Rafale – Pronto pra Melhorar em 2012

Uma atualização do motor, no entanto, não é cogitada para os Rafale’s operados pelas forças francesas, que consideram a classificação do Snecma M-88 de 7,5 toneladas de empuxo usado atualmente, perfeitamente suficiente.

Clique nas imagens para ampliar

Por Giovanni de Briganti

Tradução e sugestão: Comt. Maranhão

Cazaux, França – A agência francesa de contratos de defesa, DGA, esta realizando os testes de desenvolvimento final para um pacote de atualizações para os aviões de combate Rafale, incluindo o radar AESA com a eletrônica melhorada, que devem ser ordenados no próximo ano pelo ministério da defesa francês.

O pacote, designado F3 04T, isso porque é um pacote ‘off-shoot’ padrão para a aeronave mais recente a versão F3, que também inclui um Receptor de nova geração com Aviso Radar (DDM-NG) e uma versão melhorada do OSF (Optique Secteur Frontal) o sensor eletro-óptico. Os Rafales atualizados também terão melhorada a sua capacidade de disparar bombas guiadas a lazer ‘AASM’ produzidas pela ‘Sagem’ que atualmente estão sendo testadas em voos nas instalações da DGA em base aérea no sudeste da França.

O Major General Stéphane Rebb, gerente do programa da DGA para o Rafale afirma que, com as melhorias das estruturas com nova arquitetura do sistemas o Rafale permanecerá competitivo até 2025, quando será época de novas atualizações de meia idade.

Rebb falou aos jornalistas na base aérea de Villacoublay, próximo a Paris, no início de uma turnê para a imprensa de durou dois dias e estendeu até a base aérea Solenzara, na Córsega, de onde os Rafales e Mirage F-1CRs operar para fazer cumprir a zona de exclusão aérea da Líbia. A viagem foi patrocinada pela DGA e outras empresas envolvidas com o programa Rafale.

Sobre o desenvolvimento das atualizações, Rebb disse que, “é parte de um processo contínuo para manter o desempenho e a operabilidade dos Rafale’s”, e que irão também incluir modos adicionais de aquisição para o radar AESA e de uma nova arma de efeito colateral baixo como substituto mais eficaz para as bombas francesas para destruição de concreto armado, que por varias vezes foram utilizadas na Líbia, e assim, garantir que transeuntes civis não sejam feridos nas detonações das bombas.

http://aviacaogeral.com/wp-content/uploads/2011/06/rafale-2012-03a.jpg

Todas essas melhorias fazem parte do “roteiro de pacote com maior capacidade” acordado em Outubro de 2006, e cujo desenvolvimento é financiado através da redução da ‘Tranche 3’, recursos para aquisição de duas aeronaves e que estão sendo utilizados para o pagamento do ‘upgrade’.

Os pilotos do Rafale já são capazes de medir a distância entre o alvo desejado graças ao espectrômetro com as imagens fornecidas pelos seus ‘Damoclès pod’ designador laser, e assim podem, ver se existe algum risco de danos colaterais antes de disparar. Porem, isso não é suficiente, no entanto, uma equipe da defesa em conjunto com o grupo de trabalho da DGA estão buscando alternativas, uma das quais é a aquisição ‘the-shelf off’ do míssil guiado ‘Brimstone’ (uma variante modificada do ‘Hellfire’), desenvolvido e produzido pela MBDA.

http://aviacaogeral.com/wp-content/uploads/2011/06/rafale-2012-04a.jpg

Motores M-88: mais potência ou não?..

Uma atualização do motor, no entanto, não é cogitada para os Rafale’s operados pelas forças francesas, que consideram a classificação do Snecma M-88 de 7,5 toneladas de empuxo usado atualmente, perfeitamente suficiente.

