Defesa & Geopolítica

Rifle Sniper Semi-Automático AS-50 / Calibre .50

Posted by

Konner

 Plano Brasil

(*) Click nas imagens para ambliar

O fuzil antimaterial é para destruição de alvos de alto valor ou material perigoso.

Foram os alemães que iniciaram o uso de fuzis pesados com o Mauser T-Gewehr M1918 (Panzer Abwehr Gewehr) na Primeira Guerra Mundial.

O M1918 tinha calibre 13 mm, tinha 1,68 m de comprimento e pesava 17,7 kg vazio. O recuo era tão forte que podia quebrar a clavícula se disparado em pé, mas penetrava a blindagem lateral e até o bloco do motor dos blindados da época. A guerra terminou antes de serem convertidos para sniper em quantidade.

Os britânicos usavam o fuzil Boys calibre .55 e que foi testado contra pessoal a longa distância.

O fuzil antimaterial calçando calibre de 12,7mm a 20 mm, têm por objetivo atacar alvos como blindados leves, armas coletivas, centros de comunicações, mísseis, radares, centros de comando e aeronaves no solo.

Assim, com um tiro, é possível neutralizar uma arma de vários milhões como um caça no solo a mais de mil metros de distância. Também são usados pelas equipes antibombas para destruir minas marítimas, minas terrestres e IED em distância segura.

A munição perfurante-incendiaria do tipo (API) ainda pode ser usada para detonar explosivos, incendiar munição ou combustível dentro dos veículos.

Ainda na Primeira Guerra Mundial os americanos começaram a ter interesse em armas de grande calibre com o calibre .50 após contato com o fuzil alemão. O primeiro teste com a munição de 12,7mm contra alvos de longo alcance foi na Coréia.

Os americanos usaram um fuzil anti-carro Tokarev e adaptaram para o calibre americano. O calibre foi escolhido por ser o mais usado no ocidente e tem balística adequada para a função.

Existem vários modelos e fabricantes de fuzis antimaterial, mas é um nicho de mercado pequeno, em minha opinião este AS-50, se destaca com louvor para função que se destina.

Penso que o EB deveria olhar com mais atenção para este ator de importância relevante em um senário de conflito, dotando e qualificando maior numero de pessoal com equipamentos como este da matéria em questão.

Com informações: Sistema de Armas

21 Comments

shared on wplocker.com