medio tem uma carencia enorme de professores em sala de aula.O Estado não remunera e nem valoriza os professores de forma correta – onde ja se viu ? – um vendedor da linha marrom (televisores) das casas bahia que tem no maximo o ensino medio ganha mais do que qualquer professor do estado que da aula para o ensino medio . isso é um absurdo , não desmerecendo o vendedor , mas o pobre professor se gradua , se torna mestre , ate mesmo conquista o doutorado e o estado não fas jus a este profissional .
    Haja vista . que todos nos sabemos que a grandeza e o poder de um povo esta no comhecimento , conhecimento este que tem sido negado a grande massa da ´população .
    Assim , somente 10% a 12% das crianças que ingressa no ensino basico é que conclui a graduação , e mais, segundo fontes especializadas de ensino superior , a uma nessecidade de mestres e doutores no país de dorma que, o que se forma não atende nem mesmo a academia qaunto mais o mecado que necessita desses proficionais para desenvolver novos produtos , servisos e tecnologias .
    Em termos de mestres e doutores, não atende o minimo do minio do que o País precisa para crescer , isso é o resultado da politica educacional brasileira.

  9. Pô na escola antigamente sempre escutava que os políticos não investiam na educação para que o povo continuasse ignorante e daí ser mais fácil para manipular seu voto por exemplo.SDS.

  10. Acho que os professores têm ódio dos alunos nas Universidades Públicas. Conheço um jovem muito inteligente, que fez 3 anos de escola técnica de mecânica, e desistiu do curso de engenharia mecânica numa federal ou estadual, porque não conseguia passar em cálculo. O jovem desistiu do curso de engenharia e foi para uma universidade particular de direito e é o primeiro colocado.
    Vamos proibir as universidades federais / estaduais de reprovarem os alunos em matemática ?
    Com estatística é a mesma coisa. Numa turma de 30 alunos só passa 1 ou 2. Por quê ? Não sei dizer … Os professores devem ter raiva dos alunos.
    Esse é o Brasil.

  11. O Congresso Nacional, pelo menos deveria instaurar uma CPI para saber a razão dos professores reprovarem os alunos.
    Não se reprova aluno inteligente. O que está ocorrendo ?

  12. O problema aí não é os professores do 3o grau, e sim o ensino médio e fundamental fraco das escolas públicas. Os professores universitários não podem passar que não sabe, estariam formando incompetentes, é preciso investir pesado na educação básica e deixar superfluos como copa do mundo, olimpíadas, para depois que resolvermos nossa deficiência educacional. O aumento da educação média do brasileiro é condição suficiente para o desenvolvimento do BRASIL e o desenvolvimento do BRASIL é condição necessária pra o aumento da educação média do brasileiro. E o limite da corrupção política quando a educação tende a menos infinito é igual a mais infinito…

  13. Falta ? onde? aki onde eu morro tem muitas pessoas com faculdade tendo q varer rua. o q falta é dar oportunidade.ele so querem pessoas com anos na profisao. qm termina a faculdade sao poucos q eles chamao. (sc)

  14. Não há matéria escolar difícil. Os professores é que complicam. Eu faço uma prova para um professor que ele tira zero, caso eu queira complicar. O professor tem que ensinar para o futuro engenheiro ou físico, como se aplicam as fórmulas do cálculo integral e diferencial, nada mais. Pega a calculadora ou o computador para calcular as fórmulas, e vamos exercitar problemas teóricos-práticos.
    Para quem quiser fazer um pós em matemática, aperta no cálculo teórico. Eu, por exemplo, gostaria de bolar uma outra maneira de se fazer o cálculo de áreas e volumes irregulares, sem o uso de retângulos e paralelepípedos. Precisamos melhorar a nossa matemática, tornando-a mais gráfica. A Geometria realmente é a Mãe da Matemática, porque o mundo em que vivemos é em 3D.

Comentários não permitidos.