A bruxa tá solta: F-22 mantidos no solo por tempo indeterminado

http://news.zblognet.com/wp-content/plugins/rss-poster/cache/f4468_t1larg.f22.raptor.gi.jpg

F-22 por tempo indeterminado vão ficar parados

A Força Aérea dos EUA colocou toda a sua frota de caças F-22 em terra agora por tempo indeterminado, a aeronave de combate mais sofisticados do mundo apresenta problemas a nível de sistema do fornecimento de oxigénio”A segurança de nossos pilotos é primordial e vamos dar o tempo necessário para garantir que vamos realizar uma investigação completa”, referiu o porta-voz da USAF; Capitão Jennifer Ferrau à AFP.


A Força Aérea sondou possíveis avarias no sistema de suprimento de oxigénio, pois vários pilotos relataram problemas, de acordo com a revista Flight Global.


Um dos casos um F-22 sobrevoou as copas das árvores antes de pousar e o piloto não conseguia se lembrar do incidente, indicando um possível sintoma de hipoxia.Ferrau disse que era muito cedo para dizer com certeza se o problema técnico foi relacionada pelo sistema de bordo de oxigénio, conhecido como OBOGS.


Desde janeiro os pilotos foram proibidos de voar acima de 25.000 pés (7.600 metros), logo depois da queda de um jato Raptor no Alasca, durante um vôo de treinamento. Estas medidas também foram tomadas em Novembro de 2007 quando um F-15 desintegrou-se no ar, nessa alturas os Eagles´s foram impedidos de voar até Março de 2008.
A Força Aérea tem mais de 160 F-22 Raptors na sua frota e planeja construir um total de 187.

Fonte: Planeta Militar

50 Comentários

  1. A JAQUEIRA HIGHTEC,a mãe de todas as jacas
    .
    .
    CARAAAAMBA!…..NÃO ME DIGA….HHHaaaa…Oh! novidade…O grande problema é para os pilotos pois, podem pegá até tétano…Haahaha…!
    .
    Meu Deus!…fico só imaginando as caras da menininhas do capitão América quando leem isso…Hahaha….!
    .
    Muitos por aqui faziam um verdeiro “ODI” a “maezona”…e agora…Haha….!

  2. Até resolverem esse problema com o OBOGS, não tem muito o que fazer. Mas antes que comecem a atirar pedras, em uma situação de ameaça real, eles estariam no ar. Com OBOGS mal function or not. 🙂

    []’s

  3. os amercicano sao mestres e m defamar equipamentos dos outoro se fosse um mig nao presta mesmo porque e russo se fosse um j-10 o probelma e ser chines e ai vai porque so na terra do tio sam e que tem super programa de qualidade na s infustrias dele.

  4. Nick,prezado
    .
    Só se for para ser derrubados que nem patos hightec_Hahaaa!
    .
    Se fosse aqui no Brasil,tido como um país de corruptos pela diplomacia americana,já teria uma CPI do F-22,nem que terminasse em pizza!_Rsss…
    .
    abraços

  5. Milhoes de dolares num projeto dese pra fica no xao

    sen conta a outra tranquera f 35 outro projeto que ainda nem saiu de teste e ja uma falencia

    tem gente que abre aboca dizendo que as coisas feita no USA
    sao as melhores e verdade pra mim soe propaganda pra engana os inludidos
    e olha que ese eo jato de 5 geracao kkkkkkkkkkkkk
    Rafale tai dando show na Libia
    sem fala no show que deu nesse jacale no IRON EAGLE

  6. Rafale caça que necessita de 3 tanques de combustiveis externos para atingir raio de combate minimo necessário ao brasil.

  7. Esse avião é muito bem armado de propaganda! E isso realmente pode causar um belo estrago. E quer dizer que um desses já foi ao chão, dar um beijo no capeta?? Quando isso acontece com um Su27 ou Mig29, é a indústria russa que tem baixa qualidade e o avião é um lixo. Já vi um video de um B2 caindo. Isso que só tinham 20, ou seja, quer dizer que 5% dos B2 foi ao chão. Agora, quem souber, me diz o número de Mig29 fabricados e o número de quedas, depois calcula a porcentagem.

