Uma questão de Segurança Nacional II?

http://files.advertolog.com/files/adsarchive/part_431/4315755/file/anti-drugs-cocaine-small-74000.jpg

Brasil é o 3º na rota de tráfico de cocaína para a Europa

Por JOSÉ ERNESTO CREDENDIO

Cresceu nos últimos anos o número de cargas de cocaína apreendidas na Europa após passar pelo Brasil, segundo relatório divulgado ontem pela Unodc, a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre drogas e crime. O Brasil é o terceiro país na rota de tráfrico da droga para a Europa.

Entre 2005 e 2009, período analisado pela agência, o número de apreensões de cocaína que chegaram à Europa após passar pelo Brasil aumentou cerca de dez vezes, 25 para 260, mas a quantidade variou bem menos, de 339 kg para 1.500 kg.

Leia: Um terço dos usuários de cocaína está na Europa (Europeus produzem, principalmente, cannabis, anfetaminas e ecstasy)

Leia: Narcotráfico se sofistica na África Ocidental e preocupa Europa

Leia: ONU aponta alto consumo de remédios no Brasil (Um dos mais usados é o analgésico, que pode causar dependência)

Leia: Comissão diz que guerra contra drogas no mundo fracassou e defende mercado regularizado

Leia: Maconha, além do tabu

Leia: Documento Original – WORLD DRUG REPORT 2010

Apesar desse aumento na participação brasileira, a Venezuela, com cerca 6.500 kg, e Equador, com aproximadamente 2.500 kg, foram os principais canais da cocaína traficada para a Europa dois anos atrás.

O Brasil surge em terceiro, ocupando o lugar que em anos anteriores já foi do México, do Panamá e da República Dominicana.

O volume de cocaína que passou por solo brasileiro foi menor porque, de acordo com a agência, os casos envolvem pequenos traficantes, os ‘mulas’, que geralmente transportam a droga escondida em bagagens ou mesmo no próprio corpo.

Já o esquema de tráfico da Venezuela envolve o transporte em grandes quantidades, através de portos.

Essa situação, porém, pode estar mudando, alerta a agência da ONU.

Um exemplo foi a operação que apreendeu 3.800 kg de cocaína escondida em contêiner no porto de Paranaguá (PR), em fevereiro de 2009. A carga seria levado para a Romênia, país do leste europeu com importantes quadrilhas de tráfico internacional de drogas ilícitas.

Fonte: UOL Notícias

13 Comentários

  1. O Brasil não trata os seus diabéticos, os seus cancerosos, agora terá que tratar os seus viciados em droga? onde? com que dinheiro?
    E os viciados em sexo, jogos de azar, alcool etc..? também não são brasileiros?
    Tenha santa paciência quem vem com discurso mediocre de que ” na holanda é liberado”… Vá lá e veja se eles querem plantar e cultivar lá… pergunte para os europeus, porque que eles , que liberam , não plantam depois venha om esata idéias revolucionárias para cá…
    Sou contra, esta marcha é uma afronta a lei e a sociedade, defesa di direitos não é isso.
    Nós vivemos um estado que quer dizer, se uso cocaina é meu problema, mas é que quando você usa droga o problema é meu, pois tenho que comprar carro blindado e viver dentro de bunker para me proteger do traficante e dos viciados que roubam e matam para comprar a sua droga. portanto, acho pouco se o estado te persegue e te prende, pois você e tão ou mais bandido que o traficante.
    mas é isso, querem que vivamos no pais da democracia das minorias, ou seja na anarquia generalizada, onde basta ser um para passar por cima dos direitos de todos, e assim ainda surgem defensores.
    Passar bem
    E.M.Pinto

  2. Agora apareceu a conexao Brasil, que não tinha sido mencionada na outra matéria.
    Se considerarmos que as apreensões são a ponta do iceberg, o transito de cocaína no Brasil deve ser superior a 50t/ano.
    Penalizar fortemente o traficante e seus associados, nada de remissão, serviços comunitários, prisão-albergue.
    Lugar de bandido é na cadeia, bandido bom tá prá nascer.

