Em meio a tensão com vizinhos, China vai aumentar força costeira

MICHAEL MARTINA E BENJAMIN KANG LIM – REUTERS

http://farm3.static.flickr.com/2411/2265553026_f34c9eeb5f_o.jpgA China vai ampliar suas forças de segurança costeiras, incorporando mais navios e 6 mil funcionários, informou nesta sexta-feira a mídia estatal. A medida tende a elevar as tensões com países vizinhos com os quais a China mantém uma disputa sobre águas territoriais onde se acredita haver vastas reservas de petróleo e gás.

A expansão foi anunciada dois dias depois de o país ter enviado seu maior navio civil de patrulhamento para o Mar do Sul da China. As Forças Marítimas Chinesas de Vigilância, que serão ampliadas, são uma agência paramilitar destinada a impor o cumprimento da lei, patrulhando as águas territoriais do país.

Essas decisões mostram a resolução do governo chinês de proteger o que considera seus “direitos marítimos e de soberania”, que, segundo diz, estão sendo cada vez mais violados num momento em que crescem as disputas territoriais no Mar do Sul da China. Mas os outros países que também reivindicam direitos estão dispostos a demonstrar que não vão retroceder.

As Filipinas enviaram seu maior navio de guerra para patrulhamento numa área disputada perto da ilha filipina de Luzon, a principal do país.

“A Marinha realiza patrulhamento costeiro regular e não deveríamos relacionar o envio do navio Rajah Humabon ao do vaso marítimo da China”, disse um porta-voz do Departamento de Defesa das Filipinas, Eduardo Batac.

O secretário de Assunto Externos Albert del Rosario se encontrou com diplomatas de nove outros países da Associação das Nações do Sudeste Asiático, em Manila. A entidade pediu que se chegue a uma posição comum para solucionar a disputa.

http://2.bp.blogspot.com/_En-sxfOkXP8/TOW9rswYDKI/AAAAAAAAHdc/EqMe2hy8VnI/s400/Korean%2Bpatrol%2Bboat_MP.jpgAs forças marítimas da China terão 16 aviões e 350 navios no término do plano quinquenal estatal, em 2015, e um contingente de mais de 15 mil pessoas e 520 navios por volta de 2020, de acordo com a imprensa oficial, que citou como fonte um alto funcionário não identificado. Não foram informados valores.

“Nos últimos anos está havendo um número cada vez maior de intromissões de navios e aviões estrangeiros em águas e no espaço aéreo chinês”, disse o jornal China Daily.

Segundo o diário, as forças costeiras registraram a entrada não autorizada de 1.303 navios e 214 aviões estrangeiros em 2010 enquanto em 2007 o número total de casos foi 110.

http://www.naval-technology.com/projects/y8xmaritimepatrolair/images/1-Image-01.jpgAs tensões no Mar do Sul da China aumentaram nos últimos meses diante da preocupação da China em ser mais firme em relação às águas, das quais uma parte é também reivindicada por Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã.

Um comentário da agência oficial de notícias Xinhua põe a culpa unicamente na intromissão dos Estados Unidos na disputa.

Os comunicados dos Estados Unidos encorajaram os vizinhos da China, de acordo com o artigo da agência. “Somente depois disso eles ousaram adotar uma postura muito dura na expressão de suas posições”, diz o comentário.

(Reportagem adicional de Manuel Mogato em Manila)

Fonte: Estadão

15 Comentários

  1. Que os países q estão se queixando ocupem de fato essa ilhas, pois do contrario os chineses vão ocupar todas..e os canhões vão falr + alto…e o Dragão vai esmagar a todos, as FAs dos sinos ñ são como as dos anos 1980…ñ as subestime.Quem viver verá.

  2. gigantescas reservas de petroleo e gas.já vi esse filme varias vezes!!!!!!a china que é carente de recursos energeticos não vai deixar barato na hora de defender a sua soberania e os seus interresses estrategicos naquilo que é considerado por eles o seu mar territorial.OS tambores de guerra estão rufando!!!!!!!!!!

  3. isso vai ser como no Jogo Ace combat 5 Uma fúria danosa que o mundo vai sofre pois eles tem armas Atômicas seu Por-Aviões esta quase proto quando essa guerra começar o EUA vai ser o Primeiro a cair é bom o mundo abri o Olho anda quanto a tempo pois quando isso começar aja pernas para te quero pois isso vai ser pior que Adolf Hitler o Dragão esta apenas no começo do despertar EUA Ásia tem que afundar esse Porta-aviões logo bem rápido pois os Chineses tem mais Soldados que o EUA isso não vai ser igual a guerra das Malvinas

  4. Na hora que o bicho pegar,os USA vão somente vender suas armas…Não estão em condições de falar alto com à China em seu quintal…Até porque iria ser prejuízo para tudo quanto é lado, e isso eles$$ não querem.Mesmo muitos não concordando, desde o 11 de setembro eles vem caindo aos poucos, e essa data será lembrada pela HISTÓRIA como o início do fim da era YANK, e quem sabe início de uma nova era dos SINOS…SDS.