  8. Prefiro os velhos F-5 da FAB…esses pelo menos e só montar e ir pras nuvens,esses 22 nem podem voar,logo não valem nada..hehehehehe

  9. Nick
    Vou discordar em parte o F-22 até pode se colocado de volta ao trabalho, mas em que condições o problema dessa vez é serio põem em risco a vida do piloto e mesmo em plena condições eu começo a duvidar das qualidades do F-22 e dos caças de 5ª geração.
    Dizem que ele pode encontrar um caça como o Rafale a mais de 120km e que esse só a 30 ou 40 km com seus radares mas esquecem dos sensores passivos e que se o F-22 se apontar o seu radar o avião inimigo pode segui-lo por radar passivo lembrando que o F-22 não pode se comunicar com os outros caças dos EUA, certamente que essa é uma das razões que a Índia, Rússia, China, França entre outros ainda estão comprando caças e 4ª geração.
    Em resumo existe muita propaganda em cima dos caças de 5ª geração principalmente os americanos, mas de concreto até agora temos o que?

  10. O flanker original que tem durabilidade de 4000+ horas de vôo até passa, mas o Fulcrum com pouco mais de 1/3 da vida útil do F-16 ou SH atuais até hoje não foi bom exemplo pra nada.
    Ah, me esqueci que ele serve muito bens para shows de acrobacias…

  11. Eu, com todo o respeito, discordo que um rafale possa detectar o F-22 a 30 km, não conseguiram isso no RedFlag. E os sensores passivos, embora possam encontrar um caça a 40 ou 60 km em um dia céu limpo ou acima das nuvens, não são capazes de medir a distância além dos 20 ou 25 km e portanto não permitem cálculos de tiro além dessas distâncias.

  12. Caro Ricardo Pereira,

    O blog CAVOK colocou uma foto do F-22 fazendo manobras na chuva, mas o povo não acreditou! Ae fica difícil…rss

    Caro carl94fn,

    Em exercícios internos como a Red Flag, a superioridade é tamanha que “nem tem graça” tanto para o F-22 como para os pilotos de F-15 e F-16. Segundo relatos dos próprios. Em exercícios digamos, com FAs amigas, é claro que eles não vão abrir todo envelope das capacidades do F-22. Mas entre as capacidades do F-22, que provavelmente não é usado em exercícios, é seu AN/ALR-94. É um sistema composto por mais de 30 antenas espalhadas na estrutura do caça, que permitem identificar emissões à distâncias muito grandes, mesmo. Seria o Spectra do F-22, mas com mais capacidades.

    Mas vamos colocar dessa forma, se os caças de 5ªgeração não são essa coisa toda, porque a Europa está desenvolvendo o NeuroN, os Russos o PAKFA, e a China seu J-20? A resposta é simples: As vantagens dos 5ª geração é muito grande e eles estão correndo atrás. Se não o Su-35 S bastava para os russos.

    Carl94fn, Não vejo como as tecnologias voltarem. Estão avançando, e as falhas encontradas no F-22, foram solucionadas no F-35, que por sua vez, poderá servir de base para um upgrade do F-22, como exemplo o material RAM, mais resistente e barato de manter…

    Sobre manter caças de 4ª geração…. Como 2ª linha, beleza… depois de destruídos os SAMs por Tomahwaks e StormShadows. E os caças inimigos destruídos no ar, por caças de 5ª geração, caças menos capazes entram em cena.

    Mas não vale pegar cachorro morto como a Libia. Mas por exemplo imagina uma guerra entre Arabia Saudita e Israel…. Ou India x China…. Aliás India e China estão correndo por seus caças de 5ª geração, e com razão. Quem ficar sem, corre o risco também de ficar sem caças no 1º dia de batalha.

    []’s

  13. Na minha opinião esses caras não estão preocupados com o fim a que se destina o vetor, mas sim o meio financeiro que ele representa…são bilhões e bilhões de dolares alimentando toda uma industria e sua máquina produtiva…se eles não tiverem projetos com as essas caracteristica, uo seja, problematicos e custosos, essa industria viria a ruína em curto tempo. Basta imaginar o que levou a queda da URSS, impossibilidade de manter a maquina militar rodando…e o que também estã acontecendo com o EUA…não dá pra manter o pais em longo periodo em guerra, que justificariam esses projetos; como também agora não há mais recursos para mantê-los…pessoalmente acho que muitos desses projetos terão que ser abortados, sem falar nos projetos secretos deles que também consomem muitos bilhoes de dolares!

