GRÃ BRETANHA NEGA NEGOCIAÇÃO COM ARGENTINA SOBRE ILHAS MALVINAS

A Grã-Bretanha rechaçou negociar a soberania das Ilhas Malvinas com a Argentina e reiterou hoje que a posição de Londres em relação ao assunto “não mudou em nada”.

Um dos porta-vozes do Ministério de Relações Exteriores britânico, Nicholas Duvivier, declarou à ANSA que as negociações aconteceriam somente se os moradores das ilhas quisessem.

Duvivier reiterou as declarações feitas pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, na última quarta-feira, de que as Malvinas serão consideradas território britânico enquanto “quiserem sê-lo”. O premier também garantiu que a soberania do arquipélago “não é negociável”.

Por sua vez, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, rebateu as afirmações ontem, dizendo que a posição de Cameron é “um gesto de mediocridade e quase de estupidez”.

Ela ainda afirmou que a Grã Bretanha continua sendo uma “grotesca potência colonial em decadência”, já que pratica o colonialismo, algo que ela considera antigo e injusto.

Para Duvivier, o primeiro-ministro somente reiterou “nossa posição já conhecida, de que a soberania das Malvinas está baseada na autodeterminação [de sua população]”.

A Chancelaria argentina divulgou ontem um comunicado afirmando que o país “rechaça que, mediante as declarações, o governo do Reino Unido, em um lamentável ato de arrogância, se atribua a autoridade de colocar ‘fim à história’ de disputa de soberania, reconhecida pelas Nações Unidas e ainda pendente de solução”.

A questão foi levantada uma semana após a Organização dos Estados Americanos (OEA) ter chamado os governos da Argentina e do Reino Unido para negociarem “o quanto antes” o domínio das ilhas.

As Ilhas Malvinas (conhecidas na Inglaterra como Ilhas Falkland), são atualmente um território inglês, pelo qual a Argentina reclama posse desde o século 19. Em 1982, os dois países travaram uma guerra por seu domínio e, apesar da Grã-Bretanha ter saído vitoriosa, a Argentina ainda reclama seus direitos sobre as ilhas.

Fonte: Ansalatina

19 Comentários

  1. Q o BRASIL se espelhe na argentina p ñ cairmos na mesma situação, + alguns desinteresse e estaremos até bem pior, vide o caso dos caças , o FX2, q até agr ñ foi resolvido, a construção de no mínimo + uns 18 submarinos pesadamente bem armados, fragatas, lanchas torpedeiras de ataque rápidas, satélites geoetacionários, o Sisfron..enfim o reequipamento de n FAs..o caso da Líbia e significativo e preocupante, pois ñ temos nenhum sistema de defesa anti-áereo como os S400 ,Thor o n Astro 2020,falta + subs = ou melhor q o n Timbira, uns 18 no mínimo,estamos de mal a pior…mt preocupante.Aliás, o empenho em produzir essa armas no BRASIL vai gerar até + empregos internos em diversas empresas dentro desta área, assim como pesquisas sobre as mesmas, e, possivelente remontar o n antigo parque industrial bélico, o 8 do mundo. sds.

  2. Não chorem pelas Malvinas, Argentina…..

    Querem de tomar de novo? Se armem até os dentes, e não façam burradas da próxima vez.

    []’s

  3. Dilema dificil de solucionar: Malvinas argentinas até 1833, quando a Grã-Bretanha a ocupou por estarem momentâneamente desocupadas pelos portenhos. Os britânicos a colonizaram rápidamente para justificar seu novo domínio, Falklands, esperando coagir os argentinos a desistirem das ilhas.

    Nenhum dos dois irá desistir delas. Que fazer?…

  4. Essas ilhas pertencem sim a Argentina, e Cristina Kirchner esta certa ao afirmar que a Inglaterra é uma “grotesca potência colonial em decadência”, já que pratica o colonialismo, algo antigo e injusto.”
    Em 1895 a Inglaterra ocupou a Ilha da Trindade,situada ao longo do litoral do Espirito do Santo, nós brasileiros só ficamos com essa ilha graça a mediação do rei de Portugal, que agindo em favor do BRASIL ,levou o reconhecimento da ilha como brasileira em 1896!
    Como podemos ver essa história não é nova!

  5. é a mesma coisa com a amazonia,muitos países querem internacionalizar,mas se o brasil não tiver o pulso firme vai acontecer o mesmo que as malvinas,por isso que o nosso governo precisa investir pesado na segurança da amazonia e de nossas fronteiras.

  6. Dois bicudos arrogantes nao se beijam.
    xtreme.pra cima deles somente se treinarem as gaivotas a cagarem nos britanicos da ilha.

    Os Argies deveriam ter mais paciencia. Invadiram a ilha, perderam a guerra,e ja tao cedo querem conversar. Acho que as eleicoes presidenciais argentinas tem a ver com essa ultima investida.

