Sistema de alerta contra chuvas é antecipado

País tem 800 áreas de risco monitoradas

Por Xandu Alves

O Ministério da Ciência e Tecnologia antecipou de novembro para setembro a entrada em operação de dois dos quatro módulos do novo Sistema Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que funcionará nas instalações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cachoeira Paulista.

Trata-se de um sistema multidisciplinar e multi-institucional que possibilitará ação coordenada para a atuação de prevenção em áreas de risco de todo o país, principalmente em casos de inundação e deslizamento.

“Ainda temos um levantamento ineficiente e precário das áreas de riscos do país”, constatou, em nota, Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia.

http://www.ojornalweb.com/wp-content/uploads/2011/01/RJ_450_338.jpg

Previsto para funcionar plenamente em 2014, com seus quatro módulos operacionais, o sistema de alerta de desastres naturais combinará dados meteorológicos e geofísicos para possibilitar que as populações sejam avisadas e retiradas das áreas de risco.

Evacuação. Os equipamentos irão permitir ao Sistema Nacional de Defesa Civil coordenar ações de aviso e evacuação de populações em áreas com risco iminente de desastres naturais. Sistema semelhante funciona nos Estados Unidos, Europa e no Japão. De acordo com o Ministério, existem 500 áreas de riscos de deslizamentos e outras 300 áreas de inundações no Brasil.

Fonte: Jornal O Vale


8 Comentários

  1. Precisamos de satélites pra ontem!
    Pra clima, tempo… defesa… comunicações.
    Sem investir $$$ não vamos sair da dependência tecnológica dos “donos” do mundo.

    A Embratel que detém o monopólio dos satélites brasileiros e foi vendida pelo lesa-pátria entreguista FHC, pertence ao mexicano Carlos Slim Helú.

  2. E hoje o governo tem que pagar para utiliza-lo!!!!!isso que dá sair privatizando tudo, tinha que privatizar é os patrimônios desses políticos e colo-los todos no olho da rua.

  3. Dhiego, deveriamos e prender tds eles por causar danos ao povo por suas gestões estúpidas e sem “bom senso”, crimonsas,afinal eles tem meios p poder avaliar no agora e no depois . O famoso serviço de assessoria especializadas a contratar, se necessário ;antes tarde do q nunca,sds.

  4. E por falar em Fernando Henrique Cardoso, esse famigerado FHC, ( quero deixar bem claro que o meu comentário e indignação não é político). Ultimamante temos visto e ouvido na mídia, a insensatez e a falta de respeito com a familia brasileira, de grupos e indivíduos que apregoam o uso da maconha, principalmente o esclerosado do FHC que quer porque quer usar a metodologia que é aplicada na Holanda a liberação da maconha, aqui no Brasil. Ora esse filho da puta que se diz sociologo e mesmo merdólogo quer incentivar o uso descriminado da maconha em nosso pais, é preciso ver que a cultura do europeu está há séculos na frente do Brasil, lá o conceito e desenvoltura do exercício da cidadania é totalmente diferente do nosso.Eu suponho que o Sr. Fernando Henrique
    planta, cultiva, vende, exporta ou fuma maconha, não tenho nada contra quem fuma, fuma quem quer ou quiser, para isso existe o livre arbítrio, agora ficar incentivando os jovens a fumar é sem duvida um retrocesso na formação de nossos jovens, onde 60% da população do Brasil é analfabeta e evidente que o esclarecimento intelectual dessas pessoas não existe, quando na verdade eles são induzidos por outros mais esclarecidos ou espertos ( que é o caso dos políticos ). Para finalizar eu pergunto ao Sr. Fernando Henrique Cardos, por acaso em sua casa o sr. teve dois irmãos drogados que chegava em casa quebrando tudo, batendo nas irmãs,porque queriam dinheiro e quando não tinham comida pronta chutavam panelas e fogão e ameçando matar minhas irmãs, minha mãe e a empregada. Hoje ainda estou vivo, porque ambos me atacaram cada um, com faca de cozinha para me matar,porque fui um atroz combatente do vicio dos dois, se eu não soubesse uma bobaginha de defesa pessoal ( faixa preta) por certo não estaria aqui indignado com esse canalha do FHC. Quer fumar sua maconha, cheirar sua cocaína faça, mas não ofereça a ninguém. Muitíssimo obrigado pelo espaço aos srs., foi um desabafo.

  5. LORDELO disse:
    18/06/2011 às 17:06
    Caro RtadeuR,
    Desculpe mas eu não entendi a sua colocação, vc ta sendo a meu favor ou contra ?
    ———————-
    Caro Lordelo, você foi vítima nessa história toda, me solidarizei contigo , procurei e achei um vídeo de uma campanha anti drogas que achei no you tube.É apenas uma chamda para a campanha, que tem um bom impacto.
    Te apoio na revolta contra as drogas. Abs.

Comentários não permitidos.