Defesa & Geopolítica

Submarino "Timbira" atravessa o Canal do Panamá

Posted by

http://i.pbase.com/g5/64/585764/2/119178036.Sf8sYdP4.jpg

https://www.mar.mil.br/nomaronline/noticias/17062011/img05/1.jpg

O Submarino “Timbira” cruzou o Canal do Panamá, no dia 24 de maio, em cumprimento à sub-rota da comissão em direção ao Peru, onde vai participar das comemorações em homenagem ao centenário da Força de Submarinos daquele país. O trajeto foi transposto pela última vez, na década de 60, quando a Marinha do Brasil recebeu os submarinos da classe “Guppy”.

Após ser autorizado a adentrar o quebra-mar de Crisóbal, no Atlântico, o “Timbira” cruzou o Lago Gatun, o Corte de Gaillard, a Eclusa de Pedro Miguel, o Lago e os Diques de Miraflores, movimentando-se dentro das eclusas com suas próprias máquinas até descer ao Oceano Pacífico.

Toda a travessia foi acompanhada, ao vivo, pelo Comando da Força de Submarinos, com o uso de sites do Canal do Panamá e do Sistema de Identificação Automática.

https://www.mar.mil.br/nomaronline/noticias/17062011/img05/2.jpg

Segundo o Comandante do “Timbira”, Capitão-de-Fragata Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, a travessia foi um sucesso e uma oportunidade única de adestramento. Segundo ele, a comissão tem gerado muitos benefícios à tripulação do navio. “As atracações em portos de Marinhas amigas permitem a troca de experiências em diversos âmbitos do campo operacional”, declarou o Comandante. O planejamento de comissões de longa duração, a execução do apoio logístico em ambientes operacionais distintos e a condução de longos períodos de trânsito, são alguns exemplos.

O submarino seguiu rumo à cidade de Guayaquil, no Equador, último porto no trânsito até Callao, Peru, onde vai participar dos eventos alusivos ao Centenário da Força de Submarinos Peruana.

Fonte: Marinha do Brasil

4 Comments

shared on wplocker.com