Le Bourget: França apresenta HUD policromático

http://2.bp.blogspot.com/-n-SSqV6iIYs/TgCGc_gBPTI/AAAAAAAABQ8/VoLZdYm8_50/s1600/le-collimateur-tete-haute.jpg

Clique no link que segue para assitir ao vídeo sobre a matéria

“Eu apresento o protótipo do primeiro HUD (Head Up Display) digital em  2 cores  do mundo. Ele permite ao piloto visualizar um máximo de dados de voo, sem ter que olhar para dentro do cockpit.
O que há de novo em comparação a um HUD analógico monocromático, são a exibição terreno em 3D e pleno campo de exibição de vídeo de alta definição que permite ao piloto voar de dia ou noite, com baixa visibilidade . Além disso, o traçado é mais preciso. Mas a maior novidade  tecnológica, é a adição da cor vermelha.

O papel DGA (Direction générale de l’Armement)  é ajudar os fabricantes a desenvolver este protótipo e avaliar essa tecnologia “

Fonte: Rafale News

13 Comentários

  1. “são a exibição terreno em 3D”
    .
    Quem esta mostrando o terreno 3D é o radar da OrbiSat,
    Se desse para cruzar os dados dos dois radares, ai sim ficaria excelente.

  2. Amigo Carlos:

    Existem opções de HMD fabricados na França mas a FAB já utiliza o DASH da ELbit. E ainda não vi nenhuma posição acerca da possibilidade do mesmo ser integrado ao Rafale pela Dassault.

  3. carlos argus poderiam vir sim no Rafale,existe e se chama-se Topsight,procura Topsight Rafale,se não me engano o Rafale pode usar esse equipamento em missões noturnas de ataque ao solo,faz tempo que li sobre esse equipamento,se não me falhe a memoria esse equipamento foi testado no Mirage 2000,foi desenvolvido pela THALES AVIONICS,qualquer avanço na moderna aviação de caça pode ser incorporada ao Rafale,e nos seus projetos futuros,é um caça altamente modular no que se refere a avanços tecnologicos,se ele é hoje um 4.5g pode ser a amanhã um 4.8g,o Rafale tem uma programação até a versão F5.
    Eu vou procurar depois pra vc sobre o Topsight,ou se vc quiser procurar,vai na página da THALES.

  4. Depois de tanta briga contratual, o HMD Gerfaut da Sagem selecionado pro Rafale foi cancelado, e a Thales retomou, onde será uma variante do TopOwl já existente…

    In 2005 the 2 companies had competed to equip the French Air Force. Back then, Sagem won the contract with its Gerfaut HMD but the deal was eventualy broken y the French DGA for some reason.
    It was said that the Sagem product was favored because it was using IR detection instead of radio tracking, a system considered by the French Navy as too sensitive to interferences in the dense EM environment of the aircraft carrier.
    Since then, it was said that Thales had took the lead back with an upgraded version of the Topsight.

    http://rafalenews.blogspot.com/2011/04/rafale-hmd-spotted.html

    O HMD do Rafale será uma versão melhorada do TopOwl-F operacional no Mirage 2000-5 e Mig-29K.

    http://www.thalesgroup.com/Portfolio/Documents/Defence_TopOwl-F/?LangType=2057

  5. E os Europeus vem apresentar um “HUD policromático” quando os EUA já estão falando em eliminar o HUD e colocar todas as funções no HMD conforme o projeto do F-35. E ainda vem os Cyber tiriricas por aqui desinformar e tachar o F-35 de ruim, jaca, etc…..Mas ainda fica aquela pergunta sem resposta: Caso seja o escolhido, poderá o Rafale utilizar o HMD escolhido pela, o DASH da Elbit, que por sinal é um excelente sistema tanto que foi utilizado como base para o JHMCS? Ou teremos de comprar outro produto?

  6. carlos argus aqui está :

    Topsight

    Ao invés de fazer um HMD em torno de um capacete já existente, a Sextante (agora Thales Avionics) fez um novo capacete com HMD, máscara e proteção QBR integrado chamado Topsight. Um objetivo era não obstruir o campo de visão do piloto. Primeiro a Sextant se concentrou na aquisição ar-ar.

    O HMD Topsight usa um monoculo com campo de visão de 20 graus no olho direito, rastreador magnético, pesa 1,45kg e pode ser integrado em qualquer caça. A simbologia mostra localização do alvo, com dados de direção, altitude, velocidade e armas e angulo aquisição do radar, domínio de tiro, cargas de armas, envelope de mísseis e energia da aeronave.

    O Topsight está em teste desde 1995 no Mirage 2000. Os testes cobrem simbologia, aquisição e designação de alvos, conforto e estresse piloto. Foi testado até cargas de 9 ”g”. Permite ejeção até 625knot.
    A versão noturna é o Topnigth que é um HMD binocular de terceira geração configurado para missões ar-solo noturno no Rafale. Usa câmera CCD duplo com campo de visão de 40×30 graus para mostrar imagens do FLIR e intensificadores de imagem. É usado para apontar sensores FLIR além de sensores de mísseis. Pesa 1,8kg integrado com máscara. Pode ser usado de dia se desejado. Futuramente o Topnigth e Topsight terão capacidade de comando de voz com até 150 comandos e som estéreo indicando a direção dos dados pelo som.

    O Topshigth está com problemas de orçamento e desenvolvimento. A França poderá considerar outras opções como JHMCS e Topsight E. O vencedor deve mostrar referencias de dados de vôo e apontar alvos off-boresight. O Topsight E é o favorito pois pode entrar serviço no Mirage 2000F antes do Rafale F3 em 2008. Também pode ser instalado no capacete CGF-Gallet comprado pela AdL em 2002.

    O Topsight E consiste de capacete básico, display diurno modular que pode ser substituído por um módulo de visão noturna ou visor convencional. O Topsight-E será usado nos MiG-29K da Marinha Indiana.

    O Topsight E tem três funções. A primeira é mostrar informações criticas como designação de alvos, mostrando a linha de visada para o sistemas de navegação e ataque. Junto com mísseis modernos como o MICA, é usado para fazer aquisição visual de alvos, mostrando simbologia apropriada para o piloto acompanhar o alvo. As informações para auxiliar a consciência da situação consiste de informações táticas, de navegação e segurança.

    Outra função é proteção fisiológica do piloto como impacto, acústica, laser, fogo e fornecimento de oxigênio. A terceira função é como fonte de comunicação.

    Foto:

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/SlC6dHmKPfI/AAAAAAAAHfM/Z4Ywbzsj3XA/s1600/1-796350.jpg&imgrefurl=http://www.defence.pk/forums/india-defence/29374-indian-made-helmet-mounted-display-hmd-topsight-1-detailed.html&h=774&w=549&sz=72&tbnid=3xtvvn5sPt3xFM:&tbnh=142&tbnw=101&prev=/search%3Fq%3Dthales%2BTopsight%2Bphoto%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=0&q=thales+Topsight+photo&hl=pt-BR&usg=__rYnwx05yyOgACX2iWsmzGknaKak=&sa=X&ei=u7kDTpjJA5HUgAe0yZ35DQ&ved=0CCQQ9QEwAw

  7. Amigo Carlos:
    Você merece afinal sempre trata a todos de forma polida, educada e respeitosa. Fica com Deus!

  8. Descontraindo um pouco coloca uma playboy tv tb integrado assim durante o voo até o ataque AGM os pilotos se divertem com as moças formosas da playboy tv, já já não voaremos mais caças e sim armas de alto luxo tecnológico.

Comentários não permitidos.