Irã anuncia lançamento de satélite tripulado por macaco

http://tomsastroblog.com/images/iranrocket061611.jpgSatélite deve ser lançado entre 22 de julho e 22 de agosto de 2011.
País pretende enviar ao espaço três foguetes nos próximos meses.

O Irã anunciou no sábado (18) que planeja enviar três novos foguetes ao espaço nos próximos meses, incluindo um no qual um macaco poderia viajar para realizar testes antes de enviar um homem ao espaço por volta de 2020.

O anúncio, feito pelo chefe do programa espacial iraniano, Hamid Fazeli, ocorre dias depois de o país pôr em órbita seu segundo satélite “de fabricação nacional”, batizado “Rashad”.

“Após o bem-sucedido lançamento do Rashad, o próximo objetivo é enviar ao espaço o Kavoshgar 5, que levará a bordo animais”, explicou em declarações à agência “Irna”, nas quais afirmou que o ser vivo a ser usado é um tipo de macaco especial, pequeno, um Rhesus, que tem boa resistência.

O novo satélite, cujo peso será de cerca de 285 quilos, será lançado entre 22 de julho e 22 de agosto de 2011.

Na última quarta-feira (16), o Irã deu um passo adiante com o lançamento do satélite “Rashad”, que orbitará em torno da terra durante 40 dias.

O programa espacial iraniano é visto com suspeita pelas grandes potências, já que algumas das aplicações para o lançamento de satélites servem também para melhorar o sistema dos mísseis balísticos.

Fonte: G1

28 Comentários

  1. 1º Eu quero deixar munha indignação registrada pelo uso de macacos em experimentos espacias,hoje a ciência ja não tem mais essa necessidade.
    2º Deixe o macaco aqui(na terra) e mande o Chapolin.

  2. Coisa do Irã mesmo !Qualquer satélite podre vai para o espaço .Tinha que botar um animal ali para se ferrar ?

  3. A pouco tempo atrás, noticias como esta eram recebidas, por muitos, com desdém e tratadas como se fossem meras bravatas, propaganda mentirosa do Iran…
    .
    Más o tempo está mostrando que os avanços tecnológicos iranianos são reais, calando a boca de muita gente.
    .
    Independente de julgamentos de regime, o Iran demonstra ser uma nação, vencendo todos os embargos e pressões, com capacidade de levar a frente projetos estratégicos de longo prazo.
    Parabéns aos iranianos pelo foco e perseverança.

  4. Aff, agora o problema é o macaco??Nem o ser humano estão se respeitando até hoje. Haja a em vista os testes de drogras em prisioneiros, esterilizações forçadas até pouco tempo etc. Agora um macaco é o problema?? Tem 1 bilhão de chineses imaginem qtos cachorros não são especiarias?? A unica coisa que tenho a dizer sobre a noticia é que pelo menos a vontade e dedicação para investir na tecnologia espacial eles tem.

  5. É NO QUE DÁ EM UTILIZAR UMA COLEIRA E SER BONZINHO,EM ESPECIAL AQUELAS TRI-COLORES!
    .
    PARABÉNS IRÃ,O CAMINHO É ESSE
    .
    .
    É impressionante com tanto embargo americano e europeu os iranianos estão com essa bola toda!
    .
    Já aqui,o Brasil,fazendo o dever de casa que os americanos e europeus mandam(a resolução que não permite que façamos mísseis-distância superior a 1000 Km);não conseguimos sair do lugar no que se refere ao programa espacial; por conta dos embargos e sabotagem americana.
    .
    É o preço de ser bonzinho com os americanos dá nisso isso.
    .
    O Irã,Índia e a China que o diga-Rsrs…

  6. Que o Irã obtenha sucesso novamente,isso é mais um exemplo de que se pode fazer muitas coisas, quando há vontade política !
    Como o WI disse, antigamente diziam que os avanços tecnológicos do Irã eram meras propagandas e desdenhavam de tudo que lá era produzido,agora estamos vendo quem diz a verdade!