Dado que os Rafale’s tem duas turbinas com potência total de 15 toneladas disponíveis, para um peso vazio da aeronave de 10 toneladas podemos traduzir uma relação massa-potência de 1:1 com 50% de combustível e sobram 2,5 toneladas para as armas. É verdade que, essa relação pode se degradar rapidamente ou quando o avião é carregado com o seu peso máximo de descolagem de 25 toneladas, (incluindo 5 toneladas de combustível interno e 10 toneladas de armas), porem, essa configuração não é típica para um combate aéreo.

http://aviacaogeral.com/wp-content/uploads/2011/06/rafale-2012-05a.jpg

Os pilotos da força aérea francesa, entrevistados em Solenzara dizerem que a potência do motor atual lhes permite voar todas as suas missões, sem limitações, e que em uma missão de sete horas na Líbia podem voar a Mach 0,9 em uma configuração de potência a 50% com uma carga de artilharia. Eles também dizem que as operações nos Emirados Árabes Unidos, no Afeganistão ou outras áreas de alta temperatura, não têm mostrado uma necessidade real de mais potência, embora todos eles concordem que seria interessante ter mais reserva de potência.

Um piloto do Rafale em Solenzara que tem voado também nos Emirados Árabes Unidos observou que uma das razões deles querem um motor mais potente é que seus pilotos são agora surpreendidos com a atualização mais recente o F-16 60 Block, que é essencialmente uma estrutura pequena em torno de um motor muito grande, e assim encontrar uma comparação do ‘underpowered’ para o Rafale.

Outra razão para um motor de 9 toneladas de empuxo, disse uma fonte em 06 de junho, é que os Emirados Árabes Unidos querem levar três mísseis de cruzeiro ‘Black Shahine’ e três tanques ‘drop’ (gota) de 2.000 litros, onde a força aérea francesa transporta apenas dois similares mísseis ‘Scalp-ER’, cada um deles pesa 1.300 kg.”É claro que, quando decolando com tal carga como uma temperatura ambiente muito quente” – e nos Emirados a temperatura podem chegar facilmente a 50º Celsius. “Será melhor decolar com 18 toneladas com um empuxo de 15″

Enquanto o motor de 9t é debatido para exportação, Rebb da DGA lembrou que “nenhuma decisão foi tomada para um motor mais potente para a França”, acrescentando que a decisão final “dependerá em grande parte, dos custos.”

A vontade de trabalhar em uma versão melhorada do motor M-88-2E4 está bem adiantada na Snecma, mas o objetivo não é aumentar a potência, mas reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO), estendendo a vida útil e tempo entre inspeções. O 2E4 também terá reduzida a queima de combustível entre 2 e 4%, afirma a Snecma.

As melhorias incluídas no motor 2E4 irão integrar “em grande parte” no futuro motor de 9 toneladas. No entanto, observa um executivo Dassault Aviation, há um grande obstáculo: “precisamos de uma assinatura em uma ordem para o estudo de lançamento do motor de 9 toneladas.”

Enquanto isso, o M-88-2E4 é suficiente para completar o programa de testes de vôo neste mês e que serão entregues para as aeronaves de produção a partir de Novembro próximo. As principais melhorias incluem uma turbina de alta pressão e um novo compressor ‘HP’ de três estágios, com o objetivo de melhorar a vida da turbina de Alta Pressão em 30%.

A abordagem escolhida para o desenvolvimento do motor 2E4 significa que novas peças podem ser adicionadas aos motores existentes, independentemente um do outro, como as antigas precisam ser substituídas, então implementar a atualização TCO será um processo gradual e de baixo custo.

http://aviacaogeral.com/wp-content/uploads/2011/06/rafale-2012-08a.jpgO novo Radar AESA esta pronto para produção

Separadamente, a DGA esta realizando testes de vôo em novas melhorias para o Rafale, diz o tenente-coronel Olivier Bordes, diretor de testes de voos do Rafale, nas instalações da agência na base aérea de Cazaux. “Agora, estamos nos concentrando no Link 16 e a integração com o radar AESA, e seu teste estão em fase de avaliação estão sendo realizados em junho e julho.” A qualificação Final do radar AESA RBE-2 será um marco importante no desenvolvimento para este ano, disse Bordes.