  5. Meu caro Sultan, isso é palavras proféticas e que poucos sabem e muitos duvidam, contudo está se levantando o grande Dragão oriental do apocalipse e ninguem vai o segurar nem sarciar sua fome. Quanto a decadencia dos yankes tambem acredito que o pricipio da sua derrocado começou naquele fatídico 11 de setembro de 2001 e quem viver verá.

  6. Os chineses terão de deixar a ilha para os vietnamitas, se não querem os EUA batendo a suas portas. Foi o mesmo que ocorreu com o Brasil com o Paraguai, que acabou aceitando um aumento na tarifa para evitar um aumento da influencia chinesa nesse.

  7. Como disse uma vez um General Chinês :”..não temos medo dos EUA, se houver guerra nuclear nós iremos ganhar; temos muito mais população do que eles..”. Os EUA estão decadentes desde o primeiro governo de George W. Bush com suas guerras por petróleo e para proteger o parasita Israel. Afundou o país em um caos econômico,e permitiu a ascensão chinesa. Agora o resto é história. O século XXI será chines e não interessa o que a mídia diz, pensa ou acha. Quem tem mais dinheiro e tecnologia manda! E em breve a China terá os dois..( pq dinheiro sobrando ela já tem).

  8. “(…)O secretário de Assunto Externos Albert del Rosario se encontrou com diplomatas de nove outros países da Associação das Nações do Sudeste Asiático, em Manila. A entidade pediu que se chegue a uma posição comum para solucionar a disputa.(…)”

    ****
    .
    .
    Será que irá acontecer é o mesmo quando os países europeus se uniam para fazer frente a antiga URSS,a NATO(OTAN)?_Rsr…

  9. Sobre decadencia americana, leiam “O Desafio Americano”, do frances Jean Jacques Servan Schreiber. Fins da década de 60.
    Sobre armas e desenvolvimento, leiam Paul Samuelson, americano, premio Nobel de Economia, sobre o dilema “canhões x manteiga”. Meados da década de 60.
    Ainda sobre decadencia, leiam sobre a queda do império romano do Ocidente, “Historia da Civilização Ocidental”, de Edward Mcnall Burns.
    Sobre a situação atual no Mar da China, leiam sobre as causas da II Guerra Mundial, o imperialismo japones, a década de 30. Também tem um pouco em “Historia da Civilização Ocidental”.
    Dinheiro não é tudo, tecnologia não é tudo. Quanto mais forte a democracia, mais forte é o povo, mais forte é a nação.
    Quando Roma era realmente forte, o que mandava era a República, o Direito Romano forte.
    Quando Lyndon Johnson, contrariando o grito democrático dos americanos, intensificou a Guerra do Vietnã, perdeu a eleição.
    Quando Nixon, ultrapassando os limites da democracia americana, foi conivente com a invasão do prédio Watergate, foi expulso do cargo.
    Quando a União Soviética insistiu em não entender o dilema “canhões x manteiga”, derrocou o regime comunista.
    Quando um general chinês diz uma imbecilidade do tipo “ganharemos porque temos mais população”, não sabe o que é nação, nem o que é povo.
    E até poderá ganhar batalhas, mas jamais uma guerra.
    Senhores, defesa, geopolítica, soberania, é mais do que ter dinheiro ou tecnologia ou isso transformado em armas.
    Tem a ver em ser forte na paz, saber respeitar e ser respeitado não só pelas armas. Tem que ter armas, mas não simplesmente ter armas (v. União Soviética). Tem que forte como nação e como povo.

  10. Bruno,
    Uma vez um general americano também disse: Se tiver guerra nuclear contra os chineses com certeza iremos ganhar já que temos 40 vezes mais armas nucleares e lá tem tanta gente que mesmo que erremos um míssil ele cai na cabeça de alguns milhões de chineses.
    Ah! Se não disse, deveria tê-lo dito.
    rsrssss

  11. Sem querer ofender o Bruno, gostei da réplica do general americano do Bosco.
    Mas uma coisa é fato, pessoal, tanto americanos quanto russos têm artefatos nucleares para destruir o mundo várias vezes e não sobrar ninguém.
    E aí, o general chinês se f…

  12. AJ. muito bonito.. más quando um imbecil sentado em 200 ogivas nuc. provoca outro sentado em 5000 não tem povo, nação, ou seja lá o que for que resista.

    MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO!!!

    O RESTO AMIGO, É BLA, BLA, BLA.

Comentários não permitidos.