Brasil quer acordo com Colômbia para vigiar 'fronteira dos rios'

Marinha do Brasil

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, está em Bogotá para negociar acordo, que deve ser concluído em dois meses

Por Tânia Monteiro e Rui Nogueira

Os governos brasileiro e colombiano começam a negociar um acordo especial de vigilância de fronteiras. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello Coimbra, estão em Bogotá e esperam concluir a negociação no prazo de “dois meses”.

Respeitando os princípios da soberania e da reciprocidade, os governos dos dois países querem adaptar o controle das fronteiras ao fato de que o crime organizado é transnacional e usa os territórios sem nenhuma preocupação com a soberania. O acordo vai criar uma faixa de terra envolvendo os dois lados da fronteira para livre circulação e cooperação entre militares e agentes federais do Brasil e da Colômbia.

Na prática, os dois países querem “transportar” para a fronteira terrestre o acordo em vigor sobre vigilância aérea. Nesse acerto, as forças aéreas brasileira e colombiana estabeleceram que numa faixa de 150 quilômetros para cada lado elas praticariam uma cooperação especial. No ar, esses 300 quilômetros formam uma “zona de vigilância comum”.

Os radares dos aviões brasileiros e colombianos “enxergam” a área comum de 300 quilômetros e, sem precisar invadir o espaço aéreo, se comunicam o tempo todo para que aeronaves suspeitas sejam monitoradas ininterruptamente. Quando um avião suspeito passa da Colômbia para o Brasil, os militares colombianos alertam os brasileiros. E vice versa. A fronteira e a soberania não servem de desculpa para interromper a vigilância, sem que isso signifique intromissão no espaço aéreo vizinho.

Fonte: O Estado de S. Paulo

13 Comentários

  1. Muito bom, devemos ter esse tipo de acordo com todos os países vizinhos onde se passa as principais rotas de narcotraficantes e outros problema, se Brasil for ter que vigiar suas fronteiras sosinho acho q será muito dificil alcançar bons resultados!

  2. Essa colaboração ñ pode incluir os iangleses q estão dentro do seu territorio, a 100km de Mato Grosso, e invadem n espaço áereo c vants,drones,tem ser só colômbianos e nós BRASUCAS…no + será bom t os dois lados. Mt botimo sds.

  3. Acho que a colombia esta confiando em naçao errada,vao acabar arrependendo deste acordo,a turma que ta no poder tem o rabim preso com os kamaradas das farcs e narcos,com certeza vao facilitar as coisas pra eles,podem escrever!

  4. A Dilma já afirmou que outros países farão parte de combate ao ilícito na fronteira, vem mais novidade. Tudo de bom.

  5. Na minha opinião ministro Jobim é até agora o melhor ministro da defesa que o Brasil já teve, mas que politicagem acaba com trabalho que ele vinha fazendo no governo Lula, tomara que o próximo não seja negligente com assuntos dessa pasta que todos sabem é muito importante para os negócios dos brasileiros, mesmo que muitos pensam que não tem nada a ver.

  6. E la vem a galera do oh como nunca antes na historia desse pais tudo o que se tem em defesa foi o Deus Jobim quem fez rsrs rsrs Como se ele tivesse propria vontade e o que vai representar fosse de sua criação e vontade né rsrs rsrs Voces sabiam que durante o governo do entreguista leiloeiro FHC a FAB efetuou alguns bombardeios com Napal em acampamentos das FARCs em territorio Colombiano?Claro que desconhecem né rsrs rsrs Tolinhos é igual DENOREX parace mas não é rsrs rsrs

  7. Ué, na era do Lula, o molusco disse que as Farcs era problema da Colômbia e não do Brasil,será que agora com a Pres. Dilma vai ser diferente???

Comentários não permitidos.