Este radar vai equipar todas as 60 aeronaves do quarto lote de produção, ordenado em dezembro de 2009 e composta por 10 caças Rafale M transportador e 25 Rafale C monopostos e 25 Rafale B bipostos para a força aérea. As entregas estão programadas para acontecer a partir de meados de 2013 e terminarem em 2019. A taxa de produção atual é de 11 aeronaves por ano, um valor extraordinariamente baixo que, todavia, permite ao programa se manter economicamente viável, e Dassault Aviation gerar lucro, apesar da falta de encomendas para a exportação.

O radar AESA vai melhorar o alcance de detecção e a capacidade de detectar alvos com o radar de pequena seção transversal, e será compatível com o futuro míssil ar-ar Meteor que a França mandou num lote inicial em dezembro de 2010 para entregas em 2018. Vôo de teste é realizado com um jato executivo modificado Falcon 20 e um híbrido de ensaio, que combina um Mirage 2000B de dois lugares equipado com estrutura do nariz do Rafale com o radar AESA. A aeronave tem a marca DGA e um esquema de cores cinza-fantasma.

Armas, Avionics também vão ser atualizados

Além do motor e radar, o pacote de atualização Rafale também inclui um detector de lançamento de novos mísseis, o DDM-NG desenvolvido pela MBDA, que possui uma nova vestimenta ‘array’ novo detector infravermelho passivo com dois sensores de olho de peixe fornecendo campos esféricos da visão em torno do avião. Ele melhora a faixa de detecção, reduz a taxa de falso alarme e oferece uma capacidade de discriminação angular compatíveis com as futuras contramedidas direcionais IR (DIRCM). DDG-NG também foi encomendado e vai ser instalado nas aeronaves do lote 4 de produção.

Finalmente, DGA também está finalizando em voo de avaliação dos mais recentes, versão guiada a laser da Armement Air-Sol Modulaire (AASM, ou “Hammer”) desenvolvido pela Sagem. A integração para o Rafale já foi concluída, e três disparos de teste, incluindo um contra um alvo em movimento a uma velocidade de 80 km/h (50 mph), foram concluíram com êxito na fase de desenvolvimento. Neste caso, o AASM foi disparado em um ângulo fora do eixo de 90º contra um spot laser de movimentos rápidos gerado por um iluminador baseados em terra, porem, a DGA agendou mais três disparos de teste contra alvos representativos em 2012 antes da arma entra em serviço. Em larga escala de produção as AASM guiadas por laser deve começar no final de 2012.

http://aviacaogeral.com/wp-content/uploads/2011/06/rafale-2012-11a.jpgO ROVER (Remotely Operated-Receptor Video Enhanced) sistema de vídeo em tempo real serão instalados em todas as aeronaves F3-04T, e também serão adaptados para 30 aviões já em serviço. O pacote de atualização F3-04T também inclui melhorias para o sensor IRST OSF eletro–ópticos, mas nem DGA, nem os fabricantes envolvidos estavam dispostos a fornecer detalhes de qualquer significado.

Outros pontos que surgiram durante a entrevista com a imprensa sobre o Rafale, incluem:

– Os novos recursos que possam ser incorporadas em atualizar os Rafale’s por mais uma década de próximo a 2025 poderia incluir os operacionais veículos aéreos não tripulados, a vetorização do impulso para a maneabilidade melhorada e as matrizes de antena conformal do radar localizado ao redor da estrutura.

-Em setembro, a França recebera os seus 100 Rafale’s, das 294 que planeja comprar. A aeronave tem registrado mais de 64.000 horas de vôo desde que entrou em serviço em junho de 2004. Existem 94 aeronaves já entregues até Maio de 2011 o que incluem: 36 bipostos e 27 monopostos para a força aérea francesa, e 31 monopostos para a marinha, além de quatro aviões de desenvolvimento.

– O braço aéreo da marinha Francesa, Aeronavale, vai levantar o seu segundo esquadrão de Rafale’s já operacional neste mês, sete anos após a primeira entrega formal em 2004.

– Substituição de uma asa ou leme vertical do Rafale requer “meio dia”, enquanto um motor pode ser substituído em cerca de 90 minutos e, uma vez substituído, não requer nenhuma prova ou testes de bancada antes de retomar o vôo.

