Mitos e verdades sobre a atividade de inteligência no Brasil

Por André Soares

Muitas pessoas têm interesse pela denominada atividade de inteligência, influenciadas principalmente pelas histórias e filmes de espionagem. Particularmente no Brasil, há dificuldades intransponíveis em se obter informações fidedignas sobre esse ofício, em razão da desinformação produzida pelos órgãos oficiais. Significa não haver credibilidade nessas versões, razão pela qual a sociedade brasileira precisa conhecer a verdade sobre essa realidade, para o pleno exercício da cidadania e para que os brasileiros não comprometam suas vidas   investindo nessa obscuridade, inadvertidamente.

Sobre a história da Inteligência de Estado no Brasil, o Serviço Nacional de Informações (SNI), criado em 1967, foi o único e breve suspiro auspicioso. Até degenerar-se e sucumbir. Sua sucedânea, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi criada pela Lei 9.883, de 7 de dezembro de 1999, predestinada aos mesmos desígnios do SNI. Assim, seu inevitável destino conduziu o Brasil à maior e pior crise institucional de inteligência que vivenciamos na atualidade, desvelada em 2008, no festival de clandestinidades protagonizadas pela Abin, na Operação Satiagraha, recentemente condenadas em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ingresso em serviços de inteligência no Brasil pode ser realizado na Abin, por concurso público; ou nas instituições públicas mais tradicionais, por indicação política. No segundo caso, é importante ressaltar que há raras estruturas de inteligência eficientes no país, e as melhores estão nas Forças Armadas.  Contudo, se a principal motivação por essa atividade é o desejo de ser agente secreto, a verdade é que o Brasil não os possui em seus serviços de inteligência. Essa é perfídia a enganar muitos brasileiros, incitados ao concurso público da Abin, esperançosos de viver uma carreira de agentes secretos, que constitui a única razão de ser e existir dos serviços de inteligência, em todo o mundo. Porém, a melhor garantia que há em integrar os serviços de inteligência no Brasil é a de se tornar um excelente servidor público burocrata. Infelizmente, há no país uma legião de arapongas e agentes clandestinos, muitas vezes forjados nessas organizações.

Enfatiza-se que a atividade de inteligência não é profissão reconhecida oficialmente no país, estando muito aquém de alcançar o mérito dessa condição. Não por acaso, os conhecimentos da inteligência nacional são majoritariamente de baixa credibilidade, de mesma natureza e em duplicidade com as instituições competentes, em sobreposição e interferência indevidas.

A atual conjuntura é alarmante porque, como a Abin é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), sua ascendência e influência nacionais generalizam a ineficiência institucional dessa atividade. Ressalta-se o descontrole do Estado brasileiro sobre esses órgãos, que constituem uma “caixa-preta” dominada pela autofágica “comunidade de inteligência”, cuja fúria nossos governantes temem desafiar. O cenário prospectivo é pessimista porque o Brasil não possui há décadas uma política nacional de inteligência, e as autoridades nacionais demonstram sobejamente a incapacidade de salvar o país desse lamentável estado de coisas a que chegou a inteligência de Estado nacional.

Fonte: Jornal do Brasil

16 Comentários

  1. Eu ja desconfiava,se tivesemos uma inteligencia a serviço da nação,o brasil não seria tão dependente de tecnologias estrangeira,os nossos arapongas só sabem é faser confusão politica e trabalham em beneficio de politicos,que desvejam derubar outros politicos,a tal politica suja,e é um orgom de muita importancia,pois em muitos casos consegue se antecipar,e prevenir terrorismo por ex:mas como não temos terror graças a Deus o governo se acomoda.

  2. EU ACHO QUE O BRASIL NEN SABE O QUE E
    inteligência ,ESTE E O NOSSO BRASIL, politica suja
    PARABENS A NOSSA POLITICA SUJA,,

  3. Isso é ausencia de liderança, eqto os eleitos pra governar o pais forem pessoas com visão tacanha, voltada pras trocas fisiologicas, sempre será assim, eles não pensam no Estado nação, a nação é mesmo estorvo pra essa gente que se veem aristrocatas eruditos…infelizmente

  4. É verdade falta inteligência,principalmente nos políticos brasileiros,há tanta má vontade por parte de nossos governantes que outro dia estava me perguntando se haverá um bunker de proteção para nosso presidente caso haja um ataque inimigo.
    Mas pelo visto não,pois nem órgãos de inteligência sérios nos temos!

  5. eu estava pensando em prestar concurso para abin, mas cada vez mais que busco informaçoes sobre ela cada vez mais ,me decepciono.

  6. “Assim, seu inevitável destino conduziu o Brasil à maior e pior crise institucional de inteligência que vivenciamos na atualidade, desvelada em 2008, no festival de clandestinidades protagonizadas pela Abin, na Operação Satiagraha, recentemente condenadas em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).”
    ————————————–
    Conversa mole! De acobertamento de poderosos!
    .
    A anulação da operação Satiagraha é um dos mais vergonhosos episódios protagonizados pelo judiciário brasileiro, começou pelos 2 absurdos habeas corpus relâmpagos,concedido pelo ministro do STF, Gilmar Mendes”, para livrar Daniel Dantas da prisão em flagrante delito de corrupção ativa e terminou nesta argumentação de que as provas , que provam tudo… não tem valor legal, por que a ABIN ajudou, no entanto a ABIN (na época sob a direção de Paulo Lacerda…) não fez trabalho de campo, simplesmente auxiliou na organização da montanha de informações coletadas pela PF, que estava plenamente autorizada para isto.
    .
    Desde o início da operação Satiagraha, ela foi sabotada e bloqueada, de dentro da PF mesmo, negaram funcionários para fazer o trabalho de triagem e organização das informações coletadas, em imensa quantidade, pelo delegado da PF, Protógenes. Foi nesta função de triagem e organização que atuaram os funcionários da ABIN.
    .
    Dantas foi condenado a 10 anos de prisão, em 1ª instancia, pelo justo e corajoso juiz Fausto de Sactis.
    .
    Más Dantas já dizia, em gravações feitas por escutas autorizadas:” Meu receio são as pequenas varas de justiça, no STJ e STF eu me garanto ,estou tranquilo…”
    .
    Realmente; é muito mais fácil corromper alguns juizes determinados e fixos da supremas cortes , do que ficar na loteria dos milhares de juizes da 1ª instancia…

