Canadá financiará capacitação de países latino-americanos em operações de paz

http://4.bp.blogspot.com/-LFpogKBSZM0/TfunekM98ZI/AAAAAAAAA18/qIJxPX5nlI0/s1600/ONU.jpg

O governo canadense anunciou nesta segunda-feira que destinará cerca de US$ 800 mil para capacitar militares e policiais de países da América Latina em missões internacionais de manutenção da paz.

O projeto, chamado “Associação com a América Latina para Operações de Paz”, será realizado pelo Centro Pearson para a Paz, instituição criada em 1994 pelo governo em homenagem ao ex-primeiro-ministro canadense, Lester B. Pearson, criador dos “boinas azuis” da ONU.

A secretária de Estado canadense para a América, Diane Ablonczy, disse em comunicado que o projeto “apoiará os esforços dos países latino-americanos para aumentar sua capacidade de contribuição às operações de paz, incluindo a missão da ONU no Haiti”.

“Apoiar nossos parceiros latino-americanos à medida que aumentam sua capacidade para participar das operações de paz ajuda a melhorar a estabilidade e a segurança da região”, acrescentou Ablonczy.

Além do Brasil, participarão do projeto Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Uma porta-voz do Centro Pearson para a Paz disse à Agência Efe que ele entrará em operação entre 2011 e 2013, e continua o trabalho realizado entre 2009 e 2011 com o chamado Projeto de Aumento da Capacidade de Operações de Paz da América Latina.

Fonte: UOL Notícias

9 Comentários

  1. Já vi tudo, vão dar “aquele” treinamento do tipo(“como montar uma barraca”) e depois alegar que os paises já estão aptos para missões e paz e pedir na ONU pra mandar os “coitados” guentar as cagadas que a ONU faz.

  2. qual o interesse do Canadá nisso? e que “PAZ” é essa? até agora eu só tenho visto fome, miséria e destruição dos povos dessas nações, ainda dizem que é o sacrifício para libertação do povo. Paz? paz só na cabeça deles o resto é lorota.

  3. 800 mil? Tá de brincadeira Canadá? Que vergonha! Curso para “Inglês ver”. Ou serão treinados 2 pessoas de cada país?

  4. Quanto o Canadá vai pagar as FA’s Brasileiras para que as mesmas ensinem a eles como gerenciar um cenário de crise conquistando o apoio e a simpatia da população???… Se alguém tem o que ensinar sobre como atuar neste tipo de cenário, este são as Forças Armadas Brasileiras que atuam na região… Ora, ora!

  5. Caros este dinheiro traria mais beneficio se empregado por exemplo em um programa de Microcrédito – pequenos emprestimos para auxiliar pequenos empreendedores de baixa renda O Que Voces Deve Conhecer como Banco do POVO.
    Este Dinheiro seria mais do que suficiente para um pais tão necessitado.
    Como voces dizes ” os ricos querem parecer bons samaritanos perante os olhos dos Latinos as custas dos Haitianos.
    Estão certissimos espero que os paises e principalmente o Brasil não leve isso a sério.
    Abs

Comentários não permitidos.