Fonte: defesa aerospace.com: Junho 19 de 2011

Fonte: Aviação Geral


30 Comentários

  1. Do que adianta tal peça de marketing se, a despeito das anunciadas “melhorias” um Rafale custa tanto quanto um F-35 mas tanto o vetor como seus sistemas eletrônicos atuais e futuros, em que pese a propaganda, estão muito atrasados em relação ao Lightning II?

  2. Sinceramente, ou é muita desinformação ou muita trolagem, um F-35 flyaway é no mínimo uns 130 milhões de dólares, um Rafale flyaway sai ao redor dos 80 milhões de dólares.

  3. Rafale é destaque no Salão Internacional Aeroespacial 2011
    Evento realizado na base aérea de Le Bourget, na França, reúne as maiores empresas da indústria aeroespacial e de Defesa do mundo
    A A A
    ——————————————————–
    A aeronave de guerra RAFALE mais uma vez estará presente na edição deste ano do Salão Internacional Aeroespacial, onde diariamente fará voos demonstrativos para apresentar suas qualidades excepcionais. Durante os sete dias de evento, a partir das 14h30, o RAFALE será apresentado pela Força Aérea Francesa em uma demonstração de sete minutos que lhe deu dois prêmios de Melhor Apresentação Solo no Royal Air Tattoo, realizado no Reino Unido em julho de 2009.

    Segundo a RAFALE International, que participa com o caça RAFALE do processo de escolha da nova aeronave de combate brasileira, é o único concorrente do F-X2 que oferece transferência de tecnologia irrestrita ao Governo Brasileiro e a empresas e instituições locais – os projetos de offsets e transferência tecnológica cobrirão mais de 160% do valor do contrato de aquisição das aeronaves.

  4. o rafale se comparado com o F-35 já é um caça pronto em quanto o segundo ainda é um protótipo que terá muito dinheiro para ser torrado nele,a tecnologia do segundo por questão de lógica é superior,é claro.
    .
    Más se comparando o rafale com os seus similares, ele é o expoente dos demais,repito; se comparado com os similares a ele!
    .
    É óbvio que a sua tecnologia e os custos serão elevados….se comparado com os seus similares_Rsrsss….

  5. Ronaldo:
    Ano passado a França pagou 72 milhões de Euros por cada Rafale. O euro vale 1,72 dólar. Assim dá 105 milhões de dolares cada Rafale. E isso sem os custos de armas, teinamento, etc e tal pois o Rafale já está integrado no ADLAIR e na MARINE NATIONALE.Por seu turno ISrael está comprando os F-35 a Us$ 150 milhões a unidade via FMS, estando aí incluídas as despesas com treinamento e outras relativas a introdução do aparelho na Heyl Ha ‘Avir. Ou seja: apesar de mais caro a relação custo benefício do F-35 é muito melhor afinal é furtivo, tem DAS, EOTS, Radar APG-81, fusão de dados….e o Rafale?

  6. Caro Ronaldo,

    Seu valor estava correto em 2007. Em 2010, os valores de produção estão em 100 milhões de Euros, o que deve dar um valor próximo ao de produção do F-35.

    Se quiser contestar o relatório do Tribunal de Contas da França de 2010, fique à vontade. E isso não é trolagem.

    segue o link.:

    http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/RPA/1_conduite-des-programmes-armement.pdf

    Se quiser apresentar outros números, mostre algum documento provando o mesmo.

    ps.: Eu já disse e repito, o Rafale é um bom caça de 4.5ª geração. Se o GF bancar sua aquisição e operação por 30 anos, ótimo. Se não, estará entregando sim, uma jaca para a FAB.

    []’s

    []’s

  7. Acrescentando:

    Como esses 100 milhões de euros de custo de produção unitário incluem impostos(19%), deduzindo-se os mesmos temos 84 milhões de euros por aeronave. Em dólar, esse valor chega à US$120 milhões. Para ser justo, o valor de Rafale não é igual ao estimado do F-35, mas muito próximo.

    E para finalizar, mais duas observações:

    Todas essas melhorias no Rafale significam investimentos que poderão refletir no custo de produção do mesmo. Exemplo: radar AESA, será mais caro ou barato que o PESA que vinha sendo utilizado? E o novo DDM-NG? A Tahles provavelmente vai querer repassar nos seus preços todos os avanços que vem fazendo no caça.

