Defesa & Geopolítica

Submarino nuclear "Yuri Dolgoruki" passa em teste no mar

Posted by

http://i732.photobucket.com/albums/ww321/dutchintell/Dutchintell/RFSYuriDolgoruky-062-1.jpg

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/02/Logo-Diario-da-Russia-original-grande-300x55.jpgEmbarcação é plataforma para lançamento de foguetes Bulava

O submarino estratégico nuclear de quarta geração “Yuri Dolgoruki”, construído nos estaleiros da defesa, Sevmash, em Severodvinsk, regressou depois do primeiro teste no mar deste ano. Oficiais da Marinha e executivos da Sevmash foram ao encontro do submarino. O Comandante Vladimir Shirin e o representante Nikolai Semakov fizeram um relato da bem-sucedida viagem ao comandante da base naval do mar Branco, Viktor Liina, e ao diretor em exercício do estaleiro, Andrei Dyachkov. O plano de testes foi plenamente executado, segundo informou o serviço de imprensa da Sevmash.

Juntamente com o “Yuri Dolgoruki”, o submarino-cruzador pesado “Dmitri Donskoi” também foi testado no mar. O “Dmitri Donskoi” é usado como plataforma de testes para o novo sistema de mísseis Bulava. O novo submarino deverá ser entregue à Marinha russa nos próximos meses.

O “Yuri Dolgoruki” é a nau-capitânia do projeto Borei 955. Sua construção começou em 1996, em estaleiro, e em abril de 2007 ele foi posto na água para terminar a obra. A embarcação entrará em serviço juntamente com o sistema de mísseis Bulava, que também se encontra em fase de testes.

Todos os 14 lançamentos de mísseis Bulava foram feitos a bordo do “Dmitri Donskoi”, do projeto Shark 941, especialmente modernizado para os testes de mísseis. Segundo algumas fontes, o primeiro teste do foguete Bulava a bordo do “Yuri Dolgoruky” está previsto ainda para julho.

O primeiro submarino nuclear da série do projeto 955, o “Alexander Nevsky”, foi lançado no estaleiro Sevmash em dezembro do ano passado. A construção de outro porta-mísseis da série, o “Vladimir Monomakh”, está em andamento no estaleiro.

Fonte: Diário da Rússia

5 Comments

shared on wplocker.com