Avião leve fabricado em Minas Gerais bate recordes de velocidade

http://1.bp.blogspot.com/_znDntnSSPH0/TLXx0CuDKfI/AAAAAAAABtw/ebowy0CKMIE/s1600/cea308.jpgA aerodinâmica do CEA-308, que é feito de madeira e fibra de vidro, é uma das principais responsáveis pelas vitórias. Foram quatro recordes reconhecidos pela Federação Aeronáutica Internacional.

Uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais conseguiu um feito histórico para a nossa aviação com um protótipo genuinamente nacional. Quem conta essa história é a repórter Isabela Scalabrini.

A ideia surgiu no pequeno galpão de estudos aeronáuticos da UFMG. Um desenho e o desafio do professor ao melhor aluno da turma de 1999: “Eu sugeri a ele que na minha disciplina ele projetasse um avião para bater recorde mundial”, lembrou o professor voluntário da UFMG Cláudio Barros.

Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wd5fP_vRIVo

“Aceitei o desafio como meu trabalho de graduação. A gente precisa ser ousado”, disse o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG Paulo Iscold.

O dinheiro veio do bolso dos dois e do piloto que topou investir no projeto. Do projeto no papel até o aeroporto, prontinho para voar, foram 12 anos de muito trabalho. O modelo campeão é 100% brasileiro. Ele é classificado na categoria aviões leves. O conjunto piloto, combustível mais aeronave não pode ultrapassar 300 quilos. Para bater os recordes, o piloto teve que emagrecer.

“Na época, eu estava com 75. Então, eu emagreci seis quilos para ficar com folga boa para bater o recorde”, contou o piloto Gunar Halboth.

A aerodinâmica do CEA-308, que é feito de madeira e fibra de vidro, é uma das principais responsáveis pelas vitórias. O motor é um modelo aeronáutico comum. Foram quatro recordes reconhecidos pela Federação Aeronáutica Internacional: um deles na subida.

Atingiu 3 mil metros em 8m51s. E bateu outros recordes de velocidade nas distâncias de 15 quilômetros e de 100 quilômetros. O mais emocionante foi a poucos metros do chão, vencendo a resistência do ar, chegou a 360 km/h.

“Mais rápido que Fórmula 1. Só que aqui tem 80 cavalos. E Fórmula 1 tem 800 cavalos”, disse o piloto.

É a primeira vez em cem anos que a federação premia recordes no Brasil. “É um sonho muito grande ter um diplominha deste. Cada hora que vem um desses, a vontade de fazer mais é maior ainda”, contou o professor.

Fonte: G1

19 Comentários

  1. Isso demonstra que nosso povo é capaz, como sempre foi, agora só falta investimento maciço em nossa gente, nossa juventude, pra darmos uma guinada e atingirmos efetivamente a posição de potência no mundo!Parabéns aos protagonistas dessa história de sucesso!!!

  2. Eita Minas que não tem dirigentes a sua altura, se o tivesse! Ainda bem que os mineiros em geral não seguem o exemplo de incompetência dos nossos políticos e empresários.

  3. Imagina os caras batem o record com dinheiro do próprio bolso!! ou seja, ajuda do governo! dinheiro vem com tecnologia gente, tomara que os caras consigam uns patrocinios para ajudar o trabalho..

  4. parabéns aos 3…acho que eles deveriam começar a produzir esse aviãozinho em larga escala.

    Creio que não seria tão dificil uma linha de produção, pois, os materiais são de fácil acesso (aluminio, madeira e fibra) e contribuiria para um baixo custo de produção.

    Sem falar, que no Brasil não temos nenhuma empresa especializada em fabricar aviões leves de competição.

    Creio que qualquer apaixonado por aviões que saiba pilotar e tenha grana, iria querer ter um puro-sangue recordista desses nas mãos, pegando o gostinho de superar os 300km/h em algo mais leve que o ar….mas infelizmente, devido o pequeno cockpit, só os mais magrinhos seriam beneficiados..rsrsrs..mas é um brinquedo e tanto!

    Eu queria um desses para mim.

  5. O dinheiro do governo é para político esperto, no mais o que esse engenheiro conseguiu com dinheiro do seu próprio bolso foi realmente um grande feito, valeu pela dedicação e esforço.

  6. Parabéns para os mineiros!! Imaginem do que esse país não seria capaz com só um pouco mais de seriedade, nacionalismo, honestidade e investimento em educação.

  7. Parabéns aos nossos engenheiros e ao piloto !
    Brilhante feito !

    Mas estou curioso: qual o motor usado no avião ?

  8. temos muitos talentos que não tem oportunidade,e o poblema destes talentos são os outros talentos,talentos em corrupção em maus politicos que atrapalham a vida deste pais.

  9. O texto da matéria não é muito esclarecer. Não se esqueçam de que não é só as empresas que não são especializadas, mas a imprensa também não.
    Quem é leigo e lê a matéria, acha que esse avião é feito somente com madeira e fibra de vidro, como os aeromodelos. Isso não é verdade!

Comentários não permitidos.