    Se o Rafale vence na Índia e EAU. Isso gerará uma redução de custos. Mas, quanto impactará ninguem sabe. Temos de trabalhar com o último dado disponível e este é US120 milhões. Agora, nada impede do governo francês vender o caça subsidiado, ae é problema do contribuinte francês, mas com certeza no futuro eles vão querer recuperar de alguma forma a diferença.

    []’s
    []’s

  8. A França pagou 72 milhões de Euros por cada Rafale.
    Pq era a versão mais cara naval.
    O Rafale C continua em 64 milhões euros.
    O euro vale 1,42 dólares.
    O que dá 90 milhões de dolares cada Rafale C.
    .
    E essa tabelinha de contas que a turma sueca adora distorcer e semear, todo mundo tá cansado de saber que custo de produção é bem diferente do real valor que a aeronave é oferecida.
    ..64 milhoes euros Rafale C…. 72 milhoes euros Rafale M.

  9. Ronaldo nao tiro sua Razao
    hahahahhahaha
    ESA FOI DO ANO Rafale comparado com JACALY f 35 ?
    PROJETO FALHO QUE SO COME DIN DIN
    quando sai di la meu caro Ronaldo vai ta mais do que 130 milhoes e aja trouxa pra cai na inlusao de sustentar
    F35 JACALI ja e defasado pro 5 geracao chines que ainda nem entro in linha segundo os propios YANKS .
    rafale deu o show no 5 geracao F 22 no Iron Eagle
    como pode povo que vive nos contos de fadas dos blogs pro USA pensa em compara um projeto de sucesso como Rafale com uma JACALY f 35 que so come DIn din. vua que bom nem sinal esa Foi do ANO hahahahahah 🙂

  10. Rafales pro Brasil fabricar, imediatamente pra hoje!
    O melhor caça de 4a geração.
    E no futuro, os radares ficarão melhores e acaba-se a furtividade dos de 5a geração.
    F-35 é absurdamente caro, não passa de sonho pra estúpidos!

  11. KLM
    É uma pena que você se aproprie da sigla da prestigiosa companhia aérea holandesa e a utilize de forma tão vulgar, espalhando mentiras e a mais pura desinformação. Baseado em que argumentos você, um ilustre “Jênio” vem dizer que o caça xing-ling é melhor que o F-35? a julgar pelo seu português, é a mais pura trollagem. Pior é querer depreciar o F-35 que, a despeito dos problemas que enfrentou, os superou e o seu cronograma está entrando nos. eixos? Você realmente não se informa né? Quanto á mais risível das mentiras, ” Rafale deu show no F-22″ o idiota que vaga de blog em blog tentando fazer essa estultice colar precisou apelar para montagem fajuta. Mas foi desmascarado e expulso de inúmeras comunidades no Orkut. A Real sobre os combates entre Rafale e F-22 foi essa conforme a revista Paris Air & Cosmos

    From Paris Air & Cosmos on 29/01/2010

    “Although French aviators showed off a great deal about the “beatings” inflicted by their Rafales on British Typhoons during the last ATLC exercise in the United Arab Emirates, very little was said about the confrontation between Dassault’s delta-wing aircraft and the American F-22As. In out-of-visual-range engagements, the American Raptors did not even condescend to turn on their radars, remaining invisible to the Rafale’s RBE2 [radar system] and Spectra [self-defense system] while precisely locating the electromagnetic waves from the French fighter, thus securing their AMRAAM [missile] launches from a secure distance. On two occasions at least, the F-22As also “tangled” with the Rafales in close combat, securing a “gun kill” each time without much difficulty.”