  7. Interessante notar que o que mais aprende a atenção para alguns nesta notícia é o destino do pobre macaco…:p

    O macaco bem que poderia ser substituido por sistemas eletrônicos, mas esta é, infelizmente, a opção mais barata… E também garante aos leigos (povão) do país persa sobre a viabilidade do programa espacial (claro se o macaco sair vivo desta)…

    Quanto ao uso da espécie rhesus, estes são utilizados como cobaias nas mais diversas áreas, de produtos farmacêuticos, produtos de beleza, produtos alimentícios, na medicina e etc (sempre que comprar um novo produto esteja atento que uma ou mesmo milhares de cobaias foram utilizadas :P)…
    Simplesmente são uma das espécies com a maior resistência, de fácil reprodução e por ser um primata, possui grande semelhanças com a espécie humana. Não é a toa que eles o estão utilizando.

    Criticar o programa espacial iraniano apenas pelo uso de uma cobaia é ter falta de bom senso. Mesmo sendo um país/governo/ditadura teocrática questionáveis…

  8. E imaginar que o programa espacial deles começou depois muito depois do nosso…É vedadeiramente de matar de rir ou chorar da imcompetência do nosso BRASIL VARONIL…
    ETA PAÍS ECULHAMBADO SÔ.

  9. Parabéns ao Irã, que não abdicou de sua soberania, apesar das mentiras de que é vítima diariamente. Qual país o Irã invadiu ou mantem sobre ocupação ou tutela? Quais os países que possuem armas nucleares? USA, UK, Rússia, China, França, Índia, Paquistão, Israel, Korea do Norte. Então por que acusam o Irã?

  10. BOM -se os americanos,franceses,russos,meio mundo,tem programas iguais porque o irã não pode ter,porque ésta perseguisão toda,fasem um bicho,arasarom o iraque,depois de mentiras que tinha,bombas de destruição em massa,quem vai pagar as vidas que foram tiradas,pois foi um crime contra a humanidade que fiseram com o iraque,e dai,agora querem faser no irãn.

  11. Sera quo o Brasil vai ter que sofre um embargo econômico igual o Irâ para crescer no seu programa Espacial??

  12. Irã tem um PIB de mais de 4 vezes o de Israel.
    Tem quase 10 vezes mais população que o Israel.
    .
    Foi o primeiro país cogitado por Jim O’Neil, o criador do termo BRICs, para ser adicionado a esse grupo.
    .
    PIBs: Irã:818…ArábiaSaudita:619…AfricaDoSul:524
    Holanda:676…Paquistão:464…Austria:330
    .
    Acho os EUA querem realmente destruir o Irã, porque o consideram uma séria ameaça.
    ——————–
    Eu cheguei há poucos dias a seguinte conclusão (que comentei naquele momento aqui): existe a possibilidade, embora nenhum jornalista ou analista ocidentais falem disso, existe a possibilidade dos EUA ter realmente declarado guerra ao Islã, uma guerra secreta obviamente.
    .
    É muito indicativo o fato deles estar repetindo que “não é uma guerra contra o Islã” em todos os mídia disponíveis.
    Então devemos suponer o contrário, que é realmente uma guerra contra o Islã.
    .
    É claro, eles contam com o silêncio da esquerda de origem marxista, que é contrária ao Islã e que nunca poderia entender que se declarasse guerra a qualquer religião.
    .
    A religião muçulmana chiita colide frontalmente com a bagunça moral e de exploração económica (via juros excessivos) que vive o ocidente hoje.
    .
    Não só juros: a crise de 2008 foi um invento dos banqueiros para expropriar ao povo americano, acho foi o maior roubo da história.
    Os que controlam o dólar usam essa moeda de forma abusiva, isso também está fazendo acordar muita gente as pressas.
    Os protestos na Europa mostram como os povos provavelmente via internet tem se informado de como opera a elite financeira dos Rockefeller&Co.
    .
    O abuso dos Bilderberg sobre as economias das famílias, seja no Brasil na Europa ou nos próprios States tem chegado ao máximo.
    Aí existem possibilidades para uma linha dura, tipo taliban, essa religião (ou similares) vai continuar a crescer, mais ainda do que já cresce.
    .
    O Brasil está imune, aqui o grau de liberdade de todo tipo faz impossível o povo se acostumar a uma religião assim. Mas aqueles países do dito primeiro mundo perderam o norte, perderam a moral, ética=zero, não tem outro ideal que apoiar aos seus governos para roubar de outros povos, se preferível que nem tenham armas para se defender.
    .
    Antes os trabalhadores européus iam pras ruas a pedir “solidariedade com o terceiro mundo”, hoje vao pra rua a pedir protecionismo! e que nao se exportem mais postos de trabalho para Chinha Índia Brasil.
    .
    Nesse cenário de falta de ideais, uma religião digamos em estado primitivo como é a chiita, tem muitas possibilidades, melhor que primitivo, jovem. Lembremos que a Igreja Católica também proibia os juros, até que mudou por influência dos banqueiros.
    .
    Volto ao Irã: são +1bi de muçulmanos no mundo, olha, se fossem liderados por um país importante com é o Irã, que vai ser da Europa e os EUA?
    Imagina! É uma linha dura, aí não entram os Bilderberg.
    .
    Dívida pública/PIB: BR:3xIrã Israel:4xIrã
    Japão tem 11 vezes +dívida públ que o Irã.
    ocupa o lugar número 114, o núm 1:Japão
    .
    Dívida externa:posição 114 e guarismos parecidos.