  7. Bom, um militar de alta patente inglês em carta aberta à um jornal de grande circulação da Inglaterra já sinalizou publicamente o osso ensanguentado que está para se tornar as Malvinas, ele um veterano dessa guerra sabe o que é matar e sabe o que é ver seus homens morrerem por uma causa que é absurdamente colonial, inteligente, sábio e experiente.Explica que os EUA não darão mais apoio , além do que a OEA e a ONU estão pressionando, além disso a UNASUL só passou à existir devido a este problema e as constantes ameaças veladas que a América do Sul vem recebendo à décadas além do que seu território já está invadido. Aí surge um político, que é primeiro ministro inglês e irresponsávelmente sem noção fala o que quer sem pensar, pagando de patriota, esse cara é o berlusconi deles, um fanfarrão, que não vai colocar o seu rabo na reta quando as coisas começarem aqui e vão sair daqui além fronteiras.
    Esse 1. min. me lembra um espanhol que foi “maria vai com as outras” , falando e dando certos apoios e que provocou em Madri a maior onda de atentados na europa de todos os tempos, ganhando em n. de mortos do avião que kadaf derrubou na inglaterra. Sigam o rastro.
    Eu convido esse 1. min. à tomar um cafezinho com o berlusca.
    ———————-
    http://www.youtube.com/watch?v=Xvhzqssmij4&playnext=1&list=PLE44F6169B2BE61B9
    ————————
    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI278003-EI294,00-Atentados+em+estacoes+de+trem+matam+em+Madri.html
    ————————
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/britanico-das-malvinas-vira-argentino.html
    ————————-
    Ingleses e seu Reino unido façam como os americanos sabiamente estão fazendo, pagando para ter sossego. Mas não paguem para ver, seria subestimar demais a capacidade de reação de um continente inteiro.

  8. Infelizmente os governantes do nosso país não lêem esse tipo de matéria e se lêem acho que não dão a mínima. Falo isso pois essa questão das Malvinas reflete bem o nosso caso com respeito a amazônia e o pré sal.
    Olhando imagens do google earth vemos que a distância da costa da Argentina com as ilhas são aproximadamente 700km, no meu entender, domínio argentino, mas que por questões de poder militar ficaram com a Inglaterra. Pela distância, se Argentina tivesse em 1982 conseguido sobrepujar a Inglaterra creio que não haveria hoje disputa pela ilha pois a logística para a Inglaterra seria muito difícil para uma revanche, mas como eles venceram naquele época manterão o domínio custe o que custar. O que chama a atenção é o fato da ONU apoiar a discursão sobre a posse da ilha e até de certa forma apoiar a Argentina, mas vemos que decisão da ONU pouco importa para os que tem poder militar, coitado dos argentinos irão a todos os tipos de fóruns reclamar o seus direitos mas como sabemos não conseguirão nada, pois mesmo que um tribunal de a posse a Argentina a Inglaterra não entregará o terrítorio. Assim Argentina só terá a posse das Malvinas através de outra guerra, mas como eles não tem poder militar para isso ficarão anos reclamando o leite derramado.
    Para nós, brasileiros fica a experiência deles. Direito garantido aqui não é direito cumprido, se um país quer manter sua soberania deve sem medir esforços investir em massa no poder militar e no desenvolvimentos de novas tecnologias. Nossas forças armadas estão de parabéns pelo fato de com poucos recursos desenvolver projetos inovadores para o país, mas que muitas das vezes se veem amarrados pela falta de responsabilidade dos nosso governantes que amarram os projetos.
    Somos um país pacifico que a muito tempo não se envolve em conflitos, mas que a qualquer momento se precisar de suas forças armadas elas estarão lá, mas que muitas vidas serão ceifadas caso precissassemos de devender nossa soberania, pois haveriam muitos improvissos para manter nosso poder.
    Abram bem os olhos governantes do Brasil, vamos investir nas forças armadas pois só elas quando o papel falha pode manter um pinco de dignidade a uma nação.

  9. “grotesca potência colonial em decadência”
    KKKKKKKKKKKKK……
    .
    E a Argentina é o que então, Sra Cristina Kirchner????
    .
    Esses argentinos são uma comédia mesmo, ainda vão me matar de rir….

  10. Um plebicito entre os habitantes da ilha traria luz a esta peleja.Nao acredito que a onu seja favoravel a argentina,o motivo seria para evitar abrir precedentes,a russia vive situaçao parecida com a Georgia,China possui pendencia com varios estados vizinhos,entao uma coisa e´certa ninguem(os cinco)e´maluco de votar contra a inglaterra,a melhor saida para a argentina e´se armar ,convencer o brasil a participar desta empreitada e,invadir as ilhas,seria interessante ver tropas brasileiras morrendo como frangos para defender os interesses dos caras mais nojentos deste continente.

  11. Eu gostaria de saber o que a Argentina está fazendo em termos militares para poder um dia enfrentar a Inglaterra, soube que os americanos venderam alguns caças com bons sistemas e isso gerou reclamação da inglaterra, é verdade?, que caças são esses? e quantos foram? alguém sabe responder?

  12. O mundo tá cada vez mais perigoso!O Brasil não pode marcar touca nessa história não, efetivamente temos que nos armar, com também assimilar tecnologia, sob pena de sermos outra argentina amanhã, ou seja, chorar o leite derramado!Se os valentes aviadores argentinos tivessem sido tão valentes como foram o zeros japoneses na segunda guerra, certamente a inglaterra teria perdido essa!As bombas deles embora atingissem o alvo não explodiam!ficaram no quase, agora tão aí esperniando…

  13. No passado o Brasil também teve várias de suas ilhas litorâneas ocupadas por outros países, mas, graças aos nossos antepassados, sua competência e patriotismo, espulsamos todos os invasores, ganhamos guerras e consolidamos todas as nossas fronteiras.
    Se os argentinos não tiveram esta mesma competência, o problema é deles e seria em tremendo tiro no pé tentar tomar as Malvinas da Inglaterra na base da bala nos dias de hoje.

  14. REALMENTE -é uma potencia colonial em decadencia,e sendo assim estão se associando com os FRANCESES,e possivelmente TAMBEM COM RUSSOS,OLHA O PERIGO,o negocio é ficar quetinho armarse ate os dentes como outros ja falaram,submarinos convencionais é uma arma e tanto,no minimo uns 12 pois eles terão que vir pelo mar ai ta pronto o almoço pros tutubarões.

  15. “vai la hermaos pra cima deles…. rsrsrsrs” xtreme, você é mal em companheiro, tu queres ver os hermanos se ferrarem de novo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………

Comentários não permitidos.