Usar Itaipu como arma seria "tiro no pé", diz especialista

Foto: Google Maps Ampliar

Uso bélico de Itaipu requer destruição da usina e danos afetariam além da Argentina, Brasil e Paraguai.

Severino Motta, iG Brasília

Para o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a construção da hidrelétrica de Itaipu visando seu eventual uso militar, com a possibilidade de inundar a Argentina numa guerra, “seria estupidez”. De acordo com ele, o rompimento da barreira também destruiria territórios brasileiros e paraguaios. Além de causar enorme prejuízo financeiro e estrutural para o País, uma vez que cerca de 25% da energia elétrica consumida no Brasil é proveniente da usina.

“Fazer Itaipu com intenção militar seria uma estupidez, um tiro no pé. Em primeiro lugar, há brasileiros por perto. Não há como atingir só a Argentina. Afetaria também o Brasil e o Paraguai. Em segundo, seria preciso destruir a barragem, pois mesmo abrindo todas as comportas não haveria volume de água suficiente para inundar as cidades. E destruir a barragem, além de enorme prejuízo econômico, também não seria fácil, nem com explosivos”, disse o professor.

No detalhe, hidrelétrica de Itaipu. Na imagem, distância entre a usina e a capital da Argentina, Buenos Aires

A ideia do uso militar de Itaipu para inundar a Argentina foi ressuscitada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Em entrevista ao Poder Online, ele disse que a abertura de certos documentos do governo poderia revelar segredos com potencial de criar atritos entre países.

Funcionários da Usina de Itaipu ouvidos pelo iG, que não quiseram se identificar, também rechaçaram a possibilidade de uso bélico da usina. “Isso é uma bobagem que falavam na época da construção, havia tensão entre as duas ditaduras militares, a Argentina falava que seria uma bomba-hídrica, mas essa possibilidade não existe”, disse.

Acidente

No caso de um acidente em que a barragem fosse rompida, haveria prejuízos tanto para o Brasil quanto para o Paraguai e Argentina. De acordo com Pinguelli, contudo, não é possível prever a dimensão exata do dano que seria causado a cada uma das nações.

É certo que as cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai) seriam as primeiras afetadas por um tromba d’água que despencaria de cerca de 115 metros. A Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai ficaria submersa, havendo a possibilidade da água invadir o rio Iguaçu, que desemboca no rio Paraná e se chocar contra as cataratas.

Seguindo para a Argentina a correnteza perderia força devido à profunda da calha do Rio Paraná. Para se pensar em danos à capital Buenos Aires, seria preciso que, além de Itaipu, a barragem de Yaciretá, a 400 km da usina brasileira, também se rompesse. Como a planice abaixo da hidrelétrica, na fronteira entre Argentina e Paraguai, é alagável, poderia haver transbordamento do Rio da Prata.

Documentos

O Itamaraty disse que não iria comentar as declarações do deputado Bolsonaro sobre a possibilidade de documentos da ditadura darem conta de um possível uso militar de Itaipu. O ministério da Defesa foi procurado mas não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

Itaipu

A usina hidrelétrica de Itaipu custou cerca de US$ 27 bilhões e entrou em operação em 1982. Foi financiada por organismos internacionais, mas com 100% de garantia dada pelo Tesouro Nacional Brasileiro. Pelo tratado estabelecido em 1973, anteriormente às obras, o Paraguai amortizaria sua parte com a venda de energia para o mercado brasileiro. Já no caso do Brasil, a receita proveniente para pagar a construção viria das tarifas de energia cobradas no mercado doméstico.

Entrevista de Bolsonaro ao Poder Online

Fonte: Último Segundo

35 Comentários

  1. Isso é discurso de tolo, desde qdo estudei EPB no Mackenzie já se falava que isso era tiro no pé…o Deputado, que conheci qdo era Capitão no 9ºGAC em Nioaque/MS, como não tem bandeira construtiva,( a camara dos deputados também não tem nenhuma, estão lá só por verbas pra seus estados, ou seja, fisiologismo de Estado), fica usando de polêmicas para se manter na midia, sai estremamente barato pra ele, tanto que ele sempre se reelege no RJ. Naquele estado progressista que elegeu o juruna, o brizola duas vezes, o sergio cabral, parabens pra eles!

  2. Totalmente descabida e irracional essa idéia de que o brasil poderia empregar a Barragem de Itaipú como arma para inundar o território argentino. Não acreddito se quer que tamanha asneira tenha sido levada em conssideração por qualquer estrategista brasileiro mesmo diante de um surto psicótico.
    Essa estória só pode fazer parte do acervo psicopático do período da “guerra fria”, por sinal muito fria, entre brasileiros e argentinos na época das ditaduras em ambos os países.