  14. A muito tempo venho dizendo que eles alem de irem mal das pernas tambem vão mal das azas rsrs rsrs O Dragão ira come-los no miojo com palitinhos rsrs rsrs E o velho Urso estrategista espreita para o xeque mate rsrs rsrs

  15. Já foram parados por problemas de corrosão e ferrugem e agora mais essa, de asfixiar seus pilotos.
    Realmente a JACA mais CARA que não faz absolutamente nada no ar, não combate, não joga bombas, e ainda evita chuvas…


  16. considero os F-22 imbativeis no seu meio…

    peaozada do PB pode falar mal… mais a verdade é… rsrsrsrs.. vamos de F5 REFURBISHED… E…. AMX QUE DEUS NOS SALVE…rsrsrsrsr

    podem continuar malhando agora… a clássica vingança dos sem roupa frente aos de camisa amassada…rsrsrsrsrs

  17. Numa zona de combate ferrenho esse sera o melhor: na distribuicao de pampletos de propaganda. Comecou um chivisco e volta base rapido e esconde debaixo do hangar. nao pode deixar no relento que estraga.

  18. Quando se diz que o F22 é capaz de detectar um rafale a 120 Km de distância e o Rafale só o detectaria a 30 ou 40 Km não faz muita diferença, pois os míssies BVR tem uma história de quase zero acertos além do campo visual, ou seja, os BVRs só são eficientes e mortais dentro do alcance visual e ai gente o Rafale dá de dez no F22, são muito mais manobráveis, além disso eles não enferrujam e fazem ataques ao solo, portanto vamos de rafales e ponto final, até poeque os americanos não gostam dos brasileiros e nunca venderiam os F22 ou até mesmo os F35 ao Brasil. É por isso que eu não entendo tanta defesa por equipamentos americanos se nunca vão nos vender, é preciso ser muito alienado.

  19. Eu tenho uma solução para esse problema,basta pegar o on-Board Oxygen Generating System – sistema embarcado de geração de oxigênio do Rafale,é gente o rafale tem OBOGS,esse sistema serve para fornecer o oxigenio aos pilotos,possibilitando longa jornada de voo,nos sistemas que não possuem OBOGS,o exigenio é armazenado em garrafas,ou seja a duração da missão fica subordinada a duração das garrafas,é algo de suma importancia num caça,é agora,quem vai criticar os equipamentos franceses,agora o F-22 é sem dúvida o melhor caça do mundo,na época do seu lançamento foi um caça 20 anos a frente do seu tempo,basta ver,só agora os russos conseguiram desenvolver um caça para lutar com o F22,os americanos erraram ao meu ver em não optimizar o projeto do F22,para cada hora de voo do F22 são necesárias 11h de manutenção,eu não entendo como eles não desenvolveram outra forma de revestimento para o F22,e deixaram essa que dá problemas de ferrugem.
    Agora uma pergunta ?,os outros dois concorrentes do FX2 tem OBOGS?

  20. Nick
    “as falhas encontradas no F-22, foram solucionadas no F-35, que por sua vez, poderá servir de base para um upgrade do F-22, como exemplo o material RAM, mais resistente e barato de manter…”

    Nessa parte concordo plenamente, mas tenho minhas duvidas sobre a tão falada superioridade absoluta, que o caça de 5ª geração é melhor não tenho duvidas, mas que ele é assim tão melhor aí eu começo a duvidar quando vejo países que estão fazendo seus caças de 5ª geração como China, Índia, Rússia e até os EUA com seus caças de 4ª geração em linha de montagem cada dia mais modernos exemplo temos Su-35, J-10/11, EA-18G, F-15 (cada dia mais modernos até a idéia de um Silent já apareceu) ou mesmo o Rafale e o EF-2000 que estão para se escolhidos pela Índia país que terá o provável melhor caça 5ª geração. Olhando por esse lado me pergunto se os caças de 5ª geração são assim tão bons por que não economizar dinheiro não comprando esses caças de 4ª geração e comprar tudo de 5ª geração?
    Podemos alegar muitas coisas como urgência das necessidades das forças, mas seria só isso não bastaria números menores, afinal quanto tempo falta para o F-35 e o PAK FA estarem nos ares 10 ou 8 anos e as entregas desses caças de quarta geração 3 ou 4 anos.
    Não vejo sentido dessas compras gigantescas e caras se os caças de 5ª geração fossem assim tão “última palavra” bastaria só alguns para segurar as pontas até a entra dos 5ª geração.