  3. Caros as vitimas são os pobres que se tornam usuários e que não dispõem de um plano de saúde ou dinheiro para pagar uma clínica de recuperação (tratamento na sua maioria cara – longa duração e muitas vezes ineficazes ).
    Os filhos dos pobres que se tornam traficantes ( muitos para sustentar o próprio consumo ).
    Pobres que possuem uma alimentação e informações deficientes.
    O custo da brincadeira para o Brasil, qual é???

  4. Oposição rejeita União sócia de terras
    Por Eduardo Bresciani, no Estadão:
    A intenção do governo de se tornar sócio de empresas estrangeiras que compram terras no Brasil, para obter informações sobre planos estratégicos e balanços, foi criticada pela oposição. “É um equívoco”, disse o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Lira Maia (DEM-PA), que pretende combater no Congresso a proposta do Planalto.

    Ontem, o Estado revelou que empresas e pessoas estrangeiras que quiserem comprar terras no Brasil com área superior a 5 hectares terão de pedir autorização do governo. A compra de áreas até 500 mil hectares será avaliada e autorizada por um órgão especial, o Conselho Nacional de Terras (Conater). Acima de 500 mil hectares, a compra precisa ser aprovada pelo Congresso. Entre as mudanças, a União passaria a ser sócia das empresas estrangeiras por meio de uma golden-share (ação ouro), que não implica controle do empreendimento, mas garante participação nos negócios.

    Lira Maia destaca que uma subcomissão foi instalada ontem justamente para discutir o tema. Esse grupo terá 180 dias para elaborar uma proposta para ser votada na comissão. Para o presidente da Comissão de Agricultura, a ideia do governo de ser sócio dos estrangeiros que comprarem terras deverá ser um dos pontos de debate. “Tem equívocos nesta proposta, isso vai dar muita discussão”, avaliou Lira Maia.

    O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), também estranhou a intenção. “O governo deve regular, pode participar, mas não tem que mandar”, afirmou. “O governo entrar para tomar conta não parece uma boa ideia.” Para o deputado tucano, discutir a regulamentação da venda de terras é oportuno, pois, segundo Nogueira, cada vez mais o Brasil é uma oportunidade para investidores estrangeiros.

    O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), por sua vez, considerou “inteligente” a saída proposta pelo governo. “Isso é para garantir a soberania, acho inteligente”, afirmou. O deputado disse que a proposta é positiva também por não proibir a compra. “Isso tranquiliza os investidores, porque não proíbe, diz apenas que tem que autorizar.”

  5. Vejam, as drogas como um todo é produto químico INDUSTRIALIZADO do começo ao fim, com excessão da planta em si, como é o caso da cocaína, que chega ao consumidor final muitas vezes com apenas 12% de matéria prima original.
    Ácido sulfúrico, ácido clorídrico, gasolina, querosene e mais bicarbonato de sódio, açucares, cal, alcalóides diversos, cafeína, anestésicos, anfetamina, etc etc etc são usados desde a preparação até a mistura final.
    Vejam a quantidade imensa de produtos INDUSTRIALIZADOS que a compõe e que vem das indústrias que ninguém sabe qual é (?), das distribuídoras que possuem autorização para comprá-las e vendê-las, muitas delas farmácias comuns, inclusive as de manipulação e ninguém sabe quem é(?). Anos atráz um jornal denunciou a quantidade desproporcional de farmácias em cidades do centro oeste do Brasil, exatamente fronteira com alguns países produtores.
    Ora, em vez de prender na esquina não é mais fácil interromper a cadeia produtiva, a logística do tráfico? Bom essa é uma resposta confusa.
    E pra finalizar o próprio Lula em entrevista afirmou ser complicado o combate as drogas exatamente por sua infiltração nos três poderes, e que vem sendo mostrado em dezenas de filmes nacionais e estrangeiros.
    —————–
    http://www.youtube.com/watch?v=gsZP9ZX3fsI