  3. A discussao é valida dos dois lados, se não é uma arma, também nao pode ser um alvo. Uma potência estrangeira nao poderia atacar diretamente a barragem ( atacaria linhas de transmissao ) já que se afetaria 3 paises .

  4. É deplorável ouvir coisas como essas que só servem para criar discórdias entre duas nações sofridas e que a duras penas tentam caminhar em direção ao desenvolvimento e bem estar de seus povos!

  5. Explodir Itaipú com o intuito de transformá-la em uma bomba hídrica contra a Argentina?!?!?!?… HAUHAUHAUHUAHAU… 27 BILHÕES DE DÓLARES JOGADOS POR ÁGUA ABAIXO COMO ESTRATÉGIA DE GUERRA?!?!?! … ÔÔô Bombinha cara essa heim!!!!… É CADA BOBAGEM QUE EU ESCUTO COMO PRETEXTO PRA NÃO DIVULGAR AS FALCATRUAS VERGONHOSAS QUE CORRERAM – E CONTINUAM CORRENDO – POR BAIXO DOS PANOS, NESTE PAÍS!

  6. fico imaginando se este politico pateta não teria questoes mais relevantes para se preocupar. como por exemplo: reforma politica;reforma tributaria etc,etc.o brasil tem problemas dimais para se preocupar em vez de ficar ouvindo um politico do nivel deste ai.acorda brasil!!!!!!!

  7. SEVERINO MOTTA o que voce entende de estrategia militar?A meu ver nada,és apenas um debil mental que devaneia absurdos rsrs rsrs Explodir Itaipu rsrs rsrs Severino meu filho pra que explodir Itaipu se ela nos é essencial e custou muito dinheiro do contribuinte Brasileiro que pagou sua construção em onus em nossas contas de luz e pagamos tambem o onus do Paraguai.Severino não é necessario explodi-la,basta apenas que abramos todas as comportas de uma so vez que tudo de Itaipu ate o extremo sul da provincia de Buenos Aires Severino e não so ate Buenos Aires capital mas ate bem mais abaixo seria varrido do mapa por um enorme Tsunami de agua doce e guerra é guerra meu caro Severino ou voce acha que se os Argentinos tivessem essa disponibilidade em caso de conflito não a usariam contra nós rsrs rsrs Luis Pinguelli Rosa o que voce entende de estrategia militar heim?????????

  8. Por este motivo e outros,eu digo nós temos que aprender a votar,não não pensem que votei neste sidadão maluco,temos é porque devemos pesquisar,eu mesmo ja votei por sujestão,pedido de amigo,tá erado.Ai podemos cometer um grave erro e votar num sidadão deste ai,ou pior que este TENHO QUE CONCORDAR COM TODOS VCS,este é maluco,mal informado ou esta subindo na torre erada para aparecer.

  9. Pois é!… O que não falta é maluco traçando o destino desta nação… E é por isso mesmo que não duvido que este tipo de “idéia de jerico” – explodir Itaipú – até tenha passado pela cabeça de algum general ou político “porra-lôca” na época em que Brasil e Agentina se enxergavam como ameaça… Maaaasss, há uma grande diferença entre “pensar e fazer”… E posso garantir que esta estratégia jamais seria posta em prática… Quanto ao Bolsonaro, sempre o vi como um “destrambelhado”, no entanto, garanto que de burro ele não tem nada… E depois de algumas políticas absurdas desse governo como as de “desarmamento civil” e do “kit gay” – entre outras -, passei a ver este polêmico deputado como um “mal necessário”… E DÁ-LHES BOLSONARO!!!

  10. Acho que esse professor não sabe que ja a quase 40 anos ja fizemos uma simulação em supercomputador da abertura total das comportas e os danos que isso acarretariam.Ele usa de visão de engenharia,ele fez prospecção em supercomputador?Claro que não,esta besta põe em pratica as teorias que aprendeu e que passou a ensinar rsrs rsrs.

  11. Olhem que não é idiotice tanto assim não héin !

    Ele pode até falar besteira , mas fala o que muitos queriam falar mas não tem coragem , ou tem o rabo preso !

    E tem muita coisa certa que o Bolsonaro fala !