    valeu Nick

  21. João Paulo
    Os motores do Mig-29 (Klimov/ Tumansky RD-33) têm durabilidade aproximada de 2000 horas o F-16 tem algo em torno de 4000 horas, foi no começo que o motor do Mig-29 só agüentava 400 horas, mas essa é outra história e não sei se vale a pena colocar todos os prós e contras do Mig-29 e do F-16/18 para esse comentário ficar mais justo.
    Se bem que entre o SH e o Mig-29 sou mais o SH e entre o SH e o F-16 sou mais o F-16, mas isso é outra história…

    Quanto ao Radar do Rafale não detectar o F-22 a 30 km você me leva a crê que é um dos que realmente acredita que não se pode travar um míssil no F-22, mas devo lembrar que mesmo F-22 sendo tão revolucionário os radares PESA e AESA também são, claro que o Radar AESA em um caça furtivo é muito mais ameaçador que em um caça de 4ª geração, mas não duvide da capacidade de um 4ª geração moderno.
    Se o F-22 apontar seu radar a digamos 500km de um miserável A-1 (AMX) amado com um míssil MAR-1 os sensores desse míssil tem chances de captarem essas ondas, caças como modernos ou modernizados de 4ª geração podem fazer o mesmo através de seus próprios sensores… Então o poderoso radar do F-22 só poderá se usado com muita pericia e nem mesmo pode usar o F-15 para iluminar o alvo por agora já que o F-22 não pode se comunicar com caças mais antigos da força americana.
    Uma coisa é combater Mig-21 velhos e desatualizados outra completamente diferente e enfrentar um caça moderno que pode rastrear ondas de radar inimigas ou mesmo detectar um míssil se aproximando de forma passiva… a questão não é o Rafale é isso ou aquilo, mas que qualquer outro caça moderno como o EF-2000, F-15, Su-35, EA-18G podem se ameaças serias a um caça de 5ª geração tanto é assim que esses caças tão aí em linha de produção e vão continuar por mais alguns anos e cada dia mais modernos.

  22. Amigos, boa noite.

    A tecnologia OBOGS é segura e já está consolidada há muito.
    No Brasil já operamos o sistema no A-29 e no F-5M; e o dispositivo também será instalado durante a modernização dos A-1.
    Em termos logísticos, também é muito vantajoso, pois requer pouca manutenção ou serviço no solo.
    OBOGS é requisito para o FX-2, e todos os concorrentes desse programa já usam OBOGS.
    Quase não há restrições operacionais para o uso desse sistema, mas…
    1. Como o funcionamento depende de ar de alta pressão sangrado do compressor, uma pane de motor (aviões monomotores) impossibilita o funcionamento do equipamento. Para esses casos, há o fornecimento de oxigênio a partir de uma garrafa tradicional.
    2. Em algumas situações, como em descidas prolongadas com o motor completamente reduzido, pode ser que o fornecimento não seja suficiente, principalmente se forem dois pilotos.
    3. Ocasiões que aumentam a demanda por oxigênio (oxigênio 100% ou por pressão, como no caso de despressurização da cabine) também podem ser críticas.

    Abraços,

    Justin

  23. Caro Carl94fn

    Talvez a questão toda se resuma no fator custos. A cada geração os caças ficam mais sofisticados e caros de manter. Ou seja, onde antes se comprava 200 caças de 4ª geração, com o mesmo valor se compra 100 ou até menos de 5ª.
    Então a aposentadoria integral dos caças de geração anterior terá de esperar, ao menos até os 5ª terem custos mais aceitáveis. Ou seja, nos próximos 15/20 anos veremos ambas as gerações convivendo, pelo menos nas forças mais sofisticadas, e depois, utilização full dos 5ª geração, em conjunto com os UCAVs de combate( que são mais baratos de operar).

    []’s

  24. “míssies BVR tem uma história de quase zero acertos além do campo visual, ou seja, os BVRs só são eficientes e mortais dentro do alcance visual e ai gente o Rafale dá de dez no F22, são muito mais manobráveis”

    Parece que o comentários sobre os míssies BVRs está uns 30 anos desatualizado, ou se refere aos mísseis russos R-27…

    E o Rafale não é muito mais manobrável que um F-22, isso se não for menos. A diferença é muito pequena, menor do que a diferença entre os possíveis pilotos.

