Defesa & Geopolítica

Filipinas diz estar pronta para resistir a um ataque

Posted by

http://www.armybase.us/wp-content/uploads/2010/07/Chinese-Peoples-Liberation-Army-PLA-soldiers-Tiananmen-Square-during-the-National-Day-parade.jpg

Tensão com China e Vietnã ressurgiu por causa da soberania de dois arquipélagos

As Filipinas estão prontas para “resistir a um ataque”, assegurou nesta quinta-feira em Washington o ministro das Relações Exteriores filipino Albert del Rosario, num momento em que a tensão entre Manila, China e Vietnã no Mar da China Meridional ressurgiu por causa da soberania de dois arquipélagos.

As Filipinas estão prontas “para resistir a um ataque perto de suas fronteiras”, indicou o ministro filipino após uma reunião com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton.

A China prometeu na terça-feira aos seus vizinhos que não recorrerá à força no Mar da China Meridional.

A China “não recorrerá à força nem ameaçará utilizá-la”, declarou na terça-feira o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, um dia após manobras com fogo real realizadas pelo exército vietnamita.

O exército vietnamita realizou as manobras a 250 km do pequeno arquipélago das Paracelso, disputado pelos dois países, e a mil quilômetros das ilhas Spratleys, aumentando os temores de alguns especialistas de um enfrentamento marítimo.

Acredita-se que estes dois arquipélagos são ricos em petróleo e ocupam uma posição estratégica nas rotas marítimas que unem a Ásia oriental e o oceano Índico.

Este episódio não fez mais do que aumentar a tensão existente entre o gigante asiático e seus vizinhos Vietnã e Filipinas, com quem disputa a soberania de alguns arquipélagos no Mar da China Meridional.

Além de China e Vietnã, Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan pedem a soberania das ilhas Spratleys.

Fonte: AFP via R7

15 Comments

shared on wplocker.com