México ainda está na briga pela liderança regional com o Brasil, diz 'FT'

http://mexicoinstitute.files.wordpress.com/2009/11/arrow-graph-by-flickr-user-ndeviltv-find-link-to-pic.jpg

Avaliação de artigo publicado nesta sexta-feira pelo jornal britânico Financial Times: Após uma década na qual passou de maior economia latino-americana a observador do protagonismo brasileiro na região, o México possui hoje “as bases assentadas para surpreender muitos”.

Por John Authersex-correspondente do jornal no México.

O texto, intitulado “Com tudo ainda a jogar na disputa com o Brasil”, é assinado pelo ex-correspondente do jornal no México, John Authers, e faz parte de um caderno especial de quatro páginas sobre investimentos no país.

Authers comenta que há uma década, quando chegou ao país, o debate em voga na época, sobre quem era o verdadeiro líder econômico da América Latina, “parecia desnecessário para os mexicanos”.

Na ocasião, o país se mostrava totalmente recuperado da chamada Crise Tequila, de 1994, havia passado por uma transição democrática que acabou com mais de 70 anos de governos ininterruptos do PRI (Partido Revolucionário Institucional), tinha um sistema bancário robusto e era apontado como um dos principais mercados emergentes do mundo.

O artigo observa porém, que “a história da rivalidade entre o Brasil e o México nos dez anos seguintes é dolorosa, ao menos para aqueles que gostam do México”.

O texto observa que o Brasil hoje é parte do grupo BRIC e aparece apenas atrás da China na preferência dos investidores entre os países emergentes.

Leia: Mexico v. Brazil contest not decided yet

‘Políticos errados’

O jornal aponta uma série de motivos para essa diferença, entre elas a debilidade das instituições políticas mexicanas e a “escolha de políticos errados” em referência aos dois últimos presidentes, Vicente Fox e Felipe Calderón.

Outro problema, segundo o Financial Times, foi o aumento da dependência mexicana em relação aos Estados Unidos após o estabelecimento do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte).

Mas a emergência da China e a entrada do país asiático à Organização Mundial do Comércio (OMC) levou as empresas mexicanas a perder mercado de exportação para as chinesas. Enquanto isso, o Brasil se beneficiou do crescimento chinês e do consequente aumento da demanda por suas commodities.

O artigo também afirma que o Brasil tem uma cultura política e de negócios melhor do que o México, controlado por oligarquias e oligopólios que reduzem “cronicamente” a competitividade da economia mexicana.

Para o autor, porém, “talvez a mais profunda razão pela qual o México ficou para trás” está relacionada à aceitação, com o Nafta, de que suas empresas seguissem as normas para o resto da América do Norte”.

“Companhias que agora tinham a chance de competir nos Estados Unidos ou no Canadá tinham que se comportar como seus competidores americanos e canadenses”, observa o artigo.

Recessão ‘terrível’

Por fim, o texto comenta que, como resultado da crise de 1994, mais de 90% do sistema bancário do país foi parar em mãos estrangeiras, o que por um lado fortaleceu o sistema e permitiu a adoção de políticas monetárias que conseguiram conter a inflação, mas por outro deixou o país altamente vulnerável à recente crise nos bancos americanos.

O jornal observa que a recessão de 2009 no México foi “terrível”, com uma contração de mais de 9%. “Enquanto isso, o Brasil e os grandes produtores sul-americanos de commodities sofreram apenas uma leve e passageira contração”, comenta.

Apesar de todos os problemas, o artigo prevê um futuro melhor para os mexicanos. O jornal conclui dizendo que “após anos de ortodoxia macroeconômica, o México tem as bases assentadas para surpreender muitos”.

Para o autor do texto, o México precisa ainda “que seu poderoso vizinho do norte tenha sucesso e que seus políticos rompam uma década de impasses, mas pode ainda haver algo para debater”.

Fonte: BBC Brasil

20 Comentários

  1. O México esta sufocado com o seu grande vizinho do norte, e o pior a economia do poderoso vizinho esta indo de mal a pior.

