Defesa & Geopolítica

“Mistral”: Rússia e França assinam acordo

Posted by

http://www.servir-et-defendre.org/armees_francaises/materiels_des_armees_francaises/batiments_d_action_amphibie/batiments_de_projection_et_de_commandement/bi_bpc-mistral_1.jpg

Rússia assinou com a França o acordo sobre a compra de dois prota-helicópteros “Mistral”, informa a agência RIA Novosti. O documento foi assinado em São Petersburgo com a presência do presidente russo Dmitri Medvédev.

Em finais de dezembro de 2010 a Rússia e a França declararam oficialmente que o consórcio da Corporação Unida de Construção Naval (CUCN) e DCNC construiria dois navios do tipo “Mistral” em Saint Nazaire (França) e dois pela licença na Rússia.

O acordo intergovernamental sobre a compra dos porta-helicópteros foi assinado em 25 de janeiro. O momento mais discutido ficava a transferência à Rússia de dois sistemas de gerenciamento do padrão OTAN: o sistema de combate de informação e controle Zenith-9 e o sistema de comando de gerenciamento de conexão (frota) SIC-21.

O porta-helicópteros universal “Mistral” de deslocamento de 21.000 toneladas e cumprimento máximo do corpo de 210 metros é capaz de atingir a velocidade de até 18 nudos. A tripuilação consiste de 160 pessoas, e adicionalmente o navio pode aceitar mais 450. O grupo aéreo inclui 16 helicópteros, 6 dos quais podem estar simultaneamente no deque de decolagem.

Fonte: Voz da Rússia

13 Comments

shared on wplocker.com