Submarino nuclear "Yuri Dolgoruki" passa em teste no mar

http://i732.photobucket.com/albums/ww321/dutchintell/Dutchintell/RFSYuriDolgoruky-062-1.jpg

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/02/Logo-Diario-da-Russia-original-grande-300x55.jpgEmbarcação é plataforma para lançamento de foguetes Bulava

O submarino estratégico nuclear de quarta geração “Yuri Dolgoruki”, construído nos estaleiros da defesa, Sevmash, em Severodvinsk, regressou depois do primeiro teste no mar deste ano. Oficiais da Marinha e executivos da Sevmash foram ao encontro do submarino. O Comandante Vladimir Shirin e o representante Nikolai Semakov fizeram um relato da bem-sucedida viagem ao comandante da base naval do mar Branco, Viktor Liina, e ao diretor em exercício do estaleiro, Andrei Dyachkov. O plano de testes foi plenamente executado, segundo informou o serviço de imprensa da Sevmash.

Juntamente com o “Yuri Dolgoruki”, o submarino-cruzador pesado “Dmitri Donskoi” também foi testado no mar. O “Dmitri Donskoi” é usado como plataforma de testes para o novo sistema de mísseis Bulava. O novo submarino deverá ser entregue à Marinha russa nos próximos meses.

O “Yuri Dolgoruki” é a nau-capitânia do projeto Borei 955. Sua construção começou em 1996, em estaleiro, e em abril de 2007 ele foi posto na água para terminar a obra. A embarcação entrará em serviço juntamente com o sistema de mísseis Bulava, que também se encontra em fase de testes.

Todos os 14 lançamentos de mísseis Bulava foram feitos a bordo do “Dmitri Donskoi”, do projeto Shark 941, especialmente modernizado para os testes de mísseis. Segundo algumas fontes, o primeiro teste do foguete Bulava a bordo do “Yuri Dolgoruky” está previsto ainda para julho.

O primeiro submarino nuclear da série do projeto 955, o “Alexander Nevsky”, foi lançado no estaleiro Sevmash em dezembro do ano passado. A construção de outro porta-mísseis da série, o “Vladimir Monomakh”, está em andamento no estaleiro.

Fonte: Diário da Rússia

5 Comentários

  1. ALGUEM SABE ME EXPLICAR? O BRASIL TEM A OITAVA ECONOMIA DO MUNDO ACIMA DA RUSSIA E VARIOS OUTROS PAISES,NO ENTANTO O GOVERNO DIS NÃO TER DINHEIRO,NÃO QUERO DESFASER MAS MILITARMENTE O BRASIL NEM SE COMPARA COM A RUSSIA,OLHA-I CONSTRUINDO SUBMARINOS NUCLEAR,INDO AO ESPAÇO,E VARIAS OUTRAS COISAS,IRÃ O PIB TA LA EMBAIXO COMPARADO AO BRASIL E MANDANDO MACACO AO ESPAÇO CONSTRUINDO VARIAS ARMAS ,E O BRASIL INDE TA INDO NOSSA GRANA?

  2. Temos grana ,mas esta grana esta empenhada para ser usada em obras superhiper faturadas e desviadas para um banco alem mar.Tambem pesa o fato de nao termos condiçoes tecnicas para uma empreitada destas,por isso estamos comprando(ou fingindo que) tecnologia francesa para fabricar as carcaças,os russos agora colhem os frutos dos esforços feitos no passado,enquanto o brasil plantava cafe e promovia o futebol,os russos queimavam neuronios para dominar esta tec,vida longa aos que nao se limitam apenas em pao e circo.

Comentários não permitidos.