  2. O NAFTA vez ao México oque a ALCA, varia com toda a América Latina !
    Agora a respeito dessa suposta rivalidade entre México e BRASIL, não creio que ela exista desta maneira ,mas é bom que tenhamos um ”concorrente para nos estimular” !

  3. Sem patriotada, digo que o México não tem, nunca teve e dúvido que venha a ter a liderança exercida pelo Brasil, que não é só no campo da balança comercial, é tbém na sua atuante diplomacia mundo afora. O verdadeiro lider dos países pobres e emergentes.

    Em termos de balança comercial pode até vir a passar, mas eles estarão sempre atrelados ao sucesso econômico dos EUA.

  4. Infelizmente, será muito dificil o México bater a posição do Brasil nessas altura.

    Brasil é mais importante economicamente e estratégicamente para o mundo do que o méxico.

    Mas nada impedi deles terem uma ecomomia mais estavel do que a nossa, além da população ter melhor qualidade de vida.

  5. Se o México entrar nesse de brigar com o BRASIL, sem olhar p a miserabilidade interna do seu povo..vai estar tirando deles, nós latinos, seu > advogado no futuro…e seu crescimento e pautado na sua aliança exploradora do NAFTA…pobre méxico tão longe do paraiso e tão próximo do inferno, dentro e fora…assim como o BRASIL precisa fazer investimentos pesados na educação em td os setores e níveis de nós BRASUCAS o mesmo ocorrer com os méxicanos , sem falar na política…e td isso p ontem.

  6. Blá, blá, blá, blá, blá.
    E, por outro lado, blá, blá, blá, blá.
    Economia não é time de futebol. Não adianta torcer.

  7. Ainda bem que nossos líderes não caíram na armadilha da ALCA, como sabemos, o NAFTA ferrou o méxico, assim como as “Relações Carnais” que o presidente Menen da Argentina dizia ter com os USA, ferraram com a Argentina.

  8. As diferenças , até certo ponto naturais, dada as diferenças entre territórios e população, são evidentes:
    .
    -México-
    .
    População:
    – Estimativa de 2010: 111.211.789 hab.
    -Área Total : 1.958.201 km²
    -PIB (base PPC).Estimativa de 2009:
    US$ 1,465 trilhão USD (12.º)
    ——————————————
    Brasil
    .
    População:
    -Censo 2010 : 190.755.799 hab.
    -Área Total : 8.514.876 km²
    -PIB (base PPC).Estimativa de 2010:
    US$ 2,100 trilhão USD (7.º)
    —————————————–
    São as duas maiores economias latino-americanas…
    E ficam as perguntas:

    A quem interessa uma rivalidade entre México e Brasil?
    .
    E a quem prejudica um maior comercio e integração econômica (correndo por fora da ALCA) entre Brasil e México?

  9. Realmente como os amigos afirmam o méxico se ferrou nessas relações carnais com o EUA!Agora o Brasil não aderiu a ALCA por causa do FHC, nesse ponto ele mostrou acerto!

  10. Diga se de passagem que grande parte do que tem mexico em dinheiro vem das exportacoes de petroleo. Mexico exporta 1.4 milhoes de barris diarios.Sao $133 milhoes de dolares DIARIOS X 365= $48 bilhoes de dolares por ano SO com petroleo. A FT deveria enfiar o artigo exatamento no local “where the sun does not shine” Stupid!

    http://www.reuters.com/article/2011/06/24/pemex-idUSN1E75N0HZ20110624

    Queria ver o Brasil com um extra $50 bilhoes de dolares. A corrupcao no Brasil e enorme, mas no Mexico e gigantesca.

  11. Wi, bela pergunta: A quem interessa uma rivalidade entre México e Brasil?????? Dificilmente esses sangue suga vão conseguir mais uma contenda, eles já estão começando a cair, e vão ser obrigados a descer a escada do poder.

  12. Desenvolvimento de um país é boa educação,boa saúde,moradia e segurança,não adianta ter um BIP enorme se não houver distribuição de renda,falta muito para o Brasil e México.
    Abraço.