    Traduzindo:

    Apesar dos aviadores franceses falarem bastantes das “surras” impostas por seus Rafales sobre os Typhoons britânicos no último exercício ATLC realizados nos EAU, muito pouco foi dito acerca dos confrontos entre os deltas franceses e os F-22A. Em combates fora do alcance visual os americanos sequer ligaram seus radares, permanecendo invisíveis ao radar RBE-2 e ao sistema SPECTRA enquanto localizavam com precisão as emissões eletromagnéticas do caça francês, garantindo assim o lançamento dos seus AMRAAM de uma distância segura. E ao menos em duas ocasiões os F-22A também se envolveram em dogfights com os Rafale, garantindo um “gun Kill de cada vez sem muita dificuldade.

  12. hms tireless
    VC e Uma Piada
    Nao tenho pq me envergonha de usa KLM nome da compania que trabalho ja 35 anos
    quanto vc se usa de subimarino talves so entro dentro ESCUTE (talves) Entro dentro quen nem soldo real ganha pra usa as nick , ese seu problema e nao por isso que vou lhe questiona
    agora se vc se inrita quando povo menciona o aranhao que derao no Iron Eagle no suposto Jato de 5 geracao que pq nao so eu daqui fALO mais dai se no Brasil, ou wherever you living
    eseu problema em acredita nos BLOGS Anglo & Americanos que vc acredita que vc deve adora os contos de fadas que eles disen,mais como ja ti dise ese problema seu isso nao me compete
    quanto jato Chines sugiro vc procura aqui no blog a reportagem que um expert de inteligiencia falo do do jato Chines ,quanto o Jacaly que vc defende ,tem inumeras reportagens que vc pode ate achar nesse blog tbm falando
    o din din que os trouxas do programa JSF tao pondo e Reclamando se vc nao leu isso foi pq nao quis ,se vc nao a credito e seu problema ,Rafale tai vuando fazendo show no Afeganistao e Libia .F35 ta tentando ainda sai dos teste Gracas Millions of dollar’s que os trouxas do JSF tao pondo pra ver a jaca sai do chao .se vc nao nota isso e seu problema .pq Flight magazine ja ta enjoada de diser ,os Noticiairios de tv ou de jornal tao cansado de enxer saco com esa noticia la nos EUA qundo vou lar ou leio ou vejo ,se vc ainda nao leu nesse blog ese seu problema
    Agora se vc nao gosta do meu Portugues afirmo de novo nao meu problema sabe pq ? eu nao pago vc pra ler ,nem tao pouco gasto meu tempo lendo os teus so com execessao de uma ves quando vc tento por tua visao da fantasia em cima do Barca uma vez
    me perdoese fui rude com vc mais nao espere resposta minha mais aos seus post sabe pq? perda tempo e como nosso amigo Barca fez eu tbm vou fazer deixa vc em paz nas fantasias ,suas fantasias de que A Disney eo modelo pro mundo
    take care 🙂

  13. KLM

    Acho pouquíssimo provável que a KLM, prestigiosa companhia aérea holandesa, contrate semianalfabetos como é o seu caso e em que pese o fato do semianalfabetismo estar em moda no Brasil afinal, Tiririca na câmara federal e os livros do MEC são prova contundente. Mas vai que você ache bonito a cor azul dos aviões da Cia Aérea Holandesa. Mas vamos lá. A informação acerca do real resultado dos embates entre Raptors e Rafales ou seja, que o primeiro derrotou o segundo, eu tirei de uma revista francesa ou seja, do país onde o Rafale é construído. Sua choradeira de que eu somente leio blogs ingleses e americanos é ridícula.
    Já quanto ao Jato xing ling, existe um excelente artigo de Bill Sweetman, um dos maiores especialistas em aviação do mundo, onde o mesmo prova de maneira cabal que o mesmo possui inúmeras vulnerabilidades podendo ser sobrepujado na arena BVR pela Rafale armado com mísseis meteor e com o Spectra totalmente operativo. Mas certamente você, se conhece, não leu o artigo afinal é penoso para semianalfabetos ler.

    Quanto a sua risível assertiva: “O F-35 não voa” segue aqui as informações mais recentes do programa, de 14 de junho desse ano:

    “Até o dia 31 de maio, o programa realizou 378 voos, versus um plano de 297, e realizou 3.342 pontos de testes contra um planejado de 2.217.