  13. Cadê a Sociedade Protetora dos Animais?

    No mais, IMAGENS em alta resolução do lançamento com testemunhas confiáveis, se não, não tem credibilidade 🙂

    []’s

  14. Laika (em russo Лайка, 1954 – 1957), uma raça de cães da Sibéria e norte da Rússia, literalmente: (“que ladra”) foi o primeiro ser vivo terrestre a orbitar a Terra e o fez a bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik I, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita.

    Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo,[1] foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

  15. Vão mandar um macaco? que pena. A ocasião era perfeita para os iranianos se livrarem do celerado fascista Adolfinejad. Aí poderíamos dizer: tem um louco no espaço..risos!

  16. Será mesmo que ensinaram o macaco tripular a nave?
    Então poderiamos ter Vants tripuladas por macacos, é claro, já não seriam Vant, seriam Vatm.
    Obviamente o coitado vai de passageiro,hehe, tomara tenha uma janelinha pra apreciar a paissagem. Bon voyage monsieur le macaque!

  17. Felipe Rodrigo, o Brasil não precisa sofrer um embargo economico, precisa tomar vergonha, ter foco, traçar objetivos.
    Concordo com sua preocupação.

  18. MAIS DIA MENOS DIA O IRÃ VAI SER ATACADO,EUA,FRANÇA,INGLATERRA,ALEMANHA,HITALIA,APOIADOS POR ONU,OTAN,QUE NA VERDADE,SÃO ELES MESMOS,MOTIVO ELES JA ARANJARAM,E O IRÃ GOSTA DE PROVOCAR,MAIS UM PETROLEOSINHO E UM PAIS PARA RECONSTRUIR.

  19. Organizaçao e objetivo,parabens ao Ira,demostra que sao competentes,e com relaçao a utilizar um primata ,os iranianos querem desde ja testar suas equipagens de vida,se conseguirem trazer o simio de volta em segurança estarao fazendo uma propaganda perfeita.Sucesso ao Ira e uma hiper mega ultra sorte ao Rhesus.O povo persa sempre foi diferenciado,sao amantes do desenvolvimento e da tecnologia, ta no sangue dos caras.O resto sao deduçoes vagas,com possibilidades infinitas.

  20. e nós pagamos para um militar passear no espaço…

    parece que …rsrsrs.. levou feijão plantado no algodão… rsrsrs

    quanto ao Irã… o demora para a saraivada de misseis no sonho nuclear … não tenho duvidas que vai virar pó…

  21. Agora já consegui entender a razão do atrazo do nosso Programa Espacial (PEB). Nos países que desenvolvem sua tecnologia aeroepacial, eles são comandados por Homens (engenheiros-cientistas) que, inicialmente, empregam macacos em seus primeiros testes de voo. Aqui no Brasil são os macacos que comandam nosso Programa Espacial, daí o nosso atrazo decenário!

Comentários não permitidos.