  13. Se O BRASIL é o México ñ investirem , e logo, pesadamente em edducação em td os níveis da população, seremos , c certeza, a bola da x pela queda dos n PIB, o aumento da pobreza e o envelhecimento da n população. sds.

  14. Ótimo que o México esteja progredindo, aliás qualquer país do mundo. Eu disse ótimo e eu disse do mundo.
    Bela tentativa Finantial Times, é um jogo de xadrez e dois reis jogam pela supremacia certo? Dividir para governar.?
    Tenta outra.

  15. Eu me surpreenderia se fosse o HAITI,ademas ,todos as naçoes latrinas sao nossas rivais,com a mentalidade que age os populiticus brasilis,vamos ser eternamente promesas e,segue o discurso ,bla bla bla bla bla,pum ,opa !!!!!

  16. Quem enterrou a ALCA de vez foi o Lula, FHC queria, creio, mas não tinha pulso pra dizer não. Uma vergonha para o Brasil, aliás um vídeo interessante pro PB colocar pra discussão dos nacionalistas é a forma como fomos tratados por Bill Clinton e defendidos por FHC na Itália: http://www.youtube.com/watch?v=9YB4pRo-mw0

    O méxico se ferrou com a dependência dos EUA, uma das grandes obras do Lula foi diminuir nossa dependência do Tio Sam, através da diversificação dos parceiros comerciais. Hoje a China é nosso maior parceiro comercial. Aumentamos o comércio com a África e América Látina, o “aerolula” se tornou em caixeiro viajante, divulgando nossos produtos e realizando acordos com todo o mundo, sem subordinação a poucos “parceiros”.

  17. Quanto a histórica dependência aos EUA, os dois últimos presidentes foram bastante ligados ao vizinho, principalmente o Vicente Fox.
    …. O México virou as costas pra AL e se rendeu aos EUA. Com suas “maquiladoras” o país se tornou um satélite pobre da poderosa economia americana.

    … Ao contrário do páis Latino do Norte, o Brasil, talvez por birra “esquerdopata” (como gostam de clamar os FHCistas), se afastou dos EUA e diversificou seus parceiros diminuindo sua dependência. Com a derrocada da economia do Grande Irmão do Norte o México está pagando por sua escolha e o Brasil colhendo os louros da independência “esquerdopata”.

  18. Neocílio meus parabéns por ter achado esse vídeo

    Repito , o perfil de todo bom soldado é o desprezo natural pela autoridade, pois ela também é um soldado, e a causa verdadeira é o BRASIL à que todos servimos.
    Ess é um discurso atualíssimo e acredito que o Lula ouviu e a Dilma deverá ouví-lo, pois Clinton está certo quando diz que nós devemos fazer as coisas por si mesmos- e estamos fazendo – e as belezas naturais do Brasil não devem maquiar a miséria do crime, da educação, da corrupção…
    Mas ele falar de um sistema financeiro HONESTO(?) e de CONFIANÇA ? Poupe-me.
    E a jogatina do sistema fianceiro dos EUA, a roleta russa na cabeça dos outros, venda de papéis e títulos mentirosos. Tá de brincadeira.
    ——-
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0KRbISf0caU

  19. A economia do México nunca foi maior do que a do Brasil!!!

    O autor se refere à um PIB calculado quando o Real estava extremamente desvalorizado artificialmente, seja pela súbita mudança para o câmbio flutuante, seja pela sabotagem dos ORÁCULOS DAS AGÊNCIAS CORROMPIDAS, pois neste período o real estava 4 para 1 dólar…

    Como pode uma economia como a do México que num ano seria menor do que do estado de São Paulo e de repente, passa a ser maior que a do país todo?

    … Nosso câmbio é flutuante e está estável a muito tempo, não é “artificial”…

    Devemos pensar que a economia da China é muito maior do que se calcula, pois seu câmbio é artificialmente desvalorizado, pois eles ainda exportam muito mais do que importam!!!

Comentários não permitidos.