  12. Devemos reconhecer que aqui no continente Sulamericano (é um erro falar de subcontinente), foi instalada uma política de ‘divide et impera’, primeiro pelos anglos e depois pelos EUA.
    .
    Esses boatos como Itaipu-arma, acho foram fomentados pelas embaixadas americanas nos nossos países, simples.
    .
    Em todo momento devemos pensar se não estamos sendo objeto de uma operação de “divide et impera” de algum outro país.
    Ou melhor dito: en todo momento estamos sendo objeto de uma(ou+) operação de manipulação do tipo “divide et impera”.
    .
    É uma das principais estratégias em política externa, os estadunidenses sempre gostam de se comparar com os romanos, e eles gostam de se chamar a sim mesmos de império, e a esquerda e os intelectuais infelizmente colaboram falando o tempo todo de “império” etc.
    .
    Na mesma linha eles gostam dizer que herdaram dos romanos a política de “divide et impera”.
    Não passa de propaganda infantil, essa estratégia tem milhares de anos, foi praticada antes dos romanos e depois por centenas de outros países regiões etc.
    .
    DESMITIFICAR OS EUA
    Devemos deixar de falar de império para os EUA, esso é bem GAY, (não no sentido sexual mas no sentido cultural) é bem EMO, é bem de CANSEIs. Império nada, os EUA é um país, simples, acostumado a
    roubar outros, isso fez conque acumulara muita riqueza.
    .
    Muitos intelectuais e canseis parece que no momento de falar de ‘império’, do “poder” dos porta-aviões deles, no momento de falar que “eles” podem fazer o que quiser com todos nós etc, eles compartilharam de algum modo desse poder. Essa é justamente a psicologia da cultura gay, “fazem de mim…”, certa fascinação pelo poder de outro, certa admiração(oculta) ao supostamente poderoso.
    .
    Ver a relação doente de Marx com Rothschild, que relatei a pouco de começar escrever aqui nos comentários do PB.
    .
    O próprio Marx era o que chamamos agora de EMOS, ou CANSEI (admiradores dos poderosos, lembrar que os CANSEI não são os filhos das classes A ou B, o CANSEI são empregados de escritório), o próprio Marx declarou sua admiração pelo Rothschild, e pela “burguesia” em geral, ele era um apologista do sucesso da burguesia na expansão mundial de seu sistema (que Marx chamava de “capitalismo”, não sei se foi ele que inventou).
    .
    Não lembro se foi Marx ou Engels que falou que os povos ao sul dos EUA, eram povos indolentes preguiçosos que o melhor que poderia-lhes ocorrer era serem colonizados pelos americanos.
    .———————
    Voltando, essa é a psicologia de todos os thinktanks, os intelectuais (muitos judeus do leste europeu filhos ou imigrantes diretos) que comem das migalhas do poder dos anglos. São pessoas deslumbradas como “o poder”.
    .
    Nós devemos nos afastar dessa linha difundida aqui pela esquerda marxista, devemos sim desvendar as estratégias dos americanos principalmente a divide et impera, que explica muito do que aconteceu aqui no continente.
    .
    Tem nos blogs pessoal colocando que tem medo duma invasão do Chaves ao Brasil. Itaipu-arma é desse tipo de boatos, é só -como colocaram alguns colegas-, para distanciar povos que o melhor que podem fazer é se unir perante um mundo cada vez mais perigoso desde que os EUA decidiram tirar a máscara e dizer que não vão respeitar soberania de ninguém.
    .
    Bolsonaro, tu estás deixando a religião católica e o Brasil um verdadeiro lixo. Pelamordideus, cala a boca e não fala mais besteira. Tua mente colonizada é totalmente funcional à estratégia dos EUA.

  13. MILTON não leve pro lado da conspiração Yankee meu amigo.Eu sou aquele que mais ataca os EUA aqui.Essa ideia de Itaipu vir o poder ser usada como uma arma em caso de guerra seria,é,e sera uma opção estrategica para qualquer nação que possuir uma igual.O simples fato de construirmos Itaipu gerou uma insatisfação Argentina na decada de 70 e corre em sigilo de informação que quase Brasil e Argentina entraram em guerra por causa da construção da barragem.Itaipu serve alem de hidreletrica,de fortificação e base tambem com multiplos propositos e a abertura de todas as comportas tambem é uma opção militar caso aja necessidade.Esse assunto é velho e sabido mas não contavamos com a ignorante astucia do professor em cogitar destrui-la rsrs rsrs que de estrategia militar não entende nada e na cabeça dele seria necessaria destrui-la para que ela tivesse um efeito devastador rsrs rsrs Basta que se abram de uma vez todas suas comportas que o tsunami de agua doce varra tudo ate o extremo sul da provincia de Buenos Aires e se isso fosse feito haveria previo evacuamento do lado Brasileiro.A realidade é que Itaipu é altamente estrategica ao Brasil ate mesmo militarmente e não serve so para varrer a Argentina,podera ate um dia servir para varrer uma coalisão invasora do continente tambem.