  25. João Paulo Caruso me permita discordar de vc amigo,o F-22 é o caça mais manobravel que existe,supera o Sukkoi,é um caça de superioridade aérea fabuloso,sem comparação com o F-35,e supra o rafale,eu acho que os americanos estão meio loucos de apostarem todas as suas fichas no F-35,o caça é fantastico na parte de eletronica,mas em combate aproximado é fraco,vou numa velocidade mach menor que a do F-22,o F-35 é fraco em dog fight,e o que vai acontecer se os Russos conseguirem com o SUKKOI T-50 neutralizar a suite eletronica do F-35,sendo que o Sukkoi é um caça tb de superioridade aerea,vai acontecer que o F-35 não vai ter chances contra o Sukkoi ,o primeiro voo do F-22 foi em 1997,até hoje os russos não conseguiram desenvolver um caça operacional ao nível do velho,bom e caro raptor.

  26. Caro Carl94fn

    Respeito muito suas opiniões pq você se expressa com lógica e inteligência, diferente de muitos que aparecem por aqui.

    O comentário que fiz foi referente às fuselagens e não aos motores.
    Dizem muitos, que estruturalmente os caças russos são mais fortes que os ocidentais, porém eles eram fabricados para tempos de guerra seguindo a doutrina de guerra de atrito como na Segunda Guerra. Assim a durabilidade à longo prazo não era um dos requisitos de projeto em quase todas as aeronaves “leves” soviéticas.

    Se o Rafale consegue detectar o F-22, eu acredito que sim, porém eu não sei a qual distância e penso que esta seja curta como nos outros caças, inclusive os com AESAs americanos.

    Quanto à travar um míssil guiado por radar, acho bem difícil fazer isso em alcances maiores do que os de míssies IR, não dúvido que para os modelos menos sofisticados isso seja até impraticável.

    Concordo com muitas críticas aos problemas do F-22, mas como nenhum 5G entrou em combate, o pouco que temos de concreto até são os resultados excelentes em exercícios.
    Quem sabe a performance do F-117 contra as defesas iraquianas sirva para nos dar uma idéia do que as tecnologias de baixa observação podem fazer.

    E é claro, não existe superioridade absoluta, mas aí já teria que escrever demais, quem sabe outra hora.

    Abraço.

  27. barca disse:
    27/06/2011 às 21:49

    Acho que é por aí mesmo. Se for só no braço o Sukhoi e o Rafale me parecem ter boa vantagem, porém o F-35 conta com o DAS que possibilita engajamentos disparos de mísseis em qualquer direção sem mesmo movimentar a aeronave.
    Não sei se vai funcionar melhor que o método tradicional, pode ser que não.

    E muitas vezes o “stealth” vai reduzir muito a consciência situacional dos adversários, fazendo com que muitos dogfights já comecem com o F-35 às seis horas.

    Ainda tenho que ver mais sobre o PAK antes de falar, mas acho que concordo com o que você disse.
    Não sei se me expressei bem, estou na corrida..

    Abraço!

  28. Nick, comentarios perfeitos. gente, sei q o f-22 custa o msm q um estadio da copa do mundo, e nem quero saber quanto é para mantê-lo operacional. mas estamos nao somente falando do caça mais caro, mas do melhor.
    é normal acontecer certos erros, certas falhas, aviões cairem e tals. otro dia caiu — infelizmente matando os pilotos — um mig-29 e estava sendo modernizado.
    isso é aviação, é como formula 1, o piloto sabe dos ricos quando coloca o capacete, liga os huds, olha nas telas, assim como o outro piloto, q acelera a mais de 300km por hora. ta certo q a midia é muito grande em cima do raptor, dizendo q ele perfeito e tals, mas ate o rafale amigos, nao é. nem o su-35, nem o j-20…oq há é a relação custo/beneficio, e hj, ao q parece, o custo do f-22 vale o beneficio de tornar os usa, a nação com maior poder de dominação ar-ar. abraços!

  29. Os comentários sobre a capacidade dos míssies BVR são históricas e atuais e envolvem todos os míssies , inclusive os ocidentais, os melhores resultados destes míssies se deram na guerra do Iraque, e mesmo assim foi observado que os pilotos iraquianos não reagiram com manobras evasivas, o que mostra falta de preparo dos pilotos ou deficiencia dos migs em detectar a aproximação dos BVRs, ou seja, bateram em bêbados. Para mais esclareçimentos sugiro os links:
    http://www.aereo.jor.br/2010/08/22/promessa-e-realidade-o-combate-ar-ar-bvr/
    http://www.aereo.jor.br/2010/10/10/promessa-e-realidade-o-combate-ar-ar-bvr-parte-2/

  30. Colega, peço desculpas se fui grosseiro.

    Mas ainda não concordo, e a minha opinião não é melhor que a de minguém (desde que estejam falando sério, é claro).

