Filipinas diz estar pronta para resistir a um ataque

http://www.armybase.us/wp-content/uploads/2010/07/Chinese-Peoples-Liberation-Army-PLA-soldiers-Tiananmen-Square-during-the-National-Day-parade.jpg

Tensão com China e Vietnã ressurgiu por causa da soberania de dois arquipélagos

As Filipinas estão prontas para “resistir a um ataque”, assegurou nesta quinta-feira em Washington o ministro das Relações Exteriores filipino Albert del Rosario, num momento em que a tensão entre Manila, China e Vietnã no Mar da China Meridional ressurgiu por causa da soberania de dois arquipélagos.

As Filipinas estão prontas “para resistir a um ataque perto de suas fronteiras”, indicou o ministro filipino após uma reunião com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton.

A China prometeu na terça-feira aos seus vizinhos que não recorrerá à força no Mar da China Meridional.

A China “não recorrerá à força nem ameaçará utilizá-la”, declarou na terça-feira o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, um dia após manobras com fogo real realizadas pelo exército vietnamita.

O exército vietnamita realizou as manobras a 250 km do pequeno arquipélago das Paracelso, disputado pelos dois países, e a mil quilômetros das ilhas Spratleys, aumentando os temores de alguns especialistas de um enfrentamento marítimo.

Acredita-se que estes dois arquipélagos são ricos em petróleo e ocupam uma posição estratégica nas rotas marítimas que unem a Ásia oriental e o oceano Índico.

Este episódio não fez mais do que aumentar a tensão existente entre o gigante asiático e seus vizinhos Vietnã e Filipinas, com quem disputa a soberania de alguns arquipélagos no Mar da China Meridional.

Além de China e Vietnã, Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan pedem a soberania das ilhas Spratleys.

Fonte: AFP via R7

15 Comentários

  1. China nao entrao em Umas com esas Colonias Americanas .por causa da Economia
    se nao fosse por isso o Mapa Geopolitico daquela Regiao ja teria algumas mudancas a favor dos Chinas

  2. O Vietnã pode ter força em um conflito terrestre, no seu território, agora , no meio do oceano? A centenas de Km da costa? Não creio que o Vietnã possua meios aéro- navais para confrontar a China em um conflito puramente marítimo…

  3. É o que os americanos querem, arrastar a China para uma guerra com seus vizinhos.

    Os chineses já perceberam isso e não morderão a isca.

  4. o problema das força aérea da Filipinas e grana, eles estão na pior, teve uma matéria em que a Indonésia havia comprado 12 Super Tucanos para substituir os velhos OV-10 e que a Filipinas estava interessado nos OV-10 da Indonésia, pelo jeito não deve ter dado certo ou mudaram de ideia.???

  5. prepara pra quer ? que nada quando o dragão mostrar os dentes vai ser igual o Tibete os americanos vão falar hum ta certo deixa o porta aviões deles tiver pronto . o unico que fala grosso desse lado da asia é russia .

  6. Ilhas disputadas por muitos.
    .
    A China nem precisa entrar nessa,basta fazer com que o restante se matem por elas e quando sobrar só os cacos,ai a China chega como a salvadora da pátria.
    .
    É esta a estratégia das grandes potências ocidental;jogar gasolina no fogo,é somente isso, e vê sentado o circo pega fogo.

  7. Essa questão é complicada, contudo, a China ultimamente anda querendo se aparecer para o mundo, ainda mais com investimetno bilionario bélica, entretanto ela não deve substimar um vietna que derrotou os E.U.A

  8. Eu não entendo esse pessoal, e deste quando se preparar para um possível guerra (mesmo contra uma potencia como China) pode ser considerado uma provocação. O que a China quer é mostrar poder, principalmente para a Russia e EUA. Logo ela vai testar seu PA comprado da Russia e seu atual poder militar, e quem vai se lascar será Filipinas, Vietnam, Japão, Índia etc. e não Rússia nem EUA.

    E mais um coisa, todo mundo adora (como eu) criticar uma potencia imperialista como os EUA (até porque ele merece), mas quando é com a China todo torcendo pela sua acensão, e blá blá blá. Só quero ver a partir do momento que a China mostrar as asinhas, e mostrar que não esta para brincadeira invitando e guerreando (e aposto que não será nem com os EUA e nem com a Russia) a tordo e a direito (como o EUA), vamos ver essa torcida pela China vai continuar. E os primeiros a sofrer como isso será esse esses pequenos países do sudeste asiático.

  9. Apesar da china ser idolatrada por alguns,ela nao ira encontrar vida facil perto de suas fronteiras,ao contrario de africanos e latrinoamericanos ,o pessoal daquelas bandas sao osso durissimo de roer.Filipinas e Vietnam estao corretos em demostrar descontentamento com o provavel aperto chines,fantasiar que os EUA tem colocado dedo nisso e´demostar desconhecimento de causa,logicamente os mais fracos procuram um apoio quando enfrentam um gigante,foi assim com o vietnam,coreia e afeganistao do passado,dai a culpar o ombro amigo pelo intento e´muita ingenuidade .A china apoiou o viet e a coreia,isso nao quer dizer que a china os incentivou a ir para a guerra. fobias desmedidas!

  10. eh o comeso da terceira guera mundial,, as filipinas vao pedir ajuda aos EUA, com toda certeza, ja q os EUA ja tem varios porta avioes ali na area, mar do japao. a china nao vai querer perde esse guerra neim com a porra, vao apelar pra bomba nuclear, ai qui o bixo pega

Comentários não permitidos.