  14. Parabéns Milton Brás Cabral. Sem retoque. Muito apropriado, digno de reflexão e divulgação seu comentário.

  15. A maioria da população brasileira já sabe que o “nobre” deputado federal Bolsonaro é um imbecil.
    As reais ameaças a nossa soberania se situam bem mais ao norte da linha do equador e não na combalida Argentina.

  16. Os eleitores de desse estúpido, fascista e incompetente Bolsonaro, que só pensa e fala besteiras, na certa são dos mesmos que defendem a eleição do Gal Heleno para presidente e gostaria de transformar o Brasil num grande quartel.

  17. Só podia ser um psicopata para ter uma infeliz idéia desta. É claro que isso havia na mente de alguns oficiais brasileiros da época, não é atoa que estes psicopatas deram o golpe nas instituições democraticas. Pior e saber que tem milhares de debiomentais que votam nesse psicopata.

  18. Voces ou estão misturando as coisas ou simplesmente desconhecem a profundidade da coisa.O imbecil e tosco Bolsonaro referiu-se ao proposito da intenção da construção e isso foi a 40 anos atraz e querer colocar isso como linguagem atual é pura ignorancia de quem fala sem pensar e conhecer.Ou seja falam qualquer coisa de qualquer assunto sempre levados por preferencias aficcionadas,ideologoicas ou corporativas rsrs rsrs Antes um Bolsonaro imbecil do que uma Martha Suplicy lilazinha que tanto gosta da verdura quanto da fruta e ainda intenta levar seus gostos a toda a sociedade Brasileira.Hoje a Argentina é combalida né mesmo mas outrara cogitou por varias vezes atacar o Brasil e mesmo em nossos dias atuais mesmo com problemas com a UK e com filme queimado com EUA e Europa serviam de fofoqueiros informantes Yankee contra o Brasil.De uma coisa eu tenho plena convicção,tanto nas mãos da direita quanto nas mãos da esquerda o Brasil esta FUCKED Uns abririam as perninhas bem abertinhas aos Yankees lambendo-lhes os hot dogs e ainda com as caras buzuntadas de maionese esclamariam QUER CATCHUP NA SALSICHA rsrs rsrs e os demais simplesmente por pura intenção de perpetuação no poder usam da real iminencia de uma possivel invasão da OTAN para comprarem as Ratazanas vizinhas repassando-lhes riquesas,desenvolvimento industrial e de defesa e segredos que muito nos custaram na intenção de arregimentarem simpatizantes a aderirem ao Comunismo NG (New Generation) Made In Brasilia.O que o Brasil e povo Brasileiro mais precisam é que sejam todos estes entreguistas de esquerda e de direita serem pulverizados de nossa sociedade para que possamos vir a ter um Brasil realmente justo e igual para todos,moralizado e sem entreguistas e espiões FDP.

  19. quanta asneira….nessa o PB se superou.

    colocar esse titulo neste topico xinfrin… até parece escolinha do chaves aqui

    sei gastar bilhões.. para construir uma … arma de água… tenha santa paciencia editor… maneira nos titulos dos tópicos…

    sem analisar o fato da importancia economica de Itaipu ao Brasil.. vou tomar ar puro depois desta…

  20. Já começou a repercussão dos ditos do Bolsonaro na Argentina. Para que mexer nisso???
    O cara afirmou que inundaria Argentina, então?
    Então, está semeando pânico entre os argentinos desnecessariamente.
    A frase do Bolsonaro:

    “inundaria a parte mais importante da Argentina”

    Magina! não é que é informação secreta e ele quer manter assim? então? então está falando “em troca de nada”, como ele mesmo disse.
    Agora os argies que são paranóicos, vão ter algo pra comentar no fds.
    ——————————————
    Acho os argentinos tem muitas coisas de que se ocupar e nao vao passar bola, mas avisar a uns caras que tem uma ameaça assim pairando na cabeça é só para desestabilizar as relações. O cara o único que quer é aparecer na mídia, ainda desvendado informação secreta do estado brasileiro.
    (eu nem sei se é arma o nao mas o Bolsonaro afirmou que sim)
    Olha aí primeira manchete
    .
    Itaipú es un arma para inundar a Argentina, según diputado de Brasil
    http://sintesismisiones.com/la_region/itaipu-es-un-arma-para-inundar-a-argentina-segun-diputado-de-brasil/
    .
    Pois é VaiQueDá, a verdade é que com a internet a gente pode se informar melhor. A respeito Itaipú, agora só falta os argentinos pedir também 5% pelo risco de catástrofe kkk

  21. Que reportagem e´esta,parece assunto de bebado,ate o mais bunda rachada entre as amebas ,sabe que seria uma forma eficaz para rasgar dinheiro, alem de nao ser eficiente como arma de guerra,eu apostaria em bombardearmos os provaveis inimigos ;utilizando como bombas, politicos corruptos e homofobos,a terra estrangeira aonde cair uma desgraça destas ,nao vai nascer nem cabelo !kkkkkkkkkkkkkkk,melhor ler isto doque ser cego !!!!!!