    Quando tiver mais tempo respondo com mais calma.

    Abraço.

  31. Olá Nick
    Esse seu ultimo comentário faz muito sentido (como sempre é claro srsrrs) é verdade que dizem que o valor do F-35 ou do PAK FA são pouco maiores do que os atuais caças 4ª geração, mas se repararmos bem geração por geração os caças ficam muito mais caros e não deve se diferente agora. Mesmo assim ainda acho que os caças de 4ª geração tem muito ainda a mostrarem, mas forças aéreas compostas por essa formação que você indicou são praticamente certas é só uma questão de tempo pelo menos nas nações mais bem armadas como EUA.
    sds

  32. João Paulo
    Obrigado pelas palavras amigas.

    Não sabia sobre esse ponto fraco do MiG devo estudar mais sobre esse assunto… imaginava está restrito apenas aos motores.

    Quanto a distancia que o Rafale deva rastrear o F-22 através do radar realmente deve se pequena e para travar um míssil menor ainda nesse caso acredito que seja até melhor usar seus sensores passivos aliado ao MICA IR do que o radar, mas por outro lado o piloto do F-22 deve te muito cuidado ao usar seu radar ou vai entregar sua posição.

    E paras os radares mais antigos deve se mesmo um pesadelo travar o F-22 preferível até usar mísseis rastreadores de calor e esses teriam que se modernos para aproveitar ao máximo a emissão de calor do F-22 que é muito baixa se comparada aos outros caças (como dizem).
    sds

  33. Alexandre disse:
    27/06/2011 às 23:40

    Pensando bem, acho que você está bem próximo da verdade. Não tive tempo de ler o link. Mas acredito que isso aconteça pq a “no escape zone” dos mísseis atuias seja realmente muito próxima ao até inferior ao alcance visual, principlamente para alvos em direções diferentes e à médias ou baixas altitudes. E também por causa de algumas táticas que permitem uma aproximação maior e um tiro mais certeiro.

    Só que para os mísseis mais modernos a NEZ bem será maior e com certeza aumentarão os acertos em BVR. Infelizmente não tenho tempo para ecrever mais depois concluo o que pretendia dizer.

    Abs.

  34. João Paulo Caruso disse:
    28/06/2011 às 13:47
    Realmente João, tb li alguma coisa a respeito da melhoria das NEZ em alguns modelos que estão para entrar em serviço, espero que vc possa estar postando mais informações a esse respeito, pois gostaria de ampliar um pouco meus conhecimentos , Abcs .

  35. Enquanto revitalizam seus F18 para venderem ao mundo carecas e desdentados que so otario que compra ou então baba ovo comprometido ate o talo com o jogo sujo deles,seus F22 e seus F35 tão cantados em versos e prosas ainda não deram prova real de nada e são sempre problemas e duvidas.Sorriam o IRMÃO CAIM DO NORTE vai mal de tudo.desemprego ta estrapolando,fome,povo invividado e não demora estoura o odio popular por la se não encontrarem uma rapida saida e ela n~]ao existe.Rafales não é rsrs rsrs lindos e maravilhosos que so os Franceses teem né mesmo e nem eles proprios arriscam a comprar muitos e buscam desesperados um trouxa pra dar continuidade a seu carissimo projeto de excelente vetor que tende ao exterminio da ideia rsrs rsrs E depois de tudo isso ainda tem tolo que sonha com F18,F22,F35,Rafale e Gripen para o Brasil rsrs rsrs Dondoquinhas o Brasil é BRICS ate o talo e neles temos vetores que voam e de qualidades inquestionaveis e o mais importante com total transferencia de tecnologia ate da calcinha da aeromoça.E porque então comprar com quem nunca nos repassou nada ou com quem ta falindo e promete ate o filho que ainda não nasceu mas quando tem que decidir algo fica encima do muro ou tende pro lado contrario?…SUpusitorio de carne neles todos Cobrada larga o aço.

Comentários não permitidos.