  7. É o que merecemos. Enquanto continuarmos chamando nossos agentes de inteligência de forma pejorativa de arapongas, enquanto nosso serviço de inteligência for o único do mundo proibido de fazer interceptação telefônica etc, estaremos nesse patamar.

  8. Nos tempos do extinto SNI, não existia GPS, nem Internet, nem celular, nem localizador de chamadas, entre outras facilidades para auxiliá-los.. No entanto tínhamos um amigo da família que era agente do órgão(SNI)- muito gente boa, por sinal – que atendia pelo apelido de “Foca”, e que toda vez que queria nos visitar, independente para que Estado o meu pai havia mudado com a família, ele nos achava sem perguntar o endereço… E quando eu o perguntava o porquê dele não querer que nós o facilitássemos o trabalho informando préviamente o nosso novo endereço, ele respondia, em tom de brincadeira, que esta era uma boa forma dele manter sua capacidade operativa… hehehehe… E agora, eu pergunto: – E os atuais agentes da ABIN, que o governo insiste em atribuí-los apenas o papel de auxiliar administrativamente o governo com dados/informações para determinadas tomadas de decisões de cunho político e/ou governamental, teriam mantido o instinto investigativo necessário à qualquer serviço de inteligência que se preze, ou a politicalha conseguiu destruir com isto também?!?

  9. SEM QUERER PUXAR O SACO DO COMENTARISTA WI MAS E POR AI BOTA FE NA IMPRENSA VENDIDASA UNS PURO VERME QUE TORSEM CONTRA TUDO QUE E NACIONAL E ACREDITAR EM COELHINHO DA PASCOA SE A IMPRENSA COMEÇA A FALAR MAL DA ABIN E QUE ESSA JA COMEÇA A INCOMODAR OS VERMES

  10. A culpa não é dos politicos, é nossa.
    Se eles estão lá é por que agente votou neles, a Dilma não viu a porta lá aberta e entrou, votamos nela.
    Assim como todos os demais…. então avalie primeiro seu voto antes de falar “besteiras”, por que você tem parcela de culpa do Brasil ser desse jeito.

  11. Eu penso assim, se eu coordena-se uma agência de espionagem, que cuida e trabalha para manter meu país seguro, através dentre outros meios de agentes infiltrados em nações amigas e inimigas, a ultima cisa que eu gostaria é que essa agência fica-se a mercê de grupos políticos ou de interesses partidários, sabe, ELA SERA OCULTA, Totalmente!!! Dentro talvez do ministério da defesa, ou sobre o comando de algum general…

  12. Em poucas palavras… A “inteligencia” brasileira trabalha para o estrangeiro, a soldo nacional, para defender interesses estrangeiros. He,he,he… E nós não sabemos o que está errado no país. Putz!

  13. Até a agência de inteligência do “Agente 86” é melhor que a Abin (Agência brasileira de Incompetentes).

  14. A um tempo atraz um soldado era escolhido por suas apitidões e potenciais pois essa sempre foi a filosofia de escolha de um guerreiro desde que surgiu o homem.Hoje aqui no Brasil para ser Fuzileiro Naval se faz concurso.A um tempo atraz dois fuzileiros que ingressaram em um curso de especialização foram reprovados no mesmo por não suportarem.Foram desligados do quadro da MB e juntos com pais e avós apareceram choramingando em midias dizendo que foram constrangidos e humilhados nos treinamentos.Eles se FUKS pois assinaram termos de responsabilidades e eram cientes dos treinamentos da especialização que escolheram.Sei que ainda hoje na esfera militar a seleção para setores de informação segue a regra da aptidão e potencial.A informação de estado não é uma repartição publica simples e sim uma agencia de segurança nacional.Nesse pais onde nada se perde na intenção de arrecadação de dinheiro concurso publico virou industria de fortuna.Os setores de informação de estado e segurança nacional hoje no Brasil é constituido em sua maioria atravez de indicação e interferencia politica.Informação de estado e segurança nacional assim tambem como segurança publica deveriam serem aparte da maquina de governo pois a observação do estado tambem é segurança nacional.

  15. Sou totalmente favoravel a revisão de leis e constituição e ao fim de estabilidade,imunidades,previlegios publicos.Revisão de cargos,soldos e salarios,concursos publicos sim para seleção de cargos politicos e publicos com seleção de apitidões e potencias individuais.Precisamos ter no estado e setor publico os melhores profissionais sem estabilidade garantida onde aquele que não produz condizentemente com o cargo que ocupe seja substituido imediatamente por outro de melhor capacidade,assim alem de termos os melhores faremos justiça igual para todos ao invez de termos um bando de baba óvos que furam os olhos uns dos outros para agradarem superiores e assim galgarem degraus.

Comentários não permitidos.