  22. Sim por que estou sem entender.
    Bateu a cebeça? tá cego? ou não sabe ler?
    Sim porque começo a ver que você sequer lê as matérias antes de comentar estas babozeiras.
    Se não leu eu ajudo, o título e a matéria são do Último segundo ( Severino Motta, iG Brasília |) cujo link está logo no final da matéria, aliás uma “dica”, em todas as matérias do Plano Brasil ao contrário dos outros blogs que você frequênta e que não precisam de fontes já que são feitos pelos senhores da verdade.
    Portanto, para não passar vergonha da próxima vez e novamente (é a segunda vez esata semana), eu sugiro que primeiro leia, depois veja quem escreveu, para só depois comentar. ,Aproveite, pois aqui no Plano Brasil você tem esta possibildade, os outros blogs não, (Esta é a segunda “dica”).
    A terceira “dica” é procurar um ofalmologista, pois pode ser problema de visão, eu mesmo tenho, assim como dislexia o que agrava na hora de escrever, mesmo quando é para responder este tipo de insulto idiota de gente que nao tem o que fazer.
    Quarta dica- Procure o que fazer, esta aliás deveria ser a primeira, mas deixo ao seu critério, entretanto, sugiro fazê-las todas, se não resolver não tenho outra solução, procure um psicanalista, até posso pedir a ajuda de leitores pois sei que tem pelo menos dois aqui no blog.
    No mais, paro por aqui, pois as “dicas” a partir de agora são pagas…
    Saudações
    E.M.Pinto

    Ps: quando quiser causar tumulto e quiser fazer chacota de alguém, tenha a certeza de que fala com propriedade e com a pessoa certa e para lhe ajudar, reenviei a sua crítica ao autor do texto: Severino Motta, iG de Brasília. Afinal foi ele quem fez a matéria e deu o título…

  23. Quem conhece a fundo a história de Itaipú sabe que outro fim de uso extremo da hidrelétrica era a possibilidade de usá-la como arma contra a Argentina, ela foi construída propositalmente com este objetivo para caso extremo. Na época Brasil e Argentina praticamente viviam em uma guerra fria, lembrando que também na época as forças armadas argentinas eram relativamente superiores a nossa e os dois países já haviam cogitado várias vezes um ataque ao seu respectivo vizinho.
    Milton Brás Cabral, pelo menos por enquanto essas informações são apenas especulações, por isso o Bolsonaro falou isso, outra coisa é a oficialização dessas especulações, (o que aconteceria se os arquivos ultra-secretos fossem abertos), aí sim iria criar tensões entre os dois países.

  24. O cara sevreferiu a um assunto que ja tem 40 anos e so nunca escutou isso quem não acompanha.Ele não falou nada demais,não foi ele que inventou essa ideia embora eu ate reconheça que ele deveria calar a boca e cuidar de assuntos politicos relativo a melhorias ao Brasil e aos Brasileiros.Sempre quando surge um assunto que pode ser usado ideologicamente direita contra esquerda e vice-versa as calcinhas eleitorais de plantão descabelam as periquitas ao avistarem o primeiro sabugo rsrs rsrs Boca murcha Kirchner compra um bote inflavel que o tsunami vai passar passando batido rsrs rsrs Mi Buenos Aires querido….Os Kit Gay da vida rsrs rsrs

  25. Em um ponto, tenho o mesmo ponto de vista do Deputado Bolsonaro; Em relação ao combate a destruiçao dos valores morais que uma minoria gay quer impor as nossas CRIANÇAS, em idade escolar, inclusive com a idéia demoníaca de um tal de “kit gay”.
    .
    Ponto positivo e todo meu apoio ao NOBRE deputado.
    .
    Agora com relação a idéia de um possível uso militar de Itaipú, acho que o custo não compensaria o benefício, tendo em vista o valor extratégico da usina para o Brasil, seria bem mais prático e mais barato, a construção e o lançamento de uma bomba ATÔMICA* sobre Buenos Aires…
    Seria o fim de um país chamado Argentina..
    .
    * No caso hipotético de uma guerra total entre os dois países, o que hoje é improvável, e que seja assim por bom tempo…

Comentários não permitidos.