    Durante esse período, a aeronave F-35B de decolagem curta/pouso vertical (STOVL) BF-1 realizou o pouso vertical de número 100 no programa de testes, ocorrido no dia 12 de maio. Em 2011, 106 pousos verticais já foram realizados.

    A aeronave de decolagem e pouso convencional F-35A “AF-1″ conseguiu voar a Mach 1,53, a maior marca de velocidade até o momento dentre a existente frota de aeronaves. Já a aeronave AF-7 completou a mais longa missão de testes, numa duração de 4,1 horas.

    Também durante o mês de maio, todas as três versões do F-35 voaram um combinado de 94 voos de demonstração e desenvolvimento de sistemas, a maioria atingida num único mês da história do programa.”

    http://cavok.com.br/blog/?p=34531
    http://www.lockheedmartin.com/news/press_releases/2011/110614ae_f35-93testflight.html.

    E o Rafale “vuando” heim? olha, ainda bem que o Rafale está voando e não “vuando” senão, coitados dos franceses….Mas não fique chateado não afinal, no Brasil de hoje o bom é ser chapa-branca ou semianalfabeto e, de preferência, ambos….

  14. O F22 enferruja fácil qndo molha, e todo mundo sabe q o RAFAlE humilhou o F22 várias vzs, EU JÁ LI vários relatos dele tomando pau dos outros até de F16.

  15. Buenas… interessante ler o “discurso” de alguns colegas aqui… apesar de continuarem com a celeuma dos custos, que são extremamente complexos de se mensurar, pois faltam informações precisas e de teor “igualativo”, estes “discursos” tem um “tempero” diferente do que leio comumente em outro blog… lá ele é mais “adocicado”… pq será?! rsrsrsrs

  16. Caro Chicão,

    Será que estou muito ácido aqui? HAHAHAHAHA! 🙂

    No mais, a questão dos custos continua a mesma. Importante, e um dos fatores que na minha opnião, postergaram o anúncio do Rafale.

    []’s

  17. Isamu:

    Foi um erro grosseiro dos Europeus em terem rachado o Eurofighter. Culpa recíproca diga-se de passagem. Os Franceses com a sua tradicional arrogância de querer sempre liderar e os demais sócios insistindo em um aparelho mais pesado e descartando uma versão embarcada. Como resultado Rafale e Eurofighter fazem uma concorrência predatória entre si. Tal fato foi relembrado por um dirigente da EADS que alertou que os Europeus estão cometendo o mesmo erro com os UAVs

  18. HMS, na minha visão o “erro” este ônus é “adjetivado” aos que erram! (burros? cabeças duras? ingênuos? relapsos?) quem errou na história dos delta Canards na verdade? os atos consumam os fatos, é minha opinião, a França era o maior fabricante de jatos europeu, e ainda é, sua experiência pratica com os Mirages, genuinamente francês, caças que ultrapassaram as 2000 unidades produzidas,por si só, deveria colocar a liderança na mão da França… e o que aconteceu? um racha! tem muita ladainha nisso tudo, mas no final, a França estava com a razão de lutar por um avião multi função com versão navalizada! simples assim! e o Rafale, apesar de ser feito por apenas uma nação, é um produto mais desenvolvido que o Typhoon! eu consideraria uma vitória do Typhoon, na India, apenas por questões políticas, pois não há vantagem técnica alguma do Typhoon sobre o Rafale, nem financeira tb!
    Para terminar, gostaria de deixar claro que é minha visão, mas não é leviana e de torcida não, é factual! portanto não acho justo colocar a França, no final, como vilã da história… se os outros 3 tivessem humildade, talvez o delta-Canard, único, europeu, seria hoje um caça relamente multipropósito, naval, com AESA a pelo menos 5anos, com mais de 1000 unidades encomendadas!… esta não seria uma lógica mais sensata, baseando-se nos fatos?

    abraço HMS

  19. “O F22 enferruja fácil qndo molha, e todo mundo sabe q o RAFAlE humilhou o F22 várias vzs, EU JÁ LI vários relatos dele tomando pau dos outros até de F16.”

    Mais um cyberTiririca(palhaço e semianalfabeto), e que além de tudo ainda desinforma….

Comentários não permitidos.