Defesa & Geopolítica

Quatro veículos espaciais dos EUA (MPCV, Dragon, SpaceShipTwo e X-37)

Posted by

Multi-Purpose Crew Vehicle (MPCV): Desenhado para enviar astronautas para a ISS e para expedições para a Lua e mais além (asteróides e Marte). O MPCV foi desenhado para ser muito mais seguro que o Space Shuttle sendo inclusivamente capaz de se ejetar do foguetão lançador através de um sistema de emergência, algo que nunca esteve ao alcance dos astronautas do Shuttle (embora estivesse nos planos iniciais a ejeção da cabine). Existem planos para lançar um ou vários MPCV para Marte em 2030, mas não é claro ainda se serão cumpridos.

A SpaceX conseguiu recentemente uma notável série de feitos bem sucedidos e o seu fundador já anunciou planos para uma missão circum-marciana com a sua cápsula Dragon entre 2020 e 2030.

A Virgin Galactic, empresa que brevemente estará a enviar seis turistas de cada vez para voos suborbitais no seu SpaceShipTwo não anunciou planos para ir mais além, Lua ou Marte, mas dependendo do sucesso comercial dos seus projetos suborbitais, poderá brevemente avançar também nessa frente.

O X-37 transporta apenas um passageiro, sendo essencialmente um VTHL (vertical-takeoff horizontal-landing) desenvolvido pela Boeing a partir de 1999 e financiado através de fundos militares, o X-37 foi concebido como um veículo espacial militar desde o princípio. O primeiro voo do veículo teve lugar em 2010 e um segundo em abril de 2011. Pouco se sabe do veículo, além de que é capaz de transportar pequenos satélites ou equipamento de vigilância e de que é capaz de alterar a sua órbita (tendo, portanto, um sistema de propulsão autónomo).

Fonte: Quintus

6 Comments

shared on wplocker.com