  6. A miserabilidade do n povo no norte e tão grande , q por R$10,00 tem cara passando pacotes imensos de drogas pesadas p o terrítorio BRASUCA, por esse risco ,só pode ser fome…dez reais…isso e “MISÉRIA” pura…fome, necessidade absoluta…eu sei, vi documentários sobre a miserabilidade no norte do n país, desse n irmaos,do número crescente de prostituição entre as garotas menores,,e ñ são filhas e sobrinhas desses ecoimundos…daí eu defender as usinas, e outros empreedimento p levar um salário mínimo pelo meno p esse povo…e ficam os ecocínicos-vendilhões-de-barrigas-cheias-e-carros-importados falando q ñ podemos desmatar, estão certo, se fosso desmatar pordesmatar+ é p implantar o progressso, usina elétricas…uma coisa e uma coisa , outra coisa e outra coisa…Q mandem milhões de soldados, caças novos, e mt naviuos de guerra fluviais, p aquela região q e dura e paupérrima ..eu irei , p ajudar os n irmãos..e defender o n legado.. P Ontem.

  7. O problema do Brasil não é mais falta de dinheiro, é sim de gerenciamento, velhas práticas, velhos vícios, velhos fisiologismo é o que impede o avanço!Precisamos reformar o Estado e nisso precisamos nos livrar das velhas lideranças que nele estão, seja no legislativo, no executivo e no judiciário, como não podemos mandá-los pro paredão! Isso se torna um gde problema, como fazer isso, sem esbarrar no status quo que eles sempre insistem em preservar, ou seja, não vão pra casa e deixe uma nova liderança assumir!Agora, qto as drogas, isso é realmente uma desgraça representado por aqueles doentes da alma, se fosse fácil resolver isso, os desenvolvidos já teriam feito…mas é claro que não podemos ficar passivos, senão a coisa só vai piorar cada vez mais; eu pessoalmente acho que temos que travar um combate em todas as frentes, ou seja: policia, defesa, saúde, igreja:Deus tem um papel a desempenhar nessa guerra, família etc, porque no final de tudo os danos atingem todos nós em sociedade…

  8. Bom, eu até poderia acrescentar mais algumas linhas a tudo que já foi dito pelos demais comentaristas… Mas acho que as abordagens mais relevantes sobre o assunto já foram bem resumidas… O fato é que CADA VEZ MAIS ME CONVENÇO QUE PARA COMBATERMOS OS MAIORES INIMIGOS PÚBLICOS É NECESSÁRIO NOS TRANSFORMARMOS EM INIMIGOS DO ESTADO… Pode até parecer coisa de maluco, mas a sucessão dos fatos falam por si… Afinal, já algum tempo eu me pergunto: – QUE ESPÉCIE DE SOCIEDADE ESTA CORJA QUE VEM TRAÇANDO O DESTINO DA NAÇÃO (Leia-se: Os 3 Poderes + setores da mídia) VEM TENTANDO CONSTRUIR?!?!?!?

  9. O problema são os consumidores! Deviam proibir sempre e sem excessão. Parte do mundo estã em decadência. Como a queda do império romano (caiu porque permitiu todas as libertinagens)

  10. Esta droga sim, deveria ser banida da face da terra.
    Ja perdi alguns amigos para essa maldita substancia.
    O verdadeiro veneno do mundo moderno é apartir dela e dos substratos da sua produção que, jovens e mais jovens acabam com suas vidas

  11. a droga neste bendito pais esta se tornando o seu maior cancer,o cancer totalitario da era moderna,que acaba com nossos jovems e consecutivamente com nossas familias,no momento essa é a nossa maior guerra,a guerra bioquimica…. sds

  12. Pau nos traficantes. Não tem colher de chá. Quanto mais dura a pena para o traficante, menos traficantes teremos.
    Ele vai pensar 2 vezes antes de achar facil o tráfico.
    Sem traficantes, menos drogas.
    Menos drogas, menos drogados.

Comentários não permitidos.